Itapebi: Muitos investigados pela PF suspeitos de desvio de verbas da saúde e educação

ITAPEBI, 31 de Mai de 2018 - Vista 99 vezes.

Foram cumpridos 21 mandados de busca, expedidos pela Justiça Federal de Eunápolis. Além de Itapebi, os mandados foram cumpridos nas cidades baianas de Floresta Azul, Itabuna, Ilhéus, Itororó, Teixeira de Freitas, Uruçuca, todas no sul do estado; Senhor do Bonfim, na região norte; e Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.

Twitter: @ItapebiAcontece


Foto: Arquivo ItapebiAcontece




Foi deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira (30), uma operação para combater organização criminosa suspeita de desviar mais de R$ 3,2 milhões em verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Os recursos eram repassados à prefeitura de Itapebi, município do extremo Sul Baiano.
 
Foram cumpridos 21 mandados de busca, expedidos pela Justiça Federal de Eunápolis. Além de Itapebi, os mandados foram cumpridos nas cidades baianas de Floresta Azul, Itabuna, Ilhéus, Itororó, Teixeira de Freitas, Uruçuca, todas no sul do estado; Senhor do Bonfim, na região norte; e Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.Todas essas cidades há investigados nos desvios de verbas de Itapebi.
 
De acordo com a investigação, um dos líderes do esquema criminoso era um médico. Por conta disso, a operação foi batizada “Juramento de Hipócrates”, porque o investigado quebrou o juramento de exercer a medicina com honra e para o bem da humanidade.
 
De acordo com publicação de site local, Em Itapebi, a PF visitou a casa do ex-secretário de saúde e atual de educação, Sidinei Teixeira, apreendendo uma fita Cassete e um Computador.

Já em Ilhéus, na casa do ex-secretário de Administração e Governo, Wellington da Silva Nunes, segundo ele informou ao ItapebiAcontece por telefone, nada foi apreendido, quando da chegada dos policiais federais em sua residência só estava lá à filha de 15 anos e uma irmã dele, Nunes disse inclusive que a policia investigou tudo em sua casa, abrindo até o seu cofre e que nada fora apreendido pelos federais.

Conforme informação de fonte, também foi visitada  pelos policiais federais na cidade de Senhor do Bonfim na região Norte do estado, a residência do ex-prefeito de Itapebi, o médico Francisco Antônio de Brito Filho, mas a fonte não informou se fora apreendida alguma coisa nesta visita. Em Itororó no sul baiano a Polícia Federal também esteve na residência do ex-secretário de Finanças de Itapebi, Abdias Argolo, e, em Vitória da Conquista no escritório do advogado Marco Adriano e de acordo com informações do advogado ao, ItapebiAcontece, os policiais levaram pasta de trabalho que ele tinha da época em que prestava serviços profissionais ao municipio de Itapebi.

Em Itabuna a policia Federal esteve também na casa do empresário da área de insumos e lixo, Fábio. A fonte informa que esse empresário estava envolvido com empresas contratadas e que faz parte  no processo que hora é investigado e que os investigados deverão prestar depoimento a Polícia Federal em Ilhéus nessa sexta-feira, 01 de junho.

Ainda de acordo com as informações, em Teixeira de Freitas extremo sul baiano, a residência que a Polícia Federal esteve investigando é onde mora o pai do empresário Fábio. A fonte afirma ainda que este empresário é dono de varias empresas ligadas ao processo investigatório e que uma delas está em nome de um "laranja" que sua profissão é pedreiro mas consta como proprietário.

Foto: Arquivo ItapebiAcontece



Ainda conforme a investigação, o esquema criminoso funcionava através da constituição médico e de empresas fictícias, que foram usadas pelos envolvidos para fraudar licitações realizadas pela prefeitura de Itapebi. Entre os processos licitatórios, estão aqueles destinados à aquisição de medicamentos e insumos hospitalares, merenda escolar e livros didáticos.  Está sendo também investigada a denúncia feita ao ministério Público Federal pelo ex-secretário de saúde, Bruno Torres Seara e depois confirmada em entrevista exclusiva ao site ItapebiAcontece -  leia - (SECRETÁRIO DE SAÚDE CONTA COMO PREFEITO E SECRETÁRIO ORDENOU DESVIO DE VERBA FEDERAL)

Além de Itapebi, a PF suspeita de fraudes semelhantes em outros municípios baianos, cujo valor total dos contratos gira em torno dos R$ 14 milhões.
Os envolvidos devem responder pelos crimes de fraude à licitação e organização criminosa. Cerca de 60 policiais federais participam do cumprimento de mandados, que foram expedidos pela Justiça Federal de Eunápolis, no sul baiano. O ItapebiAcontece tentou por inumeras vezes contato com o ex-prefeito de Itapebi, o médico Francisco Brito, mais não conseguiu.


