Itapebi: Muitos investigados pela PF suspeitos de desvio de verbas da saúde e educação

ITAPEBI, 31 de Mai de 2018 - Vista 128 vezes.

Foram cumpridos 21 mandados de busca, expedidos pela Justiça Federal de Eunápolis. Além de Itapebi, os mandados foram cumpridos nas cidades baianas de Floresta Azul, Itabuna, Ilhéus, Itororó, Teixeira de Freitas, Uruçuca, todas no sul do estado; Senhor do Bonfim, na região norte; e Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.

Twitter: @ItapebiAcontece


Foto: Arquivo ItapebiAcontece




Foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (30), uma operação para combater organização criminosa suspeita de desviar mais de R$ 3,2 milhões em verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os recursos eram repassados à prefeitura de Itapebi, município do extremo Sul Baiano.
 
Foram cumpridos 21 mandados de busca, expedidos pela Justiça Federal de Eunápolis. Além de Itapebi, os mandados foram cumpridos nas cidades baianas de Floresta Azul, Itabuna, Ilhéus, Itororó, Teixeira de Freitas, Uruçuca, todas no sul do estado; Senhor do Bonfim, na região norte; e Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.Todas essas cidades há investigados nos desvios de verbas de Itapebi.
 
De acordo com a investigação, um dos líderes do esquema criminoso era um médico. Por conta disso, a operação foi batizada “Juramento de Hipócrates”, porque o investigado quebrou o juramento de exercer a medicina com honra e para o bem da humanidade.
 
De acordo com publicação de site local, Em Itapebi, a PF visitou a casa do ex-secretário de saúde e atual de educação, Sidinei Teixeira, apreendendo uma fita Cassete e um Computador.

Já em Ilhéus, na casa do ex-secretário de Administração e Governo, Wellington da Silva Nunes, segundo ele informou ao ItapebiAcontece por telefone, nada foi apreendido, quando da chegada dos policiais federais em sua residência só estava lá à filha de 15 anos e uma irmã dele, Nunes disse inclusive que a policia investigou tudo em sua casa, abrindo até o seu cofre e que nada fora apreendido pelos federais.

Conforme informação de fonte, também foi visitada  pelos policiais federais na cidade de Senhor do Bonfim na região Norte do estado, a residência do ex-prefeito de Itapebi, o médico Francisco Antônio de Brito Filho, mas a fonte não informou se fora apreendida alguma coisa nesta visita. Em Itororó no sul baiano a Polícia Federal também esteve na residência do ex-secretário de Finanças de Itapebi, Abdias Argolo, e, em Vitória da Conquista no escritório do advogado Marco Adriano e de acordo com informações do advogado ao, ItapebiAcontece, os policiais levaram pasta de trabalho que ele tinha da época em que prestava serviços profissionais ao municipio de Itapebi.

Em Itabuna a policia Federal esteve também na casa do empresário da área de insumos e lixo, Fábio. A fonte informa que esse empresário estava envolvido com empresas contratadas e que faz parte  no processo que hora é investigado e que os investigados deverão prestar depoimento a Polícia Federal em Ilhéus nessa sexta-feira, 01 de junho.

Ainda de acordo com as informações, em Teixeira de Freitas extremo sul baiano, a residência que a Polícia Federal esteve investigando é onde mora o pai do empresário Fábio. A fonte afirma ainda que este empresário é dono de varias empresas ligadas ao processo investigatório e que uma delas está em nome de um "laranja" que sua profissão é pedreiro mas consta como proprietário.

