Itapebi: Muitos investigados pela PF suspeitos de desvio de verbas da saúde e educação

ITAPEBI, 31 de Mai de 2018 - Vista 145 vezes.

Foram cumpridos 21 mandados de busca, expedidos pela Justiça Federal de Eunápolis. Além de Itapebi, os mandados foram cumpridos nas cidades baianas de Floresta Azul, Itabuna, Ilhéus, Itororó, Teixeira de Freitas, Uruçuca, todas no sul do estado; Senhor do Bonfim, na região norte; e Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.

Twitter: @ItapebiAcontece


Foto: Arquivo ItapebiAcontece




Foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (30), uma operação para combater organização criminosa suspeita de desviar mais de R$ 3,2 milhões em verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os recursos eram repassados à prefeitura de Itapebi, município do extremo Sul Baiano.
 
Foram cumpridos 21 mandados de busca, expedidos pela Justiça Federal de Eunápolis. Além de Itapebi, os mandados foram cumpridos nas cidades baianas de Floresta Azul, Itabuna, Ilhéus, Itororó, Teixeira de Freitas, Uruçuca, todas no sul do estado; Senhor do Bonfim, na região norte; e Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.Todas essas cidades há investigados nos desvios de verbas de Itapebi.
 
De acordo com a investigação, um dos líderes do esquema criminoso era um médico. Por conta disso, a operação foi batizada “Juramento de Hipócrates”, porque o investigado quebrou o juramento de exercer a medicina com honra e para o bem da humanidade.
 
De acordo com publicação de site local, Em Itapebi, a PF visitou a casa do ex-secretário de saúde e atual de educação, Sidinei Teixeira, apreendendo uma fita Cassete e um Computador.

Já em Ilhéus, na casa do ex-secretário de Administração e Governo, Wellington da Silva Nunes, segundo ele informou ao ItapebiAcontece por telefone, nada foi apreendido, quando da chegada dos policiais federais em sua residência só estava lá à filha de 15 anos e uma irmã dele, Nunes disse inclusive que a policia investigou tudo em sua casa, abrindo até o seu cofre e que nada fora apreendido pelos federais.

Conforme informação de fonte, também foi visitada  pelos policiais federais na cidade de Senhor do Bonfim na região Norte do estado, a residência do ex-prefeito de Itapebi, o médico Francisco Antônio de Brito Filho, mas a fonte não informou se fora apreendida alguma coisa nesta visita. Em Itororó no sul baiano a Polícia Federal também esteve na residência do ex-secretário de Finanças de Itapebi, Abdias Argolo, e, em Vitória da Conquista no escritório do advogado Marco Adriano e de acordo com informações do advogado ao, ItapebiAcontece, os policiais levaram pasta de trabalho que ele tinha da época em que prestava serviços profissionais ao municipio de Itapebi.

Em Itabuna a policia Federal esteve também na casa do empresário da área de insumos e lixo, Fábio. A fonte informa que esse empresário estava envolvido com empresas contratadas e que faz parte  no processo que hora é investigado e que os investigados deverão prestar depoimento a Polícia Federal em Ilhéus nessa sexta-feira, 01 de junho.

Ainda de acordo com as informações, em Teixeira de Freitas extremo sul baiano, a residência que a Polícia Federal esteve investigando é onde mora o pai do empresário Fábio. A fonte afirma ainda que este empresário é dono de varias empresas ligadas ao processo investigatório e que uma delas está em nome de um "laranja" que sua profissão é pedreiro mas consta como proprietário.

Foto: Arquivo ItapebiAcontece



Ainda conforme a investigação, o esquema criminoso funcionava através da constituição médico e de empresas fictícias, que foram usadas pelos envolvidos para fraudar licitações realizadas pela prefeitura de Itapebi. Entre os processos licitatórios, estão aqueles destinados à aquisição de medicamentos e insumos hospitalares, merenda escolar e livros didáticos.  Está sendo também investigada a denúncia feita ao ministério Público Federal pelo ex-secretário de saúde, Bruno Torres Seara e depois confirmada em entrevista exclusiva ao site ItapebiAcontece -  leia - (SECRETÁRIO DE SAÚDE CONTA COMO PREFEITO E SECRETÁRIO ORDENOU DESVIO DE VERBA FEDERAL)

