ENTREVISTA COM DOUTOR JORGE VARJÃO PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DE MASCOTE

28 de Jan de 2016

Em entrevista ao Itapebiacontece o Dr. Jorge Varjão fala em sua pré-candidatura a prefeito do município de Mascote. (Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

Twitter: @ItapebiAcontece

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

Doutor Jorge Varjão


Enfático. Essa é a palavra para definir esta entrevista do doutor Jorge Varjão ao ItapebiAcontece. Em uma longa sabatina, o médico deixou bem claro seu intuito de concorrer a prefeitura de Mascote. Para nossa satisfação recebemos em nossa redação o médico Dr. Jorge Varjão para um bate papo.

Arnaldo Alves: Olá Dr. Jorge seja bem-vindo.

Dr. Jorge: Olá Arnaldo, boa tarde, obrigado pelo convite para aqui estarmos, inicialmente quero deixar um forte abraço aos seus leitores em especial a toda a população do município de Mascote, onde resido e agradecer a eles pelo acolhimento carinhoso que me propiciam.

2- I A: Comenta-se no município de Mascote, principalmente em São João do Paraíso que o senhor concorrerá ao cargo de prefeito nas próximas eleições, pergunto-lhe isto é verdade?

Doutor Jorge - Olha Arnaldo a vontade do povo do município de Mascote é por mudanças, a população do município cansou da mesmice e não admite mais conviver com a situação de descaso na qual se encontra o município, onde vivemos numa situação de total abandono:
Com uma educação sucateada. Apesar do grande esforço empreendido pelo professorado, que faz do impossível possível para levar uma educação de qualidade ao alunado, porém não têm o respaldo necessário do poder público. Para demonstrar como é grande o descaso da gestão municipal para com a educação, nos outros municípios os prefeitos constroem escolas aumentando o numero de salas de aula, em São João do Paraíso o prefeito quer fechar as duas escolas mais bem avaliadas pela população, a Escola Portal do Saber e a Escola Adventista.
Falta de políticas públicas de saúde a qual vive num estado lastimável, onde nós médicos que atuamos no município somos às vezes questionados por que ela funciona tão mal e não temos uma resposta, a não ser o descaso pela vida dos que infelizmente adquirem uma enfermidade e necessitam ser atendidos nos postos de saúde do município que funcionam precariamente. É esgoto a céu aberto, é coleta de lixo ineficiente, ruas sem pavimentação de qualquer espécie, etc.
Segurança não existe visto o assombroso número de homicídios ocorridos no município nos últimos três anos. Levando às polícias militar e civil a considerarem o distrito de São João do Paraíso zona de Perigo, na sede do município de igual modo a insegurança também se evidencia não tendo um único policial a zelar pela segurança daquela comunidade.
Inexistência de telefonia celular nos distritos. É inadmissível em pleno ano de 2016, não dispormos nos distritos principalmente em São João do Paraíso que é o centro financeiro do município de Mascote tal serviço que hoje funciona como um instrumento de trabalho, pois o mundo globalizado exige agilidade no desempenho das pessoas e das empresas sendo o telefone celular e a internet uma ferramenta para que se alcance a eficiência exigida.
Falta de trabalho para a nossa juventude e para muitos pais de famílias que têm que deixar seus familiares e irem embora para terras estranhas e às vezes muito longe à procura do seu sustento.
Nossas comunidades não têm lazer; os esportes foram esquecidos as festas tradicionais são realizadas de acordo com a vontade dos governantes e não do povo, nem o prazer de ver o seu prefeito no dia a dia a população tem a não ser nos períodos eleitorais e nas poucas ocasiões festivas.
 
Agora respondendo a sua pergunta, no município existem nomes com potencial administrativo qualificado e comprovado como Juzenia da Construsilva, Gilvan Brito do supermercado Menor Preço, Raimundo Marques do Hotel Marques e vários outros nomes entre os quais eu me incluo hoje dia 28 de janeiro de 2016, a certeza que lhe dou nesse instante é que o eleitor Mascotense a depender do meu empenho terá um nome novo para administrar Mascote no quadriênio 2017/2020, podendo ser qualquer um dos citados ou outro que não tenha sido citado.
O de concreto hoje é que a população está cansada de político que promete e não cumpre o prometido, que só comparece ao município em velório, para temporada de lazer, ou em época de campanha eleitoral, que administra para grupo, ela quer um governante comprometido com a causa pública que pense mais, trabalhe mais pelo município e seu povo e não para si e uns poucos amigos, que viva o dia a dia das comunidades, que tenha capacidade de administração comprovada através de uma exemplar história de vida construída ao longo de sua existência.
Estamos desejosos e preparados para mudar a forma de administração e elevar o nome do município de Mascote aonde ele deveria estar a muito tempo, trabalharemos incansavelmente e todos os dias da nossa administração em busca da geração de emprego e renda criando oportunidades para os pais de família e nossa juventude que se encontra totalmente desassistida pela administração atual e continuaria assim caso esse grupo que comanda o município lograsse êxito nas próximas eleições.

