Geddel, Cunha e Joesley são indiciados na Operação Cui Bono?

POLÍTICA, 09 de Jun de 2018 - Vista 23 vezes.

O operador financeiro Lúcio Funaro e o ex-vice-presidente da Caixa Fabio Cleto também são alvos da investigação

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagem: Reprodução


Ao concluir o inquérito da Operação Cui Bono?, a Polícia Federal indiciou 15 pessoas. Entre elas, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB); o ex-presidente da Câmara e deputado cassado Eduardo Cunha (MDB-RJ); o operador financeiro Lúcio Funaro; o ex-vice-presidente da Caixa Fabio Cleto e os empresários Joesley Batista, do Grupo J&F, Henrique Constantino, da Gol, e Marcos Molina, da Marfrig. A lista dos indiciados foi revelada pelo Jornal Nacional, da TV Globo.
 

Deflagrada em janeiro do ano passado, a Cui Bono? investiga se Geddel, vice-presidente de Pessoa Jurídica da Caixa de 2011 a 2013, cobrava propina para liberar empréstimos. Investigadores suspeitam que o emedebista fornecia informações privilegiadas para Cunha, Funaro e Cleto.

Segundo a PF, foram identificados crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, organização criminosa, formação de quadrilha e obstrução à investigação de crime praticado por organização criminosa.

 

No pedido que deu origem à operação, o procurador Anselmo Lopes disse que mensagens encontradas no celular de Cunha apontavam a solicitação de propina a empresas interessadas em empréstimos da Caixa.
 

“Os diálogos não deixam dúvidas de que Geddel Vieira Lima e Eduardo Cunha buscavam contrapartidas indevidas nas diversas empresas, visando à liberação de créditos que estavam sob a gestão da vice-presidência de Geddel”, disse Lopes.
 

Em uma das mensagens, de 30 de julho de 2012, Geddel diz a Cunha que o “voto sai hj’ — sobre um empréstimo a Marfrig. No outro dia, Geddel envia novamente a Cunha informações sobre aprovações de crédito da Marfrig. Após informar que o voto foi favorável a duas operações da empresa, de R$ 300 milhões e R$ 50 milhões, Geddel sinaliza que estava feito o que lhe cabia. “Opinião de voto: favorável. Já foi, agora é vc”, diz.
 

O advogado de Funaro, Bruno Espiñeira, afirmou que ele “segue colaborando com as autoridades, respeitando todas as cláusulas do seu acordo”. Procurados, os outros indiciados não responderam até a publicação desta matéria.



ItapebiAcontece  / Agência Estado

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Coca-Cola ameaça deixar Brasil após mudanças de tributação

A empresa ameaça cortar 15 mil postos de trabalho caso as suas demandas não sejam atendidas

BRASIL, 21 de Ago de 2018

Homem é acusado de matar mulher grávida, duas filhas e esconder corpos

Christopher Watts afirma que estava saindo de casa quando viu Shannan estrangular a criança por um monitor de bebê instalado em seu quarto. (Imagem: Reprodução...

MUNDO, 21 de Ago de 2018

Operação da PF visa afastamento de prefeitos no Interior da Bahia

Além dos mandados no interior, há cumprimento em Salvador no bairro do Rio Vermelho.

BAHIA, 21 de Ago de 2018

Itapebi é o município da 8ª (DIRES) que mais vacinou contra Sarampo e Poliomielite

Os dados são referentes ao trabalho de vacinação realizado até o dia 18 de Agosto. Dia ‘D’ de vacinação.

ITAPEBI, 20 de Ago de 2018

Lula tem 37,3% e Bolsonaro, 18,8%, aponta pesquisa CNT/MDA

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 18 de agosto de 2018. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões do país.

POLÍTICA, 20 de Ago de 2018

Suspeito de matar companheira atropelada no sul da Bahia é preso em MG

Michele Leite Dias foi morta em Arraial D'Ajuda, no sul do estado. Investigações apontam que Adimilson Pereira da Silva, fugiu após a mulher morrer.

POLÍCIA, 20 de Ago de 2018

MANIFESTANTES FECHAM A BA-001 EM BELMONTE POR TEMPO INDETERMINADO

Só sairemos daqui quando o Governador Rui Costa cumprir a promessa que fez ao povo de Belmonte. (Fotos: Jornal de Belmonte)

REGIÃO, 20 de Ago de 2018

Oito pessoas são mortas durante operação do Exército na Penha

4.200 militares das Forças Armadas, 70 policiais civis e equipes especiais da PM atuam também nos Complexos do Alemão e da Maré

POLÍCIA, 20 de Ago de 2018

Eunápolis: Ex-prefeitos Neto Guerrieri e Flávio Baiôco apresentam seus candidatos

A “Corrente do Bem” além de Adolfo Viana e Jânio Natal está apoiando também irmão Lázaro para o senado. (Imagens: Ascom "Corrente do Bem"

POLÍTICA, 20 de Ago de 2018

Atlético-PR vence após início avassalador e Flamengo toma vareio 3x0

O Furacão, precisando da vitória em casa, começou a partida com maior posse de bola, tentando impor seu ritmo. O Flamengo tentava iniciar uma pressão, mas era bem...

ESPORTES, 19 de Ago de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • DADOS DO MUNICÍPIO DE ITAPEBI

    Fundação 14 de agosto de 1958 (58 anos)- Gentílico- itapebiense Prefeito- Juarez da Silva Oliveira(Peba) (PP) (2017–2020)- Vice-prefeito – Claudio Henrique Ferreira de Carvalho (PR)- Câmara de Vereadores (09) - Herlemilson Caldas Pereira (PDT), Cleide Moreira do Nascimento (PTN), Cristiano Pereira da Silva (PRTB), Damiao Teixeira Silva (PRTB), Roberley Barbosa de Brito (PSL), Leonardo Ribeiro dos Santos (PSB), Paulo...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1052