Quase 2 décadas de carurus na casa da família Alves

BAHIA, 01 de Out de 2018 - Vista 85 vezes.

Tradição baiana, na verdade, faz parte de um sincretismo religioso. (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

Twitter: @ItapebiAcontece

 (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

Pratos prontos e convidados 

O Dia de São Cosme e São Damião, celebrado na última quinta-feira (27), é tradicionalmente bastante comemorado na Bahia, especialmente em Salvador, com os tradicionais “carurus”. Em algumas festas, grupos de sete crianças são formados nas casas para comer o tradicional prato da culinária baiana – acompanhado de vatapá,  pedaços de galinha e  arroz. O que poucos sabem é que comer a iguaria na data têm origem africana e os homenageados, na verdade, não são somente os santos católicos. 

Há quase duas décadas que é feito o caruru na casa do casal Arnaldo e Bete, rotina iniciada no ano de 2001 na fazenda do casal de amigos Ronaldo Nadyer e Elda Seara, numa brincadeira em que Arnaldo Alves disse que a partir daquela data todos os anos faria um caruru de acordo com suas possibilidades... "Este ano não tivemos condições de fazer no dia 27 (Terça-feira), mas fizemos no dia 29 (sábado)"  explica Arnaldo Alves.  Este ano a dona Bete teve a ajuda da vizinha Maria da Paz que também é 'expert' no prepraro das guloseimas. 

Foto Arnaldo Alves

Cozinha improvisada no local que seria distribuído a guloseima

 

A tradição do caruru de Cosme e Damião chegou ao Brasil durante o período da escravidão. A origem vem do candomblé e a homenagem é para as divindades (orixás) gêmeas, conhecidas como Ibejis. Os nomes das entidades são: Taiwo e  Kehinde. A homenagem à eles vem através de uma festa onde as crianças são o destaque e são oferecidos, além do tradicional prato já citado, bolinhos e doces, que são iguarias infantis.


 (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)




Mais, no caso do caruru da familia Alves, não existe o chamado "caruru de obrigação" e sim uma forma comum de servir uma comida em homenagem aos santos e que são considerados irmãos de Arnaldo Alves pois sua mãe Maria Alves dos Santos na decada de 1960, deu a luz aos trigêmeos e no ano seguinte gêmeos.


A relação com São Come e São Damião, que também eram irmãos gêmeos, veio através do sincretismo religioso, ocorrido durante os séculos XVIII e XIX, período de escravidão dos negros africanos no Brasil. Na época, os escravos eram proibidos de professar a sua própria religião. Então, para poderem fazer suas adorações, eles adaptavam as suas divindades (orixás) com os santos da Igreja Católica (única religião permitida no Brasil na época) para não sofrerem retaliações. Então, por serem gêmeos e serem crianças, os escravos adaptaram os Ibejis como equivalentes aos santos gêmeos médicos São Cosme e São Damião.


 (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)



 

Distribuição de balas 
 

Apesar de ser um evento que veio do Candomblé, através do sincretismo, uma das tradições do “Caruru” faz parte da história dos santos São Cosme e São Damião: a distribuição de balas. Isso porque eles, desde pequenos, eram médicos e cuidavam de doentes, em grande parte crianças, na região da Península Arábica sem cobrar dinheiro. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.


 (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

Rolou a festa até na sonbra da lateral da casa 

 

Cosme e Damião morreram por volta do ano 300 d.C. degolados, vítimas de uma perseguição do imperador romano Deocleciano. Eles também são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.

Imagem Reprodução





Adaptação do texto: ItapebiAcontece

 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Mensagem de boas festas e feliz ano novo do Presidente da câmara municipal de Itapebi

O Presidente da câmara Municipal de Itapebi Paulo Henrique Nascimento Almeida destaca que Esta é uma época que além dos festejos, deve igualmente propiciar momentos de...

ITAPEBI, 18 de Dez de 2018

Operação desarticula organização criminosa que desviou R$ 100 milhões da saúde

Nas investigações do Gaeco, verificou-se também fraude nas escalas de plantão de profissionais como médicos, odontólogos e enfermeiros.

BAHIA, 18 de Dez de 2018

Homens desaparecidos há três dias são encontrados mortos após telefonema de suspeito

De acordo com a polícia, nas ligações, homem indicou localização dos corpos. Ele é procurado. (Imagem: Reprodução)

REGIÃO , 18 de Dez de 2018

Jânio Natal festeja a luz elétrica no Alto do Vilas mas lamenta descaso com o Bairro

Mais de 2.000 pessoas estão sendo beneficiadas na localidade pela iniciativa do deputado estadual Jânio Natal (Podemos), numa articulação com o deputado federal José...

REGIÃO , 17 de Dez de 2018

Mensagem de Final de Ano do Prefeito de Itapebi Juarez da Silva Oliveira “PEBA”

Chegamos ao final de mais um ano, onde muitos sonhos viraram realidade em virtude da força do nosso trabalho e na confiança do nosso povo.

ITAPEBI, 17 de Dez de 2018

Homens desaparecem após venderem carro no sul da Bahia; polícia investiga

Um dos desaparecidos é dono de uma revendedora de veículos seminovos. (Imagens: Reprodução)

REGIÃO , 17 de Dez de 2018

Itapebi; Motoqueiro morre em acidente na BR-101 após participar de evento em Cabrália

Segundo a PRF a colisão foi ocasionada após o automóvel ter invadido a contramão durante uma ultrapassagem em local proibido.

ITAPEBI, 17 de Dez de 2018

Professores e Funcionários se confraternizam em festa de encerramento do Eulina Suzart

Encerramento de ano letivo e confraternização dos professores, funcionários, pais, alunos e convidados aconteceu em duas etapas na Escola Euliza Suzart e escolas do...

ITAPEBI, 16 de Dez de 2018

Abertura do Natal em família reúne centenas de pessoas para a chegada do Papai Noel

A ação faz parte das comemorações alusivas ao Natal em Itapebi, iniciadas nesta sexta-feira (14). (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

ITAPEBI, 15 de Dez de 2018

MP contesta indenização de R$ 400 mil a empresa de ônibus de Eunápolis

Segundo o promotor de Justiça Dinalmari Mendonça, autor da recomendação, o projeto foi aprovado no último dia 6 pela Câmara de Vereadores e autorizou sem base em...

REGIÃO , 14 de Dez de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • Os 15 anos da minha afilhada Gabi

    Minha linda afilhada Gabriela, pensar que já se passaram 15 anos desde que você chegou ao mundo é realmente impressionante. Hoje você já está uma mocinha que enche de orgulho e alegria os corações da família que tanto a ama. Espero que pela vida fora continue sempre fiel a você mesma e que nunca perca esse sorriso tão lindo. Que a vida seja meiga com você, mas quando não for que você saiba responder à altura aos desafios que ela...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1088