Missão Netuno, desafio que inspira a gente

13 de Set de 2013

"Vamos registrar os sonhos que temos hoje para nossas vidas, nosso país, nosso planeta. Em 2023, quando for aberta a cápsula do tempo da Missão Netuno vamos revisitar os sonhos e os anseios nela depositados"

Twitter: @ItapebiAcontece.com






DARCLES ANDRADE

O pioneirismo tecnológico brasileiro em relação ao pré-sal é, sem dúvida, motivo de orgulho para nós brasileiros. E para celebrar essa conquista, a Petrobras está desenvolvendo uma ação inédita: a Missão Netuno. A proposta é levar até a área do pré-sal - a dois mil metros de profundidade -, a bandeira do Brasil e uma cápsula do tempo com milhares de mensagens que serão abertas daqui a dez anos. O projeto integra a programação de aniversário da Petrobras, que completa 60 anos no dia 3 de outubro.

Particularmente, considero essa iniciativa extremamente oportuna por ressaltar o compromisso da Companhia em priorizar o foco na valorização do ser humano. Entendo que ao convidar os brasileiros a se expressarem e fazerem parte da Missão Netuno, a Petrobras reconhece publicamente o valor dos sentimentos e dos anseios de cada pessoa. Está claro que o foco da Companhia vai além da valorização da sua força de trabalho, o que é evidenciado também no tema da campanha dos 60 anos: "Gente é o que inspira a gente".
Em busca de segurança e satisfação de suas necessidades primárias (alimentação, moradia, renumeração, manutenção familiar), o ser humano recorre à atividade de trabalho. E, logicamente, muitas empresas reconhecem que o ativo mais importante que possuem são seus colaboradores, a sua força de trabalho. Até porque é inegável que os trabalhadores são os verdadeiros protagonistas do sucesso de uma empresa. É justamente através do depoimento da sua força de trabalho que a Companhia está recontando seus 60 anos de história.

Entretanto, a valorização das pessoas não pode ser limitada a uma boa remuneração e planos de benefícios atraentes. Isso porque tão importante quanto prover a segurança e atender às necessidades básicas do indivíduo é manter a sua autoestima, estar atento aos seus sonhos, conhecer suas vontades e seus anseios, escutar o que ele diz e respeitar sua individualidade. Afinal, o ter é o que nos agrega, mas é o ser que nos constitui. Todos nós queremos ser valorizados como seres humanos.

Acredito que o primeiro passo para valorizar uma pessoa é exatamente conhecer o seu pensamento. Considero importante uma ação como essa da Missão Netuno, porque se trata de uma forma importante e democrática de valorizar o nosso povo. Nesse sentido, existe um aprendizado que procuro manter sempre presente em minha vida e gosto de compartilhar: precisamos estar atentos para saber valorizar o que temos, para não correr o risco de valorizar o que perdemos.

Vamos registrar os sonhos que temos hoje para nossas vidas, nosso país, nosso planeta. Em 2023, quando for aberta a cápsula do tempo da Missão Netuno vamos revisitar os sonhos e os anseios nela depositados. Ao refletir sobre o que fizemos dos nossos sonhos teremos oportunidade de traçar novos caminhos para construção de outro futuro. Assim a vida se renova, através dessa energia que move as pessoas rumo à realização dos sonhos. A Petrobras é um sonho brasileiro realizado. Então podemos sonhar tudo.

Darcles Andrade é administrador de empresas, com extensão em Responsabilidade Social

Compartilhar

ARTIGOS

Aécio colheu o que plantou; diz colunista

Se não tivesse feito o que fez, hoje ele seria, provavelmente, o candidato do PSDB à Presidência da República. (Artigo de Leonardo Attuch - Revista Isto é)

21 de Abr de 2018

7 De Setembro Dependente Da CORRUPÇÃO

Nesta quinta, esta história ganha um capítulo que poderia não ter sido escrito. Poderíamos estar comemorando até hoje esta independência através de uma verdadeira...

07 de Set de 2017

MÁRIO LOUZADA: O AMBIENTALISTA QUE PENSA FORA DO SENSO COMUM

O Secretário do Meio Ambiente só desagrada aos que torcem contra a cidade pela velhas práticas antigas na sua pasta.

18 de Ago de 2017

Malu Fontes: A polícia presa

Há uma semana, viaturas públicas de Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, estavam fiscalizando o transporte clandestino no município. Foi o suficiente para...

03 de Jul de 2017

Dia do Trabalho

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos...

01 de Mai de 2017

Políticos ganham eleições prometendo gerenciar bem coisas que...

Folheando um texto de Nestor Duarte, em seu livro A Ordem Privada e a Organização Política Nacional( 1939), encontro relatos atualíssimos como se fossem escritos hoje.

28 de Set de 2016

CONDUTAS VEDADAS AOS AGENTES PÚBLICOS EM CAMPANHA ELEITORAL DE 2016.

Os servidores públicos, comissionados, contratados ou efetivos devem ficar atentos para não praticar condutas que são vedadas na campanha eleitoral de 2016.

12 de Ago de 2016

Microcefalia, aborto e a disputa política sobre a deficiência

Uma reflexão sobre a linguagem e o modo como as pessoas com deficiência são significadas pelo discurso

07 de Mar de 2016

O que está acontecendo com Itabuna?

Dessa vez meus pais foram surpreendidos (apesar de não ser esta a primeira vez que foram vítimas de violência), e nossa família, amigos e clientes ficamos todos...

18 de Fev de 2016

Homenagem a Rosalvo Teixeira do Nascimento (1926-2015)

Rosalvo Teixeira do Nascimento nasceu no Povoado de Pedra Branca (atual cidade de Itapebi) no ano de 1926, filho de Dionízio Teixeira do Nascimento e Altina Brites...

26 de Dez de 2015

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • DADOS DO MUNICÍPIO DE ITAPEBI

    Fundação 14 de agosto de 1958 (60 anos)- Gentílico- itapebiense Prefeito- Juarez da Silva Oliveira(Peba) (PP) (2017–2020)- Vice-prefeito; Claudio Henrique Ferreira de Carvalho (PR)- Câmara de Vereadores (09) - Herlemilson Caldas Pereira (PDT), Cleide Moreira do Nascimento (PTN), Cristiano Pereira da Silva (PRTB), Damiao Teixeira Silva (PRTB), Roberley Barbosa de Brito (PSL), Leonardo Ribeiro dos Santos (PSB), Paulo Henrique...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7