Além de Itapebi, a PF suspeita de fraudes semelhantes em outros municípios baianos, cujo valor total dos contratos gira em torno dos R$ 14 milhões.
Os envolvidos devem responder pelos crimes de fraude à licitação e organização criminosa. Cerca de 60 policiais federais participam do cumprimento de mandados, que foram expedidos pela Justiça Federal de Eunápolis, no sul baiano. O ItapebiAcontece tentou por inumeras vezes contato com o ex-prefeito de Itapebi, o médico Francisco Brito, mais não conseguiu.


 
ItapebiAcontece
  

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Eduardo Silva Martins de Souza - Porto Seguro - 31/05/2018

" Uma matéria muito bem elaborada. Detalhes que deve servir até para os policiais. Muito boa, parabéns ao editor. "





*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Médico de HPP de Itapebi morre em acidente na BR-101 próximo a Mundo Novo

Malachias Oliveira tinha 60 anos e trabalhava no HPP Nelson Moura Ferreira em Itapebi. Havia sido aprovado na última seletiva que recentemente aconteceu no município. ...

POLÍCIA, 22 de Mai de 2019

'Vim do inferno', disse homem que matou três em igreja; vídeo mostra invasão

Antes de ataque a templo, atirador matou ex com facada na frente da família dela

BRASIL, 22 de Mai de 2019

Itapebi; “PEBA” acompanha pessoalmente início das obras para escoamento pluvial

Essa obra está sendo realizada totalmente com recursos próprios e a execução através de funcionários do Departamento Municipal de Obras (Fotos: Arnaldo Alves /...

ITAPEBI, 22 de Mai de 2019

MP realiza mutirão para reconhecimento de paternidade nesta sexta-feira 24, em Itapebi

O caminhão do MP já percorreu varias cidades da região do extremo sul baiano. (Imagens; Reprodução)

ITAPEBI, 22 de Mai de 2019

DETIDOS CONFESSAM HOMICÍDIO DE CASAL DE IDOSO GERVÁSIO E DA ITAPEBIENSE MIRIAN

Segundo informações, os suspeitos foram ouvidos na sede da coordenadoria da polícia civil de Itapetinga.

REGIÃO , 21 de Mai de 2019

Ponte sobre o Rio Jequitinhonha na BR- 101 em Itapebi, terá pista interditada

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado da Bahia (DNIT/BA) informa que o fluxo de veículos na ponte sobre o rio...

ITAPEBI, 21 de Mai de 2019

Moro demite delegado da PF investigado por receber propina

O ato de Moro é amparado em parecer da Consultoria Jurídica do Ministério da Justiça, Controladoria-Geral da União e Advocacia-Geral da União

BRASIL, 20 de Mai de 2019

Prefeitura inicia obras de drenagem pluvial e pavimentação asfáltica na Avenida Othon

Primeiro a execução das obras de drenagem pluvial e em seguida pavimentação asfáltica em toda a extensão da Avenida Othon Cachoeira no centro. Prevista inauguração para...

ITAPEBI, 20 de Mai de 2019

Compadre Washington fica ferido após sofrer assalto em São Paulo

É o Tchan afirmou que Compadre Washington sofreu uma queda, que ocasionou um ferimento na cabeça, e teve seu telefone roubado.

FAMOSOS, 20 de Mai de 2019

Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; Parabéns guerreiros

Esta data homenageia todos os profissionais que se dedicam a cuidar da saúde das pessoas, auxiliando os demais profissionais do ramo, como os médicos e enfermeiros.

ITAPEBI, 20 de Mai de 2019

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 13:12

NOTAS SOCIAIS

  • NOTA DE FALECIMENTO

    O ItapebiAcontece cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento da senhora Mirian Paternostro Ferreira, ocorrido na noite desta segunda-feira (20). Dona Mirian, faleceu vitima de infarto do miocárdio, na cidade de Itaimbé (Coreia), onde morava com sua família. Até o momento do fechamento desta nota ainda não havia informações do velório e sepultamento. Apresentamos nossas condolências. Descanse em paz.


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1144