Câmara aprova isenção de conta de luz para famílias de baixa renda

OUTRAS NOTICIAS, 11 de Jul de 2018 - Vista 32 vezes.

Atualmente, a tarifa social de energia estabelece descontos ao consumidor de baixa renda cadastrado no valor de 65% no consumo registrado de até 30 kWh/mês.

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagem: Reprodução




O plenário da Câmara aprovou, nesta noite (10), a gratuidade de energia para famílias de baixa renda com o consumo mensal de até 70 quilowatts-hora (kWh) por mês. A medida foi aprovada por meio de emenda ao texto do projeto de lei que viabiliza a privatização de seis distribuidoras de energia elétrica da Eletrobras na Região Norte.
 

Atualmente, a tarifa social de energia estabelece descontos ao consumidor de baixa renda cadastrado no valor de 65% no consumo registrado de até 30 kWh/mês; de 40% na faixa de 31 kWh até 100 kWh/mês; e de 10% na faixa de 101 kWh até 220 kWh/mês. A isenção no pagamento, atualmente, atinge apenas índios e quilombolas.
 

Pequenas centrais

Outra emenda aprovada permite às pequenas centrais hidrelétricas com pelo menos uma unidade geradora (turbina) em funcionamento terem seu prazo de autorização contado a partir da operação comercial dessa unidade, exceto as que tiverem penalidade pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) quanto ao cronograma de implantação.

 

Após a aprovação da matéria, o presidente da Casa, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), questionou a origem dos recursos orçamentários para custear a isenção de pagamento da energia elétrica às famílias de baixa renda. “Eu preciso que alguém me informe qual o impacto no Orçamento do governo. Se alguém deixar de pagar a conta, outra pessoa vai pagar”, perguntou Maia.
 

O relator da proposta, deputado Júlio Lopes (PP-RJ), argumentou que a medida não geraria impacto porque o trecho já tinha sido negociada com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) durante a discussão da Medida Provisória 814/17, que perdeu a vigência antes de ser votada pelo Congresso.
 

Distribuidoras

Deputados concluíram na sessão de hoje a análise dos destaques que ficaram pendentes na semana passada. As seis distribuidoras que poderão ser colocadas à venda são: Amazonas Energia, Centrais Elétricas de Rondônia (Ceron); Companhia de Eletricidade do Acre (Eletroacre); Companhia Energética de Alagoas (Ceal); Companhia de Energia do Piauí (Cepisa); e Boa Vista Energia, que atende a Roraima.

 

Em maio, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou por unanimidade a publicação do edital de privatização dessas seis distribuidoras de energia elétrica.



ItapebiAcontece - Fonte Agência Brasil
 




Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

SALVADOR, 07 de Fev de 2019

Jornada pedagógica 2019 é iniciada em Itapebi

A Jornada pedagógica 2019 acontecerá nos dias 07, 08 e 11 de fevereiro de 2019 com o tema “Itapebi pensando a escola contemporânea com foco na BNCC”. (Fotos: Arnaldo...

Educação, 07 de Fev de 2019

Prefeitura de Guaratinga nega e critica “máfia dos combustíveis” denunciada por vice

A prefeitura está abastecendo veículos velhos, que não rodam mais, eles não funcionam, estão lá na garagem da prefeitura, que fica no Centro, parados há anos.

REGIÃO , 07 de Fev de 2019

Tempestade deixa três mortos na cidade do Rio

As chuvas provocaram deslizamentos de terra que atingiram dois ônibus na zona sul.

BRASIL, 07 de Fev de 2019

Ilhas de Paz: conheça as cidades baianas sem homicídios há mais de um ano

Tradição familiar e ausência do tráfico garantem “paz” em cidades baianas. (Imagens reprodução: Correio 24 horas)

BAHIA, 06 de Fev de 2019

Médica cubana é morta pelo marido com golpes de chave de fenda

À polícia, o vigia confessou ter matado a esposa e apontou uma área da mata onde o corpo estava enterrado.

BRASIL, 06 de Fev de 2019

Cidades baianas podem sofrer impacto da lama de Brumadinho

O governo federal informou poucos dias depois da tragédia que trabalhava com a hipótese de a lama não chegar à baía de São Francisco. E, a Vale chegou a instalar três...

TRAGÉDIA, 06 de Fev de 2019

Mortos pela barragem de Brumadinho chegam a 142; há 194 desaparecidos

Até o momento, 120 corpos foram identificados

TRAGÉDIA, 05 de Fev de 2019

Pedra se solta de paredão e volta a assustar moradores rural de Guaratinga na Bahia

População diz que são ouvidos muitos "estrondos" vindos da montanha. (Foto: Gaurananet)

REGIÃO , 05 de Fev de 2019

Prefeitura de Itapebi divulga Locais de Prova da Seleção Pública Municipal 001/2019

Segue abaixo a relação, clique de acordo com o grau de escolaridade exigido para o cargo pretendido.

ITAPEBI, 05 de Fev de 2019

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 13:12

NOTAS SOCIAIS

  • DADOS DO MUNICÍPIO DE ITAPEBI

    Fundação 14 de agosto de 1958 (60 anos)- Gentílico- itapebiense Prefeito- Juarez da Silva Oliveira(Peba) (PP) (2017–2020)- Vice-prefeito; Claudio Henrique Ferreira de Carvalho (PR)- Câmara de Vereadores (09) - Herlemilson Caldas Pereira (PDT), Cleide Moreira do Nascimento (PTN), Cristiano Pereira da Silva (PRTB), Damiao Teixeira Silva (PRTB), Roberley Barbosa de Brito (PSL), Leonardo Ribeiro dos Santos (PSB), Paulo Henrique...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1106