Eleitores passaram cerca de 3 horas em filas para votar em Itapebi

OUTRAS NOTICIAS, 08 de Out de 2018 - Vista 77 vezes.

Cidadãos creditam demora à lentidão na fila pelo número de secções numa só urna e a problemas na biometria

Twitter: @ItapebiAcontece





As filas gigantes fizeram muitos perderem a paciência no desconfortável andar térreo da antiga câmara municipal de Itapebi na Cidade Histórica, acúmulo de seções, (6) numa sala apertada e sem a menor condição para os mesários trabalhar e os eleitores votar.
Além das dificuldades na biometria, que fez as pessoas se irritarem. Após mais de 3h de espera  desde o início da votação, muitos eleitores ainda não tinham conseguido exercer seu direito e, impacientes, começaram a se irritarem com a demora no atendimento. 

"Eu nunca vi tantas filas como estou vendo agora". Essa frase sintetizou o sentimento de muitos eleitores que foram aos colégios eleitorais neste domingo (7) para votar em Itapebi.






Quase que unânime as reclamações dos eleitores. “Acho isso uma falta de respeito de todos, do TRE, dos políticos locais e dos coordenadores que colocaram seis secções para uma urna somente"; disse um senhor que esperava há mais de duas horas para justificar o voto por está fora de seu domicílio eleitoral. 

Já passava das 18h45m e no interior da secção ainda havia mais de sessenta pessoas aguardando para exercer seu dever cívico.  
Com os ânimos exaltados, em certos momentos policiais militares foram chamados para conter os eleitores que gritavam.
Já dentro da sala, o sistema de biometria não estava funcionando com a maior parte dos cidadãos, o que atrasou ainda mais. "Eles ficam tentando fazer a biometria de qualquer jeito. tenta uma vez, duas, três, limpam o leitor, e não param de tentar", contou a eleitora Maria Alves de Oliveira, que esperava a nora votar.

Um servidor público, que não quis se identificar aguardava sem paciência sua vez para votar. Ele e o primo haviam chegado às 8h no prédio de votação improvisado e até às 10h30 Eles dois não tinha conseguido.

“Eu estou todo esse tempo esperando, moro na zona rural continuo aqui na fila, esperando”. É uma falta de respeito com os eleitores. A gente sempre votou lá no colégio Eulina Suzart e nunca aconteceu isso, lá havia três urnas para votar.
"Colocaram várias seções juntas e só tem uma urna para atender todo mundo. Não adianta. A gente veio cedo do “cavaco” para votar aqui porque lá não tem mais escola, e agora temos que ficar esse tempo todo esperando", reclamou o eleitor.
 
 
Filas em vários colégios







Os eleitores do colégio Terezinha, (antigo Eloína), também tiveram dificuldade em votar neste domingo.
Além disso, o sistema de biometria também não funcionou bem. "A biometria não está funcionando direito e isso também atrasa. Estamos já há 1h dentro da sala e ainda não conseguimos votar. Pelo menos já nos avisaram quando chegamos", contou a dona de casa Carmem Silva de Oliveira. Essa foi à primeira eleição em que as três seções foram colocadas no mesmo espaço.

 
Já no Clovis Stolze, as filas se misturavam nos pavilhões. Muitos eleitores perdidos tentavam encontrar os finais das filas de suas seções. As filas intermináveis fizeram algumas pessoas passarem mais de 2h para conseguir votar, como a dona de casa Vilma Ferreira, 52 anos. Apesar de o colégio ser o maior de Itapebi, ela conta que nunca passou tanto tempo para conseguir exercer o direito.





Na secção 278, no colégio Clovis Stolze a urna apresentou problemas por volta das 9h, com os procedimentos feitos pelo técnico Romano dos Anjos, no trabalho de Inspeção e substituição da urna com problemas, a secção ficou parada por mais de uma hora e meia. Devido à espera uma longa fila se formou na secção eleitoral.

