Mergulhador tailandês morre e dificuldades para resgate de meninos em caverna aumentam

OUTRAS NOTICIAS, 06 de Jul de 2018 - Vista 28 vezes.

Soldados tailandeses junto à caverna onde permanecem presos, há dias, 12 adolescentes de uma equipe de futebol e seu treinador - AFP

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagem Reprodução AFP




Um ex-membro da Marinha tailandesa faleceu nesta sexta-feira (6) depois de ajudar os 12 meninos presos em uma caverna do norte da Tailândia, cujas possibilidades de regate são limitadas.

A morte do socorrista mostra a dificuldade de um resgate sem colocar em perigo a vida dos meninos e de seu treinador de futebol, presos há 13 dias na caverna de Thuam Lang.

O pessimismo aumentou entre as autoridades tailandesas, depois da alegria provocada pela descoberta, na segunda-feira, de que os jovens estavam vivos.
 

A Marinha tailandesa insinuou que possivelmente as equipes de emergência não terão outra alternativa a não ser tentar um resgate complexo e perigoso. A janela de tempo para retirar os jovens da caverna é “limitada”, admitiram as autoridades.

“A princípio, pensávamos que as crianças poderiam ficar durante muito tempo. Mas a situação mudou, e agora nos resta um tempo limitado”, declarou o comandante da Marinha, Apakorn Yookongkaew, um dos coordenadores da célula de crise.

Yookongkaew também explicou que cilindros de oxigênio foram espalhados ao longo da caverna para tentar abastecer as crianças e seus acompanhantes, incluindo o treinador do time de futebol. Mas ele não citou uma tentativa de resgate nesta sexta-feira, quando a meteorologia prevê o retorno das chuvas de monção nesta região montanhosa da Tailândia.
 

A informação foi divulgada poucas horas depois da morte do mergulhador tailandês.
 

“Após ter entregue uma reserva de oxigênio, ficou sem ar em seu retorno”, declarou o vice-governador da província de Chiang Rai, Passakorn Boonyaluck.

“Perdeu a consciência no caminho de volta, seu companheiro de mergulho tentou ajudá-lo e carregá-lo”, revelou o oficial da Marinha Apakorn Yookongkaew.

 

“Apesar de termos perdido um homem, seguimos com fé em nossa missão”, declarou Apakorn Yookongkaew com a voz embargada.

A tragédia recorda a dificuldade do caminho que precisa ser percorrido, debaixo d’água, para chegar aos 12 meninos e seu treinador, bloqueados na caverna inundada.

As equipes de emergência tentavam avançar o máximo em seus preparativos de resgate, antes do retorno da chuva.

 

Os socorristas esperam conseguir, com a ajuda de máquinas, reduzir o nível da água de modo suficiente para que os meninos consigam sair da caverna sem a necessidade de mergulhar, ou com mergulhos apenas em pontos específicos.

– 5 horas de mergulho –

No momento, um mergulhador experiente precisa de 11 horas para fazer uma viagem de ida e volta até o local em que estão os jovens: seis de ida e cinco para volta, graças à ajuda da corrente.
 

O trajeto tem vários quilômetros e inclui passagens estreitas e trechos sob a água.

Mas os socorristas evitam se pronunciar a favor de um resgate dos meninos através do mergulho.

“Seguimos considerando várias opções”, declarou o general Chalongchai Caiyakam.
 

No momento, os socorristas dizem que preferem esperar a água baixar e manter o grupo na caverna até que possa ser retirado caminhando, com uma parte mínima de trechos submersos, que seriam percorridos com máscaras.

Esta é a opção privilegiada pelas autoridades, que instalaram um amplo sistema de bombeamento da água, com a ajuda de engenheiros japoneses, e já retiraram da caverna um volume equivalente a mais de 50 piscinas olímpicas.

– Evitar uma saída precipitada –
 

As autoridades querem evitar um plano de emergência que inclua uma saída precipitada. A morte do mergulhador foi um duro golpe para a moral dos socorristas, incluindo vários estrangeiros.

