Eleitores passaram cerca de 3 horas em filas para votar em Itapebi

OUTRAS NOTICIAS, 08 de Out de 2018 - Vista 64 vezes.

Cidadãos creditam demora à lentidão na fila pelo número de secções numa só urna e a problemas na biometria

Twitter: @ItapebiAcontece





As filas gigantes fizeram muitos perderem a paciência no desconfortável andar térreo da antiga câmara municipal de Itapebi na Cidade Histórica, acúmulo de seções, (6) numa sala apertada e sem a menor condição para os mesários trabalhar e os eleitores votar.
Além das dificuldades na biometria, que fez as pessoas se irritarem. Após mais de 3h de espera  desde o início da votação, muitos eleitores ainda não tinham conseguido exercer seu direito e, impacientes, começaram a se irritarem com a demora no atendimento. 

"Eu nunca vi tantas filas como estou vendo agora". Essa frase sintetizou o sentimento de muitos eleitores que foram aos colégios eleitorais neste domingo (7) para votar em Itapebi.






Quase que unânime as reclamações dos eleitores. “Acho isso uma falta de respeito de todos, do TRE, dos políticos locais e dos coordenadores que colocaram seis secções para uma urna somente"; disse um senhor que esperava há mais de duas horas para justificar o voto por está fora de seu domicílio eleitoral. 

Já passava das 18h45m e no interior da secção ainda havia mais de sessenta pessoas aguardando para exercer seu dever cívico.  
Com os ânimos exaltados, em certos momentos policiais militares foram chamados para conter os eleitores que gritavam.
Já dentro da sala, o sistema de biometria não estava funcionando com a maior parte dos cidadãos, o que atrasou ainda mais. "Eles ficam tentando fazer a biometria de qualquer jeito. tenta uma vez, duas, três, limpam o leitor, e não param de tentar", contou a eleitora Maria Alves de Oliveira, que esperava a nora votar.

Um servidor público, que não quis se identificar aguardava sem paciência sua vez para votar. Ele e o primo haviam chegado às 8h no prédio de votação improvisado e até às 10h30 Eles dois não tinha conseguido.

“Eu estou todo esse tempo esperando, moro na zona rural continuo aqui na fila, esperando”. É uma falta de respeito com os eleitores. A gente sempre votou lá no colégio Eulina Suzart e nunca aconteceu isso, lá havia três urnas para votar.
"Colocaram várias seções juntas e só tem uma urna para atender todo mundo. Não adianta. A gente veio cedo do “cavaco” para votar aqui porque lá não tem mais escola, e agora temos que ficar esse tempo todo esperando", reclamou o eleitor.
 
 
Filas em vários colégios







Os eleitores do colégio Terezinha, (antigo Eloína), também tiveram dificuldade em votar neste domingo.
Além disso, o sistema de biometria também não funcionou bem. "A biometria não está funcionando direito e isso também atrasa. Estamos já há 1h dentro da sala e ainda não conseguimos votar. Pelo menos já nos avisaram quando chegamos", contou a dona de casa Carmem Silva de Oliveira. Essa foi à primeira eleição em que as três seções foram colocadas no mesmo espaço.

 
Já no Clovis Stolze, as filas se misturavam nos pavilhões. Muitos eleitores perdidos tentavam encontrar os finais das filas de suas seções. As filas intermináveis fizeram algumas pessoas passarem mais de 2h para conseguir votar, como a dona de casa Vilma Ferreira, 52 anos. Apesar de o colégio ser o maior de Itapebi, ela conta que nunca passou tanto tempo para conseguir exercer o direito.





Na secção 278, no colégio Clovis Stolze a urna apresentou problemas por volta das 9h, com os procedimentos feitos pelo técnico Romano dos Anjos, no trabalho de Inspeção e substituição da urna com problemas, a secção ficou parada por mais de uma hora e meia. Devido à espera uma longa fila se formou na secção eleitoral.

A população votante de Itapebi espera que medidas sejam tomadas pelo cartório regional do TRE-BA para a próxima votação, pois novamente os eleitores deverão comparecer em massa para votar em presidente da república. Ainda que agora a votação deva ser mais rápida devido ser somente dois candidatos e só um deverá ser escolhido.

Para se ter ideia dos problemas enfrentados pelos eleitores, houve secção que só encerrou a votação após as 20h. Esse foi o caso das seis secções da da cidade histórica.

 
 
Arnaldo Alves / ItapebiAcontece
 
 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Abertura do Natal em família reúne centenas de pessoas para a chegada do Papai Noel

A ação faz parte das comemorações alusivas ao Natal em Itapebi, iniciadas nesta sexta-feira (14). (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

ITAPEBI, 15 de Dez de 2018

MP contesta indenização de R$ 400 mil a empresa de ônibus de Eunápolis

Segundo o promotor de Justiça Dinalmari Mendonça, autor da recomendação, o projeto foi aprovado no último dia 6 pela Câmara de Vereadores e autorizou sem base em...

REGIÃO , 14 de Dez de 2018

Prazo de implementação das placas do Mercosul na Bahia é novamente prorrogado

Novas placas estavam previstas para entrar em vigor no estado em 3 de dezembro. Data foi adiada para 17 de dezembro e, nesta sexta, foi prorrogada para 24.

BAHIA, 14 de Dez de 2018

Justiça decreta prisão preventiva do médium João de Deus

Acusado em mais de 300 denúncias por estupro, assédio e pedofilia, o médium já está sendo procurado pela polícia

POLÍCIA, 14 de Dez de 2018

Bahia tem 255 cidades em alerta ou risco de surto de dengue, zika e chikungunya diz MS

Levantamento foi divulgado pelo órgão nesta quarta-feira (12). Salvador está entre os 186 municípios em alerta.

Saúde, 14 de Dez de 2018

Moro diz que lamenta ter sido autor da condenação de Lula

Em entrevista à Band, futuro ministro da Justiça disse que ex-presidente petista fez coisas boas, mas também erradas

BRASIL, 14 de Dez de 2018

Itapebi: Coelba só restabelece energia elétrica em ruas do Bairro Novo após 6 dias

Moradores sem energia elétrica nas ruas 1 e 3 tem prejuízos com os alimentos que perderam nas geladeiras. (Fotos:Arnaldo Alves /ItapebiAcontece e Internautas )

OUTRAS NOTICIAS, 13 de Dez de 2018

Atlético-PR vence Junior nos pênaltis e leva 1º título internacional

Equipe não decepcionou a torcida que lotou a Arena da Baixada

ESPORTES, 13 de Dez de 2018

'Se tiver algo errado, que paguemos', diz Bolsonaro sobre Coaf

Presidente eleito comentou o assunto em uma transmissão ao vivo feita no Facebook, nesta quarta-feira (12)

BRASIL, 13 de Dez de 2018

Homem ameaça Bolsonaro com arma e é preso em Pernambuco

Em um vídeo postado nas redes sociais, o suspeito, que não teve a identidade revelada, xinga o capitão da reserva e diz que vai matá-lo. Imagem: Reprodução

BRASIL, 12 de Dez de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • Os 15 anos da minha afilhada Gabi

    Minha linda afilhada Gabriela, pensar que já se passaram 15 anos desde que você chegou ao mundo é realmente impressionante. Hoje você já está uma mocinha que enche de orgulho e alegria os corações da família que tanto a ama. Espero que pela vida fora continue sempre fiel a você mesma e que nunca perca esse sorriso tão lindo. Que a vida seja meiga com você, mas quando não for que você saiba responder à altura aos desafios que ela...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1088