A população votante de Itapebi espera que medidas sejam tomadas pelo cartório regional do TRE-BA para a próxima votação, pois novamente os eleitores deverão comparecer em massa para votar em presidente da república. Ainda que agora a votação deva ser mais rápida devido ser somente dois candidatos e só um deverá ser escolhido.

Para se ter ideia dos problemas enfrentados pelos eleitores, houve secção que só encerrou a votação após as 20h. Esse foi o caso das seis secções da da cidade histórica.

 
 
Arnaldo Alves / ItapebiAcontece
 
 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Bahia emite alerta sobre aumento de 301% nos casos de Dengue em 2019

A Sesab informa que foram distribuídos 7.400 kits para serem utilizados pelos agentes de controle de endemias dos 417 municípios.

BAHIA, 23 de Fev de 2019

Venezuela: Confronto a 80 km da fronteira com Brasil deixa 2 mortos

Indígenas que faziam barricada para garantir entrada de ajuda humanitária vinda do Brasil foram alvo de ação do Exército Venezuelano; há 22 feridos

MUNDO, 22 de Fev de 2019

Ex-diretor da Embasa Jessé Motta é o novo superintendente da Sucop em Salvador

Além da experiência na Empresa Baiana de Águas e Saneamento, Jessé Filho tem passagem pela Conder e pela Companhia de Saneamento de Alagoas.

SALVADOR, 22 de Fev de 2019

Comentaristas debatem risco de rebaixamento do Palmeiras por presença de Del Nero

Banido pela Fifa de atividades relacionadas ao futebol, ex-presidente da CBF é conselheiro vitalício do clube, que, segundo jornal "O Estado de S.Paulo",...

ESPORTES, 21 de Fev de 2019

Maduro envia tanques para cidade próxima ao Brasil, diz opositor

Escalada na tensão acontece depois de o governo brasileiro anunciar força-tarefa para enviar ajuda dos EUA para solo venezuelano. Tanques venezuelanos em Santa Elena do...

MUNDO, 21 de Fev de 2019

Deputados duelam pelas barragens. Querem elas para navegar, é claro

As comissões têm cargos preenchidos nos arranjos políticos. Vão ter que abrir espaço. (Foto: Ilustrativa - Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

BAHIA, 21 de Fev de 2019

Centrão ameaça e diz que reforma não avança sem diálogo com o Planalto

Parlamentares estão insatisfeitos com a articulação política do governo Bolsonaro

BRASIL, 21 de Fev de 2019

MP e Defensoria pedem interdição de CT e bloqueio de R$ 57 mi do Fla

Dez jovens morreram em um incêndio que atingiu o Ninho do Urubu no último dia 8 de fevereiro

TRAGÉDIA, 21 de Fev de 2019

ITAPEBI: Divulgado Resultado Parcial Processo Seletivo 001/2019

Desta forma, segue abaixo as relações dos aprovados em ampla concorrência separados por cargo preterido

ITAPEBI, 21 de Fev de 2019

Fernanda Montenegro passa mal em gravação e está internada

Atriz estava em Jaguari, no Rio Grande do Sul, gravando 'A dona do pedaço'

FAMOSOS, 20 de Fev de 2019

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • DADOS DO MUNICÍPIO DE ITAPEBI

    Fundação 14 de agosto de 1958 (60 anos)- Gentílico- itapebiense Prefeito- Juarez da Silva Oliveira(Peba) (PP) (2017–2020)- Vice-prefeito; Claudio Henrique Ferreira de Carvalho (PR)- Câmara de Vereadores (09) - Herlemilson Caldas Pereira (PDT), Cleide Moreira do Nascimento (PTN), Cristiano Pereira da Silva (PRTB), Damiao Teixeira Silva (PRTB), Roberley Barbosa de Brito (PSL), Leonardo Ribeiro dos Santos (PSB), Paulo Henrique...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1112