Marco Aurélio será o relator da denúncia que acusa Jair Bolsonaro de racismo

POLÍTICA, 16 de Abr de 2018 - Vista 12 vezes.

Na peça, a procuradora-geral, Raquel Dodge, avalia a conduta de Bolsonaro como “ilícita, inaceitável e severamente reprovável”. (Crédito: IGO ESTRELA/ESTADÃO CONTEÚDO/AE)

Twitter: @ItapebiAcontece



O deputado Jair Bolsonaro (Crédito: IGO ESTRELA/ESTADÃO CONTEÚDO/AE)



O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi definido como relator da denúncia contra o deputado Jair Bolsonaro, pré-candidato do PSL à Presidência, acusado de racismo pela Procuradoria-geral da República (PGR) na semana passada.
 

O ministro é membro da Primeira Turma da Corte, que deverá analisar a denúncia, junto de Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux. Ainda não há previsão para a acusação ser julgada.

A procuradoria denuncia o pré-candidato por racismo contra quilombolas, indígenas, refugiados, mulheres e LGBTs. De acordo com a PGR, em uma palestra no Clube Hebraica do Rio de Janeiro, em abril de 2017, Jair Bolsonaro, em pouco mais de uma hora de discurso, “usou expressões de cunho discriminatório, incitando o ódio e atingindo diretamente vários grupos sociais”.
 

Na peça, a procuradora-geral, Raquel Dodge, avalia a conduta de Bolsonaro como “ilícita, inaceitável e severamente reprovável”. “A conduta do denunciado atingiu bem jurídico constitucionalmente protegido e que transcende a violação dos direitos constitucionais específicos dos grupos diretamente atingidos com a suas manifestações de incitação ao ódio e à discriminação para revelar violação a interesse difuso de toda sociedade, constitucionalmente protegido”.

Se condenado, Bolsonaro poderá cumprir pena de reclusão de 1 a 3 anos. A procuradora-geral pede ainda o pagamento mínimo de R$ 400 mil por danos morais coletivos. Procurado pela reportagem quando a denúncia foi ofertada, o deputado disse que não quis ofender ninguém.

“Se faz brincadeira hoje em dia, tudo é ódio, tudo é preconceito. Se eu chamo você de quatro olhos, de gordo, não estou ofendendo os gordos do Brasil. Eles querem fazer o que na Alemanha já existe: tipificar o crime de ódio. Para mim pode ser, e pra você pode não ser”, disse o parlamentar na ocasião. “Tanta coisa importante para o Brasil, para o Judiciário se debruçar e vai ficar em cima de uma brincadeira dessa”.

O parlamentar já é réu em duas ações que tramitam no STF, ambas sob relatoria do ministro Luiz Fux. Numa delas, Bolsonaro é acusado por injúria e apologia ao crime. A autora é a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS), sobre quem Bolsonaro declarou, em 2014, que “não estupraria a deputada porque ela não mereceria”. A outra denúncia é do Ministério Público Federal (MPF), que enxerga, na conduta do deputado, incitação ao crime de estupro.


ItapebiAcontece / Estadão Conteúdo

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Municípios têm queda de 13% na receita do FPM

“Essa queda brusca dificulta qualquer intenção das prefeituras em manter um planejamento ou uma gestão equilibrada”, afirma Eures Ribeiro, presidente da União dos...

BAHIA, 19 de Abr de 2018

Itapebi: Escola Eulina Suzart comemora dia do Índio com índios tupinambás e pataxós

O fato negativo é que não havia ninguém no evento tão importante representando as secretarias de educação e cultura do município. (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

ITAPEBI, 19 de Abr de 2018

Onde economizar: confira os aparelhos que mais consomem energia elétrica

Com a energia 17% mais cara, CORREIO da dicas para reduzir o consumo e evitar o impacto do aumento na conta de luz

BAHIA, 19 de Abr de 2018

Oito suspeitos de tráfico de drogas são presos em operação no Sul da Bahia

Batizada de 'Sarampo', ação ocorreu no município de Camacan, no sul do estado.

REGIÃO, 18 de Abr de 2018

Governo lança primeiro programa público de internação domiciliar 24h pelo SUS da Bahia

A internação domiciliar 24h amplia o modelo que vinha sendo adotado, até então, que oferecia apenas atendimentos pontuais de médicos, fisioterapia e enfermagem, passando...

BAHIA, 18 de Abr de 2018

Itapebi: iniciada borrifação de inseticida contra Aedes nas áreas de maior infestação

Por determinação expressa do prefeito Juarez Silva Oliveira, a secretaria de saúde viabilizou equipe de combates às endemias do centro de controle da dengue, para...

ITAPEBI, 18 de Abr de 2018

Após virar réu, Aécio pode ficar fora das eleições? Entenda

STF aceitou denúncia da PGR contra o senador, nessa terça-feira (17), por corrupção passiva e obstrução da Justiça

POLÍTICA, 18 de Abr de 2018

Bahia registra aumento de 50,6% em ataques de escorpiões

Os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Centro Antiveneno (Ciave) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

BAHIA, 18 de Abr de 2018

Polícia Civil diz que investiga furtos de objetos de Lula em Curitiba

Conforme nota do órgão, o crime ocorreu na madrugada desta terça-feira, 17, na Alameda Júlia da Costa, no centro de Curitiba.

BRASIL, 17 de Abr de 2018

Tarifa de energia sobe 17,22% na Bahia a partir de domingo (22)

Este percentual de reajuste vale para consumidores residenciais

BAHIA, 17 de Abr de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • Aniversariando!

    Tenha um dia muito alegre Isabela, cheio de surpresas boas e muitos presentes gostosos. Que essa data se repita por muitos e muitos anos, e que por todos eles você continue sorrindo dessa forma tão doce e sublime. Aniversaria nesta quinta-feira (19), dia do índio, Isabela Nascimento Santos. Belinha como carinhosamente é chamada por todos é filha do jovem casal, Ana Paula Nascimento e Cassio Santos. Meus parabéns e sempre feliz...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1005