AQUECIMENTO GLOBAL PODE TORNAR TUBARÕES MAIS INTELIGENTES – E MORTAIS

MUNDO, 04 de Dez de 2018 - Vista 27 vezes.

Como se não bastassem bancadas e, provavelmente, ondas que estão desaparecendo pela subida no nível dos oceanos, uma pesquisa revelou que o aquecimento global pode tornar um dos maiores medos dos surfistas, os tubarões, ainda mais mortais

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagem: Reprodução


Uma pesquisa da Universidade Macquarie, em Sidney, revelou que o aquecimento global pode ter um efeito sobre a capacidade cognitiva do principal predador dos mares, os tubarões. Tubarões gerados em águas até três graus celsius mais quentes – previsão de aumento da temperatura até o final deste século – desenvolveram a lateralização: a tendência de utilizar um lado do cérebro predominantemente, como nos seres humanos e outros animais. Ela faz com que o animal desenvolva certas habilidades “automaticamente”, e possa reservar uma maior capacidade cognitiva para outras tarefas – como a caça, por exemplo.

“A lateralização pode fazer com que os tubarões processem informação de maneira mais eficiente, ainda que seus cérebros sejam pequenos ou não tão desenvolvidos”, explicou Catarina Vila Pouca, ecologista comportamental e cientista que liderou o estudo, em entrevista à revista Scientific Americam
 

Ela explica que os embriões de tubarões levam até 10 meses para se desenvolver, tornando-os vulneráveis a altas na temperatura da água e outras mudanças no ambiente. Condições mais quentes aceleram o metabolismo, fazendo os embriões queimarem suas reservas de energia e chocarem mais rápido. Para contra-balancear essa perda de energia, o desenvolvimento de alguns tecidos e partes do corpo podem ser comprometidos.

 

“O tecido cerebral tem um alto custo metabólico, então se os embriões não conseguem desenvolvê-los propriamente, essa é a primeira parte que será afetada”, explica a pesquisadora. Ela acredita que, para lidar com esse “atraso” causado pelo calor, os cérebros dos embriões começam a se tornar mais fortemente lateralizados. Assim, algumas tarefas que exigem capacidade cognitiva passam a ficar automatizadas. Segundo ela, isso permite que os tubarões possam vigiar melhor possíveis ameaças ou aprender mais sobre seus ambientes durante uma caçada, por exemplo.

Em grande escala, esses efeitos podem ser altamente prejudiciais para cadeias ecológicas do meio-ambiente marinho. Além disso, o o aquecimento da água dos oceanos ainda tem inúmeros outros efeitos ainda não estudados ou plenamente compreendidos sobre as espécies marinhas. Segundo a Scientific American, a temperatura média das águas dos oceanos tem uma projeção de elevar-se de um a três graus celsius até o final deste século.

 

Imagem: reprodução/Getty Images

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; Parabéns guerreiros

Esta data homenageia todos os profissionais que se dedicam a cuidar da saúde das pessoas, auxiliando os demais profissionais do ramo, como os médicos e enfermeiros.

ITAPEBI, 20 de Mai de 2019

Jovens brilham no Palmeiras e ofuscam até pedidos milionários de Felipão

Até conquistarem um espaço entre os titulares, ambos os meio-campistas precisaram de bastante paciência e até disseram 'não' a sondagens de outras equipes.

OUTRAS NOTICIAS, 20 de Mai de 2019

Zeca Pagodinho é levado para hospital após passar mal em show

O cantor teve uma queda de pressão e acabou sendo levado ao médico!

FAMOSOS, 20 de Mai de 2019

Mina da Vale em MG pode se romper a partir deste domingo (19)

Em fevereiro, 443 moradores da chamada zona de autosalvamento, a primeira a ser atingida por uma possível onda de rejeitos, já foram retirados de suas casas em...

TRAGÉDIA, 19 de Mai de 2019

Quatro jovens morrem após colisão entre dois veículos na BR-101

De acordo com informações, os carros bateram de frente e todos os ocupantes de um dos veículos não resistiram.

BAHIA, 19 de Mai de 2019

Mulher, baiana, brasileira e santa: a empatia por trás de Irmã Dulce

Reportagem revela fatos que mostram a humanidade da freira baiana que virará santa

SALVADOR, 19 de Mai de 2019

Iniciada campanha em combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No município de Itapebi a campanha em combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é iniciada no povoado de Ventania. (Fotos: Divulgação PMI)

ITAPEBI, 19 de Mai de 2019

Mesmo com um a mais, Flamengo perde para o Atlético-MG

Alvos de elogios, Rodrigo Caio e Léo Duarte cometem erros capitais na derrota por 2 a 1

ESPORTES, 18 de Mai de 2019

Palmeiras atropela o Santos no Pacaembu e goleia por 4 a 0

Superioridade incontestável do Verdão no primeiro tempo e uma das melhores etapas iniciais da equipe de Felipão na temporada.

ESPORTES, 18 de Mai de 2019

Governo Bolsonaro pode voltar a ter mesma estrutura ministerial da era Temer

Nesta sexta-feira (17), Bolsonaro enviou para contatos pessoais via WhatsApp um texto de autoria desconhecida que diz que o Brasil é "ingovernável fora de conchavos".

POLÍTICA, 17 de Mai de 2019

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 13:12

NOTAS SOCIAIS

  • Dados oficiais de Itapebi -Bahia

    Dados oficiais de Itapebi -Bahia História O município de itapebi teve sua origem depois que moradores do pequeno povoado de Cachoeirinha começaram a migrar para uma região um pouco mais distante devido a sucessivos acontecimentos naturais que devastaram o povoado. Cachoeirinha era um pequeno vilarejo localizado as proximidades do Rio Jequitinhonha, no sul do estado da Bahia. Sua população era composta de agricultores,...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1143