Quase 2 décadas de carurus na casa da família Alves

BAHIA, 01 de Out de 2018 - Vista 94 vezes.

Tradição baiana, na verdade, faz parte de um sincretismo religioso. (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

Twitter: @ItapebiAcontece

 (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

Pratos prontos e convidados 

O Dia de São Cosme e São Damião, celebrado na última quinta-feira (27), é tradicionalmente bastante comemorado na Bahia, especialmente em Salvador, com os tradicionais “carurus”. Em algumas festas, grupos de sete crianças são formados nas casas para comer o tradicional prato da culinária baiana – acompanhado de vatapá,  pedaços de galinha e  arroz. O que poucos sabem é que comer a iguaria na data têm origem africana e os homenageados, na verdade, não são somente os santos católicos. 

Há quase duas décadas que é feito o caruru na casa do casal Arnaldo e Bete, rotina iniciada no ano de 2001 na fazenda do casal de amigos Ronaldo Nadyer e Elda Seara, numa brincadeira em que Arnaldo Alves disse que a partir daquela data todos os anos faria um caruru de acordo com suas possibilidades... "Este ano não tivemos condições de fazer no dia 27 (Terça-feira), mas fizemos no dia 29 (sábado)"  explica Arnaldo Alves.  Este ano a dona Bete teve a ajuda da vizinha Maria da Paz que também é 'expert' no prepraro das guloseimas. 

Foto Arnaldo Alves

Cozinha improvisada no local que seria distribuído a guloseima

 

A tradição do caruru de Cosme e Damião chegou ao Brasil durante o período da escravidão. A origem vem do candomblé e a homenagem é para as divindades (orixás) gêmeas, conhecidas como Ibejis. Os nomes das entidades são: Taiwo e  Kehinde. A homenagem à eles vem através de uma festa onde as crianças são o destaque e são oferecidos, além do tradicional prato já citado, bolinhos e doces, que são iguarias infantis.


 (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)




Mais, no caso do caruru da familia Alves, não existe o chamado "caruru de obrigação" e sim uma forma comum de servir uma comida em homenagem aos santos e que são considerados irmãos de Arnaldo Alves pois sua mãe Maria Alves dos Santos na decada de 1960, deu a luz aos trigêmeos e no ano seguinte gêmeos.


A relação com São Come e São Damião, que também eram irmãos gêmeos, veio através do sincretismo religioso, ocorrido durante os séculos XVIII e XIX, período de escravidão dos negros africanos no Brasil. Na época, os escravos eram proibidos de professar a sua própria religião. Então, para poderem fazer suas adorações, eles adaptavam as suas divindades (orixás) com os santos da Igreja Católica (única religião permitida no Brasil na época) para não sofrerem retaliações. Então, por serem gêmeos e serem crianças, os escravos adaptaram os Ibejis como equivalentes aos santos gêmeos médicos São Cosme e São Damião.


 (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)



 

Distribuição de balas 
 

Apesar de ser um evento que veio do Candomblé, através do sincretismo, uma das tradições do “Caruru” faz parte da história dos santos São Cosme e São Damião: a distribuição de balas. Isso porque eles, desde pequenos, eram médicos e cuidavam de doentes, em grande parte crianças, na região da Península Arábica sem cobrar dinheiro. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.


 (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

Rolou a festa até na sonbra da lateral da casa 

 

Cosme e Damião morreram por volta do ano 300 d.C. degolados, vítimas de uma perseguição do imperador romano Deocleciano. Eles também são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.

Imagem Reprodução





Adaptação do texto: ItapebiAcontece

 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Bahia emite alerta sobre aumento de 301% nos casos de Dengue em 2019

A Sesab informa que foram distribuídos 7.400 kits para serem utilizados pelos agentes de controle de endemias dos 417 municípios.

BAHIA, 23 de Fev de 2019

Venezuela: Confronto a 80 km da fronteira com Brasil deixa 2 mortos

Indígenas que faziam barricada para garantir entrada de ajuda humanitária vinda do Brasil foram alvo de ação do Exército Venezuelano; há 22 feridos

MUNDO, 22 de Fev de 2019

Ex-diretor da Embasa Jessé Motta é o novo superintendente da Sucop em Salvador

Além da experiência na Empresa Baiana de Águas e Saneamento, Jessé Filho tem passagem pela Conder e pela Companhia de Saneamento de Alagoas.

SALVADOR, 22 de Fev de 2019

Comentaristas debatem risco de rebaixamento do Palmeiras por presença de Del Nero

Banido pela Fifa de atividades relacionadas ao futebol, ex-presidente da CBF é conselheiro vitalício do clube, que, segundo jornal "O Estado de S.Paulo",...

ESPORTES, 21 de Fev de 2019

Maduro envia tanques para cidade próxima ao Brasil, diz opositor

Escalada na tensão acontece depois de o governo brasileiro anunciar força-tarefa para enviar ajuda dos EUA para solo venezuelano. Tanques venezuelanos em Santa Elena do...

MUNDO, 21 de Fev de 2019

Deputados duelam pelas barragens. Querem elas para navegar, é claro

As comissões têm cargos preenchidos nos arranjos políticos. Vão ter que abrir espaço. (Foto: Ilustrativa - Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

BAHIA, 21 de Fev de 2019

Centrão ameaça e diz que reforma não avança sem diálogo com o Planalto

Parlamentares estão insatisfeitos com a articulação política do governo Bolsonaro

BRASIL, 21 de Fev de 2019

MP e Defensoria pedem interdição de CT e bloqueio de R$ 57 mi do Fla

Dez jovens morreram em um incêndio que atingiu o Ninho do Urubu no último dia 8 de fevereiro

TRAGÉDIA, 21 de Fev de 2019

ITAPEBI: Divulgado Resultado Parcial Processo Seletivo 001/2019

Desta forma, segue abaixo as relações dos aprovados em ampla concorrência separados por cargo preterido

ITAPEBI, 21 de Fev de 2019

Fernanda Montenegro passa mal em gravação e está internada

Atriz estava em Jaguari, no Rio Grande do Sul, gravando 'A dona do pedaço'

FAMOSOS, 20 de Fev de 2019

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • DADOS DO MUNICÍPIO DE ITAPEBI

    Fundação 14 de agosto de 1958 (60 anos)- Gentílico- itapebiense Prefeito- Juarez da Silva Oliveira(Peba) (PP) (2017–2020)- Vice-prefeito; Claudio Henrique Ferreira de Carvalho (PR)- Câmara de Vereadores (09) - Herlemilson Caldas Pereira (PDT), Cleide Moreira do Nascimento (PTN), Cristiano Pereira da Silva (PRTB), Damiao Teixeira Silva (PRTB), Roberley Barbosa de Brito (PSL), Leonardo Ribeiro dos Santos (PSB), Paulo Henrique...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1112