Mas se chuva prevista para as próximas horas provocar o aumento do nível da água, talvez não reste outra alternativa.

As tempestades de monção provocaram o bloqueio dos meninos na caverna no dia 23 de junho, quando o grupo decidiu, por um motivo que ainda não está claro, entrar no local depois do treino de futebol.

Ao mesmo tempo, a equipe de resgate procura uma via de entrada a partir do topo da montanha que esteja conectada, ou que seja fácil de conectar com um trabalho de perfuração à parte da caverna em que estão as crianças.



ItapebiAcontece - AFP

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Cerca de 75% dos municípios baianos demitirão servidores; Itapebi em torno de 200

Motivo é ter excedido o limite de 54% imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal. O prfeito de Itapebi disse que a folha consome 70% da arrecadação.

BAHIA, 16 de Nov de 2018

Fim da parceria: médicos cubanos começam a deixar o Brasil no dia 25

A saída deve ser gradual, separada por regiões

BRASIL, 15 de Nov de 2018

Mulher morre após ser atingida durante troca de tiros no sul da Bahia

Polícia investiga crime que ocorreu no bairro Daniel Gomes, em Itabuna.

REGIÃO , 15 de Nov de 2018

15 de Novembro - Dia da Proclamação da República

No dia 15 de novembro celebra-se o dia da Proclamação da República, processo articulado por civis republicanos, militares, abolicionistas e outros grupos interessados no...

BRASIL, 15 de Nov de 2018

Palmeirenses não secarão rivais para serem campeões domingo, contra o Paraná

Vitória sobre o Fluminense, nesta quarta-feira, é primeira parte de uma combinação necessária de resultados para conquistar título no fim de semana

ESPORTES, 15 de Nov de 2018

Desemprego é maior entre nordestinos, mulheres e negros, divulga IBGE

O percentual de pessoas desalentadas chegou a 4,3% e tem sua maior taxa no Maranhão e em Alagoas onde chega a 16,6% e 16%. O Maranhão também tem o menor percentual de...

BRASIL, 14 de Nov de 2018

Gabarito do Enem já está disponível

O Inep disponibilizou também todos os vídeos da videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) no Canal no Youtube.

BRASIL, 14 de Nov de 2018

Deputado Jânio Natal cobra do DNIT providências para a ponte sobre o Rio Jequitinhonha

Jânio Natal (Podemos) já encaminhou hoje mesmo à Superintendência Regional do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) ofício requerendo providências...

REGIÃO , 13 de Nov de 2018

PERIGO: CORROSÃO ATACA BASE DA PONTE SOBRE O RIO JEQUITINHONHA NA BR-101 EM ITAPEBI

Pela segunda vez o site itapebiacontece alerta as autoridades para o perigo que já há algum tempo habita nesta ponte sobre o Rio Jequitinhonha. (Fotos: Arnaldo Alves /...

ITAPEBI, 13 de Nov de 2018

Ex-prefeito é confundido com ladrão e é morto pelo pai

Ele tinha apenas 37 anos e foi até a casa do pai, também ex-prefeito da cidade, após um chamado de vizinhos.

POLÍCIA, 13 de Nov de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • DADOS DO MUNICÍPIO DE ITAPEBI

    Fundação 14 de agosto de 1958 (60 anos)- Gentílico- itapebiense Prefeito- Juarez da Silva Oliveira(Peba) (PP) (2017–2020)- Vice-prefeito; Claudio Henrique Ferreira de Carvalho (PR)- Câmara de Vereadores (09) - Herlemilson Caldas Pereira (PDT), Cleide Moreira do Nascimento (PTN), Cristiano Pereira da Silva (PRTB), Damiao Teixeira Silva (PRTB), Roberley Barbosa de Brito (PSL), Leonardo Ribeiro dos Santos (PSB), Paulo Henrique...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1079