ITAPEBI: EM ENTREVISTA DÉBORA LAGO CONFIRMA RETIRADA DE CANDIDATURA

11 de Jun de 2015

A vereadora licenciada e secretária de saúde, Débora Taina Santos Lago, do DEM, confirmou nesta sexta-feira (05) a retirada de sua pré-candidatura à Prefeita de Itapebi.

Twitter: @ItapebiAcontece

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

Secretária de Saúde Doutora Débora Taina Santos Lago


Em entrevista exclusiva ao ItapebiAcontece, a Doutora Débora disse:
“Conforme anunciado pelo secretário de Administração/Governo e meu esposo Nunes e pela necessidade de cuidar melhor da minha família e fazer uma administração ainda mais focada na secretaria de saúde de Itapebi cuidando melhor deste povo, confirmo a retirada da minha pré-candidatura para o pleito de 2016”.
A doutora Débora disse ainda que tudo foi idealizado por Nunes nos últimos dias, e, após conversa deles com o grupo ficou combinado à retirada da candidatura. “Candidatura, Secretaria e família, as três coisas no momento estava ficando muito difícil conciliar”.
Leia abaixo entrevista na Íntegra da Secretária de Saúde, Doutora Débora Taina Santos Lago.
 
Perguntada sobre...

 
...Quando foi decidida a retirada da candidatura dela.
“Questão de dois ou três dias que a gente vem falando nesse assunto, não foi nada programado...”
 
...A Gente quem, o grupo, só com o secretário de Administração ou somente com algumas pessoas do grupo e o secretário?
“Inicialmente entre eu e o secretário de administração que é meu esposo e depois com o grupo que nós temos hoje porque hoje não respondemos por nós e sim por um grupo e então todos entenderam e até então essa retirada é verdadeira”.

Ontem, (quinta-feira 04), Era também verdadeira para a senhora?
“Em partes! Porque inicialmente a primeira decisão disso, a ideia na verdade partiu de Nunes ai depois a gente amadurecendo a ideia e conversando com o grupo chegamos à conclusão que essa seria a melhor medida a ser tomada nesse momento do governo”.
 
A senhora confirma a retirada de sua candidatura de momento ou definitivamente?
“Nada na vida é definitivo, hoje, no momento, a minha candidatura está retirada, agora se no futuro o governo resolver apresentar uma candidatura, possa ser que meu nome venha a surgir novamente”.
 
Ainda esse ano ou somente ano que vem?
“Segundo a conversa que tivemos com o grupo provavelmente no inicio de 2016 que será o ano eleitoral de fato”.
 
A senhora disse que vocês o grupo, decidiu retirar a candidatura e também disse da possibilidade de seu nome ser apresentado ano que vem Doutora Débora, isso não é uma estratégia politica?

 “Não! Quero deixar bem claro que essa retirada de candidatura não é nenhuma estratégia politica, inclusive isso eu posso até jurar pelo que tenho de mais sagrado que são os meus filhos. No início quando Nunes tomou essa decisão ele nem me participou ai depois num segundo momento que ele veio conversar comigo e assim realmente essa questão da retirada do meu nome da pré-candidatura como é que eu vejo hoje; o município ainda passa por crise apesar de aparentemente não parecer, mas ainda passamos por crise, nós ainda temos uma folha de pagamento apertada e ainda temos várias situações politicas a serem resolvidas e eu e ele nos papeis de gestores temos um compromisso com o município hoje de reerguer independente de quem seja o vencedor na politica, a gente quer que no dia 1º de Janeiro de 2017 essa gestão possa estar transferindo esse governo para outro gestor de forma organizada nós não queremos entregar uma saúde caótica e um município falido e precisamos reerguer reconstruir Itapebi e para que isso aconteça precisamos parar com a política”.
 
Doutora Débora, recentemente foi feito pesquisas de opinião pública de avaliação aos pré-candidatos, Secretarias de Saúde, Administração, Assistência Social e rejeição do governo em si. Esse resultado das pesquisas não influenciou nessa decisão de retirada de candidatura?

 “Possa ser que tenha influenciado, da minha parte o que a pesquisa mostrou foi o seguinte: Hoje nós temos uma saúde que está aprovada pela população de Itapebi e que está acima da média nacional são poucos os municípios que tem a saúde aprovada como nós temos inclusive nas pesquisas ficou bem claro que hoje nós somos modelo de saúde para as cidades do sul e extremo sul baiano, então assim, a questão da saúde significa que estamos indo pelo caminho certo. Quanto as outras secretarias as pesquisas mostram que ainda precisamos trabalhar mais a gente precisa evoluir mais talvez isso tenha induzido a ele Nunes a parar um pouco com a politica e a gente melhorar esses resultados ele junto com os outros secretários. Quando nós entramos na gestão não entramos para fazer politica,entramos para melhorar Itapebi. Então assim se para melhorara Itapebi a gente tem que abrir mão da politica isso está sendo feito. Talvez o resultado das pesquisas em relação às demais secretarias tenha incentivado, induzido a ele e os demais secretários a esquecer a politica e trabalhar porque 2015 ainda é um ano de trabalho e não de política”.
 
