Quem é Luís Mauro Albuquerque, secretário pivô da crise no Ceará

BRASIL, 09 de Jan de 2019 - Vista 46 vezes.

Brasiliense Luís Mauro Albuquerque Araújo atua na segurança desde os 19 anos

Twitter: @ ItapebiAcontece

Imagem: Reprodução



Foi um massacre no presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, que levou o policial civil Luís Mauro Albuquerque a se fixar no Nordeste. Então titular da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais do Distrito Federal, o brasiliense foi nomeado em janeiro de 2017 coordenador de uma força-tarefa federal que buscava retomar o controle do presídio potiguar.
 

À época, presos amotinados ocupavam os pavilhões 4 e 5 da penitenciária, em rebelião que durava 13 dias e já havia deixado 26 mortos. Às 6 horas do 14º dia, no entanto, agentes liderados por Luís Mauro entraram em Alcaçuz e encerraram o conflito. Poucos meses depois, ele seria anunciado Secretário de Justiça e Cidadania pelo governador Robinson Faria.
 

Hoje com 50 anos, o brasiliense Luís Mauro Albuquerque Araújo atua na segurança desde os 19, quando ingressou na Polícia Militar do Distrito Federal. Após oito anos na corporação, passou aos quadros da Polícia Civil do DF e, posteriormente, da Polícia Civil de Custódia, cargo que o levou a se tornar referência na elaboração de doutrinas de intervenção em prisões.
 

“Linha dura”

Luís Mauro assumiu o comando do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte em maio de 2017, em período conturbado que já havia derrubado quatro secretários em menos de dois anos. Na gestão, manteve estilo “linha dura”, deixando de separar presos por facções e implementando rotinas rigorosas de inspeção, inspiradas no sistema penitenciário federal.
 

"Eles [presos faccionados] têm a certeza de que vão voltar à situação que era antes. Eu posso afirmar que isso não vai acontecer", disse, à época, ao UOL, apostando em “risco zero” de novas rebeliões. A postura provocou reação de facções, que realizaram diversos atentados em Natal e no Interior potiguar. Após algumas semanas, no entanto, a “poeira baixou”.
 

Crise no Ceará

O estilo polêmico levaria Luís Mauro a Fortaleza em janeiro de 2019. Mesmo convidado para ficar no Rio Grande do Norte pela governadora Fátima Bezerra (PT), ele decidiu aceitar convite de Camilo Santana (PT) e migrar para o Ceará. Antes disso, o secretário teve breve passagem pelo estado em junho de 2016, quando atuou em intervenções em presídios cearenses.
 

Luís Mauro evidenciou estilo rigoroso já na cerimônia de posse, chamando a atenção ao assumir o cargo vestindo fardamento policial. Logo nas primeiras declarações, disse “não reconhecer” facções criminosas e admitiu acabar com a separação de presos por facções nos presídios. Até agora, tem mantido a promessa com intensas revistas e apreensões.
 

As falas de Luís Mauro são hoje consideradas uma das principais causas de ataques criminosos promovidos por facções no Ceará. Em pichações e mensagens espalhadas pelo crime, é exigida a saída imediata do secretário e reversão das medidas adotadas. “Mexemos no vespeiro e não vamos recuar”, afirma o secretário da Segurança Pública, André Costa.


 

ItapebiAcontece  as informações são do Jornal O Povo

 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Itapebi; Davi Dutra comemorou seu aniversário de 5 anos, com o tema Minecraft

Com muitas brincadeiras, a festa foi pura diversão! A Festa também teve Algodão Doce e pula-pula.

ITAPEBI, 17 de Jun de 2019

CANTOR JARLEY ABNO SOFRE ACIDENTE NA BR-101 QUANDO SEGUIA PARA SHOW EM IPIAÚ

Próximo ao entroncamento de Itapebi, o carro rodou na pista e capotou em ribanceira de quase 25 metros na BR-101. ( Imagens: Internautas ItapebiAcontece)

ESTRADAS, 16 de Jun de 2019

Após ameaça de Bolsonaro, Joaquim Levy se demite do BNDES

Executivo enviou pedido de desligamento ao ministro da Economia, Paulo Guedes

POLÍTICA, 16 de Jun de 2019

Apoiador da Lava Jato, Thiago Lacerda adere ao “Lula Livre”

“Reconheço aqui meus equívocos! Venho aprendendo muito com tudo isso nos últimos anos…"

OUTRAS NOTICIAS, 16 de Jun de 2019

Marido da deputada Flordelis é morto a tiros em Niterói

O pastor Anderson do Carmo de Souza, de 42 anos, foi executado com diversos tiros

POLÍCIA, 16 de Jun de 2019

Bolsonaro demite terceiro militar em uma semana

Carlos Alberto dos Santos Cruz, Franklimberg Freitas e Juarez de Paula Cunha já foram demitidos

POLÍTICA, 15 de Jun de 2019

A euforia incontida do STF

Setores do Supremo comemoram os embaraços a Sergio Moro e aos procuradores de Curitiba.

POLÍTICA, 15 de Jun de 2019

Bolsonaro diz que há 'possibilidade zero' de demitir Sergio Moro

Para Bolsonaro, a revelação dos diálogos não compromete Moro

OUTRAS NOTICIAS, 15 de Jun de 2019

Após depoimento de Lula, Moro sugeriu ao MPF que rebatesse defesa na imprensa

A nota também serviria, como Moro teria dito, para rebater o “showzinho” feito pelos advogados de Lula.Nova publicação do "Intercept" mostra incômodo do atual ministro...

BRASIL, 15 de Jun de 2019

Moro nega conluio com Lava Jato e diz que não deixará governo

O ministro disse que não pretende deixar o cargo no governo de Jair Bolsonaro e descartou ter cometido ilegalidade

BRASIL, 14 de Jun de 2019

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 13:12

NOTAS SOCIAIS

  • NOTA DE FALECIMENTO

    É com grande pesar que o Itapebiacontece.com o falecimento da Sra. Alzira Santos Souza, aos 78 anos, ás 06h55m deste domingo (16), no hospital Regional de Eunápolis. Quem desejar prestar condolências pode comparecer ao velório que ocorrerá na Igreja Assembleia de Deus, na Avenida Othon Cachoeira esquina com a Rua Valfrides Santana no centro da cidade alta em Itapebi. O sepultamento será as 09h na manhã desta segunda-feira (17), no...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1154