DNIT anuncia reforço na Ponte sobre o Rio Jequitinhonha e que também será alargada

OUTRAS NOTICIAS, 07 de Dez de 2018 - Vista 54 vezes.

Estruturas metálicas que sustentam as pilastras de concreto da ponte estão se desfazendo aos poucos. (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

Twitter: @ItapebiAcontece


(Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

Estacas e pilares da Ponte sobre o Rio Jequitinhonha

Com estruturas estado de deterioração, a ponte sobre o rio Jequitinhonha, na BR-101, a 6 km de Itapebi, no extremo sul da Bahia e por onde passam cerca de 5 mil veículos, passará por “reforço dos pilares” e será alargada.


A informação segundo o CORREIO é do Departamento Nacional de Trânsito (Dnit),  em que o órgão anuncia a abertura da licitação para “recuperação em diversos pontos da estrutura” da ponte.


Segundo o Dnit, os recursos para a reforma na ponte serão do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (Proarte), do Ministério dos Transportes, ao qual está subordinado o órgão. A conclusão da licitação é para dezembro.

(Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

Ponte sobre o Rio Jequitinhonha


Está previsto alargamento da pista dos 9,9m atuais para 12,80m, instalação de acostamento e de barreiras de concreto tipo “New Jersey”, e tratamento das demais inadequações, para deixar a ponte nos padrões de segurança e funcionalidade.


“As obras de reabilitação acima mencionadas terão início após a abertura e conclusão do processo licitatório para a escolha da empresa responsável pelo desenvolvimento das atividades na referida ponte”, afirma o comunicado.

(Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

Engenheiro Ricardo Felix indicando rachaduras verticais no meio da
da Ponte


Nas últimas semanas, o site ItapebiAcontece vem publicando reportagens mostrando que estruturas metálicas que sustentam as pilastras de concreto da ponte estão se desfazendo aos poucos, devido à ação do tempo, e apresentam visível sinal de desgaste.


Boa parte do concreto que envolvia as estruturas metálicas já não existe mais e dá para ver placas de ferro se soltando e pequenos buracos de até 4 centímetros.

(Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

Transito de em média 5 mil veículos dia


Na parte de cima, há partes da mureta da ponte que estão quebradas, devido a acidentes, e os bueiros, por onde escorrem água da chuva, entupidos.


Imagens gravadas em dias de chuva mostram a parte de cima da ponte alagada, tornando impossível a visão e levando risco aos motoristas que trafegam no local, o que tem levado a prefeitura de Itapebi a fazer intervenções.

Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

Prefeito de Itapebi Juarez da Silva Oliveira "PEBA", (PP) 


A situação se torna ainda mais preocupante porque a ponte, inaugurada em 1962 e que fica na BR-101 KM 662, foi construída para suportar caminhões com até 45 toneladas, mas segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), caminhões passam com até 100 toneladas.


A última intervenção na estrutura da ponte, que tem 20 metros de altura e 511 metros de vão, foi em junho de 2010, para reparar um buraco em uma das 220 lajes. Em 2005 também houve recuperação de lajes.


(Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

Engenheiro indicando deslocamento de lage


Manutenção geral, no entanto, como a que está prevista para ocorrer a partir da licitação anunciada nesta sexta-feira, só houve na década de 1980. Em 2014, o Dnit abriu licitação, mas não houve empresas interessadas em fazer a obra.


O último acidente grave na ponte sobre o rio Jequitinhonha foi em 7 de novembro de 2014, quando sete pessoas morreram e 24 ficaram feridas na queda de um ônibus da Viação Rota.



ItapebiAcontece com informações do Correio

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; Parabéns guerreiros

Esta data homenageia todos os profissionais que se dedicam a cuidar da saúde das pessoas, auxiliando os demais profissionais do ramo, como os médicos e enfermeiros.

ITAPEBI, 20 de Mai de 2019

Jovens brilham no Palmeiras e ofuscam até pedidos milionários de Felipão

Até conquistarem um espaço entre os titulares, ambos os meio-campistas precisaram de bastante paciência e até disseram 'não' a sondagens de outras equipes.

OUTRAS NOTICIAS, 20 de Mai de 2019

Zeca Pagodinho é levado para hospital após passar mal em show

O cantor teve uma queda de pressão e acabou sendo levado ao médico!

FAMOSOS, 20 de Mai de 2019

Mina da Vale em MG pode se romper a partir deste domingo (19)

Em fevereiro, 443 moradores da chamada zona de autosalvamento, a primeira a ser atingida por uma possível onda de rejeitos, já foram retirados de suas casas em...

TRAGÉDIA, 19 de Mai de 2019

Quatro jovens morrem após colisão entre dois veículos na BR-101

De acordo com informações, os carros bateram de frente e todos os ocupantes de um dos veículos não resistiram.

BAHIA, 19 de Mai de 2019

Mulher, baiana, brasileira e santa: a empatia por trás de Irmã Dulce

Reportagem revela fatos que mostram a humanidade da freira baiana que virará santa

SALVADOR, 19 de Mai de 2019

Iniciada campanha em combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

No município de Itapebi a campanha em combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é iniciada no povoado de Ventania. (Fotos: Divulgação PMI)

ITAPEBI, 19 de Mai de 2019

Mesmo com um a mais, Flamengo perde para o Atlético-MG

Alvos de elogios, Rodrigo Caio e Léo Duarte cometem erros capitais na derrota por 2 a 1

ESPORTES, 18 de Mai de 2019

Palmeiras atropela o Santos no Pacaembu e goleia por 4 a 0

Superioridade incontestável do Verdão no primeiro tempo e uma das melhores etapas iniciais da equipe de Felipão na temporada.

ESPORTES, 18 de Mai de 2019

Governo Bolsonaro pode voltar a ter mesma estrutura ministerial da era Temer

Nesta sexta-feira (17), Bolsonaro enviou para contatos pessoais via WhatsApp um texto de autoria desconhecida que diz que o Brasil é "ingovernável fora de conchavos".

POLÍTICA, 17 de Mai de 2019

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 13:12

NOTAS SOCIAIS

  • Dados oficiais de Itapebi -Bahia

    Dados oficiais de Itapebi -Bahia História O município de itapebi teve sua origem depois que moradores do pequeno povoado de Cachoeirinha começaram a migrar para uma região um pouco mais distante devido a sucessivos acontecimentos naturais que devastaram o povoado. Cachoeirinha era um pequeno vilarejo localizado as proximidades do Rio Jequitinhonha, no sul do estado da Bahia. Sua população era composta de agricultores,...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1143