Marco Aurélio será o relator da denúncia que acusa Jair Bolsonaro de racismo

POLÍTICA, 16 de Abr de 2018 - Vista 35 vezes.

Na peça, a procuradora-geral, Raquel Dodge, avalia a conduta de Bolsonaro como “ilícita, inaceitável e severamente reprovável”. (Crédito: IGO ESTRELA/ESTADÃO CONTEÚDO/AE)

Twitter: @ItapebiAcontece



O deputado Jair Bolsonaro (Crédito: IGO ESTRELA/ESTADÃO CONTEÚDO/AE)



O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi definido como relator da denúncia contra o deputado Jair Bolsonaro, pré-candidato do PSL à Presidência, acusado de racismo pela Procuradoria-geral da República (PGR) na semana passada.
 

O ministro é membro da Primeira Turma da Corte, que deverá analisar a denúncia, junto de Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux. Ainda não há previsão para a acusação ser julgada.

A procuradoria denuncia o pré-candidato por racismo contra quilombolas, indígenas, refugiados, mulheres e LGBTs. De acordo com a PGR, em uma palestra no Clube Hebraica do Rio de Janeiro, em abril de 2017, Jair Bolsonaro, em pouco mais de uma hora de discurso, “usou expressões de cunho discriminatório, incitando o ódio e atingindo diretamente vários grupos sociais”.
 

Na peça, a procuradora-geral, Raquel Dodge, avalia a conduta de Bolsonaro como “ilícita, inaceitável e severamente reprovável”. “A conduta do denunciado atingiu bem jurídico constitucionalmente protegido e que transcende a violação dos direitos constitucionais específicos dos grupos diretamente atingidos com a suas manifestações de incitação ao ódio e à discriminação para revelar violação a interesse difuso de toda sociedade, constitucionalmente protegido”.

Se condenado, Bolsonaro poderá cumprir pena de reclusão de 1 a 3 anos. A procuradora-geral pede ainda o pagamento mínimo de R$ 400 mil por danos morais coletivos. Procurado pela reportagem quando a denúncia foi ofertada, o deputado disse que não quis ofender ninguém.

“Se faz brincadeira hoje em dia, tudo é ódio, tudo é preconceito. Se eu chamo você de quatro olhos, de gordo, não estou ofendendo os gordos do Brasil. Eles querem fazer o que na Alemanha já existe: tipificar o crime de ódio. Para mim pode ser, e pra você pode não ser”, disse o parlamentar na ocasião. “Tanta coisa importante para o Brasil, para o Judiciário se debruçar e vai ficar em cima de uma brincadeira dessa”.

O parlamentar já é réu em duas ações que tramitam no STF, ambas sob relatoria do ministro Luiz Fux. Numa delas, Bolsonaro é acusado por injúria e apologia ao crime. A autora é a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), sobre quem Bolsonaro declarou, em 2014, que “não estupraria a deputada porque ela não mereceria”. A outra denúncia é do Ministério Público Federal (MPF), que enxerga, na conduta do deputado, incitação ao crime de estupro.


ItapebiAcontece / Estadão Conteúdo

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Abertura do Natal em família reúne centenas de pessoas para a chegada do Papai Noel

A ação faz parte das comemorações alusivas ao Natal em Itapebi, iniciadas nesta sexta-feira (14). (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

ITAPEBI, 15 de Dez de 2018

MP contesta indenização de R$ 400 mil a empresa de ônibus de Eunápolis

Segundo o promotor de Justiça Dinalmari Mendonça, autor da recomendação, o projeto foi aprovado no último dia 6 pela Câmara de Vereadores e autorizou sem base em...

REGIÃO , 14 de Dez de 2018

Prazo de implementação das placas do Mercosul na Bahia é novamente prorrogado

Novas placas estavam previstas para entrar em vigor no estado em 3 de dezembro. Data foi adiada para 17 de dezembro e, nesta sexta, foi prorrogada para 24.

BAHIA, 14 de Dez de 2018

Justiça decreta prisão preventiva do médium João de Deus

Acusado em mais de 300 denúncias por estupro, assédio e pedofilia, o médium já está sendo procurado pela polícia

POLÍCIA, 14 de Dez de 2018

Bahia tem 255 cidades em alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya diz MS

Levantamento foi divulgado pelo órgão nesta quarta-feira (12). Salvador está entre os 186 municípios em alerta.

Saúde, 14 de Dez de 2018

Moro diz que lamenta ter sido autor da condenação de Lula

Em entrevista à Band, futuro ministro da Justiça disse que ex-presidente petista fez coisas boas, mas também erradas

BRASIL, 14 de Dez de 2018

Itapebi: Coelba só restabelece energia elétrica em ruas do Bairro Novo após 6 dias

Moradores sem energia elétrica nas ruas 1 e 3 tem prejuízos com os alimentos que perderam nas geladeiras. (Fotos:Arnaldo Alves /ItapebiAcontece e Internautas )

OUTRAS NOTICIAS, 13 de Dez de 2018

Atlético-PR vence Junior nos pênaltis e leva 1º título internacional

Equipe não decepcionou a torcida que lotou a Arena da Baixada

ESPORTES, 13 de Dez de 2018

'Se tiver algo errado, que paguemos', diz Bolsonaro sobre Coaf

Presidente eleito comentou o assunto em uma transmissão ao vivo feita no Facebook, nesta quarta-feira (12)

BRASIL, 13 de Dez de 2018

Homem ameaça Bolsonaro com arma e é preso em Pernambuco

Em um vídeo postado nas redes sociais, o suspeito, que não teve a identidade revelada, xinga o capitão da reserva e diz que vai matá-lo. Imagem: Reprodução

BRASIL, 12 de Dez de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • Os 15 anos da minha afilhada Gabi

    Minha linda afilhada Gabriela, pensar que já se passaram 15 anos desde que você chegou ao mundo é realmente impressionante. Hoje você já está uma mocinha que enche de orgulho e alegria os corações da família que tanto a ama. Espero que pela vida fora continue sempre fiel a você mesma e que nunca perca esse sorriso tão lindo. Que a vida seja meiga com você, mas quando não for que você saiba responder à altura aos desafios que ela...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1088