Caciques políticos, zumbis e o melancólico adeus decretado pelas urnas

BAHIA, 10 de Out de 2018 - Vista 42 vezes.

A lista daqueles que ficaram fora de mandatos não é pequena.

Twitter: @ItapebiAcontece

Foto: Reprodução




Desde antes do início da corrida eleitoral se falava sobre o melancólico fim de caciques políticos. Porém é inegável que as urnas em 2018 surpreenderam ao interromper a sequência de mandatos de figuras históricas da cena baiana. Ainda que não tenha havido a renovação necessária, o eleitor deu sinais de que é preciso reoxigenar os atores para, eventualmente, mudar os rumos da Bahia e do Brasil.

 

A lista daqueles que ficaram fora de mandatos não é pequena. Na Câmara dos Deputados não se reelegeram Paulo Magalhães, Tia Eron, Benito Gama, José Carlos Aleluia, Antonio Imbassahy, José Carlos Araújo e Lúcio Vieira Lima. Na Assembleia, o decano Reinaldo Braga e os acusados na Operação Águia de Haya, Carlos Ubaldino e Ângela Souza, também deram adeus ao Legislativo estadual.

 

As candidaturas majoritárias derrotadas também fizeram vítimas. Prefeito de Feira de Santana por quatro mandatos, Zé Ronaldo teve pouco mais de 22% dos votos e ficou a anos-luz do reeleito Rui Costa. Na disputa do Senado, uma missa encomendada: Jutahy Magalhães Jr. ficou na quarta colocação, com menos de 1/4 dos votos dos eleitos e encerrou um período de quase 30 anos de presença no Congresso Nacional.

 

Se as urnas em 2018 não foram para principiantes, também não foram felizes para experientes. Aparentemente, grandes oligarquias parecem ter dado adeus à política fora da Bahia na mesma toada. Vide as não reeleições de Romero Jucá ou Eunício Oliveira para o Senado, ou a derrocada dos Sarney no Maranhão.

 

Parte desses atores deveria aproveitar o momento para “pendurar as chuteiras” ou “vestir o pijama”. Afinal, a aprovação dos eleitores é um quesito primordial para que um político se mantenha com capital suficiente para continuar surfando as ondas. Entretanto, é provável que alguns deles busquem uma sobrevida com cargos de confiança em prefeituras aliadas, em governos ou até mesmo “hospedados” em gabinetes de antigos colegas. Tudo para não ser enterrado politicamente, como sugeriram as urnas.

 

A depender das movimentações, será possível até mesmo ver alguns desses nomes como zumbis até a próxima eleição, quando podem tentar voltar aos tempos áureos de mandatos políticos. O retorno, porém, pode ser ainda mais difícil do que uma saída honrosa. Aí será preciso ponderar se não é melhor morrer dignamente na política, se tornar uma chacota eleitoral entre os pares ou fingir que nada aconteceu. Boa parte deve optar por essa última opção.

Por Bahia Notícias

 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

José Roberto Burnier ficará afastado da GloboNews para tratar câncer

José Roberto Burnier é um dos principais nomes do jornalismo da Globo, trabalhando na emissora desde 1983.

OUTRAS NOTICIAS, 22 de Jul de 2019

Jornalistas que saíram da Globo deverão ser anunciados pela CNN nesta segunda (22)

Inclusive, na condição de novos contratados, Phelipe e Palma já realizaram um trabalho especial na tarde deste último domingo, fazendo fotos e gravando vídeos.

OUTRAS NOTICIAS, 22 de Jul de 2019

TJ-BA mantém proibição do aumento de salários do prefeito, secretários e vereadores

A decisão acontece após uma ação popular que pediu à Justiça que não autorizasse o aumento das remunerações, alegando que a proposta feria a Lei Orgânica Municipal.

OUTRAS NOTICIAS, 22 de Jul de 2019

Submarino francês desaparecido há 50 anos é encontrado no Mediterrâneo

O submarino foi localizado pelo navio americano “Seabed Constructor” a 45 quilômetros da cidade de Toulon e a 2.370 metros de profundidade.

MUNDO, 22 de Jul de 2019

Agnaldo Timóteo deixa hospital em São Paulo e faz agradecimento a Rui Costa

Ele estava internado desde 20 de maio, quando apresentou quadro de vômito, glicemia baixa e pressão alta após um show em Barreiras, a cerca de 800 km de Salvador. Veja...

FAMOSOS, 22 de Jul de 2019

Cerca de 60 baleias mortas são vistas em praia

Ventos e correntes fortes podem ser fatores que causaram o encalhe em massa das baleias-piloto. (Fotos: Reprodução)

MUNDO, 22 de Jul de 2019

Advogado e outros oito acusados de ataque a seguranças da Veracel são presos

Presos são acusados de incendiar carros de empresa de segurança.(Foto: Divulgação/TV Bahia)

REGIÃO , 22 de Jul de 2019

COELBA DEIXA BELMONTE SEM ENERGIA E ABERTURA DO 'FESTIVALE' É PREJUDICADA

A energia só foi restabelecida por volta das 21h30min depois que equipes da COELBA chegaram à sede do município para resolver o problema.(Imagens: MaisBN)

REGIÃO , 22 de Jul de 2019

Itapebi; Primeira etapa de obras na Ponte do Rio Jequitinhonha na BR-101 é finalizada

O DNIT informou que a segunda etapa das obras acontecerá logo na primeira quinzena do mês de agosto. (Fotos: ItapebiAcontece)

ITAPEBI, 21 de Jul de 2019

Avião do Palmeiras sofre com ventos e arremete duas vezes na Argentina

Clube alviverde enfrenta o Godoy Cruz nesta terça (23/07/2019), em partida pelas oitavas de final da Libertadores

OUTRAS NOTICIAS, 21 de Jul de 2019

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 13:12

NOTAS SOCIAIS

  • Aniversariou!

    Eu lhe desejo muitas e muitas felicidades, que todos os seus sonhos sejam renovados, e que outros tantos sejam realizados. Muita saúde, paz, amor, sucesso e felicidade. Gosto-te muito meu amigo! Aniversariou no último dia 16 de julho o grande Haroldo Carlos da Silva “Aroldão”, mas a comemoração com amigos e familiares aconteceu neste último final de semana em sua residência na Praça 2 de Julho (Antiga Praça do Sempre verde), na...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1166