Em cinco meses, Bahia registra 18 mortes por meningite; oito foram em Salvador

BAHIA, 04 de Jun de 2018 - Vista 31 vezes.

Dados foram divulgados pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab), nesta segunda-feira (4).

Twitter: @ItapebiAcontece


Imagem: Reprodução

 

Dezoito mortes por meningite foram registradas na Bahia nos cinco primeiros meses de 2018, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (4) pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab). Desse total, oito óbitos foram em Salvador.
 

Os números correspondem ao período de 1º de janeiro a 12 de maio. Em comparação com o mesmo período do ano passado, houve uma redução do número de mortes -- em 2017, nos cinco primeiros meses, foram contabilizados 21 óbitos.
 

O número de diagnósticos da doença também caiu. Nesse ano, já foram contabilizados 116 casos, sendo 44 de meningite bacteriana, 43 de meningite viral, um caso de meningite por outro fator e 28 casos de meningite não especificada.
 

Já em 2017, de janeiro a maio, foram 185 casos, sendo 58 de meningite bacteriana, 72 de meningite viral, 3 por outro fator e 52 casos de meningite não especificada.

 

Morte


 

A última morte pela doença  registrada no estado aconteceu no dia 31 de maio . Um morador de Jussari, na região sul da Bahia, morreu com diagnóstico de meningite bacteriana feito pelo Hospital de Base de Itabuna, sul da Bahia.
 

Manoel Ferreira de Oliveira, 75 anos, chegou à unidade médica no dia 29, em estado grave, e morreu por volta das 6h do dia 31. O idoso morava no distrito de Areia Branca, em Jussari, que fica a cerca de 50km de Itabuna.
 

Segundo informações do Hospital de Base, o idoso chegou desorientado, com situação grave de otite, que é uma infecção no ouvido. Com suspeita de que o quadro tivesse evoluído para meningite, o paciente foi isolado e um exame constatou o diagnóstico de meningite bacteriana.
 

Em caso de uma infecção acentuada, há o risco de a otite desencadear uma meningite, pois a meninge (membrana que reveste o sistema nervoso central, o cérebro e a medula espinhal) passa próximo do ouvido médio.
 

A Vigilância Epidemiológica de Jussari informou que medicou as pessoas da família e aquelas que tiveram algum contato com Manoel. Os especialistas também estão monitorando o local onde ele morava. O último caso de meningite registrado em Jussari foi há dois anos.





 

A meningite é uma inflamação das membranas que revestem o cérebro e a medula espinhal, geralmente causada por uma infecção, normalmente viral. Mas a doença também pode ser causada por bactérias ou fungos. Existem vacinas para a prevenção de algumas formas da meningite.
 

Os sintomas incluem dor de cabeça, febre e torcicolo. Dependendo da causa, a meningite pode melhorar com o tempo, com tratamento a base de antibióticos, ou ser fatal.


Imagem: Reprodução

 

Devem ficar atentas as pessoas que apresentarem os seguintes sintomas:
 

  • Dores locais: costas, nos músculos ou pescoço;
  • No corpo: calafrios, fadiga, febre, letargia, mal-estar, perda de apetite ou tremor;
  • No aparelho gastrointestinal: náusea ou vômito;
  • Na pele: erupções avermelhadas ou manchas vermelhas;
  •  
Também é comum a pessoa doente ter alimentação insuficiente, confusão mental, sensibilidade a barulhos altos, irritabilidade, meningismo, respiração acelerada, sonolência ou taquicardia.



Por G1

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Prefeitura disponibiliza wi-fi gratuito em 14 pontos de Salvador; veja lista

Para usar a rede wi-fi, o usuário precisa habilitar o dispositivo móvel à rede #Conecta_Salvador e seguir as orientações de cadastro.

SALVADOR, 21 de Jan de 2019

Infraero será fechada durante governo Bolsonaro, diz novo secretário

Encerramento deve ocorrer até 2021

BRASIL, 21 de Jan de 2019

Hoje é o dia mais triste do ano, segundo pesquisas

Quem criou o termo foi o psicólogo Cliff Arnall, da Universidade de Cardiff, no País de Gales, em 2005. Segundo seus estudos, esse é o dia mais triste do ano.

MUNDO, 21 de Jan de 2019

‘Estado não pode abrir mão de analisar’ concessão da Embasa, diz secretário

No final do ano passado, a revista Veja noticiou que o governador Rui Costa (PT) planejava conceder setores da Embasa para a inciativa privada.

BAHIA, 21 de Jan de 2019

Tecnologia: WhatsApp limita reenvios de mensagens a 5 destinatários

Anteriormente, um usuário do WhatsApp poderia reenviar uma mensagem para 20

OUTRAS NOTICIAS, 21 de Jan de 2019

Acidente entre veículos deixa três mortos e dois feridos no extremo Sul Baiano

Acidente aconteceu no trecho que liga o distrito de Cumuruxatiba ao Centro da cidade de Prado, no sul da Bahia.

ESTRADAS, 21 de Jan de 2019

Casamento de sete anos de sertanejo famoso chega ao fim

Jorge e Ina se casaram em maio de 2011, numa cerimônia de luxo na fazenda Grota Funda, em Nazário, Goiás,

FAMOSOS, 21 de Jan de 2019

Em grave acidente próximo à Itagimirim morre jovem filho de ex-vereador

Ele ainda foi socorrido, mas morreu no hospital em Porto Seguro. (Fotos: Internautas ItapebiAcontece)

ESTRADAS, 20 de Jan de 2019

Bahia: Cratera em Vera Cruz cresce quase 4m e chega a 89,5m de comprimento

Empresa segue com estudos para saber causa da erosão em Matarandiba, vila que fica na Ilha de Itaparica. Resultados das avaliações devem ser concluídos no 2º trimestre...

BAHIA, 20 de Jan de 2019

Briga em velório deixa dois mortos; delegado é denunciado por agressão

Uma das vítimas, Wemerson de Araújo, estava na rede com o filho quando foi atingida por um golpe de faca e, em seguida, de enxada

BRASIL, 19 de Jan de 2019

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • DADOS DO MUNICÍPIO DE ITAPEBI

    Fundação 14 de agosto de 1958 (60 anos)- Gentílico- itapebiense Prefeito- Juarez da Silva Oliveira(Peba) (PP) (2017–2020)- Vice-prefeito; Claudio Henrique Ferreira de Carvalho (PR)- Câmara de Vereadores (09) - Herlemilson Caldas Pereira (PDT), Cleide Moreira do Nascimento (PTN), Cristiano Pereira da Silva (PRTB), Damiao Teixeira Silva (PRTB), Roberley Barbosa de Brito (PSL), Leonardo Ribeiro dos Santos (PSB), Paulo Henrique...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1100