Petrobras, um sonho que orgulha e inspira a gente

23 de Set de 2013

Darcles Andrade, Administrador de Empresas, com extensão em Responsabilidade Socia

Twitter: @ItapebiAcontece


Darcles Andrade



No próximo dia 3 de outubro a Petrobras completa 60 anos. Uma conquista de toda a força de trabalho da Companhia e também da sociedade brasileira. Ao pensar nas seis décadas da empresa, é inevitável lembrar de lutas expressivas e apaixonantes que ilustram a história de desenvolvimento do Brasil. Momentos marcantes que mostram a transformação de um sonho em realidade. Não há como pensar no primeiro poço, por exemplo, e não lembrar a luta em defesa do “ouro negro” lançada por Monteiro Lobato na década de 30. 
Outro momento inesquecível foi o da campanha popular “O petróleo é nosso”, uma das maiores e mais emocionantes mobilizações da história do nosso país. Na minha opinião, esses dois momentos traduzem bem a essência do sentimento que une a Petrobras e o povo brasileiro.  É uma ligação difícil de ser explicada, movida pela paixão, facilmente identificável e recíproca. Um vínculo forte que faz com que de um ladoo povo brasileiro se sinta parte da empresa. E do outro, que a Petrobras ressalte no seu planejamento estratégicoao lado da rentabilidade, o seu comprometimento com a responsabilidade social e o crescimento do país. O compromisso da Petrobras com a sociedade brasileira vai além da visibilidade da Companhia.
A importância da responsabilidade social para a companhia se traduz em investimentos. De 2007 a 2012, o Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania investiu cerca de R$ 1,2 bilhão em projetos que promovem desenvolvimento com igualdade de oportunidades e valorização das potencialidades. A Petrobras também se empenha em defender e valorizar a cultura brasileira por meio de uma política de patrocínios de alcance social, articulada com as políticas públicas para o setor e focada na afirmação da identidade brasileira. 
Como brasileiro, me orgulho, por exemplo, de ver a trajetória da produção da empresa. Na década de 1950, quando a companhia começou efetivamente a operar, a produção era de 2.663 barris. Em 2003, ao completar 50 anos, a Petrobras passou a integrar o seleto grupo das empresas que produzem mais de dois milhões de barris de óleo e gás natural equivalente (BOE) por dia.  
Outro momento marcante foi o início a produção no pré-sal na área de Tupi, em 2009. Os investimentos na área do pré-sal se ampliam cada vez mais e chegarão a US$ 52,2 bilhões até 2017. Como parte desse investimento, criamos uma série de ações estratégicas que garantem o desenvolvimento de toda a cadeia de bens e serviços, trazendo tecnologia, capacitação profissional e grandes oportunidades para a indústria.
Como empregado, sei que o ritmo acelerado de investimentos é importante, pois com o pré-sal, os desafios e as responsabilidades da companhia aumentaram proporcionalmente ao crescimento das reservas. A experiência mundialmente comprovada da Petrobras em águas profundas e ultra-profundas tem sido fundamental para o posicionamento do Brasil como uma das mais importantes frentes da indústria do petróleo hoje: cerca de 40 empresas internacionais estão instaladas no país e atuam em parceria com a Petrobras, confiantes na capacidade da Companhia.
Tenho o privilégio de fazer parte dessa empresa, que ainda hoje é o lugar dos sonhos para trabalhar de milhares de jovens brasileiros. Isso é  importante, porque uma das características da juventude é exatamente o desejo de surpreender, de ousar. Acho que esse é o ponto de identificação entre a Petrobras e os jovens brasileiros. Afinal, inovar é buscar se diferenciar dos outros indivíduos, serviços ou empresas. E a Petrobras completa 60 anos mantendo essa essência inovadora, esse caráter empreendedor que busca sempre novos desafios.
Para marcar a trajetória vitoriosa de 60 anos, a Petrobras lançou a campanha publicitária “Gente é o que inspira gente”, que destaca exatamente a essência, o maior patrimônio para a Companhia e a para o país: as pessoas. É uma forma de homenagear cada empregado que fez e faz dessa empresa um motivo de orgulho para os brasileiros. E ao mesmo tempo valorizar o povo brasileiro, que inspira e é motivo de orgulho para a Petrobras.

Darcles Andrade, Administrador de Empresas, com extensão em Responsabilidade Social

Compartilhar

ARTIGOS

Aécio colheu o que plantou; diz colunista

Se não tivesse feito o que fez, hoje ele seria, provavelmente, o candidato do PSDB à Presidência da República. (Artigo de Leonardo Attuch - Revista Isto é)

21 de Abr de 2018

7 De Setembro Dependente Da CORRUPÇÃO

Nesta quinta, esta história ganha um capítulo que poderia não ter sido escrito. Poderíamos estar comemorando até hoje esta independência através de uma verdadeira...

07 de Set de 2017

MÁRIO LOUZADA: O AMBIENTALISTA QUE PENSA FORA DO SENSO COMUM

O Secretário do Meio Ambiente só desagrada aos que torcem contra a cidade pela velhas práticas antigas na sua pasta.

18 de Ago de 2017

Malu Fontes: A polícia presa

Há uma semana, viaturas públicas de Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, estavam fiscalizando o transporte clandestino no município. Foi o suficiente para...

03 de Jul de 2017

Dia do Trabalho

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos...

01 de Mai de 2017

Políticos ganham eleições prometendo gerenciar bem coisas que...

Folheando um texto de Nestor Duarte, em seu livro A Ordem Privada e a Organização Política Nacional( 1939), encontro relatos atualíssimos como se fossem escritos hoje.

28 de Set de 2016

CONDUTAS VEDADAS AOS AGENTES PÚBLICOS EM CAMPANHA ELEITORAL DE 2016.

Os servidores públicos, comissionados, contratados ou efetivos devem ficar atentos para não praticar condutas que são vedadas na campanha eleitoral de 2016.

12 de Ago de 2016

Microcefalia, aborto e a disputa política sobre a deficiência

Uma reflexão sobre a linguagem e o modo como as pessoas com deficiência são significadas pelo discurso

07 de Mar de 2016

O que está acontecendo com Itabuna?

Dessa vez meus pais foram surpreendidos (apesar de não ser esta a primeira vez que foram vítimas de violência), e nossa família, amigos e clientes ficamos todos...

18 de Fev de 2016

Homenagem a Rosalvo Teixeira do Nascimento (1926-2015)

Rosalvo Teixeira do Nascimento nasceu no Povoado de Pedra Branca (atual cidade de Itapebi) no ano de 1926, filho de Dionízio Teixeira do Nascimento e Altina Brites...

26 de Dez de 2015

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • Os 15 anos da minha afilhada Gabi

    Minha linda afilhada Gabriela, pensar que já se passaram 15 anos desde que você chegou ao mundo é realmente impressionante. Hoje você já está uma mocinha que enche de orgulho e alegria os corações da família que tanto a ama. Espero que pela vida fora continue sempre fiel a você mesma e que nunca perca esse sorriso tão lindo. Que a vida seja meiga com você, mas quando não for que você saiba responder à altura aos desafios que ela...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7