Quase 2 décadas de carurus na casa da família Alves

BAHIA, 01 de Out de 2018 - Vista 74 vezes.

Tradição baiana, na verdade, faz parte de um sincretismo religioso. (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

Twitter: @ItapebiAcontece

 (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

Pratos prontos e convidados 

O Dia de São Cosme e São Damião, celebrado na última quinta-feira (27), é tradicionalmente bastante comemorado na Bahia, especialmente em Salvador, com os tradicionais “carurus”. Em algumas festas, grupos de sete crianças são formados nas casas para comer o tradicional prato da culinária baiana – acompanhado de vatapá,  pedaços de galinha e  arroz. O que poucos sabem é que comer a iguaria na data têm origem africana e os homenageados, na verdade, não são somente os santos católicos. 

Há quase duas décadas que é feito o caruru na casa do casal Arnaldo e Bete, rotina iniciada no ano de 2001 na fazenda do casal de amigos Ronaldo Nadyer e Elda Seara, numa brincadeira em que Arnaldo Alves disse que a partir daquela data todos os anos faria um caruru de acordo com suas possibilidades... "Este ano não tivemos condições de fazer no dia 27 (Terça-feira), mas fizemos no dia 29 (sábado)"  explica Arnaldo Alves.  Este ano a dona Bete teve a ajuda da vizinha Maria da Paz que também é 'expert' no prepraro das guloseimas. 

Foto Arnaldo Alves

Cozinha improvisada no local que seria distribuído a guloseima

 

A tradição do caruru de Cosme e Damião chegou ao Brasil durante o período da escravidão. A origem vem do candomblé e a homenagem é para as divindades (orixás) gêmeas, conhecidas como Ibejis. Os nomes das entidades são: Taiwo e  Kehinde. A homenagem à eles vem através de uma festa onde as crianças são o destaque e são oferecidos, além do tradicional prato já citado, bolinhos e doces, que são iguarias infantis.


 (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)




Mais, no caso do caruru da familia Alves, não existe o chamado "caruru de obrigação" e sim uma forma comum de servir uma comida em homenagem aos santos e que são considerados irmãos de Arnaldo Alves pois sua mãe Maria Alves dos Santos na decada de 1960, deu a luz aos trigêmeos e no ano seguinte gêmeos.


A relação com São Come e São Damião, que também eram irmãos gêmeos, veio através do sincretismo religioso, ocorrido durante os séculos XVIII e XIX, período de escravidão dos negros africanos no Brasil. Na época, os escravos eram proibidos de professar a sua própria religião. Então, para poderem fazer suas adorações, eles adaptavam as suas divindades (orixás) com os santos da Igreja Católica (única religião permitida no Brasil na época) para não sofrerem retaliações. Então, por serem gêmeos e serem crianças, os escravos adaptaram os Ibejis como equivalentes aos santos gêmeos médicos São Cosme e São Damião.


 (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)



 

Distribuição de balas 
 

Apesar de ser um evento que veio do Candomblé, através do sincretismo, uma das tradições do “Caruru” faz parte da história dos santos São Cosme e São Damião: a distribuição de balas. Isso porque eles, desde pequenos, eram médicos e cuidavam de doentes, em grande parte crianças, na região da Península Arábica sem cobrar dinheiro. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.


 (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

Rolou a festa até na sonbra da lateral da casa 

 

Cosme e Damião morreram por volta do ano 300 d.C. degolados, vítimas de uma perseguição do imperador romano Deocleciano. Eles também são considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina.

Imagem Reprodução





Adaptação do texto: ItapebiAcontece

 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Acidente na BR-381, em MG, deixa seis mortos e nove feridos

O trecho em que ocorreu a batida é um dos que mais registram acidentes graves em Minas Gerais

ESTRADAS, 15 de Out de 2018

Segue o Porco!

Palmeiras conta com 2 gols de Deyverson e afasta Grêmio da briga pelo título

ESPORTES, 15 de Out de 2018

Jovem e executado com diversos tiros a queima roupa no centro de Belmonte.

Wellington Santos Gomes, de 21 anos, foi morto a tiros, no início da tarde deste sábado (13), na Avenida Beira mar, centro da cidade de Belmonte.

REGIÃO, 14 de Out de 2018

Seis carros pegam fogo após engavetamento em Itororó na Bahia

O acidente ocorrido no quilômetro 630 da BA-130 não deixou mortos.

BAHIA, 13 de Out de 2018

Avião pequeno faz pouso forçado em Belmonte e piloto foge

Aeronave levava uma pessoa a mais do que tem capacidade

REGIÃO, 13 de Out de 2018

Porto Seguro agora cobra taxa de acesso e circulação de ônibus e vans de Excursões

Com apoio do trade (hotéis e agências de turismo tradicionais) a prefeitura iniciou o combate à hospedagem clandestina feitas em casas e condomínios que não estão...

REGIÃO, 13 de Out de 2018

Revista divulga depoimento inédito do agressor de Jair Bolsonaro à PF

Adélio Bispo de Oliveira deu uma facada no candidato do PSL no início de setembro, em Minas Gerais

POLÍCIA, 12 de Out de 2018

Corinthians joga mal em BH e sai atrás na final da Copa do Brasil

No caminho para o vestiário, os jogadores corintianos se mostraram em sintonia com seus torcedores e demonstraram otimismo em reverter a vantagem da Raposa na Arena...

ESPORTES, 11 de Out de 2018

Derrota eleitoral da prefeita anima prefeituráveis em Porto Seguro

JÂNIO NATAL MAIS VOTADO DA CIDADE E SE CREDENCIA PARA SER CANDIDATO A PREFEITO

OUTRAS NOTICIAS, 10 de Out de 2018

Caciques políticos, zumbis e o melancólico adeus decretado pelas urnas

A lista daqueles que ficaram fora de mandatos não é pequena.

BAHIA, 10 de Out de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • Parabéns Jairene!

    Hoje o dia nasceu especial para a primeira-dama e Secretária Municipal de Assistência Social de Itapebi, Jairene Botelho. Ela completa mais um ano de vida nesta sexta-feira, 12 de outubro, “dia das crianças”. Jairene, nesta data tão especial, compartilhamos sua alegria em comemorar mais um ano de vida. Somos felizes com sua contribuição e suas ações a frente da Secretaria Municipal de Assistência Social no atendimento as famílias...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1069