Corregedoria do CNJ vai apurar condutas de Favreto, Gebran e Moro

BRASIL, 10 de Jul de 2018 - Vista 17 vezes.

A primeira representação ao CNJ foi protocolada no domingo, 8, pela ex-procuradora do Distrito Federal Beatriz Kicis. A segunda foi apresentada pela promotora de Justiça do Ministério Público do Rio Adriana Miranda Palma Schenkel. Outra representação foi feita pelo deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP).

Twitter: @ItapebiAcontece


Imagem: Reprodução



O ministro corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), João Otávio de Noronha, determinou a abertura de procedimento para apurar as condutas dos desembargadores Rogério Favreto e João Pedro Gebran Neto, ambos do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), e também do juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Criminal Federal de Curitiba (PR).
 

O CNJ recebeu oito representações contra Favreto e duas contra Moro. Elas pedem a apuração sobre possível infração disciplinar dos magistrados no episódio que resultou na liminar em habeas corpus a favor do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso na Operação Lava Jato, e posteriores manifestações que resultaram na manutenção da prisão.
 

As dez representações serão sobrestadas e apensadas ao procedimento “já que se trata de uma apuração mais ampla dos fatos”, informou a Corregedoria. De acordo com nota do órgão, o pedido de providências será autuado e os trabalhos de apuração iniciados imediatamente pela equipe.

 

Apesar da decisão do desembargador Favreto, Lula continua preso porque o presidente do TRF-4, Carlos Eduardo Thompson Flores, manteve a posição do desembargador João Pedro Gebran Neto, relator da Lava Jato, que vetou a libertação do petista, preso desde abril. Antes disso, o próprio Moro divulgou despacho em que recomendava o não cumprimento da liminar.
 

Representações

 

A primeira representação ao CNJ foi protocolada no domingo, 8, pela ex-procuradora do Distrito Federal Beatriz Kicis. A segunda foi apresentada pela promotora de Justiça do Ministério Público do Rio Adriana Miranda Palma Schenkel. Outra representação foi feita pelo deputado federal Carlos Sampaio (PSDB-SP).

 

Para cerca de cem integrantes do Ministério Público e do Poder Judiciário, a decisão do desembargador Favreto “viola flagrantemente o princípio da colegialidade”. “A quebra da unidade do direito, sem a adequada fundamentação, redunda em ativismo judicial pernicioso e arbitrário, principalmente quando desembargadores e/ou ministros vencidos ou em plantão não aplicam as decisões firmadas por Órgão Colegiado do Tribunal”, citam. Ainda há uma representação do Partido Novo, duas do senador José Medeiros (Podemos-MT) e uma do deputado federal Laerte Bessa (PR-DF).
 

Quem assina as representações contra Moro são o estudante de Direito de Rolândia (PR) Benedito Silva Junior, que já protocolou habeas corpus a favor de Lula em outras ocasiões, e o advogado mineiro Lucas Carvalho de Freitas. Os três deputados que pediram a liberdade de Lula – Paulo Teixeira (PT-SP), Paulo Pimenta (PT-RS) e Wadih Damous (PT-RJ) – vão entrar com representações no CNJ não só contra Moro, mas também contra os desembargadores Gebran Neto e Thompson Flores.



Itapebiacontece Estadão Conteúdo

 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Itapebi é o município da 8ª (DIRES) que mais vacinou contra Sarampo e Poliomielite

Os dados são referentes ao trabalho de vacinação realizado até o dia 18 de Agosto. Dia ‘D’ de vacinação.

ITAPEBI, 20 de Ago de 2018

Lula tem 37,3% e Bolsonaro, 18,8%, aponta pesquisa CNT/MDA

A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 18 de agosto de 2018. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 municípios de 25 Unidades Federativas, das cinco regiões do país.

POLÍTICA, 20 de Ago de 2018

Suspeito de matar companheira atropelada no sul da Bahia é preso em MG

Michele Leite Dias foi morta em Arraial D'Ajuda, no sul do estado. Investigações apontam que Adimilson Pereira da Silva, fugiu após a mulher morrer.

POLÍCIA, 20 de Ago de 2018

MANIFESTANTES FECHAM A BA-001 EM BELMONTE POR TEMPO INDETERMINADO

Só sairemos daqui quando o Governador Rui Costa cumprir a promessa que fez ao povo de Belmonte. (Fotos: Jornal de Belmonte)

REGIÃO, 20 de Ago de 2018

Oito pessoas são mortas durante operação do Exército na Penha

4.200 militares das Forças Armadas, 70 policiais civis e equipes especiais da PM atuam também nos Complexos do Alemão e da Maré

POLÍCIA, 20 de Ago de 2018

Eunápolis: Ex-prefeitos Neto Guerrieri e Flávio Baiôco apresentam seus candidatos

A “Corrente do Bem” além de Adolfo Viana e Jânio Natal está apoiando também irmão Lázaro para o senado. (Imagens: Ascom "Corrente do Bem"

POLÍTICA, 20 de Ago de 2018

Atlético-PR vence após início avassalador e Flamengo toma vareio 3x0

O Furacão, precisando da vitória em casa, começou a partida com maior posse de bola, tentando impor seu ritmo. O Flamengo tentava iniciar uma pressão, mas era bem...

ESPORTES, 19 de Ago de 2018

Com Deyverson inspirado, Palmeiras mantém Vitória na zona da degola

Com 33 pontos ganhos, o Palmeiras figura na sexta posição.

OUTRAS NOTICIAS, 19 de Ago de 2018

Itapebi ultrapassa mais de 70% da meta em dia ‘D’ de vacinação contra Sarampo e Pólio

Até o sábado (18), 505 doses das vacinas foram aplicadas. Campanha encerra no dia 31 de agosto. (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

ITAPEBI, 19 de Ago de 2018

Ação pede que TSE barre candidatura de Bolsonaro

Segundo advogado, réus em ações penais -como é o caso do deputado- não podem ser candidatos ao Planalto

POLÍTICA, 18 de Ago de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • Nasceu!

    Este momento é mágico. Parabéns por este presente de Deus! Hoje os nossos corações se enchem de alegria ao comemorar o nascimento da filha de vocês! Parabéns pela chegada da tão esperada "Princesinha.”. Nasceu nesta quarta-feira (15), por volta das 11h30m no Hospital Ramos, Maria Júlia dos Santos Souza Jacó. A princesinha nasceu pesando 3,5 Kg e medindo 50 cm. “Maju” é filha do casal Janaina dos Santos Souza e Ademar Jacó...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1051