Lula explica por que quer ser candidato em artigo ao “Le Monde”

POLÍTICA, 17 de Mai de 2018 - Vista 33 vezes.

Estas eleições “serão democráticas apenas se todas as forças políticas puderem participar delas de forma livre e justa”, defende Lula, apresentando sua candidatura como “uma proposta para que o Brasil encontre o caminho da inclusão social, do diálogo democrático, da soberania nacional e do crescimento econômico para a construção de um país mais justo e solidário”.

Twitter: @ItapebiAcontece



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante missa em São Bernardo do Campo, em 7 de abril de 2018 - AFP



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou a “farsa judiciária” da qual se diz vítima após ser preso por “corrupção”, e exigiu uma eleição presidencial “democrática”, com “todas as forças políticas” – incluindo a sua – em um artigo de opinião publicado nesta quinta-feira (17) pelo jornal francês “Le Monde”.
 

“Enquanto presidente, eu defendi, por todos os meios, a luta contra a corrupção e não aceito que me atribuam esse tipo de crime pelo viés de uma farsa judiciária”, escreveu Lula, condenado a 12 anos e um mês de prisão por corrupção e detido desde o início de abril, o que o impede de se candidatar à presidência nas eleições de outubro.
 

Estas eleições “serão democráticas apenas se todas as forças políticas puderem participar delas de forma livre e justa”, defende Lula, apresentando sua candidatura como “uma proposta para que o Brasil encontre o caminho da inclusão social, do diálogo democrático, da soberania nacional e do crescimento econômico para a construção de um país mais justo e solidário”.

 

“Eu sou candidato (…) porque sei que eu posso fazer de modo que o país retome o caminho da democracia e do desenvolvimento para nosso povo”, garante ele em um longo artigo de opinião, que soa como um discurso de campanha.
 

“Eu sou candidato para devolver aos pobres e aos excluídos sua dignidade, para garantir seus direitos e lhes dar esperança de uma vida melhor”, acrescenta Lula, que destaca o fato de “dominar, com uma forte margem, as pesquisas de intenções de voto no Brasil”.
 

“Ao curso dos oito anos, durante os quais eu governei este país, nós tiramos 36 milhões de pessoas da extrema miséria. Nosso país conheceu um prestígio internacional excepcional”, insistiu.
 

Hoje, “depois do golpe de Estado parlamentar, que abriu caminho para um programa neoliberal”, a taxa de desemprego atinge 13,1 %, contra 4,7 % em dezembro de 2014.
 

“A pobreza aumentou, a fome voltou a cercar, e as portas das universidades voltam a se fechar para os filhos da classe trabalhadora. Os investimentos para pesquisa despencam”, e o Brasil “se tornou um pária da política externa”.
 

“Candidato à presidência, eu prometi, eu lutei e eu mantive minha promessa para que todos os brasileiros tivessem o direito a três refeições por dia e não conhecessem a fome que eu conheci quando criança. Não submeti meu país e suas riquezas naturais aos interesses estrangeiros”, frisou Lula.



ItapebiAcontece - Isto É

 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Dione Custodio Dias - São Paulo - 17/05/2018

" A candidatura desse camarada LADRÃO é um disparate falta de respeito com o povo BRASILEIRO difícil é acreditar que ainda tem gente de votaria nesse DESAJUSTADO LADRÃO CORRUPTO MENTIROSO DISSIMULADO. "





*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Mais de 10 aeroportos estão sem combustível em todo o Brasil

Segundo a Infraero, o aeroporto JK, em Brasília, recebeu caminhões de combustível durante o sábado, mas os níveis continuam críticos.

BRASIL, 27 de Mai de 2018

Perdas com protestos de caminhoneiros superam R$ 10 bi em cinco dias

Só na quinta (24), as empresas aéreas brasileiras perderam R$ 50 milhões, segundo a Abear (que representa as grandes companhias do país).

BRASIL, 27 de Mai de 2018

Protestos de caminhoneiros entram no 6º dia na BA com interdições em rodovias federais

Diversas estradas estaduais e federais estão parcialmente interditadas. Mobilização nacional é contra a alta do preço do diesel.

BRASIL, 26 de Mai de 2018

Itapebi: Greve dos caminhoneiros entra no 6º dia; falta combustível e Legumes na feira

Com a greve dos caminhoneiros em todo o Brasil, o abastecimento dos tanques dos postos de combustíveis de Itapebi está paralisado desde terça-feira e neste sábado já...

REGIÃO, 26 de Mai de 2018

Pastor é condenado por estuprar amiga das filhas durante três anos

Mãe e a menina congregavam na igreja em que o homem pregava

BRASIL, 25 de Mai de 2018

Líder sindical acha que Temer 'piorou a situação' ao convocar Exército

Presidente solicitou ainda que os governadores que tomem a mesma medida para liberar estradas bloqueadas por caminhoneiros.

BRASIL, 25 de Mai de 2018

Canavieiras: Deputado Robinho apresentou moção e relembrou as origens da localidade

O parlamentar informa que a localidade tem suas origens a partir do território desmembrado de Ilhéus, com o nome de Imperial Vila de Canavieiras.

POLÍTICA, 25 de Mai de 2018

Conta de luz será mais cara em junho com bandeira vermelha

Aneel anunciou tarifa no patamar 2 – o mais alto

OUTRAS NOTICIAS, 25 de Mai de 2018

Governo pode usar Exército para liberar estradas

A medida, considerada extrema e indesejada, já vinha sendo avaliada pela área de inteligência e segurança do governo

BRASIL, 25 de Mai de 2018

Guaratinga: Pedaço de pedra se desprende do alto e provoca prejuízos na zona rural

O fato aconteceu no inicio da tarde desta quinta-feira (24), na propriedade rural do agricultor conhecido por “Adiney”, no município de Guaratinga.

REGIÃO, 25 de Mai de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • Aniversariando!

    É festa no olhar de todas as pessoas que têm um abraço para lhe ofertar, e uma palavra de carinho para lhe dedicar. Você merece, e os homenageados de hoje somos todos nós que temos a sua amizade. Aniversaria nesta quinta-feira (24) Joana Francisca Garcia, (Sussú). Sussú é servidora pública lotada na secretaria de saúde de Itapebi e trabalha na recepção do Posto de Saúde da Família (PSF) Joathan Cardoso Ribeiro na cidade...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1021