3-I A: O senhor sabe que qualquer cidadão para tornar-se um agente político precisa mostrar ao eleitor que vale a pena dar-lhe um voto de confiança. Aqueles que poderão torná-lo prefeito de Mascote numa eventual candidatura e que não tiveram como eu a oportunidade de conviver e conhecê-lo com certeza querem saber quem é Dr. Jorge Varjão?

Doutor Jorge - Meu Caro Arnaldo, eu acho a coisa mais simples me definir.
Sou um cidadão cristão, muito simples, humilde, com erros e acertos na vida, que tem como característica principal fazer o bem sem olhar a quem. Costumo dizer aos meus amigos que às vezes enaltecem minhas qualidades que “não sou melhor, nem pior que ninguém, porém, sou diferente da maioria das pessoas”.
Para ser mais claro me alongarei um pouco contando um pouco da minha história de vida:
Provenho de uma família de sete filhos de pais retirantes de uma grave seca que assolou Jeremoabo minha terra natal na década de 1950. Diante daquela situação difícil que vivia nossa família, pois perdemos tudo que tínhamos, viemos residir no município de Potiraguá, onde vivi minha infância; deixei Potiraguá já adolescente para estudar em Itabuna e posteriormente fui estudar em Salvador onde conclui o curso de Medicina.      
 Morando em Salvador fiz por dois anos curso de pós-graduação em Obstetrícia e Perinatologia no Instituto de Perinatologia da Bahia; fiz curso de especialização em Colposcopia no Centro de Estudos do Hospital Aristides Maltez; fui Médico pré-natalista do Instituto de Perinatologia da Bahia; fui convocado pelo Exército Brasileiro para servi-lo, o que fiz com retidão e zelo, de forma orgulhosa e prazerosa pelos ensinamentos aprendidos com meus companheiros de caserna dos oficiais superiores aos recrutas dos quais guardo ternas e boas recordações, exerci as minhas funções de Tenente R2, na 14ª Bateria de Artilharia Antiaérea e no Hospital Geral do Exército; fui diretor do 14° Centro de Saúde Professor Mário Andrea onde aprendi grande parte das dificuldades que enfrenta um gerenciador de órgão público, administrei uma instituição com um quadro funcional de 213 funcionários na época e oferecíamos a população de Salvador uma média de 10.000 atendimentos mês.
Não satisfeito com a vida na cidade grande, pois a vida no interior sempre foi minha paixão, depois de cumprir a minha missão na capital fui transferido por opção pessoal para a minha terra natal onde exerci durante dezoito anos diversas funções:
Como médico trabalhei como plantonista no Hospital local; no meu consultório particular e no Centro de saúde local onde exerci a função de Coordenador.
Fui levado pela necessidade da administração pública municipal a exercer os cargos de Secretário da Administração e finanças na primeira administração do então Prefeito João Batista Melo de Carvalho e após a sua reeleição passei a ocupar o cargo de Chefe de Gabinete. Com a mudança do quadro político no ano 2000 optei por retornar ao exercício das minhas atividades como médico trabalhando no hospital local e no nosso consultório.
No ano de 2002, fui convidado a vir trabalhar na cidade de Itarantim e como naquela ocasião já era possuidor de pequenas propriedades rurais  em Potiraguá e Mascote, fiz a opção de vir tentar uma nova vida em uma região que não me era estranha e da qual gosto muito.
Trabalhei em Itarantim até o final do ano de 2004 e desde então passei a residir no município de Mascote mais especificamente no distrito de São João do Paraiso.
No desempenho das minhas funções de médico no município de Mascote trabalhei de acordo com o interesse dos secretários de saúde nas comunidades de São João do Paraíso, Mascote (sede), Teixeira do Progresso e Pimenta, sempre com muito zelo pela arte que Deus me deu e dedicação a este povo ao qual aprendi a amar.
Na administração atual apesar de ser o único médico residente no município, por questões politica não tive até os dias atuais a oportunidade de prestar os meus serviços através da prefeitura à comunidade com a qual convivo diariamente, estando a trabalhar em cidades circunvizinhas, mas com paciência e resignação espero que tudo isso acabe com o fim deste governo no final de 2016.

