Mesmo com liminar do TST, petroleiros deflagram paralisação hoje

BRASIL, 30 de Mai de 2018 - Vista 20 vezes.

A FUP informou que não houve troca dos turnos da 0h nos terminais de Suape (PE) e de Paranaguá (PR). Segundo a federação, na Bacia de Campo os trabalhadores também aderiram à paralisação em diversas plataformas.

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagem: Reprodução




Ainda tentando se recuperar do desabastecimento provocado pela greve dos caminhoneiros, o Brasil passa a conviver a partir desta quarta-feira, 30, com o movimento grevista dos petroleiros, que estão divididos em duas federações. Uma das federações, a Federação Única dos Petroleiros (FUP), que congrega 14 sindicatos, anunciou greve de advertência por 72 horas, enquanto a Federação Nacional do Petroleiros (FNP), que reúne cinco sindicatos, convocou paralisação por tempo indeterminado.

Devido a uma derrota na justiça em uma greve realizada em 1991, os petroleiros são obrigados a manter pelo menos 30% da produção. Para tentar barrar a greve, o governo, através da Advocacia Geral da União (AGU) e da Petrobras, tentam no Tribunal Superior do Trabalho (TST) uma liminar para impedir a paralisação. As greves de petroleiros podem afetar a produção da Petrobras, mas geralmente não interrompem o abastecimento por conta dos estoques das distribuidoras. Segundo uma fonte de uma grande empresa do setor, por causa da greve dos caminhoneiros as distribuidoras estão com os estoques lotados, e, portanto, deverão atravessar a greve dos petroleiros sem problemas. 

Na greve de 1995, a maior realizada pela categoria, feita durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, a parada dos trabalhadores durou 32 dias e impactou o abastecimento do País, apesar do TST ter considerado o movimento abusivo no seu sétimo dia. Entre os petroleiros, a informação é de que se passar de cinco dias, será inevitável um impacto para a produção, mas a população não deve ser prejudicada. Em 2015, uma greve por reajuste salarial durou cerca de 20 dias e apesar de reduzir 5% da produção, não afetou o abastecimento por conta de estoques das distribuidoras.

"Mas não queremos afetar a população, queremos inclusive cumprir o que a AGU e a Petrobras pediram ao TST, que 100% dos trabalhadores da Petrobras mantenham as atividades, é isso que queremos, mas não é isso que está acontecendo", disse ao Broadcast, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, o diretor da FUP Simão Zanardi, lembrando que a pauta da greve pede o fim da venda de ativos da Petrobrás.

Os petroleiros pedem que a Petrobras volte a produzir 100% da capacidade em suas refinarias, o que não está ocorrendo, segundo Zanardi, por conta da política de preços da estatal, cujo fim também faz parte das reivindicações da categoria, por abrir espaço para importadores de combustíveis. Segundo ele, o parque de refino da Petrobras está operando com cerca de 60% e o número de importadoras de combustíveis passou de 40 em julho do ano passado, quando começou a nova política de preços, para 300 atualmente.

A FUP passou o dia em assembleias por todo o País para dar orientações sobre a greve de 72 horas, classificada como uma greve de advertência, que poderá passar a ser por tempo indeterminado em uma decisão que será tomada no dia 12 de junho. Já a FNP, que inicia amanhã greve por tempo indeterminado, fará uma avaliação diária se o movimento prossegue ou não, explicou a assessoria da entidade.

Desde segunda-feira, a FNP promove manifestações em unidades da Petrobras em vários estados, como o Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), no Rio; um terminal no Pará e na base de Urucu, no Amazonas.

A Petrobras informou em nota, que "foi notificada pelas entidades sindicais sobre paralisação nos dias 30/5, 31/5 e 1/6. A companhia tomará as medidas necessárias para garantir a continuidade das operações", limitou-se a dizer, sem explicar quais medidas serão tomadas.







ItapebiAcontece com Informações  e m.com



Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Coca-Cola ameaça deixar Brasil após mudanças de tributação

A empresa ameaça cortar 15 mil postos de trabalho caso as suas demandas não sejam atendidas

BRASIL, 21 de Ago de 2018

Homem é acusado de matar mulher grávida, duas filhas e esconder corpos

Christopher Watts afirma que estava saindo de casa quando viu Shannan estrangular a criança por um monitor de bebê instalado em seu quarto. (Imagem: Reprodução...

MUNDO, 21 de Ago de 2018

Operação da PF visa afastamento de prefeitos no Interior da Bahia

Além dos mandados no interior, há cumprimento em Salvador no bairro do Rio Vermelho.

BAHIA, 21 de Ago de 2018

Itapebi é o município da 8ª (DIRES) que mais vacinou contra Sarampo e Poliomielite

Os dados são referentes ao trabalho de vacinação realizado até o dia 18 de Agosto. Dia ‘D’ de vacinação.

ITAPEBI, 20 de Ago de 2018

Lula tem 37,3% e Bolsonaro, 18,8%, aponta pesquisa CNT/MDA

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 18 de agosto de 2018. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões do país.

POLÍTICA, 20 de Ago de 2018

Suspeito de matar companheira atropelada no sul da Bahia é preso em MG

Michele Leite Dias foi morta em Arraial D'Ajuda, no sul do estado. Investigações apontam que Adimilson Pereira da Silva, fugiu após a mulher morrer.

POLÍCIA, 20 de Ago de 2018

MANIFESTANTES FECHAM A BA-001 EM BELMONTE POR TEMPO INDETERMINADO

Só sairemos daqui quando o Governador Rui Costa cumprir a promessa que fez ao povo de Belmonte. (Fotos: Jornal de Belmonte)

REGIÃO, 20 de Ago de 2018

Oito pessoas são mortas durante operação do Exército na Penha

4.200 militares das Forças Armadas, 70 policiais civis e equipes especiais da PM atuam também nos Complexos do Alemão e da Maré

POLÍCIA, 20 de Ago de 2018

Eunápolis: Ex-prefeitos Neto Guerrieri e Flávio Baiôco apresentam seus candidatos

A “Corrente do Bem” além de Adolfo Viana e Jânio Natal está apoiando também irmão Lázaro para o senado. (Imagens: Ascom "Corrente do Bem"

POLÍTICA, 20 de Ago de 2018

Atlético-PR vence após início avassalador e Flamengo toma vareio 3x0

O Furacão, precisando da vitória em casa, começou a partida com maior posse de bola, tentando impor seu ritmo. O Flamengo tentava iniciar uma pressão, mas era bem...

ESPORTES, 19 de Ago de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • DADOS DO MUNICÍPIO DE ITAPEBI

    Fundação 14 de agosto de 1958 (58 anos)- Gentílico- itapebiense Prefeito- Juarez da Silva Oliveira(Peba) (PP) (2017–2020)- Vice-prefeito – Claudio Henrique Ferreira de Carvalho (PR)- Câmara de Vereadores (09) - Herlemilson Caldas Pereira (PDT), Cleide Moreira do Nascimento (PTN), Cristiano Pereira da Silva (PRTB), Damiao Teixeira Silva (PRTB), Roberley Barbosa de Brito (PSL), Leonardo Ribeiro dos Santos (PSB), Paulo...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1052