Secretária Débora, ontem no calor do anúncio de retirada de sua candidatura a senhora pensou em renunciar a seu cargo de secretária de Saúde do município?
 
(...) Pausa, “Não! Não pensei em momento nenhum em renunciar ao cargo de secretária municipal de saúde até porque não é do meu perfil abandonar o barco no meio do “caminho” e quando eu peguei a responsabilidade pra mim, de melhorar a questão da saúde de Itapebi eu acho que posso ir muito mais além, eu acho que o que eu fiz, apesar de parecer que a saúde está boa, eu posso fazer ainda muito mais, então eu me sentiria culpada se eu renunciasse a esse cargo e amanhã ou depois eu visse a saúde desandar. E estar à frente da secretaria de saúde é a forma que vejo junto com os outros secretários de reerguer Itapebi, seria covardia renunciar ao cargo onde vejo que está dando certo”.
 
Qual será o próximo passo na secretária de saúde?
 
“É continuar o trabalho que venho fazendo e que estou batendo na mesma tecla é que toda equipe de saúde esteja em harmonia para que a gente possa humanizar ainda mais a saúde, pois quando eu assumi a secretaria minha maior meta era a humanização e isso aos poucos estou conseguindo porque hoje eu consigo trabalhar em harmonia com toda a equipe, quando digo que a saúde de itapebi está bem, está acima da média nacional eu só tenho que parabenizar toda a equipe da saúde porque isso não é mérito só meu é de todos porque tratando todas as pessoas com carinho amor e dignidade, eles estão trabalhando para que a saúde apareça nas pesquisas como referência. Então o próximo passo que vou dar junto com os funcionários é fixar a humanização na saúde. Precisamos nos colocar no lugar do outro para ter um mundo melhor”.
 
Como ela avalia o “rompimento” do presidente da câmara com o governo, ou seja, com o Secretário de Administração.
 
“O que eu vejo na câmara de vereadores até por experiência própria é que lá existem muitas “picuinhas” pessoais e isso não é interessante para Itapebi e para a população, a gente precisa de uma câmara que pense no próximo, que trabalhe pelo próximo e que além de fiscalizar que venha junto ao governo sugerir, ajudar, colaborar porque os vereadores teoricamente são as pessoas que estão em contato com o povo 24 horas, então eles sim devia conhecer as necessidades da população e deveria estar junto ao gestor municipal aos seus representantes, aos secretários vir fazer propostas, dar conselhos ajudar também na parte de executar até porque o governo que hoje nós temos sempre se mostrou aberto a isso. Mas ao contrário eles preferem picuinhas pessoais que não levam Itapebi a lugar nenhum e sem contar que a população é a maior prejudicada por isso. Então eu espero que a câmara - ainda está em tempo, possa por parte de alguns vereadores terem um pouco mais de maturidade para que Itapebi consiga sair deste clima de politicagem de brigas pessoais e partam para projetos, para propostas e para crescimento da cidade porque o que precisamos é união é de mentes maduras, mentes brilhantes para que Itapebi esteja crescendo e o povo esteja sendo beneficiado por isso”.
 
O que a senhora dirá para seus correligionários, seus soldados que já estavam brigando por seus votos sobre a retirada da sua candidatura agora?
 
“O que eu digo pra essas pessoas que estão junto comigo, nessa batalha por uma Itapebi melhor é que continue comigo, continue acreditando em mim, continue confiando em mim, mesmo que eu não seja candidata lá na frente eu poderei declarar apoio a outro candidato e dentro de minha visão esse candidato que irei dar apoio será em minha opinião o melhor para Itapebi e se essas pessoas confiam em mim e acreditam em mim elas continuarão juntas a mim para no dia que nós de fato decidirmos e bater o martelo de quem será o candidato ou eu, ou outra pessoa elas terão a certeza que a minha escolha vai ser o melhor para Itapebi”.
 
Se a senhora não for candidata, se o grupo não indicar um candidato, como a senhora vai fazer para escolher um dos candidatos de oposição como Peba, Marlinho - anda um boato por ai que Darcles poderá vir também; Como a senhora vai fazer?
 