I A: O senhor sabe a eleição em Mascote pode ser difícil, pois lá existem já declarados dois candidatos, o candidato da situação que poderá ser o atual prefeito, ou outro indicado por ele, e, o oposicionista e ex-prefeito Ferreira. O senhor não teme concorrer contra estes candidatos?

Doutor Jorge - Meu caro Arnaldo e queridos leitores.
Confesso-lhe que não, primeiro, porque a palavra medo faço questão de ignorá-la.
Em segundo lugar por não estarmos nos colocando com a intenção de medir forças com os possíveis candidatos por você citados, a nossa candidatura se vier a acontecer não será para ser contra a A, B ou C, a nossa candidatura virá para ser a favor do município de Mascote e do povo que reside naquele município quer na sede, distritos e na zona rural resgatando o município e sua gente de um governo despreparado, negligente por ser totalmente omisso e desrespeitoso para com o cidadão e cidadã que habita no município de Mascote, um governo de 12 anos que se contabilizado em sua totalidade pelo tempo de duração e pelo dinheiro que tem chegado aos cofres do município principalmente na gestão atual, caracteriza-se pelo retrocesso e todos que vivem em Mascote têm convicção que o município precisa avançar, para que isso aconteça precisa de um gestor competente e comprometido com o bem estar deste povo e a isso nos propomos, eu e o grupo do qual faço parte.
Em terceiro lugar por acreditar que o ex-prefeito Ferreira, pelo carinho que tem demonstrado a Mascote e ao seu povo se juntará ao nosso grupo ajudando-nos a eleger o prefeito que o povo quer e Mascote precisa, como também nos ajudará a administrar o município, pois é nossa intenção fazermos um governo de coalizão, inovador, com mudanças estruturantes, diferentes do que está ai, faremos um governo sério, participativo onde não somente os políticos serão ouvidos, mas toda a população do município, não queremos administrar sozinhos, precisamos e queremos a participação popular a nos guiar demonstrando-nos seus anseios, queremos uma administração de mudança e ação, que será baseada na vontade e melhoria na qualidade de vida de nossa gente, sugerirei aos nossos parceiros de caminhada para a próxima administração o Slogan MASCOTE MUDANDO COM SEU POVO e CUIDANDO DA NOSSA GENTE, pois retrata bem o nosso desejo de mudar caminhando lado a lado com o povo que auferirá o lucro de um município bem administrado.

5- I A:
Para finalizar, se eleito o senhor tem em mente o que fazer para melhorar a vida do povo de Mascote?
Com certeza. Se não tivesse em mente soluções para resolver senão todos, porém, grande parte dos problemas enfrentados pela população mascotense não estaria aqui, pois seria mais um a vir prometer o que não teria capacidade de realizar. Ideias e compromisso não nos falta, porém é nosso pensamento não tomarmos decisões sem que as comunidades interessadas sejam ouvidas. Faremos um governo com a participação popular.
Faremos uma reforma administrativa com ênfase para a geração de emprego e renda com a utilização dos potenciais inexplorados que o município nos oferece; a segurança pública; a educação e a saúde serão tratadas por nós de forma carinhosa para que toda a população sinta as melhorias que advirão com as novas medidas adotadas; todos os serviços oferecidos à população deverão ter sua qualidade melhorada e para tal não mediremos esforços para capacitar todo o funcionalismo em todos os setores da administração; cuidaremos das crianças, dos adolescentes e dos idosos como se fosse uma extensão de nossas famílias.
Em época oportuna com a definição de quem será o nosso candidato convocaremos todos os setores da sociedade e nesta ocasião explanaremos nossas ideias e ouviremos as sugestões a nós apresentadas para formularmos o nosso plano de governo que obrigatoriamente deverá ser pautado na realidade do município para que possamos honrar os compromissos assumidos neste plano de governo.
Não faremos um plano de governo para ganhar as eleições, mas, um plano de governo que possamos pô-lo em prática executando as obras e ações levadas ao conhecimento de nossa população.

Arnaldo Alves: Doutor Jorge obrigado pela entrevista sucesso e boa sorte em sua caminhada.

Doutor Jorge Varjão - Agradeço eu pela oportunidade que me destes para que eu pudesse transmitir ao povo mascotense o meu chamamento para que juntos possamos fazer a reconstrução do município de Mascote a partir de janeiro de 2017.
 Obrigado.
 
