Sacerdote de 75 anos se recusa a sair de convento interditado no Recôncavo

BAHIA, 11 de Jan de 2018 - Vista 17 vezes.

Frei está no convento desde o ano passado e já conquistou o município de São Francisco do Conde. Alemão de 75 anos que veio para o Brasil fugindo da guerra, está desde fevereiro do ano passado no convento (Foto: Evandro Veiga/CORREIO).

Twitter: @ItapebiAcontece



Um dos maiores bens da igreja e do convento de Santo Antônio tem valor incalculável. De fala baixa, cansada e tímida, o frei Hermano, alemão de 75 anos que veio para o Brasil fugindo da guerra, está desde fevereiro do ano passado no convento e conquistou todo o município de São Francisco do Conde, no Recôncavo, por seu bom humor e devoção à religiosidade. 

Conhecido como “frei fofinho”, Hermano se recusou a deixar o convento mesmo após a interdição. “Ele não quis sair de jeito nenhum. Mal aceitou mudar de quarto”, lembra Hebert Costa, diretor da Defesa Civil de São Francisco do Conde, com semblante preocupado.

 

Valdelice dos Santos, coordenadora geral da Comissão Salve o Convento, explica a relutância do frei. “Ele é muito disciplinado e ligado à religiosidade. Aqui, ele faz diariamente quatro horas de oração. E acho que ele não tinha noção do risco que corria”, afirma. O frei aproveita o claustro do convento para se exercitar também. “Toda manhã, ele faz caminhadas por aqui, ele se preocupa muito com a saúde dele”, conta Valdelice.

Tive que trocar [de quarto] porque corria risco de desabar o teto, mas isso não vai acontecer”, diz o “frei fofinho”, entre risos.
 

A sabedoria, no entanto, fala mais alto e ele completa: “Mas, com segurança a gente não pode brincar”. Perguntado sobre a possibilidade de deixar o convento, ele responde rápida e claramente, com sotaque carregado. “Não, não! Vou continuar aqui!”.

O quarto onde o frei dormia está localizado em cima do refeitório, que é a parte mais crítica da construção. Na quarta-feira (3), a relocação do sacerdote foi feita após a Defesa Civil municipal constatar que a laje do refeitório apresentava sinais de que estava cedendo. 
 


Alemão de 75 anos que veio para o Brasil fugindo da guerra, está desde fevereiro do ano passado no convento
(Foto: Evandro Veiga/CORREIO)


No Brasil, Frei Hermano se instalou inicialmente no estado do Pará, no Norte do país. “Ele teve muito contato com a missão junto aos índios Tiriós. Ele gosta de ficar mais próximo da realidade do povo, por isso escolheu essa missão”, explicou frei Elias, representante da Ordem dos Frades Menores.
 

“É um frade muito simples, muito humilde, reza muito e também muito fraterno, acolhedor e muito simpático. É muito querido pelo povo franciscano. Nós temos testemunhado juntos o evangelho com o exemplo da mobilização da comunidade pelo convento”, conta frei Rogério, que chegou ao convento junto com o frei Hermano, em fevereiro do ano passado.
 

Sobre as restaurações, Hermano pondera. “Acho que vão acontecer. Mas precisamos de dinheiro, porque sem dinheiro não fazemos nada”, conclui. Por enquanto, o frei Hermano habita sozinho do convento. Além dele, outros dois freis vivem na construção: Rogério e Vicente. O primeiro está ausente para tratamento médico e o segundo, para uma reunião.




Por: Correio
 


Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Itapebi: Escola Eulina Suzart comemora dia do Índio com índios tupinambás e pataxós

O fato negativo é que não havia ninguém no evento tão importante representando as secretarias de educação e cultura do município. (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

ITAPEBI, 19 de Abr de 2018

Onde economizar: confira os aparelhos que mais consomem energia elétrica

Com a energia 17% mais cara, CORREIO da dicas para reduzir o consumo e evitar o impacto do aumento na conta de luz

BAHIA, 19 de Abr de 2018

Oito suspeitos de tráfico de drogas são presos em operação no Sul da Bahia

Batizada de 'Sarampo', ação ocorreu no município de Camacan, no sul do estado.

REGIÃO, 18 de Abr de 2018

Governo lança primeiro programa público de internação domiciliar 24h pelo SUS da Bahia

A internação domiciliar 24h amplia o modelo que vinha sendo adotado, até então, que oferecia apenas atendimentos pontuais de médicos, fisioterapia e enfermagem, passando...

BAHIA, 18 de Abr de 2018

Itapebi: iniciada borrifação de inseticida contra Aedes nas áreas de maior infestação

Por determinação expressa do prefeito Juarez Silva Oliveira, a secretaria de saúde viabilizou equipe de combates às endemias do centro de controle da dengue, para...

ITAPEBI, 18 de Abr de 2018

Após virar réu, Aécio pode ficar fora das eleições? Entenda

STF aceitou denúncia da PGR contra o senador, nessa terça-feira (17), por corrupção passiva e obstrução da Justiça

POLÍTICA, 18 de Abr de 2018

Bahia registra aumento de 50,6% em ataques de escorpiões

Os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Centro Antiveneno (Ciave) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

BAHIA, 18 de Abr de 2018

Polícia Civil diz que investiga furtos de objetos de Lula em Curitiba

Conforme nota do órgão, o crime ocorreu na madrugada desta terça-feira, 17, na Alameda Júlia da Costa, no centro de Curitiba.

BRASIL, 17 de Abr de 2018

Tarifa de energia sobe 17,22% na Bahia a partir de domingo (22)

Este percentual de reajuste vale para consumidores residenciais

BAHIA, 17 de Abr de 2018

Simaria é diagnosticada com tuberculose

Segundo a assessoria de imprensa, a cantora foi diagnosticada com tuberculose ganglionar.

FAMOSOS, 17 de Abr de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • Aniversariando!

    Tenha um dia muito alegre Isabela, cheio de surpresas boas e muitos presentes gostosos. Que essa data se repita por muitos e muitos anos, e que por todos eles você continue sorrindo dessa forma tão doce e sublime. Aniversaria nesta quinta-feira (19), dia do índio, Isabela Nascimento Santos. Belinha como carinhosamente é chamada por todos é filha do jovem casal, Ana Paula Nascimento e Cassio Santos. Meus parabéns e sempre feliz...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1005