“Eu acredito o seguinte, se eu lancei uma pré-candidatura minha é porque eu não acreditei nesses candidatos que ai está, então que a minha linha seja a mesma eu espero que se eu não for à candidata - porque eu falo que eu espero se eu não for, é porque eu tenho um grupo pra decidir junto comigo quem será o candidato, caso seja eu ok, caso não seja eu, que seja um nome novo, uma pessoa com o perfil de credibilidade, um perfil que a gente possa ver que pode acolher esse povo de Itapebi tão carente, a gente pede que quem for o candidato venha com o olhar carinhoso que venha com um olhar de cuidado um olhar paterno e esse nome novo que venha a surgir se eu apoiar é porque eu confio e eu acredito e as pessoas que me seguem são pessoas que confiam em mim, então espero que no momento da decisão que eles continuem também confiando em mim, caso contrário, são todas pessoas livres para fazer as suas escolhas”.
 
Considerações finais da Doutora Débora Taina Santos Lago
“Quero dizer ao povo de Itapebi que continuem confiando em meu trabalho na saúde que eu vou continuar fazendo tudo de melhor para o povo deste município ter um trabalho na secretaria de saúde que continue sendo a referencia da região. Acredito que a população esteja percebendo isso porque o sucesso do trabalho está aparecendo e que independente de eu ser uma candidata novamente ou não o meu trabalho politico social não irá parar porque o que eu faço hoje faço por amor e independe da politica”.
 
Entrevista concedida com exclusividade
 a Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

ENTREVISTA

Galiotte aposta em clube referência e sem dívida esse é o Palmeiras

Libertadores, Felipe Melo, Cuca, planejamento para 2018, débito com Paulo Nobre foram alguns dos assuntos da entrevista exclusiva do presidente do Verdão ao...

15 de Set de 2017

Felipão diz que chorou por dias na Copa e descarta volta ao Brasil

Tranquilidade. Esse é o mantra do técnico Luiz Felipe Scolari, 68, desde junho de 2015 -um ano após o ocaso da Copa de 2014-, quando deixou o Brasil rumo à China para...

27 de Mar de 2017

EXTINÇÃO DO IEMA VAI GERAR CRISE AMBIENTAL PARA O ES; DIZ LOUZADA

De acordo com a proposta do Governo do Espírito Santo, o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema) será extinto e todas as competências transferidas para a Secretaria...

10 de Mar de 2017

JÂNIO NATAL FALA SOBRE POLITICA EM ITAPEBI E SITUAÇÃO DA REGIÃO

"Loucura total, o povo está sem entender nada. O que estamos vendo é muita briga pelo Poder. Mas, eles que se entendam por lá. Quem não pode sofrer com essa...

19 de Jun de 2016

"A Lava Jato não vai acabar com a corrupção"

Para antropólogo da UFF, não é o Judiciário que pode pôr um fim às ilegalidades, mas a própria sociedade

21 de Mar de 2016

ENTREVISTA COM DOUTOR JORGE VARJÃO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE MASCOTE

Em entrevista ao Itapebiacontece o Dr. Jorge Varjão fala em sua pré-candidatura a prefeito do município de Mascote. (Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

28 de Jan de 2016

ITAPEBI: NUNES ANUNCIA RETIRADA DA PRÉ-CANDIDATURA DE DÉBORA LAGO

O secretário Nunes anuncia retirada da pré-candidatura de Débora lago, fala de administração, fala de obras e de rompimento (racha), com presidente da câmara de...

11 de Jun de 2015

Pequena Sabatina ao Artista

Não há receita para apreender as epifanias de um criador. Postulados, cânones, referências, todos eles nos falam de um pensamento analítico. No entanto, vivenciar a...

30 de Abr de 2015

Leonidas Donskis - Entrevista a Isto é

Membro do Parlamento Europeu desde 2009, o filósofo, teórico político e analista social lituano Leonidas Donskis, 52 anos, é famoso pela veemência na defesa dos direitos...

13 de Out de 2014

Entrevista a Revista E - Renato Janine Ribeiro

O professor de Ética e Filosofia Política da USP, Renato Janine Ribeiro, fala da postura do brasileiro diante da ética e também do perigoso preconceito que existe em...

13 de Out de 2014

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • DADOS DO MUNICÍPIO DE ITAPEBI

    Fundação 14 de agosto de 1958 (58 anos)- Gentílico- itapebiense Prefeito- Juarez da Silva Oliveira(Peba) (PP) (2017–2020)- Vice-prefeito – Claudio Henrique Ferreira de Carvalho (PR)- Câmara de Vereadores (09) - Herlemilson Caldas Pereira (PDT), Cleide Moreira do Nascimento (PTN), Cristiano Pereira da Silva (PRTB), Damiao Teixeira Silva (PRTB), Roberley Barbosa de Brito (PSL), Leonardo Ribeiro dos Santos (PSB), Paulo Henrique...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4