Itapebi; Ministério Público recomenda exoneração de parentes da esposa do prefeito

ITAPEBI, 23 de Out de 2018 - Vista 101 vezes.

O prefeito Juarez da Silva Oliveira ”PEBA” atende a recomendação do MPE e inicia exonerações.(Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagem: Reprodução



O Ministério Público estadual recomendou ao prefeito de Itapebi, Juarez da Silva Oliveira, que exonere Jaones Botelho, Isan do Nascimento Botelho, Mércia Botelho da Silva Bonfim e Leonardo Botelho, respectivamente, dos cargos de secretário de Finanças, procurador-geral do Município, secretária adjunta de Assistência Social e coordenador de Defesa Civil.

Segundo a recomendação expedida no dia 19 de Setembro pelo promotor de Justiça Dinalmari Mendonça Messias, todos são parentes da esposa do prefeito, Jairene Botelho da Silva Oliveira, e as nomeações deles aos cargos configuram caso de nepotismo com base na Súmula Vinculante Nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a recomendação, Jaones Botelho é irmão da esposa do prefeito e Isan, Mércia e Leonardo Botelho sobrinhos dela. O promotor Dinalmari Mendonça aponta que Jaones não comprovou habilitação técnica para justificar sua nomeação ao cargo. Já Mércia e Leonardo, como parentes de Jairene Botelho, não poderiam ter assumido os cargos comissionados, nos quais não importa se há ou não qualificação técnica para a configuração do nepotismo, segundo o STF. Por esses mesmos motivos, configurou nepotismo a nomeação de Isan Botelho.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece




Além disso, o promotor pontuou que a nomeação é irregular porque o cargo de procurador-geral do Município foi definido em lei municipal como agente político, quando a Constituição Federal classifica como agente político no âmbito municipal apenas os cargos de prefeito e secretários municipais.
 
O prefeito de Itapebi Juarez da Silva Oliveira “Peba” (PP) atendeu a recomendação do Ministério Público Estadual sobre nepotismo e iniciou o processo de exonerações e já exonerou o Advogado Isan Nascimento Botelho, do cargo de Procurador-Geral do Município, Leonardo Cachoeira Botelho Coordenador de Defesa Civil .Isto porque de acordo com a determinação ambos são sobrinhos da esposa do prefeito Jairene Botelho da Silva Oliveira.

Imagens: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece



                                                                  
                                                                                                                           



Já Mércia Botelho da Silva Bonfim de acordo com as informações do governo municipal já havia sido exonerada desde o inicio do governo, hoje consta no quadro dos servidores como contratada.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece




O Secretário de Finanças Jaones Botelho que é irmão da primeira dama também será exonerado até o final do mês devido o mesmo ocupar um cargo em que depende de suas assinaturas em instituições financeiras (Bancos), em que os trâmites de transferências serem mais demorados. Ainda não se sabe quem assumirá a pasta das finanças, mas já existem conversas em bastidores que o novo nome surpreenderá as bases. Será? Já na procuradoria geral do município foi nomeado pelo prefeito o Bacharel em direito Pedro de Jesus Souza. Na vaga deixada pelo Coordenador de defesa civil Leonardo Botelho, não foi cogitado nenhum nome ainda.
O ex-procurador Doutor Isan Nascimento Botelho, poderá ocupar o cargo de Secretário de Governo do municipio, mas nem ele nem o prefeito confirma.

Especula-se pela cidade nas rodas de conversas politicas, que deverá haver troca de secretário em outra pasta. Existe secretário que não vem correspondendo com a função que está com a pulga atrás da orelha.
 
 
 
Arnaldo Alves / ItapebiAcontece
 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Argentino procurado pela Interpol é preso em Arraial d’Ajuda

Foragido por tráfico de drogas, ele estava escondido em Arraial D'Ajuda na Costa do Descobrimento

REGIÃO , 18 de Jan de 2019

Prefeitos mantém Luciano Francisquetto na presidência do Condesc

Prefeito de Itapebi Juarez da Silva Oliveira foi eleito Conselheiro (Fotos: Radar64)

REGIÃO , 18 de Jan de 2019

Jazida de ouro é descoberta na zona rural do município de Brumado

A empresa que está fazendo o geomapeamento da área ainda analisa o terreno para dar início, posteriormente, a exploração do ouro na localidade.(Foto: Lay Amorim/Achei...

BAHIA, 18 de Jan de 2019

Notas do Enem já estão disponíveis. Veja como consultar

Com esse resultado em mãos, alunos poderão se candidatar a vagas no Sisu na próxima terça, dia 22

Educação, 18 de Jan de 2019

Morre aos 67 anos o cantor sertanejo Marciano, da dupla com Milionário

Cantor sofreu um infarto e não resistiu

FAMOSOS, 18 de Jan de 2019

Após ‘Vídeo Show’, Globo avaliam fim da ‘Sessão da Tarde’, diz site

Nesse momento, a ‘Sessão da Tarde’ está sendo exibida logo após o ‘Jornal Hoje’, em um período de testes para ver se a atração terá sucesso frente ao ‘Balanço Geral’, da...

BRASIL, 17 de Jan de 2019

Bahia: Psicólogo é preso suspeito de estuprar pacientes durante sessões

Segundo polícia, ele alegava que a 'prática sexual' fazia parte do tratamento psicológico.

BAHIA, 17 de Jan de 2019

Caio Junqueira, de 'Tropa de Elite', está em estado grave após acidente

Caio Junqueira segue recebendo os cuidados necessários no hospital Miguel Couto

FAMOSOS, 17 de Jan de 2019

Copa do Brasil terá premiação ainda maior em 2019; veja

Se a premiação da Copa do Brasil 2018 já chamou atenção dos clubes e torcedores, a de 2019 será ainda mais cobiçada.

ESPORTES, 17 de Jan de 2019

Governo da Bahia implantará 200 salas para o tratamento de pé diabético nos municípios

Poderão implantar a Sala de Pé Diabético os 200 primeiros municípios que enviarem o Termo de Adesão, contido na Portaria, devidamente preenchido com os dados...

BAHIA, 17 de Jan de 2019

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • DADOS DO MUNICÍPIO DE ITAPEBI

    Fundação 14 de agosto de 1958 (60 anos)- Gentílico- itapebiense Prefeito- Juarez da Silva Oliveira(Peba) (PP) (2017–2020)- Vice-prefeito; Claudio Henrique Ferreira de Carvalho (PR)- Câmara de Vereadores (09) - Herlemilson Caldas Pereira (PDT), Cleide Moreira do Nascimento (PTN), Cristiano Pereira da Silva (PRTB), Damiao Teixeira Silva (PRTB), Roberley Barbosa de Brito (PSL), Leonardo Ribeiro dos Santos (PSB), Paulo Henrique...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1099