Por 3 a 0, desembargadores do TRF4 mantêm condenação de Lula no caso triplex

BRASIL, 24 de Jan de 2018 - Vista 29 vezes.

Os desembargadores entenderam que a sentença de Moro é válida. E também aumentaram a pena do ex-presidente de 9 anos e meio de prisão para 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado pelos crimes citados,

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagem: Reprodução


Os três desembargadores da 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre, votaram hoje (24) pela manutenção da condenação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do triplex no Guarujá, no São Paulo. Os magistrados negaram o recurso da defesa de Lula contra sentença aplicada pelo juiz Sérgio Moro, em primeira instância pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
 

Os desembargadores entenderam que a sentença de Moro é válida. E também aumentaram a pena do ex-presidente de 9 anos e meio de prisão para 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado pelos crimes citados, acolhendo pedido do Ministério Público Federal (MPF). 
 

Para o juiz federal Sérgio Moro, ficou provado nos autos que o ex-presidente e a ex-primeira-dama Marisa Letícia eram de fato os proprietários do imóvel e que as reformas executadas no triplex pela empresa OAS provam que o apartamento era destinado a Lula e faziam parte do pagamento de propina ao ex-presidente por ter beneficiado a empreiteira em contratos com a Petrobras.
 

No recurso, a defesa alegou que a análise de Moro foi “parcial e facciosa” e “descoberta de qualquer elemento probatório idôneo”. Os advogados afirmaram que um conjunto de equívocos justificava a nulidade da condenação. Para a defesa, o juiz teria falhado ao definir a pena com base apenas na “narrativa isolada” do ex-presidente da OAS José Adelmário Pinheiro Filho, conhecido como Léo Pinheiro, sobre o que os advogados consideram “um fantasioso caixa geral de propinas” e a suposta compra e reforma do imóvel.

 

Julgamento



Imagem: Reprodução


 

O julgamento começou às 8h30 com a apresentação do relatório do desembargador João Pedro Gebran Neto. Ele fez um resumo da ação  e negou questão de ordem apresentada pela defesa que pedia mais tempo de fala.
 

Depois, o procurador regional da República Maurício Gotardo Gerum, teve 30 minutos para se manifestar. Ele afirmou que o ex-chefe do Executivo se corrompeu e que a defesa não conseguiu apresentar qualquer elemento probatório consistente que afastasse a acusação dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. “Lamentavelmente, Lula se corrompeu”, resumiu.
 

O advogado de Lula, Cristiano Zanin, afirmou, durante julgamento, que o processo é nulo e que, na sentença, não foi feita prova da culpa, mas, sim, da inocência do ex-presidente. Na alegação, Zanin apontou uma série de inconsistências no processo.
 

Depois, os desembargadores iniciaram a leitura dos votos. O primeiro foi o relator, João Pedro Gebran Neto, que votou pela condenação de Lula e o aumento da pena de 9 anos e 6 meses de prisão para para 12 anos e um mês de reclusão. Para o desembargador, a pena de Lula deve ser cumprida em regime fechado. Em relação ao ex-executivo da OAS Agenor Franklin, o relator propôs a redução da pena de 6 anos de prisão em regime fechado, para 1 ano, 10 meses e 7 dias de reclusão, em regime aberto. A pena do ex-presidente da empreiteira da OAS, José Aldemário Pinheiro Filho, o Léo Pinheiro, foi mantida em 3 anos, 6 meses e 20 dias de reclusão, em regime inicial semiaberto.
 

O revisor, Leandro Paulsen, votou em seguida. Ele acompanhou o relator e  também manteve a condenação de Lula e aumento da pena. Com isso, o placar ficou em 2 a 0, o que significa maioria no tribunal para manutenção da condenação de Lula. Paulsen disse, no entanto, que a pena só deve ser cumprida após todos os recursos "serem exauridos na segunda instância". 
 

O terceiro e último a votar foi o desembargador Victor dos Santos Laus, que também manteve a condenação e aumento da pena. 



ItapebiAcontece com Agência Brasil

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Liderança de caminhoneiros: protesto só para quando isenção virar lei

A paralisação entrou no quarto dia com aumento de bloqueios pelo país

BRASIL, 24 de Mai de 2018

Avião da FAB cai durante treinamento no Rio de Janeiro

Os pilotos conseguiram ejetar a aeronave antes de o jato atingir o solo, segundo motoristas que presenciaram o acidente

BRASIL, 24 de Mai de 2018

Aeroportos só têm combustível para hoje, diz relatório

Relatório do Nago refere-se apenas a aeroportos administrados pela Infraero; outros, sob responsabilidade de empresas privadas, também já restringiram serviços

BRASIL, 23 de Mai de 2018

Greve continua: Temer pede trégua de 3 dias e caminhoneiros negam

Categoria planeja manter manifestação pelo menos até sexta-feira

BRASIL, 23 de Mai de 2018

Bandidos invadem casa de Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli em SP

Riccelli explicou apenas que o "boletim de ocorrência não foi registrado", e evitou dar mais detalhes sobre o ocorrido; casal passa bem

FAMOSOS, 23 de Mai de 2018

Vice-prefeito morre a tiros dentro da própria casa

Ionildo da Silva Pereira, de 51 anos, teria reagido a um assalto

BRASIL, 23 de Mai de 2018

Feriado municipal suspende funcionamento do Posto SAC Eunápolis nesta quinta-feira

A unidade retoma as atividades normalmente na sexta-feira (25), de 7h às 13h.

REGIÃO, 23 de Mai de 2018

Caminhoneiros protestam contra alta do diesel e fecham rodovias na Bahia; confira

Há manifestações registradas em diversas regiões do estado.

BRASIL, 23 de Mai de 2018

Lotéricas da Bahia deixarão de realizar pagamentos de contas de energia

Decisão foi tomada após um impasse na negociação de tarifas entre a Coelba e a Caixa Econômica Federal

OUTRAS NOTICIAS, 23 de Mai de 2018

Comandante da 7ª CIPM-Eunápolis Major Ribeiro é promovido ao posto de Tenente-coronel

No Comando da 7ª CIPM, o Tenente-coronel é responsável pela segurança e policiamento dos municípios de Eunápolis, Itabela, Guaratinga, Itagimirim e Itapebi. (Imagens:...

REGIÃO, 23 de Mai de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • Aniversariando!

    É festa no olhar de todas as pessoas que têm um abraço para lhe ofertar, e uma palavra de carinho para lhe dedicar. Você merece, e os homenageados de hoje somos todos nós que temos a sua amizade. Aniversaria nesta quinta-feira (24) Joana Francisca Garcia, (Sussú). Sussú é servidora pública lotada na secretaria de saúde de Itapebi e trabalha na recepção do Posto de Saúde da Família (PSF) Joathan Cardoso Ribeiro na cidade...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1019