ITAPEBI: UMA CIDADE SEM RUMO E ABANDONADA PELO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL

16 de Nov de 2014

Esta terra é generosa seus frutos são de ouro como se isso fosse pouco o seu povo é um tesouro.

Twitter: @ItapebiAcontece




Qualquer pessoa que tenha um mínimo de acesso aos meios de comunicação percebe que o sistema político representativo Itapebiense sofre de sérios problemas. A onda de desmando e corrupção que assola o município, embora não seja nova, tem recebido um grande destaque na imprensa regional principalmente na local.

Não se pode negar que a mídia desempenha um importante papel de denúncia que contribui decisivamente para desbaratar quadrilhas que agem através de representantes eleitos pelo povo para os poderes Legislativo e Executivo. Mas quem investigará?

No entanto, falta a nós uma maior capacidade de análise que nos leve a uma reflexão sobre as verdadeiras causas e as principais consequências desses fatos. Não estamos diante apenas de um fenômeno que encerra em si mesmo o seu sentido. Dois aspectos desta realidade são merecedores de especial atenção: 1) os poderes legislativos e executivos de alguns municípios estão eivados de corrupção e as instituições não cumprem devidamente o seu papel; 2) os representantes desses poderes são conduzidos e reconduzidos a seus postos através do voto popular democrático; ou seja, são portadores de legitimidade dentro do ordenamento jurídico das democracias modernas. Estes aspectos exigem de nós uma reflexão mais profunda, que analise os fundamentos de nossas escolhas e o significado do exercício do poder na sociedade moderna de pequenos municípios principalmente aqui no Nordeste do País.

Engana-se quem enxerga nesses episódios apenas um problema ético. Embora, sem nenhuma dúvida, o comportamento ético de Prefeitos, vereadores e secretários municipais faça irromper o necessário debate sobre a ética na administração pública. Creio que a realidade esteja exigindo de nós uma reflexão sobre a essência do exercício na hora da escolha destes nossos representantes.
Comentam por ai que é normal certo vereador de caráter duvidoso eleito pelo povo para defender esse mesmo povo dizer: “Meu compromisso com eles foi pagar quando pedir o voto; não devo nada, o voto que recebi paguei por ele”.  “Nas próximas eleições voltarei, pois pagarei novamente pelo voto”.  




Esse tipo de politico não se preocupa com melhorias de nenhuma comunidade, ele está preocupado com seu bem estar e seu bolso. Comenta-se também que esse mesmo vereador em roda de amigos sempre diz:
 “Eu investir mais de cem mil reais na minha campanha, agora preciso tirar o meu”. 
– Alguém acredita que esse vereador vai se preocupar em fazer alguma coisa que desagrada o executivo que ele apoia, vai arriscar alguma perda de privilégios ou financeira? O que ele vai fazer é tentar corromper ou ameaçar a quem em seu caminho cruzar e denunciar suas falcatruas.




Esse tipo de aprendiz de politico tem é que respeitar as pessoas e colocar suas barbas de molho e procurar andar em uma linha sem deixar rastro.

 
Arnaldo Alves  (Adaptação)
 
 

Compartilhar

ARTIGOS

Aécio colheu o que plantou; diz colunista

Se não tivesse feito o que fez, hoje ele seria, provavelmente, o candidato do PSDB à Presidência da República. (Artigo de Leonardo Attuch - Revista Isto é)

21 de Abr de 2018

7 De Setembro Dependente Da CORRUPÇÃO

Nesta quinta, esta história ganha um capítulo que poderia não ter sido escrito. Poderíamos estar comemorando até hoje esta independência através de uma verdadeira...

07 de Set de 2017

MÁRIO LOUZADA: O AMBIENTALISTA QUE PENSA FORA DO SENSO COMUM

O Secretário do Meio Ambiente só desagrada aos que torcem contra a cidade pela velhas práticas antigas na sua pasta.

18 de Ago de 2017

Malu Fontes: A polícia presa

Há uma semana, viaturas públicas de Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, estavam fiscalizando o transporte clandestino no município. Foi o suficiente para...

03 de Jul de 2017

Dia do Trabalho

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos...

01 de Mai de 2017

Políticos ganham eleições prometendo gerenciar bem coisas que...

Folheando um texto de Nestor Duarte, em seu livro A Ordem Privada e a Organização Política Nacional( 1939), encontro relatos atualíssimos como se fossem escritos hoje.

28 de Set de 2016

CONDUTAS VEDADAS AOS AGENTES PÚBLICOS EM CAMPANHA ELEITORAL DE 2016.

Os servidores públicos, comissionados, contratados ou efetivos devem ficar atentos para não praticar condutas que são vedadas na campanha eleitoral de 2016.

12 de Ago de 2016

Microcefalia, aborto e a disputa política sobre a deficiência

Uma reflexão sobre a linguagem e o modo como as pessoas com deficiência são significadas pelo discurso

07 de Mar de 2016

O que está acontecendo com Itabuna?

Dessa vez meus pais foram surpreendidos (apesar de não ser esta a primeira vez que foram vítimas de violência), e nossa família, amigos e clientes ficamos todos...

18 de Fev de 2016

Homenagem a Rosalvo Teixeira do Nascimento (1926-2015)

Rosalvo Teixeira do Nascimento nasceu no Povoado de Pedra Branca (atual cidade de Itapebi) no ano de 1926, filho de Dionízio Teixeira do Nascimento e Altina Brites...

26 de Dez de 2015

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • ANIVERSÁRIANDO!!

    Zé Ringo, A vida é maravilhosa e viver é um privilégio, por isso comemorar aniversário deve ser sempre motivo de alegria e gratidão. Parabéns, muitas felicidades e celebre em grande estilo mais um ano de vida! Parabéns Pescador, feliz tudo! ItapebiAcontece


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7