Morre aos 91 anos o ex-governador da Bahia Waldir Pires

BAHIA, 22 de Jun de 2018 - Vista 25 vezes.

Político estava internado desde ontem no Hospital da Bahia

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagem: Reprodução



O ex-governador e ex-vereador Waldir Pires, 91 anos, morreu na manhã desta sexta-feira (22) por volta das 10h no Hospital da Bahia, em Salvador. Ele deu entrada na noite de quinta-feira (21) na unidade hospitalar, na Pituba, com quadro de pneumonia. "O paciente teve parada cardiorrespiratória, não respondendo às manobras de reanimação e veio a óbito", informou o hospital, em nota. 
 

Natural de Acajutiba, na Bahia, Francisco Waldir Pires de Souza foi governador da Bahia entre 15 de março de 1987 e 14 de maio de 1989. Foi eleito deputado federal em dois períodos: de 1º de janeiro de 1990 até 1º de janeiro de 1994 e de 1º de janeiro de 1999 até 1º de janeiro de 2003. 
 

Entre 31 de março de 2006 e  25 de junho de 2007 foi Ministro da Defesa. Seu último cargo público foi como vereador de Salvador entre 1º de fevereiro de 2013 até 31 de dezembro de 2016. 
 

Biografia

Na quinta-feira (14), amigos, admiradores e familares se reuniram, no Palácio Rio Branco, para o lançamento do livro Waldir Pires –  Biografia  (vol.1), escrito pelo jornalista e escritor Emiliano José, amigo há quatro décadas de Waldir, que completaria 92 anos em outubro. 

O livro refaz a trajetória do político, de 1926, quando Waldir nasceu, na localidade de Cajueiro – mais tarde Acajutiba, filho de José Pires de Sousa e de Lucíola Figueiredo Pires de Sousa, até o ano de 1978, quando ele retoma os seus direitos políticos após o fim do Ato Institucional nº 5 (AI-5). 

O primeiro volume da biografia destaca a formação intelectual e acadêmica de Waldir, que viveu a infância e adolescência na cidade de Amargosa, onde estudou as primeiras séries. Fez o ginásio no Clemente Caldas, em Nazaré das Farinhas, e o Clássico, no Colégio Central, em Salvador.
 

Acadêmico



Além das funções políticas, Waldir foi coordenador dos Cursos Jurídicos da Universidade de Brasília (UnB), onde também ensinou Direito Constitucional. Em 1950, aos 24 anos, ocupou o cargo de secretário de Estado da Bahia durante o governo de Luís Régis Pacheco Pereira. No mesmo ano, casou-se com Yolanda Avena Pires, falecida em 2005. Foi eleito deputado estadual em 1954, e deputado federal em 1958, quando atuou como vice-líder do governo Juscelino Kubitschek.
 

No ano de 1963, foi escolhido pelo governo João Goulart para o cargo de consultor-geral da República. Em 1970, após seis anos no exílio, decidiu retornar ao Brasil. Ao retornar ao país, impedido de exercer atividade política, foi perseguido e teve dificuldades para se empregar novamente. Nesse período, dedicou-se ao trabalho à frente de uma pedreira. Até que em 1978, com o fim do AI-5, recupera os seus direitos políticos.
 

Dos anos de 1978 até o presente, a sequência da história, será contada no segundo volume do livro do jornalista - que está em fase de revisão e com previsão de ser lançado ainda neste ano. O foco será a carreira política, que inclui a eleição ao governo do Estado da Bahia, em 1986, e os novos mandatos como deputado federal nas eleições de 1990 e 1998. No governo de Luís Inácio Lula da Silva, exerceu o cargo de ministro de Estado do Controle e da Transparência da Controladoria-Geral da União, em 2003, e Ministro da Defesa, em 2006. 
 

Luto oficial 


“A Bahia e o Brasil não perdem apenas um político. Waldir Pires era um exemplo de caráter e retidão, na vida pública e na vida privada. Dedicou boa parte de seus 91 anos à defesa da cidadania e à construção de um  Brasil melhor. Esse legado serve de herança e inspiração para todos nós. Com temperança e coragem, bem ao seu estilo, levaremos adiante seus ideias. Meus sentimentos, em especial à família e aos amigos, e que Deus nos conforte a todos", afirmou o governador Rui Costa que decretou cinco dias de luto oficial no estado.
 

O prefeito ACM Neto lamentou o falecimento do ex-ministro e governador Waldir Pires, nesta sexta-feira (22).  “Estivemos em lados opostos, mas Waldir nos lega o exemplo de homem público que exerceu com serenidade  o seu papel na política. É um personagem de relevância que escreveu seu nome na história de nosso país. Meus sentimentos aos seus familiares e amigos”, afirmou.



ItapebiAcontece / Correio

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Invicto no Estádio do Café, Verdão não perde em Londrina desde 1958

Em nove partidas no estádio localizado em Londrina, o Alviverde tem nove triunfos, sendo que marcou 18 gols e só sofreu um.

ESPORTES, 18 de Nov de 2018

Dia do Homem: Parabéns Pelo seu Dia!

O Dia Internacional do Homem é celebrado anualmente em 19 de novembro.

BRASIL, 17 de Nov de 2018

284 municípios baianos podem ter repasses federais bloqueados

Entre as maiores cidades baianas consideradas irregulares estão Amélia Rodrigues, Brumado, Eunápolis, Itabuna, Jequié, Porto Seguro, Simões Filho e Valença.

BAHIA, 16 de Nov de 2018

Cerca de 75% dos municípios baianos demitirão servidores; Itapebi em torno de 200

Motivo é ter excedido o limite de 54% imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O prfeito de Itapebi disse que a folha consome 70% da arrecadação.

BAHIA, 16 de Nov de 2018

Fim da parceria: médicos cubanos começam a deixar o Brasil no dia 25

A saída deve ser gradual, separada por regiões

BRASIL, 15 de Nov de 2018

Mulher morre após ser atingida durante troca de tiros no sul da Bahia

Polícia investiga crime que ocorreu no bairro Daniel Gomes, em Itabuna.

REGIÃO , 15 de Nov de 2018

15 de Novembro - Dia da Proclamação da República

No dia 15 de novembro celebra-se o dia da Proclamação da República, processo articulado por civis republicanos, militares, abolicionistas e outros grupos interessados no...

BRASIL, 15 de Nov de 2018

Palmeirenses não secarão rivais para serem campeões domingo, contra o Paraná

Vitória sobre o Fluminense, nesta quarta-feira, é primeira parte de uma combinação necessária de resultados para conquistar título no fim de semana

ESPORTES, 15 de Nov de 2018

Desemprego é maior entre nordestinos, mulheres e negros, divulga IBGE

O percentual de pessoas desalentadas chegou a 4,3% e tem sua maior taxa no Maranhão e em Alagoas onde chega a 16,6% e 16%. O Maranhão também tem o menor percentual de...

OUTRAS NOTICIAS, 14 de Nov de 2018

Gabarito do Enem já está disponível

O Inep disponibilizou também todos os vídeos da videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Canal no Youtube.

BRASIL, 14 de Nov de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • ANIVERSÁRIANDO!!

    Zé Ringo, A vida é maravilhosa e viver é um privilégio, por isso comemorar aniversário deve ser sempre motivo de alegria e gratidão. Parabéns, muitas felicidades e celebre em grande estilo mais um ano de vida! Parabéns Pescador, feliz tudo! ItapebiAcontece


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1079