AS APARÊNCIAS ENGANAM

16 de Abr de 2012

Quem o viu ao vivo ou pela TV Senado, eloquente, transparecendo seriedade, sinceridade e até patriotismo, deve estar estarrecido, perplexo.

     


Heckel Januário

   Jurava como o cara era a decência, o caráter personificado. No plenário a contundência na acusação de seus pares por desvios de conduta me impressionava. Jamais imaginaria envolto em fraucatua. Ledo engano.
Já manjou pelo andar da carruagem de quem se trata? Claro que é do Demóstenes. Mas não é em absoluto o famoso ateniense do século quarto antes de Cristo, embora nome e arte de falar (com a licença da comparação extremada) façam confundir. Aquele usando a oratória foi um bravo defensor de Atenas, sua terra, este é o senador made in Brasil, de sobrenome Torres que, diferentemente do da Grécia antiga, usou tal ferramenta para se encobrir e praticar atos indignos, que com certeza lhe credenciarão de algum modo a entrar na história.
Quem o viu ao vivo ou pela TV Senado, eloquente, transparecendo seriedade, sinceridade e até patriotismo, deve estar estarrecido, perplexo. Não que o conceito do político e dos partidos é triste dizerseja digno de aplausos, mas como toda regra tem exceção, este parlamentar se encaixava nessa ressalva.
Amparado por já ter exercido uma relatoria de CPI, sinal na certa de competência e confiabilidade na Casa, confesso que se fosse necessário, apostaria sim, em sua ilibação. Jeito, treita e manha também não lhe faltavam, só que ao invés de utilizar tais “habilidades” para o bem coletivo, utilizou-as para interesses escusos. Mas bote ilicitude nisso. E qual espectador, mesmo o mais perspicaz, que não se iludiria diante de tamanha farsa!?
         Evidentemente que a imputação de um crime implique o comprobatório, e o direito de defesa deva prevalecer. Porém esses princípios não devam servir de argumentos porque, conforme o divulgado nos meios de comunicação, entre a suspeição criminal e a abertura de inquérito pelo STF, o seu partido, o DEM, deu-lhe toda a atenção para a defesa. Bom, apesar de batido, é bom repetir: o fato diz respeito à ligação deste senador com o empresário contraventor Carlinhos Cachoeira, acusado de ser o chefe de uma quadrilha de jogo ilegal.
         É isso aí. Tudo indica como se vê que a velha afirmação que diz que as aparências enganam, continua verdadeira e a andar pari passu e de braços dados com o nosso político. E assim, com a mentira prevalecendo, mais uma vez o Senado é abalado em sua credibilidade, e mais uma vez a consciência do eleitor violentada.
 
                                                                  Heckel Januário
 
 

Compartilhar

ARTIGOS

História da Festa Junina e tradições

Origem da festa junina, história, tradições, festejos, comidas típicas, quermesses, dança da quadrilha, influência francesa, portuguesa, espanhola e chinesa, as festas...

16 de Jun de 2019

Aécio colheu o que plantou; diz colunista

Se não tivesse feito o que fez, hoje ele seria, provavelmente, o candidato do PSDB à Presidência da República. (Artigo de Leonardo Attuch - Revista Isto é)

21 de Abr de 2018

7 De Setembro Dependente Da CORRUPÇÃO

Nesta quinta, esta história ganha um capítulo que poderia não ter sido escrito. Poderíamos estar comemorando até hoje esta independência através de uma verdadeira...

07 de Set de 2017

MÁRIO LOUZADA: O AMBIENTALISTA QUE PENSA FORA DO SENSO COMUM

O Secretário do Meio Ambiente só desagrada aos que torcem contra a cidade pela velhas práticas antigas na sua pasta.

18 de Ago de 2017

Malu Fontes: A polícia presa

Há uma semana, viaturas públicas de Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, estavam fiscalizando o transporte clandestino no município. Foi o suficiente para...

03 de Jul de 2017

Dia do Trabalho

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos...

01 de Mai de 2017

Políticos ganham eleições prometendo gerenciar bem coisas que...

Folheando um texto de Nestor Duarte, em seu livro A Ordem Privada e a Organização Política Nacional( 1939), encontro relatos atualíssimos como se fossem escritos hoje.

28 de Set de 2016

CONDUTAS VEDADAS AOS AGENTES PÚBLICOS EM CAMPANHA ELEITORAL DE 2016.

Os servidores públicos, comissionados, contratados ou efetivos devem ficar atentos para não praticar condutas que são vedadas na campanha eleitoral de 2016.

12 de Ago de 2016

Microcefalia, aborto e a disputa política sobre a deficiência

Uma reflexão sobre a linguagem e o modo como as pessoas com deficiência são significadas pelo discurso

07 de Mar de 2016

O que está acontecendo com Itabuna?

Dessa vez meus pais foram surpreendidos (apesar de não ser esta a primeira vez que foram vítimas de violência), e nossa família, amigos e clientes ficamos todos...

18 de Fev de 2016

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7