Vírus da febre amarela é detectado na urina e no sêmen

BRASIL, 09 de Fev de 2018 - Vista 13 vezes.

O vírus foi diagnosticado quase um mês após a infecção no xixi e no sêmen. Ganhamos um exame confiável, mas será que achamos mais uma forma de transmissão?

Twitter: @Itapebiacontece

Imagem: Reprodução




Os protocolos de diagnóstico da febre amarela podem ser alterados a partir de uma descoberta do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Os pesquisadores descobriram a presença do vírus na urina e sêmen de um paciente que sobreviveu à doença, um mês após a infecção.

Os dados revelam que os atuais exames de sangue podem ser substituídos por um exame menos evasivo. A descoberta também indica que o contágio pode acontecer a partir de relações sexuais, como o do zika vírus.

A pesquisa, entretanto, indica que a possibilidade dessa contaminação é baixa. O estudo foi publicado na revista “Emerging Infectious Diseases”, sobre a possibilidade de transmissão por relações sexuais.

O diagnóstico através de exame de urina pode ajudar no controle da doença. A descoberta de que o vírus persiste no organismo do paciente por um longo tempo não traz danos para a pessoa infectada.

O período de transmissibilidade tem início entre 24 e 48 horas antes do aparecimento dos sintomas e se encerra entre 3 e 5 dias após a manifestação da doença.
Os sintomas incluem febre alta, calafrios, dores de cabeça e no corpo, náusea e vômito, e desaparecem em poucos dias. Mas uma pequena parcela dos casos evolui para a chamada fase tóxica, mais grave, que mata metade dos pacientes num período de sete a dez dias.

O paciente estudado pelos pesquisadores é um morador de São Paulo de 65 anos, que viajou para Januária, em Minas Gerais, no dia 28 de dezembro de 2016, e para uma área rural em São Paulo em 3 de janeiro de 2017. Três dias depois, ele apresentou febre, calafrios, dores no corpo e náusea.
Nos três dias seguintes, os sintomas se agravaram, com dores de cabeça, vômitos, prostração e urina escura. No dia 9, foi admitido num hospital em Januária, onde o diagnóstico de dengue foi descartado. No retorno à São Paulo, ele foi encaminhado para um hospital de referência para doenças infecciosas.

Como já havia passado um longo período desde o surgimento dos sintomas, os exames de sangue e plasma deram negativos, mas a análise da urina detectou a presença do RNA do vírus. No dia 27 de janeiro foram coletadas amostras de sangue, urina e sêmen, sendo que nos dois últimos os resultados foram positivos.



ItapebiAcontece

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Liderança de caminhoneiros: protesto só para quando isenção virar lei

A paralisação entrou no quarto dia com aumento de bloqueios pelo país

BRASIL, 24 de Mai de 2018

Avião da FAB cai durante treinamento no Rio de Janeiro

Os pilotos conseguiram ejetar a aeronave antes de o jato atingir o solo, segundo motoristas que presenciaram o acidente

BRASIL, 24 de Mai de 2018

Aeroportos só têm combustível para hoje, diz relatório

Relatório do Nago refere-se apenas a aeroportos administrados pela Infraero; outros, sob responsabilidade de empresas privadas, também já restringiram serviços

BRASIL, 23 de Mai de 2018

Greve continua: Temer pede trégua de 3 dias e caminhoneiros negam

Categoria planeja manter manifestação pelo menos até sexta-feira

BRASIL, 23 de Mai de 2018

Bandidos invadem casa de Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli em SP

Riccelli explicou apenas que o "boletim de ocorrência não foi registrado", e evitou dar mais detalhes sobre o ocorrido; casal passa bem

FAMOSOS, 23 de Mai de 2018

Vice-prefeito morre a tiros dentro da própria casa

Ionildo da Silva Pereira, de 51 anos, teria reagido a um assalto

BRASIL, 23 de Mai de 2018

Feriado municipal suspende funcionamento do Posto SAC Eunápolis nesta quinta-feira

A unidade retoma as atividades normalmente na sexta-feira (25), de 7h às 13h.

REGIÃO, 23 de Mai de 2018

Caminhoneiros protestam contra alta do diesel e fecham rodovias na Bahia; confira

Há manifestações registradas em diversas regiões do estado.

BRASIL, 23 de Mai de 2018

Lotéricas da Bahia deixarão de realizar pagamentos de contas de energia

Decisão foi tomada após um impasse na negociação de tarifas entre a Coelba e a Caixa Econômica Federal

OUTRAS NOTICIAS, 23 de Mai de 2018

Comandante da 7ª CIPM-Eunápolis Major Ribeiro é promovido ao posto de Tenente-coronel

No Comando da 7ª CIPM, o Tenente-coronel é responsável pela segurança e policiamento dos municípios de Eunápolis, Itabela, Guaratinga, Itagimirim e Itapebi. (Imagens:...

REGIÃO, 23 de Mai de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • Aniversariando!

    É festa no olhar de todas as pessoas que têm um abraço para lhe ofertar, e uma palavra de carinho para lhe dedicar. Você merece, e os homenageados de hoje somos todos nós que temos a sua amizade. Aniversaria nesta quinta-feira (24) Joana Francisca Garcia, (Sussú). Sussú é servidora pública lotada na secretaria de saúde de Itapebi e trabalha na recepção do Posto de Saúde da Família (PSF) Joathan Cardoso Ribeiro na cidade...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1019