 
ItapebiAcontece
  

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Eduardo Silva Martins de Souza - Porto Seguro - 31/05/2018

" Uma matéria muito bem elaborada. Detalhes que deve servir até para os policiais. Muito boa, parabéns ao editor. "





*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Coca-Cola ameaça deixar Brasil após mudanças de tributação

A empresa ameaça cortar 15 mil postos de trabalho caso as suas demandas não sejam atendidas

BRASIL, 21 de Ago de 2018

Homem é acusado de matar mulher grávida, duas filhas e esconder corpos

Christopher Watts afirma que estava saindo de casa quando viu Shannan estrangular a criança por um monitor de bebê instalado em seu quarto. (Imagem: Reprodução...

MUNDO, 21 de Ago de 2018

Operação da PF visa afastamento de prefeitos no Interior da Bahia

Além dos mandados no interior, há cumprimento em Salvador no bairro do Rio Vermelho.

BAHIA, 21 de Ago de 2018

Itapebi é o município da 8ª (DIRES) que mais vacinou contra Sarampo e Poliomielite

Os dados são referentes ao trabalho de vacinação realizado até o dia 18 de Agosto. Dia ‘D’ de vacinação.

ITAPEBI, 20 de Ago de 2018

Lula tem 37,3% e Bolsonaro, 18,8%, aponta pesquisa CNT/MDA

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 18 de agosto de 2018. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões do país.

POLÍTICA, 20 de Ago de 2018

Suspeito de matar companheira atropelada no sul da Bahia é preso em MG

Michele Leite Dias foi morta em Arraial D'Ajuda, no sul do estado. Investigações apontam que Adimilson Pereira da Silva, fugiu após a mulher morrer.

POLÍCIA, 20 de Ago de 2018

MANIFESTANTES FECHAM A BA-001 EM BELMONTE POR TEMPO INDETERMINADO

Só sairemos daqui quando o Governador Rui Costa cumprir a promessa que fez ao povo de Belmonte. (Fotos: Jornal de Belmonte)

REGIÃO, 20 de Ago de 2018

Oito pessoas são mortas durante operação do Exército na Penha

4.200 militares das Forças Armadas, 70 policiais civis e equipes especiais da PM atuam também nos Complexos do Alemão e da Maré

POLÍCIA, 20 de Ago de 2018

Eunápolis: Ex-prefeitos Neto Guerrieri e Flávio Baiôco apresentam seus candidatos

A “Corrente do Bem” além de Adolfo Viana e Jânio Natal está apoiando também irmão Lázaro para o senado. (Imagens: Ascom "Corrente do Bem"

POLÍTICA, 20 de Ago de 2018

Atlético-PR vence após início avassalador e Flamengo toma vareio 3x0

O Furacão, precisando da vitória em casa, começou a partida com maior posse de bola, tentando impor seu ritmo. O Flamengo tentava iniciar uma pressão, mas era bem...

ESPORTES, 19 de Ago de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • DADOS DO MUNICÍPIO DE ITAPEBI

    Fundação 14 de agosto de 1958 (58 anos)- Gentílico- itapebiense Prefeito- Juarez da Silva Oliveira(Peba) (PP) (2017–2020)- Vice-prefeito – Claudio Henrique Ferreira de Carvalho (PR)- Câmara de Vereadores (09) - Herlemilson Caldas Pereira (PDT), Cleide Moreira do Nascimento (PTN), Cristiano Pereira da Silva (PRTB), Damiao Teixeira Silva (PRTB), Roberley Barbosa de Brito (PSL), Leonardo Ribeiro dos Santos (PSB), Paulo...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1052