ITAPEBI: NUNES ANUNCIA RETIRADA DA PRÉ-CANDIDATURA DE DÉBORA LAGO

11 de Jun de 2015

O secretário Nunes anuncia retirada da pré-candidatura de Débora lago, fala de administração, fala de obras e de rompimento (racha), com presidente da câmara de vereadores

Twitter: @ItapebiAcontece




O secretário de governo da Prefeitura de Itapebi, Florisvaldo da Silva Nunes, na manhã desta quinta-feira (04), anunciou à retirada da pré-candidatura a prefeita de sua esposa e secretária de Saúde, Débora Lago.

Em entrevista exclusiva ao Itapebiacontece o secretário de Administração e Governo, Nunes, confirmou a retirada da candidatura de sua esposa e secretária de saúde, Débora, como também falou sobre família, administração e Política, principalmente sobre o atual momento vivido entre o grupo de apoio ao governo na câmara municipal e o presidente da casa. Nunes disse ainda que irá se dedicar totalmente a administração da cidade, ele aproveitou para afirmar que com certeza no ano que vem o governo poderá lançar seu próprio candidato ou apoiar um grupo que venha a  comungar com as ideias do atual grupo do Governo.

 
Entrevista na íntegra do Secretário Nunes.






 
A Decisão...


A decisão foi tomada por vários fatores comuniquei primeiro a pessoa que me outorgou poderes de estar à frente das secretarias de Governo e Administração e que também me deu o aval quando eu criei e lancei o nome de Doutora Débora que foi o Doutor Francisco Brito. Ele respeitou minha decisão uma vez  quando eu quis lançar ,ele também respeitou agora eu retirando a candidatura. Mas o propósito maior de tudo isso é a gente poder fazer uma administração melhor, uma administração mais segura uma administração que não venha intervir lado partidário politico, ou seja, daqui pra frente utilizaremos a “máquina” para terminar de arrumar a casa.
 
Sobre como ela, à pré-candidata, vê esta decisão dele...

Quando eu digo que a gente retira, não é bem que a gente retira, ela é uma pessoa comum e ela pode dizer que é candidata como qualquer pessoa do grupo, agora a máquina o governo não tem candidato mais a partir de hoje. Isso também pedir a ela e foi combinado, falei pra ela no dia de ontem que iria retirar a candidatura dela porque estava trazendo alguns transtornos dentro de casa, o acúmulo de trabalho tanto da secretaria e dentro de casa e isso estava atingindo a família, portanto foi tomada essa decisão o governo hoje não tem nome para pré-candidato para prefeito o que nós queremos é fazer administração, fazer gestão, fazer governo e terminar de colocar a casa em dia.
 
Sobre Salários e fornecedores, uma das marcas e orgulho “pregado” na administração Nunes Continuará?


“Mas que nunca, até mesmo porque haverá demissões. Querendo ou não querendo, você acaba envolvendo pessoas e chegam àqueles pedidos políticos,  – é tanto que estou reunindo 9 horas na manhã de segunda-feira com todo o secretáriado – repassando a eles que quero uma administração técnica e irei cobrar de todos os secretários que quero uma administração técnica vamos agora esquecer a politica e vamos fazer administração e mais que nunca iremos pagar em dia. Existem alguns setores ainda que esteja considerado o quinto dia útil, como a educação e parte da saúde, mas que pretendemos nos próximos 60 dias que todas as secretarias sejam pagas até o dia 30 de cada mês, se não antecipado”.
 
Sobre o número de demitidos...
 
Não; não posso falar, eu só sei te dizer que aquelas pessoas que não estiverem com tanta ocupação ou ocupação nenhuma com certeza não poderemos mais manter essa pessoa nos quadro de servidores da prefeitura. Mas que vai haver uma redução considerável vai haver mesmo porque a arrecadação baixou muito nesse mês e está ai para todos verem, estivemos com Otto Alencar na semana passada e ele estava nos falando da crise Nacional e Estadual, por exemplo, a dotação dos deputados de 16,3 milhões por deputado caiu para 8 milhões de Reais inclusive da emenda parlamentar do deputado Sergio Brito que estava vindo para nós 200 banheiros (2 milhões de Reais) que não sei se vem mais mediante a esse corte. Então na verdade nós vamos adequar todo o município a realidade do país.
 
