O caminho para as mudanças

31 de Mar de 2015

Levanto a bandeira do otimismo por observar que existe a remota possibilidade, mas existe, do cara pensar uma vez - que seja - antes de tentar fraudar, ou desviar. Utopia? Talvez sim. (Artigo Publicado anteriormente no Bocão News)

Mesmo diante dos escândalos de corrupção estampando todos os dias as capas dos principais portais, revistas e jornais do país, com a inflação batendo à porta de cada cidadão brasileiro e a crise econômica, social e moral sendo questionada, ou não, posso destacar o atual momento como singular. Mesmo diante dos desvios bilionários de recursos da Petrobras, da participação de medalhões da política, empreiteiros e figuras influentes nas diversas cortes do país, consigo destacar mais pontos positivos do que negativos em todo o processo.
 
Justifico a afirmativa ao ver os ilustres e "intocáveis" diretores da OAS, Camargo Corrêa, Mendes Júnior, Queiroz Galvão, UTC, Odebrecht, e tantas outras empreiteiras, sendo algemados e encarcerados: imagem emblemática. Vê-los em um presídio, com direito ao tradicional macacão laranja, por mais de 24 horas, também é um fato histórico. Mas histórica será a retirada do dinheiro desviado das contas dos “acusados”.
 
Posso destacar, ainda mais, a lista divulgada pelo ministro Teori Zavascki, onde políticos conhecidos de toda nação são supostamente investigados como beneficiários do esquema de desvio de recursos públicos, formação de quadrilha e outros crimes contra o patrimônio. Na verdade, não existe novidade alguma na participação de figuras, sobretudo os que aparecem na lista, em atos ilícitos, mas o interessante é ver que, aos trancos e barrancos, uma movimentação contra a onda está começando a se formar.
 
Óbvio que observo otimista os acontecimentos: uma hora isso teria de ocorrer. Não entro no mérito partidário de governança. José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco, FHC, Lula e, agora, Dilma. PT, PMDB, PSDB, DEM, PP e todos os demais... São todos iguais, com supostas ideologias diferentes. Embora transpareça certa euforia, não me engano, nem acho que a corrupção chegou ao fim. Não romantizo ao acreditar que teremos um país igualitário, justo, descente. 
 
Levanto a bandeira do otimismo por observar que existe a remota possibilidade, mas existe, do cara pensar uma vez - que seja - antes de tentar fraudar, ou desviar. Utopia? Talvez sim. Não vou politizar. Não vou apontar os governos onde iniciou a roubalheira, nem vou polemizar. Vou acompanhar todos os passos dessas investigações para saber se vai dar em pizza, ou se, de fato, o colarinho será substituído por macacões laranja.
 
 
Alessandro Isabel* é jornalista e comunicólogo baiano

Compartilhar

ARTIGOS

Aécio colheu o que plantou; diz colunista

Se não tivesse feito o que fez, hoje ele seria, provavelmente, o candidato do PSDB à Presidência da República. (Artigo de Leonardo Attuch - Revista Isto é)

21 de Abr de 2018

7 De Setembro Dependente Da CORRUPÇÃO

Nesta quinta, esta história ganha um capítulo que poderia não ter sido escrito. Poderíamos estar comemorando até hoje esta independência através de uma verdadeira...

07 de Set de 2017

MÁRIO LOUZADA: O AMBIENTALISTA QUE PENSA FORA DO SENSO COMUM

O Secretário do Meio Ambiente só desagrada aos que torcem contra a cidade pela velhas práticas antigas na sua pasta.

18 de Ago de 2017

Malu Fontes: A polícia presa

Há uma semana, viaturas públicas de Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, estavam fiscalizando o transporte clandestino no município. Foi o suficiente para...

03 de Jul de 2017

Dia do Trabalho

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos...

01 de Mai de 2017

Políticos ganham eleições prometendo gerenciar bem coisas que...

Folheando um texto de Nestor Duarte, em seu livro A Ordem Privada e a Organização Política Nacional( 1939), encontro relatos atualíssimos como se fossem escritos hoje.

28 de Set de 2016

CONDUTAS VEDADAS AOS AGENTES PÚBLICOS EM CAMPANHA ELEITORAL DE 2016.

Os servidores públicos, comissionados, contratados ou efetivos devem ficar atentos para não praticar condutas que são vedadas na campanha eleitoral de 2016.

12 de Ago de 2016

Microcefalia, aborto e a disputa política sobre a deficiência

Uma reflexão sobre a linguagem e o modo como as pessoas com deficiência são significadas pelo discurso

07 de Mar de 2016

O que está acontecendo com Itabuna?

Dessa vez meus pais foram surpreendidos (apesar de não ser esta a primeira vez que foram vítimas de violência), e nossa família, amigos e clientes ficamos todos...

18 de Fev de 2016

Homenagem a Rosalvo Teixeira do Nascimento (1926-2015)

Rosalvo Teixeira do Nascimento nasceu no Povoado de Pedra Branca (atual cidade de Itapebi) no ano de 1926, filho de Dionízio Teixeira do Nascimento e Altina Brites...

26 de Dez de 2015

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • DADOS DO MUNICÍPIO DE ITAPEBI

    Fundação 14 de agosto de 1958 (60 anos)- Gentílico- itapebiense Prefeito- Juarez da Silva Oliveira(Peba) (PP) (2017–2020)- Vice-prefeito; Claudio Henrique Ferreira de Carvalho (PR)- Câmara de Vereadores (09) - Herlemilson Caldas Pereira (PDT), Cleide Moreira do Nascimento (PTN), Cristiano Pereira da Silva (PRTB), Damiao Teixeira Silva (PRTB), Roberley Barbosa de Brito (PSL), Leonardo Ribeiro dos Santos (PSB), Paulo Henrique...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7