Mensagens sobre retomada de paralisação são boatos, diz Jungmann

BRASIL, 02 de Jun de 2018 - Vista 33 vezes.

Ministro mandou PF investigar quem deu início à propagação desse boato

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagem: Reprodução


O Ministério da Segurança Pública descartou a hipótese dos caminhoneiros voltarem a paralisar suas atividades após terem suas principais reivindicações atendidas e encerrarem o movimento paredista que durou 11 dias. O boato de que a categoria organizaria uma nova paralisação ganhou força a partir do compartilhamento de mensagens pelo Whatsapp.

Segundo a assessoria da pasta, o ministro Raul Jungmann determinou que a Polícia Federal apure os objetivos de quem espalhou o boato. A investigação ocorrerá no âmbito dos inquéritos já instaurados para apurar a paralisação e a suspeita de envolvimento de empresários na condução dos protestos que, inicialmente, tinham como motivação a alta do preço dos combustíveis, mas logo incorporaram outras demandas à pauta de reivindicações.
 

“Prosseguem as investigações sobre as ações com cunho político. A PF e demais órgãos de segurança permanecem mobilizados, investigando possíveis infiltrações no movimento [dos trabalhadores]”, informou a assessoria do ministério a Agência Brasil.

Em entrevista à Rádio Jornal, do Recife, o ministro disse já ter conversado sobre o assunto com o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Sérgio Etchgoyen. Segundo Jungmann, o serviço de inteligência já identificou de onde partiram as mensagens, tratadas pelas autoridades como meros boatos.

“Quero deixar claro que não existe esta articulação para refazer o movimento e retomar a paralisação”, afirmou o ministro à rádio pernambucana. “Trata-se de um boato que vai ser investigado pela Polícia Federal, pois está evidentemente tentando criar um clima de ansiedade, de preocupação, divulgando dados infundados”, disse Jungmann, acrescentando que sempre pode haver manifestações pontuais, “mas nada sequer parecido com o que tivemos no movimento dos caminhoneiros [dos últimos dias]”.

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, também disse hoje (1°) que os órgãos de inteligência estão atentos à divulgação de vídeos e notícias falsas que incitem a retomada da paralisação dos caminhoneiros e dizem que o governo não cumpre o acordo. Segundo ele, se for necessário, serão tomadas providências. “Não vai ficar sem punição quem tentar descaracterizar a verdade dos atos praticados pelo governo”, disse Padilha em entrevista coletiva.

Inquéritos

Até a última terça-feira (29), a PF já tinha aberto 48 inquéritos para investigar a ocorrência de locaute na paralisação dos caminhoneiros e encaminhado à Justiça vários pedidos de prisão. Na quinta (31), o filho do dono de uma empresa de transporte e logística com sede em Caxias do Sul (RS) foi preso em caráter temporário durante a Operação Unlocked, deflagrada pela PF para reprimir a prática de locaute em rodovias do estado. O locaute é a greve ou a paralisação realizada por ou com o incentivo de empresários e é proibida por lei.

O Ministério Público Federal (MPF) também instaurou diversos procedimentos investigatórios para apurar se lideranças do movimento dos caminhoneiros infringiram a Lei de Segurança Nacional (Lei 7.170/1983) em ao menos quatro estados (São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina) onde foram registrados atos e declarações de indivíduos insuflando outros manifestantes a pedirem intervenção militar no país.



ItapebiAcontece - Correio

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Maçonaria realiza congresso em Vitória da Conquista em novembro

A inscrição para o congresso pode ser realizada por meio do site do evento.

REGIÃO, 16 de Out de 2018

Seca atinge região sudoeste da BA e 62 municípios estão em situação de emergência

No Povoado de Três Lagoas, por exemplo, a situação é tão crítica que até a água do Rio Pardo secou.

BAHIA, 16 de Out de 2018

Governo desiste de adiar horário de verão, que começa em 4 de novembro

Data coincidirá com o dia da primeira prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio); mudança havia sido pedida pelo Ministério da Educação

BRASIL, 16 de Out de 2018

Acidente na BR-381, em MG, deixa seis mortos e nove feridos

O trecho em que ocorreu a batida é um dos que mais registram acidentes graves em Minas Gerais

ESTRADAS, 15 de Out de 2018

Segue o Porco!

Palmeiras conta com 2 gols de Deyverson e afasta Grêmio da briga pelo título

ESPORTES, 15 de Out de 2018

Jovem e executado com diversos tiros a queima roupa no centro de Belmonte.

Wellington Santos Gomes, de 21 anos, foi morto a tiros, no início da tarde deste sábado (13), na Avenida Beira mar, centro da cidade de Belmonte.

REGIÃO, 14 de Out de 2018

Seis carros pegam fogo após engavetamento em Itororó na Bahia

O acidente ocorrido no quilômetro 630 da BA-130 não deixou mortos.

BAHIA, 13 de Out de 2018

Avião pequeno faz pouso forçado em Belmonte e piloto foge

Aeronave levava uma pessoa a mais do que tem capacidade

REGIÃO, 13 de Out de 2018

Porto Seguro agora cobra taxa de acesso e circulação de ônibus e vans de Excursões

Com apoio do trade (hotéis e agências de turismo tradicionais) a prefeitura iniciou o combate à hospedagem clandestina feitas em casas e condomínios que não estão...

REGIÃO, 13 de Out de 2018

Revista divulga depoimento inédito do agressor de Jair Bolsonaro à PF

Adélio Bispo de Oliveira deu uma facada no candidato do PSL no início de setembro, em Minas Gerais

POLÍCIA, 12 de Out de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • Parabéns Jairene!

    Hoje o dia nasceu especial para a primeira-dama e Secretária Municipal de Assistência Social de Itapebi, Jairene Botelho. Ela completa mais um ano de vida nesta sexta-feira, 12 de outubro, “dia das crianças”. Jairene, nesta data tão especial, compartilhamos sua alegria em comemorar mais um ano de vida. Somos felizes com sua contribuição e suas ações a frente da Secretaria Municipal de Assistência Social no atendimento as famílias...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1069