As mazelas do sistema educacional brasileiro

08 de Fev de 2014

Políticos, educadores, professores, pesquisadores e alunos têm falado muito sobre a qualidade da aprendizagem nas escolas e faculdades do país. Muitos pais estão satisfeitos; os alunos falam bem ou mal de suas aulas (o que sempre aconteceu); professores reclamam dos salários, mas, em geral, se consideram aptos para ensinar; os governos anunciam incansáveis medidas para a melhoria do ensino. Entretanto, se há situações de excelente formação Brasil afora, o país tem ocupado posições muito baixas nos rankings mundiais de ensino e aprendizagem. Você, que já foi à escola e que vai para a universidade ou já foi: o que acha educação no Brasil?







A cada ano eleitoral, o tema educação entra em voga em nosso país. Candidatos a diferentes cargos públicos repetem as mesmas propostas paliativas acreditando serem essas as únicas soluções para o problema educacional no Brasil. Com certeza, nosso sistema educacionalnecessita muito mais do que apenas as propostas de construção de novas escolas e do aumento insignificante do salário dos professores. O ensino brasileiro apresenta outras mazelas de ordem cultural, como o baixo incentivo à leitura, e de ordem organizacional, com um sistema que não promove a reprovação do aluno por baixo desempenho, que carecem de medidas holísticas para sua definitiva remediação. 

É triste saber que um país do tamanho do Brasil, com uma população imensa, possui uma das menores porcentagens de leitores da América do Sul. Todos sabemos que a leitura quando incentivada desde a primeira infância promove um maior desenvolvimento intelectual, emocional e cultural, além de estimular a curiosidade e vontade de aprender. 

Nessa fase do desenvolvimento infantil, cabe aos pais serem os promotores desse estímulo para que a criança inicie sua vida escolar com interesse em estudar.

Outro descompasso em nosso ensino é a recente proposta, já implementada nas escolas públicas, de aprovar para a série seguinte os alunos que apresentaram baixo desempenho escolar. Ora, que estímulo terá o aluno em estudar se o seu rendimento não será avaliado ao longo do ano letivo? Que estímulo terá o professor em lecionar para uma classe de quarenta alunos que apresentam-se desmotivados? Acredito que, após essa medida, as escolas se tornaram um grande abrigo de crianças e jovens que permanecem nesses locais por um determinado período e que servem de conforto para os pais por saberem que seus filhos estão protegidos da violência e das drogas. 

Como é possível verificar, o sistema educacional brasileiro tem feridas que são muito mais difíceis de serem cicatrizadas com simples propostas paliativas. O sistema necessita, sim, de uma reestruturação doalicerce da sociedade - a residência de cada um nós - através da conscientização do incentivo à leitura feita pelos pais, para não deixar somente na mão da escola o papel de formar cidadãos em nosso país.

Itapebiacontece/Uol

Compartilhar

ARTIGOS

Aécio colheu o que plantou; diz colunista

Se não tivesse feito o que fez, hoje ele seria, provavelmente, o candidato do PSDB à Presidência da República. (Artigo de Leonardo Attuch - Revista Isto é)

21 de Abr de 2018

7 De Setembro Dependente Da CORRUPÇÃO

Nesta quinta, esta história ganha um capítulo que poderia não ter sido escrito. Poderíamos estar comemorando até hoje esta independência através de uma verdadeira...

07 de Set de 2017

MÁRIO LOUZADA: O AMBIENTALISTA QUE PENSA FORA DO SENSO COMUM

O Secretário do Meio Ambiente só desagrada aos que torcem contra a cidade pela velhas práticas antigas na sua pasta.

18 de Ago de 2017

Malu Fontes: A polícia presa

Há uma semana, viaturas públicas de Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, estavam fiscalizando o transporte clandestino no município. Foi o suficiente para...

03 de Jul de 2017

Dia do Trabalho

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos...

01 de Mai de 2017

Políticos ganham eleições prometendo gerenciar bem coisas que...

Folheando um texto de Nestor Duarte, em seu livro A Ordem Privada e a Organização Política Nacional( 1939), encontro relatos atualíssimos como se fossem escritos hoje.

28 de Set de 2016

CONDUTAS VEDADAS AOS AGENTES PÚBLICOS EM CAMPANHA ELEITORAL DE 2016.

Os servidores públicos, comissionados, contratados ou efetivos devem ficar atentos para não praticar condutas que são vedadas na campanha eleitoral de 2016.

12 de Ago de 2016

Microcefalia, aborto e a disputa política sobre a deficiência

Uma reflexão sobre a linguagem e o modo como as pessoas com deficiência são significadas pelo discurso

07 de Mar de 2016

O que está acontecendo com Itabuna?

Dessa vez meus pais foram surpreendidos (apesar de não ser esta a primeira vez que foram vítimas de violência), e nossa família, amigos e clientes ficamos todos...

18 de Fev de 2016

Homenagem a Rosalvo Teixeira do Nascimento (1926-2015)

Rosalvo Teixeira do Nascimento nasceu no Povoado de Pedra Branca (atual cidade de Itapebi) no ano de 1926, filho de Dionízio Teixeira do Nascimento e Altina Brites...

26 de Dez de 2015

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • DADOS DO MUNICÍPIO DE ITAPEBI

    Fundação 14 de agosto de 1958 (60 anos)- Gentílico- itapebiense Prefeito- Juarez da Silva Oliveira(Peba) (PP) (2017–2020)- Vice-prefeito; Claudio Henrique Ferreira de Carvalho (PR)- Câmara de Vereadores (09) - Herlemilson Caldas Pereira (PDT), Cleide Moreira do Nascimento (PTN), Cristiano Pereira da Silva (PRTB), Damiao Teixeira Silva (PRTB), Roberley Barbosa de Brito (PSL), Leonardo Ribeiro dos Santos (PSB), Paulo Henrique...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7