Sobre secretários se haverá exoneração ou substituição...


“Pode ser que sim e pode ser que não... Perguntei se demissão ou mudança? O secretário disse: Demissão. Enfatizei; Corte de secretário? Nunes afirmou pode ser! De acordo com a gente adequar nossa realidade com a que está acontecendo no país. Temos que cortar na própria carne para manter os salários em dia. Isso é a chamada contenção de despesas”.
 
Sobre a retirada da candidatura se tem a haver com o racha com o presidente do legislativo...


“Não, não! Foi uma decisão tomada por mim que fui o criador da pré-candidatura e nesse momento eu acho que foi melhor a gente retirar e fazer gestão. Quando a presidência da câmara nós tínhamos seis vereadores dos  quais o presidente também fazia parte conosco do grupo do governo certo, e não vamos dizer aqui que cada vereador não tem a participação  com o governo na vaga de um emprego, dos pedidos, das solicitações, as prioridades diferenciadas que os outros vereadores de oposição não tem e o presidente da câmara Leo de Noeme, apesar de ser meu amigo, por parte do Governo agora falhando tem deixado a desejar, ou seja, tem imposto varias situações junto a mim e a outros secretários como se estivesse nos ordenando algo para que a gente fizesse, eu só quis mostrar a ele que é vereador que aqui existe um prefeito que é Doutor Francisco e que existe um secretário de governo que comanda todas as secretarias e nós não iriamos ceder caprichos de presidente e qualquer vereador que seja nos exigindo determinadas vagas de emprego ou remoção para onde quer que seja. Portanto essa parceria existiu até a semana passada, mas mediante talvez a inexperiência do atual presidente em querer fazer que as coisas gire ao redor dele e a discordância nossa gerou o rompimento e automaticamente de acordo com o rompimento eu fiz questão de demitir todos os cargos indicados por ele”.
 
Sobre o rompimento não provoca o enfraquecimento da base de apoio do governo...
 
“Vou lhe dar aqui um exemplo: Existem vários municípios na Bahia, acho até que a maioria delas sobrevive com apenas um, dois ou três vereadores do lado do prefeito. Nós temos Itagimirim que o prefeito não tem o presidente, Itabela do mesmo jeito, Itororó da mesma forma Itpebi agora nós temos maioria simples 5 vereadores da base aliada”... 

- Indagado se ele tinha certeza dos 5 da base aliada...

Respondeu que tinha certeza que tinha os cinco. “Porque houve uma conversa com os cinco após este descontentamento do presidente até mesmo para saber quem está realmente e quer ficar, porque também quem não quisesse ficar poderia dar as costas que nós tomaríamos a mesma decisão que foi tomada com o presidente”.
 
Sobre declaração que perdia um vereador presidente da base aliada e estava ganhando dois da oposição...

 “Fiz a tentativa de trazer, na qualidade de gestor e secretário tive uma conversa sim abrindo as portas para o vereador Paulinho de Fifia e ao vereador Paraíba para que viesse fazer parte de um novo projeto de um novo governo aos quais todos podem perceber, mas não obtive ainda a resposta se eles teriam condições vir ou não. Mas continuo aqui de portas abertas inclusive através do amigo Gunga que é vice e é nosso coligado hoje, pelo menos da secretaria de administração e governo e pedir para que ele fosse interlocutor com a pessoa que está no partido dele que é Paraíba e com Paulinho que sou amigo particular e eu mesmo tive essa conversa com ele”.
 
Sobre as informações que ele havia dito que iria despejar os vereadores do anexo da prefeitura em que há muitos anos é usado pela câmara Municipal...
 
“Não Arnaldo, não foi desta forma a colocação foi outra: Todos sabem que o anexo usado pela câmara municipal é do executivo e foi emprestado e o executivo nos últimos nove meses entregou 17 imóveis que pagava alugueis e não era usados, estavam vazios hoje ainda existem alguns deles que são utilizados pelo município então não é justo que o município pague alugueis de imóveis se a câmara tem o seu recurso, inclusive sobrando após pagamentos das despesas, então estou vendo junto ao jurídico o Doutor Clemente certa forma legal para que a gente esteja readquirindo esse imóvel de volta, que inclusive nós do executivo que pagamos agua e luz. Veja bem, se o gari trabalha 30 dias no mês paga aluguel e consegue pagar sua luz e sua agua, porque não a câmara de vereadores não pode arcar com suas despesas?”
 
