VIDA ALHEIA

16 de Abr de 2015

Ora, não sejamos falsos! Gostamos de saber da vida dos outros. Uns mais, outros menos. Alguns até espalham, aumentam, e vira maledicência. Uma confusão tamanha que dá processo: calúnia-injúria-difamação-crime e cadáver no IML.

Twitter: @ItapebiAcontece


Sobre a vida alheia os sábios silenciam, não julgam, não condenam. Apenas entendem como funciona a nossa humana(idade). Os cautelosos  dizem “não sei, não vi, estava olhando pro outro lado!” De qualquer forma é conveniente não ter visto porque nunca se sabe aonde vai parar o que se viu.
Em verdade, saber da vida dos outros faz parte do jogo de viver. Alto lá! Está me chamando de abelhudo? Confesso. Eu gosto, mas não fico atrás da vida dos outros, olhando pelos buracos de fechaduras. Às vezes, no entanto, os outros se expõem de tal forma que é inevitável tomar conhecimento do que se passa em suas casas na calada da noite. Ou na noite que deveria estar calada às duas da madrugada, impedindo o sono dos justos.
Lá pelas nove da noite ouço o som altíssimo da TV: “hum... eles gostam deste canal, aliás, um péssimo gosto”. Deito cedo, gosto de ler na cama. Será que eles não entendem que preciso de silêncio? Começaram uma discussão. É um casal. Alguém chutou a cadeira e pelo baque deve ter sido ele. “Cavalo!” – ela cisca do outro aposento. Imagino onde cada um está porque a arquitetura das casas é igual. Outro barulho atravessa a parede e entra na página do livro que estou lendo. Uma tampa de panela cai no chão. Ela está na cozinha.
Mesmo havendo uma distância considerável entre nossas moradias, identifico tudinho. Agora alguém bate suco de polpa de frutas. Entendo disso. Latas de cerveja caem no chão e, pelo baque da porta da geladeira, o cara deve estar virado no serereco. Amanhã cedo comprarei um protetor auricular igual ao dos caras do aeroporto. Decido.
Um minuto e meio para a meia-noite. O livro recusa meus olhos ou o contrário, já nem sei mais. Adormeço. Meu Deus, o que é isso? Como são barulhentos! Gemidos, urros, relinchos. Como ela grita!  Conheço esse tipo de gemido. Mas assim também já é demais, É sexo selvagem, só pode. Lembro do “cavalo”. Putz, eu quero dormir... Mais sons característicos invadem o meu espaço e ninguém é inocente pra não saber do que estou falando. Farei queixa ao síndico.
Alto lá! Não estou com inveja, não. Só quero dormir. Água de chuveiro.  Vão silenciar. Oh, não! Isso é barulho de secador e ainda por cima a desgraçada tem cabelos compridos.
Me vingarei assim que o dia amanhecer. Não entrei na vida deles, eles é que entraram na minha. Alguns se vingam, às escondidas, na frieza das madrugadas. Eu não. Quando o sol arder, pela manhã, muita gente lerá sobre a vida dos meus vizinhos. Dizem que a vingança é um prato que se come frio, mas a minha vou comer fervendo. Podes crer, amizade!
 
Neuzamaria Kerner, baiana de Salvador e vive em Vitória (ES), professora e escritora. Tem publicados os livros: Fragmentos de Cristal, Eu Bebi a Lua, A Presença do Mar na Prosa Grapiúna, O Livro-Arbítrio das Evas – Dentro e Fora do Jardim e publicações em revistas literárias.
 
 
                                                  

Compartilhar

ARTIGOS

Aécio colheu o que plantou; diz colunista

Se não tivesse feito o que fez, hoje ele seria, provavelmente, o candidato do PSDB à Presidência da República. (Artigo de Leonardo Attuch - Revista Isto é)

21 de Abr de 2018

7 De Setembro Dependente Da CORRUPÇÃO

Nesta quinta, esta história ganha um capítulo que poderia não ter sido escrito. Poderíamos estar comemorando até hoje esta independência através de uma verdadeira...

07 de Set de 2017

MÁRIO LOUZADA: O AMBIENTALISTA QUE PENSA FORA DO SENSO COMUM

O Secretário do Meio Ambiente só desagrada aos que torcem contra a cidade pela velhas práticas antigas na sua pasta.

18 de Ago de 2017

Malu Fontes: A polícia presa

Há uma semana, viaturas públicas de Feira de Santana, a segunda maior cidade da Bahia, estavam fiscalizando o transporte clandestino no município. Foi o suficiente para...

03 de Jul de 2017

Dia do Trabalho

- Em 1º de maio de 1941 foi criada a Justiça do Trabalho, destinada a resolver questões judiciais relacionadas, especificamente, as relações de trabalho e aos direitos...

01 de Mai de 2017

Políticos ganham eleições prometendo gerenciar bem coisas que...

Folheando um texto de Nestor Duarte, em seu livro A Ordem Privada e a Organização Política Nacional( 1939), encontro relatos atualíssimos como se fossem escritos hoje.

28 de Set de 2016

CONDUTAS VEDADAS AOS AGENTES PÚBLICOS EM CAMPANHA ELEITORAL DE 2016.

Os servidores públicos, comissionados, contratados ou efetivos devem ficar atentos para não praticar condutas que são vedadas na campanha eleitoral de 2016.

12 de Ago de 2016

Microcefalia, aborto e a disputa política sobre a deficiência

Uma reflexão sobre a linguagem e o modo como as pessoas com deficiência são significadas pelo discurso

07 de Mar de 2016

O que está acontecendo com Itabuna?

Dessa vez meus pais foram surpreendidos (apesar de não ser esta a primeira vez que foram vítimas de violência), e nossa família, amigos e clientes ficamos todos...

18 de Fev de 2016

Homenagem a Rosalvo Teixeira do Nascimento (1926-2015)

Rosalvo Teixeira do Nascimento nasceu no Povoado de Pedra Branca (atual cidade de Itapebi) no ano de 1926, filho de Dionízio Teixeira do Nascimento e Altina Brites...

26 de Dez de 2015

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • ANIVERSÁRIANDO!!

    Zé Ringo, A vida é maravilhosa e viver é um privilégio, por isso comemorar aniversário deve ser sempre motivo de alegria e gratidão. Parabéns, muitas felicidades e celebre em grande estilo mais um ano de vida! Parabéns Pescador, feliz tudo! ItapebiAcontece


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7