Advogado é retido pela PF em voo após Lewandowski ameaçar prendê-lo

OUTRAS NOTICIAS, 04 de Dez de 2018 - Vista 14 vezes.

Até as 13h20 o advogado continuava retido na aeronave por determinação de agentes da Polícia Federal.

Twitter: @ItapebiAcontece

imagem: reprodução



Após ouvir de um passageiro que o Supremo Tribunal Federal (STF) é uma ‘vergonha’, o ministro Ricardo Lewandowski questionou se ele queria ser preso e pediu aos comissários da aeronave que partia de São Paulo com destino a Brasília nesta terça-feira, 4, que chamassem agentes da Polícia Federal. O passageiro é o advogado Cristiano Caiado de Acioli, de 39 anos. Ainda em São Paulo, Caiado gravou um vídeo em que diz ao ministro que tem vergonha da Corte e vergonha de ser brasileiro por causa do STF.

O episódio ocorreu no voo G3 1446, da Gol, que deixou o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, às 10h45, e aterrissou no Aeroporto Internacional de Brasília às 12h50, com 20 minutos de atraso.

No vídeo, o advogado diz: ‘Ministro Lewandowski, o Supremo é uma vergonha, viu? Eu tenho vergonha de ser brasileiro quando eu vejo vocês’. O ministro responde: ‘Vem cá, você quer ser preso? Chamem a Polícia Federal, por favor’. Em seguida, o ministro diz que o advogado terá de explicar para a Polícia Federal o que falou a ele.

 

Até as 13h20 o advogado continuava retido na aeronave por determinação de agentes da Polícia Federal. Ao Estado, Caiado disse que não sabia o motivo de estar sendo retido. O advogado é filho da subprocuradora-geral da República aposentada Helenita Amélia Gonçalves Caiado de Acioli.

“Sou pessoa que tem retidão na vida, procuro não fazer mal aos outros, sou uma pessoa patriota, serena, amo o Direito e o País e acho que todo o cidadão tem direito de se expressar e sentir vergonha ou não pelo Supremo Tribunal Federal. Eu disse o que penso. A gente não vive ainda ditadura neste país. Acho que todas as pessoas têm direito de se expressar de forma respeitosa”, disse por telefone à reportagem, ainda no avião.

“(Ainda em São Paulo) A Polícia Federal chegou e perguntou se eu iria causar problemas. Eu falei que eu tenho direito de criticar o Supremo. Eu fiz respeitavelmente, é direito constitucional meu, não causei tumulto nem nenhum tipo de crime. Fiz minha parte que era me manifestar de forma respeitosa. Tiraram cópia do documento de identificação e liberaram o avião. Quando pousamos, fiz desagravo particular meu porque estou muito abalado emocionalmente”, contou.

 

Durante a conversa com o Estado, Caiado perguntou ao agente federal que o acompanhava na aeronave o motivo de estar sendo mantido dentro dela. “Ele disse que eu não posso saber porque estou sendo retido. Eu tenho convicção de que não faltei ao respeito ao ministro, ele me desrespeitou devido ao cargo que ocupa. Não poderia, como guardião da Constituição, reprimir o direito constitucional de um cidadão.”

“O que me causa espanto é aquela questão do Estado contra o inimigo. Se eu fosse o Lula talvez o grau de amistosidade seria outro. Acho que temos que ter compostura para ouvir uma crítica, desde que ela seja respeitosa.”

A reportagem entrou em contato com o gabinete do ministro Ricardo Lewandowski e com a assessoria do Supremo Tribunal Federal, mas não obteve resposta até a publicação deste texto.

 

 

ItapebiAcontece / Estadão Conteúdo
 
 
 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Mensagem de boas festas e feliz ano novo do Presidente da câmara municipal de Itapebi

O Presidente da câmara Municipal de Itapebi Paulo Henrique Nascimento Almeida destaca que Esta é uma época que além dos festejos, deve igualmente propiciar momentos de...

ITAPEBI, 18 de Dez de 2018

Operação desarticula organização criminosa que desviou R$ 100 milhões da saúde

Nas investigações do Gaeco, verificou-se também fraude nas escalas de plantão de profissionais como médicos, odontólogos e enfermeiros.

BAHIA, 18 de Dez de 2018

Homens desaparecidos há três dias são encontrados mortos após telefonema de suspeito

De acordo com a polícia, nas ligações, homem indicou localização dos corpos. Ele é procurado. (Imagem: Reprodução)

REGIÃO , 18 de Dez de 2018

Jânio Natal festeja a luz elétrica no Alto do Vilas mas lamenta descaso com o Bairro

Mais de 2.000 pessoas estão sendo beneficiadas na localidade pela iniciativa do deputado estadual Jânio Natal (Podemos), numa articulação com o deputado federal José...

REGIÃO , 17 de Dez de 2018

Mensagem de Final de Ano do Prefeito de Itapebi Juarez da Silva Oliveira “PEBA”

Chegamos ao final de mais um ano, onde muitos sonhos viraram realidade em virtude da força do nosso trabalho e na confiança do nosso povo.

ITAPEBI, 17 de Dez de 2018

Homens desaparecem após venderem carro no sul da Bahia; polícia investiga

Um dos desaparecidos é dono de uma revendedora de veículos seminovos. (Imagens: Reprodução)

REGIÃO , 17 de Dez de 2018

Itapebi; Motoqueiro morre em acidente na BR-101 após participar de evento em Cabrália

Segundo a PRF a colisão foi ocasionada após o automóvel ter invadido a contramão durante uma ultrapassagem em local proibido.

ITAPEBI, 17 de Dez de 2018

Professores e Funcionários se confraternizam em festa de encerramento do Eulina Suzart

Encerramento de ano letivo e confraternização dos professores, funcionários, pais, alunos e convidados aconteceu em duas etapas na Escola Euliza Suzart e escolas do...

ITAPEBI, 16 de Dez de 2018

Abertura do Natal em família reúne centenas de pessoas para a chegada do Papai Noel

A ação faz parte das comemorações alusivas ao Natal em Itapebi, iniciadas nesta sexta-feira (14). (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

ITAPEBI, 15 de Dez de 2018

MP contesta indenização de R$ 400 mil a empresa de ônibus de Eunápolis

Segundo o promotor de Justiça Dinalmari Mendonça, autor da recomendação, o projeto foi aprovado no último dia 6 pela Câmara de Vereadores e autorizou sem base em...

REGIÃO , 14 de Dez de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • Os 15 anos da minha afilhada Gabi

    Minha linda afilhada Gabriela, pensar que já se passaram 15 anos desde que você chegou ao mundo é realmente impressionante. Hoje você já está uma mocinha que enche de orgulho e alegria os corações da família que tanto a ama. Espero que pela vida fora continue sempre fiel a você mesma e que nunca perca esse sorriso tão lindo. Que a vida seja meiga com você, mas quando não for que você saiba responder à altura aos desafios que ela...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1088