Vírus da febre amarela é detectado na urina e no sêmen

BRASIL, 09 de Fev de 2018 - Vista 25 vezes.

O vírus foi diagnosticado quase um mês após a infecção no xixi e no sêmen. Ganhamos um exame confiável, mas será que achamos mais uma forma de transmissão?

Twitter: @Itapebiacontece

Imagem: Reprodução




Os protocolos de diagnóstico da febre amarela podem ser alterados a partir de uma descoberta do Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Os pesquisadores descobriram a presença do vírus na urina e sêmen de um paciente que sobreviveu à doença, um mês após a infecção.

Os dados revelam que os atuais exames de sangue podem ser substituídos por um exame menos evasivo. A descoberta também indica que o contágio pode acontecer a partir de relações sexuais, como o do zika vírus.

A pesquisa, entretanto, indica que a possibilidade dessa contaminação é baixa. O estudo foi publicado na revista “Emerging Infectious Diseases”, sobre a possibilidade de transmissão por relações sexuais.

O diagnóstico através de exame de urina pode ajudar no controle da doença. A descoberta de que o vírus persiste no organismo do paciente por um longo tempo não traz danos para a pessoa infectada.

O período de transmissibilidade tem início entre 24 e 48 horas antes do aparecimento dos sintomas e se encerra entre 3 e 5 dias após a manifestação da doença.
Os sintomas incluem febre alta, calafrios, dores de cabeça e no corpo, náusea e vômito, e desaparecem em poucos dias. Mas uma pequena parcela dos casos evolui para a chamada fase tóxica, mais grave, que mata metade dos pacientes num período de sete a dez dias.

O paciente estudado pelos pesquisadores é um morador de São Paulo de 65 anos, que viajou para Januária, em Minas Gerais, no dia 28 de dezembro de 2016, e para uma área rural em São Paulo em 3 de janeiro de 2017. Três dias depois, ele apresentou febre, calafrios, dores no corpo e náusea.
Nos três dias seguintes, os sintomas se agravaram, com dores de cabeça, vômitos, prostração e urina escura. No dia 9, foi admitido num hospital em Januária, onde o diagnóstico de dengue foi descartado. No retorno à São Paulo, ele foi encaminhado para um hospital de referência para doenças infecciosas.

Como já havia passado um longo período desde o surgimento dos sintomas, os exames de sangue e plasma deram negativos, mas a análise da urina detectou a presença do RNA do vírus. No dia 27 de janeiro foram coletadas amostras de sangue, urina e sêmen, sendo que nos dois últimos os resultados foram positivos.



ItapebiAcontece

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Polícia apreende avião utilizado para transporte de drogas e ouro no interior da Bahia

A operação foi realizada por equipes da 10ª Coorpin, Draco, DRFR e DTE,

REGIÃO, 21 de Out de 2018

Em regime semiaberto, goleiro Bruno é flagrado com mulheres e bebidas na prisão

No início do mês, a Justiça mineira concedeu a Bruno a diminuição de 24 dias da sua pena por trabalho, estudo e leitura.

BRASIL, 20 de Out de 2018

Apreendidos adolescentes de 14 e17 anos suspeitos de matarem professor no sul da Bahia

Caso ocorreu em Jucuruçu. Dupla confessou crime à polícia e disse que vítima estava acusando um deles de ter roubado celular.

REGIÃO, 20 de Out de 2018

Vaqueiro se passava por policial para estuprar mulheres na Bahia

Suspeito é procurado pela polícia

BAHIA, 19 de Out de 2018

Professor é morto a facadas em fazenda no sul da Bahia

Crime aconteceu no Distrito de Monte Azul, localizado em Jucuruçu. Não há informações de suspeitos ou motivação do crime.

REGIÃO, 19 de Out de 2018

No Sul Baiano Mulher é morta a tiros dentro de casa

Segundo polícia, vítima tinha 30 anos e foi identificada como Nayara Monteiro Mobley Scolfield Souza.Crime ocorreu no centro da cidade de Caravelas.

REGIÃO, 18 de Out de 2018

Dois delegados e cinco agentes da Polícia Civil são presos no Rio

Investigação usou interceptação de conversas telefônicas autorizadas pela Justiça, análise de dados, colaboração premiada, infiltração e diligências de campo

POLÍCIA, 18 de Out de 2018

Cruzeiro é campeão da Copa do Brasil 2018

Em um jogo marcado por polêmicas com o árbitro de vídeo (VAR), a Raposa venceu o Corinthians por 2 a 1, em plena Arena, e garantiu a taça.

ESPORTES, 18 de Out de 2018

Psicólogo especialista em ideação suicida ministra palestra em Itapebi

Apoio do Secretário de Saúde, Sérgio Murilo e da Secretária de Assistência Social Jairene Botelho. ( Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

ITAPEBI, 17 de Out de 2018

Congresso derruba veto ao aumento do piso salarial de agentes comunitários de saúde

Senadores e deputados que usaram a palavra durante a votação da matéria defenderam a derrubada do veto.

BRASIL, 17 de Out de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • DADOS DO MUNICÍPIO DE ITAPEBI

    Fundação 14 de agosto de 1958 (60 anos)- Gentílico- itapebiense Prefeito- Juarez da Silva Oliveira(Peba) (PP) (2017–2020)- Vice-prefeito; Claudio Henrique Ferreira de Carvalho (PR)- Câmara de Vereadores (09) - Herlemilson Caldas Pereira (PDT), Cleide Moreira do Nascimento (PTN), Cristiano Pereira da Silva (PRTB), Damiao Teixeira Silva (PRTB), Roberley Barbosa de Brito (PSL), Leonardo Ribeiro dos Santos (PSB), Paulo Henrique...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1071