Sobre o pedido ao procurador acionar judicialmente a câmara municipal na desocupação do anexo ora usado pelo legislativo se o procurador da prefeitura é servidor concursado da câmara municipal e que está cedido ao executivo. 
“Pedir a ele um parecer verbalmente, mas nós temos outros advogados para juntos a gente tome essa decisão de uma forma coletiva”.
 
Sobre as obras paradas e ou, a passos de tartaruga nesse caso, a creche e o posto Eduardo Sarquis...
A creche...

“A creche é uma situação que nos preocupa muito, foi veiculado ai na imprensa que o governo havia levado o dinheiro da creche e as obras estavam paradas e isso eu deixo bem claro que é mentira, O governo Federal disponibilizou R$ 1.621.000,00 para construção de uma creche em Itapebi dentre as 300 na Bahia. O próprio governo federal licitou uma empresa que é a JVC se eu não me engano do estado de Santa Catarina. Essa empresa contratou outras empresas para que executasse a obra só que a única coisa que fazemos e repassar o recurso quando chega a nossa conta após as medições das obras. Esse dinheiro não existe, não chegou o que existe é um espelho do MDE o qual dizia que estavam disponibilizando 800 mil reais e quando nós acessamos não existe esse dinheiro. A responsabilidade desse recurso é 100 % do governo federal. Eu estarei esse mês indo até a JVC saber o porquê da paralização e também procurarei o ministério da Educação em Brasília”.

 
A obra do Posto Eduardo Sarquis, porque está em “passos de tartaruga”?

 
Não é em si só o termino das obras do posto e sim também a compra de material e equipamentos eu pedir para me entregar e para inauguração em 14 de agosto, mas existe a compra dos equipamentos que custa em torno de R$ 160 mil se dependesse só da construtora eles entregariam em 15 dias. Eu mesmo disse que não teria tanta presa, pois estamos adquirindo os equipamentos e a inauguração será somente em 14 de agosto.
 
Sobre a quadra...
 
“A quadra está a todo vapor, vocês podem visitar as obras da quadra inclusive essa semana repassamos uma medição no valor de 29 mil reais para a construtora ela está em fase inicial e pode observar que tem homens trabalhando”.
 
 
Sobre os 4 mil metros de asfalto das ruas que chegaram a receber uma preparação em que foi gasto quase 300 mil Reais e não recebeu o asfalto final... 

 
“Mais uma vez, mediante a crise estadual que estamos atravessando a culpa não é nossa. Mesmo em situação difícil com salários atrasados no inicio quando assumir a secretaria me veio à ordem do prefeito doutor Francisco para preparar a base das ruas para recebimento desse asfalto que seria a nossa contra partida e após contrato assinado e ordem de serviços do estado autorizando a MAZZA a fazer,  a empresa bloqueou esse cumprimento desse serviço aqui em Itapebi devido o saldo que ela tem junto ao Governo do Estado, mas na semana passada estivemos com o Senador Otton Alencar que foi ele que na época junto com o deputado Sergio Brito lutou para conseguir essa obra, que ele iria intervir para que essa obra seja terminada para que estejamos inaugurando também em 14 de Agosto esses 4 quilômetros de massa asfáltica em nossa cidade”.

 
Sobre material asfáltico (raspa), em que está sendo colocado nas ruas da periferia da cidade...
 
 
Esse material foi conseguido junto ao DNIT através de ofícios dos municípios hoje já está ficando com o custo muito alto, pois já estamos buscando esse material já próximo a Eunápolis. Mas enquanto a gente puder buscar esse material para atender as ruas de Itapebi para amenizar a lama e a poeira vamos fazer, sem falar que já serve como uma sub-base para a pavimentação asfáltica caso nos consigamos.

 
Sobre pronunciamento do vereador Paulinho de Fifia na última sessão da câmara referente ao consumo de combustíveis que vem dobrando a cada ano...

