Vírus da febre amarela é detectado na urina e no sêmen

BRASIL, 09 de Fev de 2018 - Vista 7 vezes.

O vírus foi diagnosticado quase um mês após a infecção no xixi e no sêmen. Ganhamos um exame confiável, mas será que achamos mais uma forma de transmissão?

Twitter: @Itapebiacontece

Imagem: Reprodução




Os protocolos de diagnóstico da febre amarela podem ser alterados a partir de uma descoberta do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Os pesquisadores descobriram a presença do vírus na urina e sêmen de um paciente que sobreviveu à doença, um mês após a infecção.

Os dados revelam que os atuais exames de sangue podem ser substituídos por um exame menos evasivo. A descoberta também indica que o contágio pode acontecer a partir de relações sexuais, como o do zika vírus.

A pesquisa, entretanto, indica que a possibilidade dessa contaminação é baixa. O estudo foi publicado na revista “Emerging Infectious Diseases”, sobre a possibilidade de transmissão por relações sexuais.

O diagnóstico através de exame de urina pode ajudar no controle da doença. A descoberta de que o vírus persiste no organismo do paciente por um longo tempo não traz danos para a pessoa infectada.

O período de transmissibilidade tem início entre 24 e 48 horas antes do aparecimento dos sintomas e se encerra entre 3 e 5 dias após a manifestação da doença.
Os sintomas incluem febre alta, calafrios, dores de cabeça e no corpo, náusea e vômito, e desaparecem em poucos dias. Mas uma pequena parcela dos casos evolui para a chamada fase tóxica, mais grave, que mata metade dos pacientes num período de sete a dez dias.

O paciente estudado pelos pesquisadores é um morador de São Paulo de 65 anos, que viajou para Januária, em Minas Gerais, no dia 28 de dezembro de 2016, e para uma área rural em São Paulo em 3 de janeiro de 2017. Três dias depois, ele apresentou febre, calafrios, dores no corpo e náusea.
Nos três dias seguintes, os sintomas se agravaram, com dores de cabeça, vômitos, prostração e urina escura. No dia 9, foi admitido num hospital em Januária, onde o diagnóstico de dengue foi descartado. No retorno à São Paulo, ele foi encaminhado para um hospital de referência para doenças infecciosas.

Como já havia passado um longo período desde o surgimento dos sintomas, os exames de sangue e plasma deram negativos, mas a análise da urina detectou a presença do RNA do vírus. No dia 27 de janeiro foram coletadas amostras de sangue, urina e sêmen, sendo que nos dois últimos os resultados foram positivos.



ItapebiAcontece

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Pressionada para pautar caso de Lula, Cármen Lúcia estaria isolada

Ministra teria restringido reuniões com colegiado e número de conselheiros

POLÍTICA, 25 de Fev de 2018

Ligações de fixo para celular ficam mais baratas a partir deste domingo

Reajuste nas tarifas será de até 12,75%.

TECNOLOGIA, 25 de Fev de 2018

Policiais prendem maior traficante de armas do Brasil; homem morava em Miami

Frederick Barbieri fugiu para os EUA em 2010. Em maio do ano passado ele enviou 60 fuzis para o Rio, mas a carga foi interceptada no Galeão.

BRASIL, 24 de Fev de 2018

Estuprador diz não se lembrar de que estuprou bebê de quatro meses

O empenho de dois policiais militares, que conheciam bem a região de Boca do Córrego, zona rural de Belmonte, foi decisivo para a captura.

POLÍCIA, 24 de Fev de 2018

Estuprador de Santa Maria Eterna é preso em Boca do Córrego por populares

Centenas de pessoas estavam em volta do veículo, comemorando a prisão. Rairone está amarrado dentro de um carro.(Imagens: Internautas do ItapebiAcontece via WhatsApp)

POLÍCIA, 23 de Fev de 2018

Meirelles admite disputar Presidência contra Temer

Para Meirelles, a participação de Temer “não invalidaria” sua candidatura, mas apenas elevaria as alternativas no centro político.

BRASIL, 23 de Fev de 2018

Deputado Jânio Natal mais uma Vez critica más condições da BR-367 em Porto Seguro

ESTRADA PORTO SEGURO/CABRÁLIA: MUITO DESCASO E POUCA VERGONHA!

REGIÃO, 23 de Fev de 2018

Jornalista comemora que filha com síndrome rara é aprovada em Medicina

Com 20 anos, Giovanna já foi submetida a dez cirurgias em 15 anos

FAMOSOS, 23 de Fev de 2018

Bomba! Procurador pede rebaixamento do Vitória à Série B do Campeonato Baiano

Vitória além de encerrar a partida, prejudicou diretamente o Jequié e o Fluminense de Feira. Por essa razão,

ESPORTES, 22 de Fev de 2018

Uldurico Jr. nega interesse em migrar de partido: 'Eu nunca quis ir para o PR

"Eu nunca quis ir para o PR. Eu nunca pedi pra Ronaldo [Carletto] pra ir e Ronaldo nunca me convidou"

POLÍTICA, 22 de Fev de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • DADOS DO MUNICÍPIO DE ITAPEBI

    Fundação 14 de agosto de 1958 (58 anos)- Gentílico- itapebiense Prefeito- Juarez da Silva Oliveira(Peba) (PP) (2017–2020)- Vice-prefeito – Claudio Henrique Ferreira de Carvalho (PR)- Câmara de Vereadores (09) - Herlemilson Caldas Pereira (PDT), Cleide Moreira do Nascimento (PTN), Cristiano Pereira da Silva (PRTB), Damiao Teixeira Silva (PRTB), Roberley Barbosa de Brito (PSL), Leonardo Ribeiro dos Santos (PSB), Paulo Henrique...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 981