Foto: Arquivo ItapebiAcontece



Ainda conforme a investigação, o esquema criminoso funcionava através da constituição médico e de empresas fictícias, que foram usadas pelos envolvidos para fraudar licitações realizadas pela prefeitura de Itapebi. Entre os processos licitatórios, estão aqueles destinados à aquisição de medicamentos e insumos hospitalares, merenda escolar e livros didáticos.  Está sendo também investigada a denúncia feita ao ministério Público Federal pelo ex-secretário de saúde, Bruno Torres Seara e depois confirmada em entrevista exclusiva ao site ItapebiAcontece -  leia - (SECRETÁRIO DE SAÚDE CONTA COMO PREFEITO E SECRETÁRIO ORDENOU DESVIO DE VERBA FEDERAL)

Além de Itapebi, a PF suspeita de fraudes semelhantes em outros municípios baianos, cujo valor total dos contratos gira em torno dos R$ 14 milhões.
Os envolvidos devem responder pelos crimes de fraude à licitação e organização criminosa. Cerca de 60 policiais federais participam do cumprimento de mandados, que foram expedidos pela Justiça Federal de Eunápolis, no sul baiano. O ItapebiAcontece tentou por inumeras vezes contato com o ex-prefeito de Itapebi, o médico Francisco Brito, mais não conseguiu.


 
ItapebiAcontece
  

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Eduardo Silva Martins de Souza - Porto Seguro - 31/05/2018

" Uma matéria muito bem elaborada. Detalhes que deve servir até para os policiais. Muito boa, parabéns ao editor. "





*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

SALVADOR, 07 de Fev de 2019

Jornada pedagógica 2019 é iniciada em Itapebi

A Jornada pedagógica 2019 acontecerá nos dias 07, 08 e 11 de fevereiro de 2019 com o tema “Itapebi pensando a escola contemporânea com foco na BNCC”. (Fotos: Arnaldo...

Educação, 07 de Fev de 2019

Prefeitura de Guaratinga nega e critica “máfia dos combustíveis” denunciada por vice

A prefeitura está abastecendo veículos velhos, que não rodam mais, eles não funcionam, estão lá na garagem da prefeitura, que fica no Centro, parados há anos.

REGIÃO , 07 de Fev de 2019

Tempestade deixa três mortos na cidade do Rio

As chuvas provocaram deslizamentos de terra que atingiram dois ônibus na zona sul.

BRASIL, 07 de Fev de 2019

Ilhas de Paz: conheça as cidades baianas sem homicídios há mais de um ano

Tradição familiar e ausência do tráfico garantem “paz” em cidades baianas. (Imagens reprodução: Correio 24 horas)

BAHIA, 06 de Fev de 2019

Médica cubana é morta pelo marido com golpes de chave de fenda

À polícia, o vigia confessou ter matado a esposa e apontou uma área da mata onde o corpo estava enterrado.

BRASIL, 06 de Fev de 2019

Cidades baianas podem sofrer impacto da lama de Brumadinho

O governo federal informou poucos dias depois da tragédia que trabalhava com a hipótese de a lama não chegar à baía de São Francisco. E, a Vale chegou a instalar três...

TRAGÉDIA, 06 de Fev de 2019

Mortos pela barragem de Brumadinho chegam a 142; há 194 desaparecidos

Até o momento, 120 corpos foram identificados

TRAGÉDIA, 05 de Fev de 2019

Pedra se solta de paredão e volta a assustar moradores rural de Guaratinga na Bahia

População diz que são ouvidos muitos "estrondos" vindos da montanha. (Foto: Gaurananet)

REGIÃO , 05 de Fev de 2019

Prefeitura de Itapebi divulga Locais de Prova da Seleção Pública Municipal 001/2019

Segue abaixo a relação, clique de acordo com o grau de escolaridade exigido para o cargo pretendido.

ITAPEBI, 05 de Fev de 2019

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 13:12

NOTAS SOCIAIS

  • DADOS DO MUNICÍPIO DE ITAPEBI

    Fundação 14 de agosto de 1958 (60 anos)- Gentílico- itapebiense Prefeito- Juarez da Silva Oliveira(Peba) (PP) (2017–2020)- Vice-prefeito; Claudio Henrique Ferreira de Carvalho (PR)- Câmara de Vereadores (09) - Herlemilson Caldas Pereira (PDT), Cleide Moreira do Nascimento (PTN), Cristiano Pereira da Silva (PRTB), Damiao Teixeira Silva (PRTB), Roberley Barbosa de Brito (PSL), Leonardo Ribeiro dos Santos (PSB), Paulo Henrique...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1106