Itapebi; Ministério Público recomenda exoneração de parentes da esposa do prefeito

ITAPEBI, 23 de Out de 2018 - Vista 88 vezes.

O prefeito Juarez da Silva Oliveira ”PEBA” atende a recomendação do MPE e inicia exonerações.(Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagem: Reprodução



O Ministério Público estadual recomendou ao prefeito de Itapebi, Juarez da Silva Oliveira, que exonere Jaones Botelho, Isan do Nascimento Botelho, Mércia Botelho da Silva Bonfim e Leonardo Botelho, respectivamente, dos cargos de secretário de Finanças, procurador-geral do Município, secretária adjunta de Assistência Social e coordenador de Defesa Civil.

Segundo a recomendação expedida no dia 19 de Setembro pelo promotor de Justiça Dinalmari Mendonça Messias, todos são parentes da esposa do prefeito, Jairene Botelho da Silva Oliveira, e as nomeações deles aos cargos configuram caso de nepotismo com base na Súmula Vinculante Nº 13 do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo a recomendação, Jaones Botelho é irmão da esposa do prefeito e Isan, Mércia e Leonardo Botelho sobrinhos dela. O promotor Dinalmari Mendonça aponta que Jaones não comprovou habilitação técnica para justificar sua nomeação ao cargo. Já Mércia e Leonardo, como parentes de Jairene Botelho, não poderiam ter assumido os cargos comissionados, nos quais não importa se há ou não qualificação técnica para a configuração do nepotismo, segundo o STF. Por esses mesmos motivos, configurou nepotismo a nomeação de Isan Botelho.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece




Além disso, o promotor pontuou que a nomeação é irregular porque o cargo de procurador-geral do Município foi definido em lei municipal como agente político, quando a Constituição Federal classifica como agente político no âmbito municipal apenas os cargos de prefeito e secretários municipais.
 
O prefeito de Itapebi Juarez da Silva Oliveira “Peba” (PP) atendeu a recomendação do Ministério Público Estadual sobre nepotismo e iniciou o processo de exonerações e já exonerou o Advogado Isan Nascimento Botelho, do cargo de Procurador-Geral do Município, Leonardo Cachoeira Botelho Coordenador de Defesa Civil .Isto porque de acordo com a determinação ambos são sobrinhos da esposa do prefeito Jairene Botelho da Silva Oliveira.

Imagens: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece



                                                                  
                                                                                                                           



Já Mércia Botelho da Silva Bonfim de acordo com as informações do governo municipal já havia sido exonerada desde o inicio do governo, hoje consta no quadro dos servidores como contratada.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece




O Secretário de Finanças Jaones Botelho que é irmão da primeira dama também será exonerado até o final do mês devido o mesmo ocupar um cargo em que depende de suas assinaturas em instituições financeiras (Bancos), em que os trâmites de transferências serem mais demorados. Ainda não se sabe quem assumirá a pasta das finanças, mas já existem conversas em bastidores que o novo nome surpreenderá as bases. Será? Já na procuradoria geral do município foi nomeado pelo prefeito o Bacharel em direito Pedro de Jesus Souza. Na vaga deixada pelo Coordenador de defesa civil Leonardo Botelho, não foi cogitado nenhum nome ainda.
O ex-procurador Doutor Isan Nascimento Botelho, poderá ocupar o cargo de Secretário de Governo do municipio, mas nem ele nem o prefeito confirma.

Especula-se pela cidade nas rodas de conversas politicas, que deverá haver troca de secretário em outra pasta. Existe secretário que não vem correspondendo com a função que está com a pulga atrás da orelha.
 
 
 
Arnaldo Alves / ItapebiAcontece
 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Deputado Jânio Natal cobra do DNIT providências para a ponte sobre o Rio Jequitinhonha

Jânio Natal (Podemos) já encaminhou hoje mesmo à Superintendência Regional do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) ofício requerendo providências...

REGIÃO , 13 de Nov de 2018

PERIGO: CORROSÃO ATACA BASE DA PONTE SOBRE O RIO JEQUITINHONHA NA BR-101 EM ITAPEBI

Pela segunda vez o site itapebiacontece alerta as autoridades para o perigo que já há algum tempo habita nesta ponte sobre o Rio Jequitinhonha. (Fotos: Arnaldo Alves /...

ITAPEBI, 13 de Nov de 2018

Ex-prefeito é confundido com ladrão e é morto pelo pai

Ele tinha apenas 37 anos e foi até a casa do pai, também ex-prefeito da cidade, após um chamado de vizinhos.

POLÍCIA, 13 de Nov de 2018

Jorge pontes indica “pupilo” para as próximas eleições em Santa Cruz Cabrália

Os Monteiros pelo jeito querem voltar a comandar os destinos de Cabrália.

REGIÃO , 13 de Nov de 2018

Após o BaVi, matemáticos apontam Vitória com 72,8% de chances de queda e Bahia com 1,2

De acordo com os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais, com o resultado da última rodada, o Leão é o segundo time com mais chances de rebaixamento, neste...

ESPORTES, 12 de Nov de 2018

Ministro do STJ manda soltar Joesley Batista e ex-executivos do grupo J&F

O grupo foi detido após denúncia de repasses ilícitos em um esquema de corrupção.

BRASIL, 12 de Nov de 2018

Ninguém tira? Palmeiras alcança 92% de chances de conquistar Brasileirão

Além do empate fora de casa contra o Atlético-MG, o Palmeiras comemorou os resultados dos outros rivais diretos.

ESPORTES, 12 de Nov de 2018

Claudia Leitte desabafa sobre assédio de Sílvio Santos;

Com toda repercussão do caso na internet e na imprensa, Claudia decidiu se pronunciar e utilizou seu perfil oficial do Instagram, na manhã desta segunda-feira (12), para...

OUTRAS NOTICIAS, 12 de Nov de 2018

Sobe para 14 o número de mortos em deslizamento de terra em Niterói, no Rio de Janeiro

O número de mortos foi atualizado na manhã deste domingo (11) pelo Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. Um menino de três anos está entre as vítimas.

BRASIL, 11 de Nov de 2018

Loures cita mala pela 1ª vez: 'Entrei em pânico e saí correndo'

Em depoimento à Justiça, ex-assessor de Temer se defendeu sobre acusações de Joesley e corrida com R$ 500 mil

BRASIL, 10 de Nov de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • DADOS DO MUNICÍPIO DE ITAPEBI

    Fundação 14 de agosto de 1958 (60 anos)- Gentílico- itapebiense Prefeito- Juarez da Silva Oliveira(Peba) (PP) (2017–2020)- Vice-prefeito; Claudio Henrique Ferreira de Carvalho (PR)- Câmara de Vereadores (09) - Herlemilson Caldas Pereira (PDT), Cleide Moreira do Nascimento (PTN), Cristiano Pereira da Silva (PRTB), Damiao Teixeira Silva (PRTB), Roberley Barbosa de Brito (PSL), Leonardo Ribeiro dos Santos (PSB), Paulo Henrique...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1078