Bahia é estado com maior risco de volta da poliomielite, Itapebi aparece na lista

BAHIA, 04 de Jul de 2018 - Vista 36 vezes.

Em 63 cidades da BA, menos da metade do público-alvo foi vacinado. Itapebi aparece na lista dos municípios com 34,88 e Itagimirim com 32,69 % de baixa cobertura, conforme o Ministério da Saúde. Em todo o Brasil, de acordo o órgão, 312 municípios estão com baixa cobertura para a vacina contra a poliomelite.

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagem: Ilustrativa


Bahia é o estado brasileiro com maior risco de retorno da poliomelite (paralisia infantil), segundo informações do Ministério da Saúde. Isso porque, conforme o órgão, 63 cidades do estado não chegaram a vacinar no ano de 2017 nem metade das crianças que compõem o público-alvo da imunização. Sessenta e três cidades baianas estão com cobertura vacinal abaixo de 50% para a poliomielite (ou paralisia infantil).


Imagem: Ilustrativa



O número representa 15% dos municípios da Bahia e a cidade de Itapebi aparece na lista dos municípios com 34,88, bem como Itagimirim, com 32,69 % de baixa cobertura de acordo com o ministério da saúde.

O último caso da doença no estado da Bahia foi registrado no final da década de 80, mas, como o vírus ainda circula no mundo, pode haver o risco de contaminação.

O município baiano de Ribeira do Pombal, a cerca de 300 km de Salvador, foi o que registrou o menor índice de imunização do país em 2017 em crianças menores de 1 anos. Apenas 0,50% foram vacinadas
 

A poliomielite é transmitida pelo Poliovírus, que pode estar na água ou alimentos contaminados. O vírus destrói as células da medula espinhal, levando à perda de massa muscular e à paralisia. Atualmente, o poliovírus circula em três países: Afeganistão, Paquistão e Nigéria.
 

"A vacinação precisa ser feita nas crianças de dois, quatro e seis meses, com reforço aos 15 meses, e dentro dos quatro aos seis anos de vida", explica a neuropediatra Cecília Almeida Araújo.
 

A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) diz que, por não conviver mais com a doença, as pessoas têm a falsa sensação de proteção. O órgão destaca que está montando uma estratégia para imunizar o maior número de pessoas.
 

"A ideia é criar estratégias alternativas de vacinação para atingir a população não vacinada. Sair daquela ação passiva de ficar apenas aguardando a população dentro da unidade para tomar vacina e ir buscar os não vacinados na sua comunidade", afirma o coordenador do programa de imunizações da Sesab, Ramon Saavedra.
 

A recomendação internacional para o controle da doença é de que pelo menos 95% das crianças sejam vacinadas. Atualmente, a média nacional de cobertura é de 77%.
 

A vacina contra a poliomielite está disponível o ano inteiro, em todos os postos de saúde do Brasil. Uma campanha nacional acontecerá em agosto (entre os dias 6 e 31), mas ela só tem o objetivo de aumentar a divulgação, informa o Ministério da Saúde. Todas as crianças com menos de cinco anos devem ser vacinadas, segundo o órgão.



ItapebiAcontece com informações do G1

 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Invicto no Estádio do Café, Verdão não perde em Londrina desde 1958

Em nove partidas no estádio localizado em Londrina, o Alviverde tem nove triunfos, sendo que marcou 18 gols e só sofreu um.

ESPORTES, 18 de Nov de 2018

Dia do Homem: Parabéns Pelo seu Dia!

O Dia Internacional do Homem é celebrado anualmente em 19 de novembro.

BRASIL, 17 de Nov de 2018

284 municípios baianos podem ter repasses federais bloqueados

Entre as maiores cidades baianas consideradas irregulares estão Amélia Rodrigues, Brumado, Eunápolis, Itabuna, Jequié, Porto Seguro, Simões Filho e Valença.

BAHIA, 16 de Nov de 2018

Cerca de 75% dos municípios baianos demitirão servidores; Itapebi em torno de 200

Motivo é ter excedido o limite de 54% imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O prfeito de Itapebi disse que a folha consome 70% da arrecadação.

BAHIA, 16 de Nov de 2018

Fim da parceria: médicos cubanos começam a deixar o Brasil no dia 25

A saída deve ser gradual, separada por regiões

BRASIL, 15 de Nov de 2018

Mulher morre após ser atingida durante troca de tiros no sul da Bahia

Polícia investiga crime que ocorreu no bairro Daniel Gomes, em Itabuna.

REGIÃO , 15 de Nov de 2018

15 de Novembro - Dia da Proclamação da República

No dia 15 de novembro celebra-se o dia da Proclamação da República, processo articulado por civis republicanos, militares, abolicionistas e outros grupos interessados no...

BRASIL, 15 de Nov de 2018

Palmeirenses não secarão rivais para serem campeões domingo, contra o Paraná

Vitória sobre o Fluminense, nesta quarta-feira, é primeira parte de uma combinação necessária de resultados para conquistar título no fim de semana

ESPORTES, 15 de Nov de 2018

Desemprego é maior entre nordestinos, mulheres e negros, divulga IBGE

O percentual de pessoas desalentadas chegou a 4,3% e tem sua maior taxa no Maranhão e em Alagoas onde chega a 16,6% e 16%. O Maranhão também tem o menor percentual de...

OUTRAS NOTICIAS, 14 de Nov de 2018

Gabarito do Enem já está disponível

O Inep disponibilizou também todos os vídeos da videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Canal no Youtube.

BRASIL, 14 de Nov de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • ANIVERSÁRIANDO!!

    Zé Ringo, A vida é maravilhosa e viver é um privilégio, por isso comemorar aniversário deve ser sempre motivo de alegria e gratidão. Parabéns, muitas felicidades e celebre em grande estilo mais um ano de vida! Parabéns Pescador, feliz tudo! ItapebiAcontece


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1079