Por Arnaldo Alves / ItapebiAcontece
 
 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Alexandre Mendes - 28/01/2016

" Dr.Jorge pessoa muito boa, bom candidato para vocês, era nosso cliente e vizinho aqui da Andrade Madeireira-Itarantim-Ba. "

Geraldo Souza - 28/01/2016

" O povo de mascote precisa muito de um homem com novas ideias "

Amigo de mascote - 29/01/2016

" Nós do município de Mascote devemos mesmo acordar para realidade,já chega de tanta promessa de um mesmo gestor,sem eficiência e e sem responsabilidade com a comunidade,a hora de mudarmos a agora,e nas próximas eleições vamos votar com força de mudança, sem medo de mudar, muito difícil nosso município ficar pior que esta. Parabéns a este novo grupo que se forma. Nao desistam e que Deus possa iluminar o caminho e as decisões que vocês tomarem. "

marcondes siqueira - 29/01/2016

" E o PROS E SÓ CRESCENDO EM MASCOTE E VAMOS ELEGER MUITOS CANDIDATOS. "





*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

ENTREVISTA

Galiotte aposta em clube referência e sem dívida esse é o Palmeiras

Libertadores, Felipe Melo, Cuca, planejamento para 2018, débito com Paulo Nobre foram alguns dos assuntos da entrevista exclusiva do presidente do Verdão ao...

15 de Set de 2017

Felipão diz que chorou por dias na Copa e descarta volta ao Brasil

Tranquilidade. Esse é o mantra do técnico Luiz Felipe Scolari, 68, desde junho de 2015 -um ano após o ocaso da Copa de 2014-, quando deixou o Brasil rumo à China para...

27 de Mar de 2017

EXTINÇÃO DO IEMA VAI GERAR CRISE AMBIENTAL PARA O ES; DIZ LOUZADA

De acordo com a proposta do Governo do Espírito Santo, o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema) será extinto e todas as competências transferidas para a Secretaria...

10 de Mar de 2017

JÂNIO NATAL FALA SOBRE POLITICA EM ITAPEBI E SITUAÇÃO DA REGIÃO

"Loucura total, o povo está sem entender nada. O que estamos vendo é muita briga pelo Poder. Mas, eles que se entendam por lá. Quem não pode sofrer com essa...

19 de Jun de 2016

"A Lava Jato não vai acabar com a corrupção"

Para antropólogo da UFF, não é o Judiciário que pode pôr um fim às ilegalidades, mas a própria sociedade

21 de Mar de 2016

ITAPEBI: EM ENTREVISTA DÉBORA LAGO CONFIRMA RETIRADA DE CANDIDATURA

A vereadora licenciada e secretária de saúde, Débora Taina Santos Lago, do DEM, confirmou nesta sexta-feira (05) a retirada de sua pré-candidatura à Prefeita de Itapebi.

11 de Jun de 2015

ITAPEBI: NUNES ANUNCIA RETIRADA DA PRÉ-CANDIDATURA DE DÉBORA LAGO

O secretário Nunes anuncia retirada da pré-candidatura de Débora lago, fala de administração, fala de obras e de rompimento (racha), com presidente da câmara de...

11 de Jun de 2015

Pequena Sabatina ao Artista

Não há receita para apreender as epifanias de um criador. Postulados, cânones, referências, todos eles nos falam de um pensamento analítico. No entanto, vivenciar a...

30 de Abr de 2015

Leonidas Donskis - Entrevista a Isto é

Membro do Parlamento Europeu desde 2009, o filósofo, teórico político e analista social lituano Leonidas Donskis, 52 anos, é famoso pela veemência na defesa dos direitos...

13 de Out de 2014

Entrevista a Revista E - Renato Janine Ribeiro

O professor de Ética e Filosofia Política da USP, Renato Janine Ribeiro, fala da postura do brasileiro diante da ética e também do perigoso preconceito que existe em...

13 de Out de 2014

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • DADOS DO MUNICÍPIO DE ITAPEBI

    Fundação 14 de agosto de 1958 (58 anos)- Gentílico- itapebiense Prefeito- Juarez da Silva Oliveira(Peba) (PP) (2017–2020)- Vice-prefeito – Claudio Henrique Ferreira de Carvalho (PR)- Câmara de Vereadores (09) - Herlemilson Caldas Pereira (PDT), Cleide Moreira do Nascimento (PTN), Cristiano Pereira da Silva (PRTB), Damiao Teixeira Silva (PRTB), Roberley Barbosa de Brito (PSL), Leonardo Ribeiro dos Santos (PSB), Paulo Henrique...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4