 
“Eu gostaria que vocês analisassem” de quando eu assumi a secretaria até hoje, vou lhe dá como exemplo: Na secretaria de saúde tínhamos uma ambulância que estava praticamente sucateada há dois anos parada, tínhamos outra ambulância qual o proprietário havia levado embora por falta de pagamento, tínhamos dois Unos que se encontrava aqui na Jal autopeças, nós reestruturamos todos os equipamentos, veja hoje na saúde temos 6 carros rodando quando entrei não havia nenhum. Dou também como exemplo o numero de transportes de um ano pra cá aumentou o numero de alunos e com isso a gente também teve que aumentar o consumo dos combustíveis". – Foi observado que como podia ter aumentado o número de alunos se foi fechado 4 escolas? – A capacidade que havia para aquelas escolas era para 4 mil alunos e o numero que aumentou foi por transportes em distancia, ou seja, na zona rural. E mediante a isso hoje não existe nenhum aluno fora da sala de aula.

 
Entrevista concedida a Arnaldo Alves
 
 
 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

ENTREVISTA

Galiotte aposta em clube referência e sem dívida esse é o Palmeiras

Libertadores, Felipe Melo, Cuca, planejamento para 2018, débito com Paulo Nobre foram alguns dos assuntos da entrevista exclusiva do presidente do Verdão ao...

15 de Set de 2017

Felipão diz que chorou por dias na Copa e descarta volta ao Brasil

Tranquilidade. Esse é o mantra do técnico Luiz Felipe Scolari, 68, desde junho de 2015 -um ano após o ocaso da Copa de 2014-, quando deixou o Brasil rumo à China para...

27 de Mar de 2017

EXTINÇÃO DO IEMA VAI GERAR CRISE AMBIENTAL PARA O ES; DIZ LOUZADA

De acordo com a proposta do Governo do Espírito Santo, o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema) será extinto e todas as competências transferidas para a Secretaria...

10 de Mar de 2017

JÂNIO NATAL FALA SOBRE POLITICA EM ITAPEBI E SITUAÇÃO DA REGIÃO

"Loucura total, o povo está sem entender nada. O que estamos vendo é muita briga pelo Poder. Mas, eles que se entendam por lá. Quem não pode sofrer com essa...

19 de Jun de 2016

"A Lava Jato não vai acabar com a corrupção"

Para antropólogo da UFF, não é o Judiciário que pode pôr um fim às ilegalidades, mas a própria sociedade

21 de Mar de 2016

ENTREVISTA COM DOUTOR JORGE VARJÃO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE MASCOTE

Em entrevista ao Itapebiacontece o Dr. Jorge Varjão fala em sua pré-candidatura a prefeito do município de Mascote. (Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

28 de Jan de 2016

ITAPEBI: EM ENTREVISTA DÉBORA LAGO CONFIRMA RETIRADA DE CANDIDATURA

A vereadora licenciada e secretária de saúde, Débora Taina Santos Lago, do DEM, confirmou nesta sexta-feira (05) a retirada de sua pré-candidatura à Prefeita de Itapebi.

11 de Jun de 2015

Pequena Sabatina ao Artista

Não há receita para apreender as epifanias de um criador. Postulados, cânones, referências, todos eles nos falam de um pensamento analítico. No entanto, vivenciar a...

30 de Abr de 2015

Leonidas Donskis - Entrevista a Isto é

Membro do Parlamento Europeu desde 2009, o filósofo, teórico político e analista social lituano Leonidas Donskis, 52 anos, é famoso pela veemência na defesa dos direitos...

13 de Out de 2014

Entrevista a Revista E - Renato Janine Ribeiro

O professor de Ética e Filosofia Política da USP, Renato Janine Ribeiro, fala da postura do brasileiro diante da ética e também do perigoso preconceito que existe em...

13 de Out de 2014

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • DADOS DO MUNICÍPIO DE ITAPEBI

    Fundação 14 de agosto de 1958 (58 anos)- Gentílico- itapebiense Prefeito- Juarez da Silva Oliveira(Peba) (PP) (2017–2020)- Vice-prefeito – Claudio Henrique Ferreira de Carvalho (PR)- Câmara de Vereadores (09) - Herlemilson Caldas Pereira (PDT), Cleide Moreira do Nascimento (PTN), Cristiano Pereira da Silva (PRTB), Damiao Teixeira Silva (PRTB), Roberley Barbosa de Brito (PSL), Leonardo Ribeiro dos Santos (PSB), Paulo Henrique...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4