Quem é Luís Mauro Albuquerque, secretário pivô da crise no Ceará

BRASIL, 09 de Jan de 2019 - Vista 34 vezes.

Brasiliense Luís Mauro Albuquerque Araújo atua na segurança desde os 19 anos

Twitter: @ ItapebiAcontece

Imagem: Reprodução



Foi um massacre no presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, que levou o policial civil Luís Mauro Albuquerque a se fixar no Nordeste. Então titular da Diretoria Penitenciária de Operações Especiais do Distrito Federal, o brasiliense foi nomeado em janeiro de 2017 coordenador de uma força-tarefa federal que buscava retomar o controle do presídio potiguar.
 

À época, presos amotinados ocupavam os pavilhões 4 e 5 da penitenciária, em rebelião que durava 13 dias e já havia deixado 26 mortos. Às 6 horas do 14º dia, no entanto, agentes liderados por Luís Mauro entraram em Alcaçuz e encerraram o conflito. Poucos meses depois, ele seria anunciado Secretário de Justiça e Cidadania pelo governador Robinson Faria.
 

Hoje com 50 anos, o brasiliense Luís Mauro Albuquerque Araújo atua na segurança desde os 19, quando ingressou na Polícia Militar do Distrito Federal. Após oito anos na corporação, passou aos quadros da Polícia Civil do DF e, posteriormente, da Polícia Civil de Custódia, cargo que o levou a se tornar referência na elaboração de doutrinas de intervenção em prisões.
 

“Linha dura”

Luís Mauro assumiu o comando do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte em maio de 2017, em período conturbado que já havia derrubado quatro secretários em menos de dois anos. Na gestão, manteve estilo “linha dura”, deixando de separar presos por facções e implementando rotinas rigorosas de inspeção, inspiradas no sistema penitenciário federal.
 

"Eles [presos faccionados] têm a certeza de que vão voltar à situação que era antes. Eu posso afirmar que isso não vai acontecer", disse, à época, ao UOL, apostando em “risco zero” de novas rebeliões. A postura provocou reação de facções, que realizaram diversos atentados em Natal e no Interior potiguar. Após algumas semanas, no entanto, a “poeira baixou”.
 

Crise no Ceará

O estilo polêmico levaria Luís Mauro a Fortaleza em janeiro de 2019. Mesmo convidado para ficar no Rio Grande do Norte pela governadora Fátima Bezerra (PT), ele decidiu aceitar convite de Camilo Santana (PT) e migrar para o Ceará. Antes disso, o secretário teve breve passagem pelo estado em junho de 2016, quando atuou em intervenções em presídios cearenses.
 

Luís Mauro evidenciou estilo rigoroso já na cerimônia de posse, chamando a atenção ao assumir o cargo vestindo fardamento policial. Logo nas primeiras declarações, disse “não reconhecer” facções criminosas e admitiu acabar com a separação de presos por facções nos presídios. Até agora, tem mantido a promessa com intensas revistas e apreensões.
 

As falas de Luís Mauro são hoje consideradas uma das principais causas de ataques criminosos promovidos por facções no Ceará. Em pichações e mensagens espalhadas pelo crime, é exigida a saída imediata do secretário e reversão das medidas adotadas. “Mexemos no vespeiro e não vamos recuar”, afirma o secretário da Segurança Pública, André Costa.


 

ItapebiAcontece  as informações são do Jornal O Povo

 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Maia critica Moro por pressão sobre 'pacote anticrime': 'Conhece pouco

Como chefe de poder, Maia diz que é função de Bolsonaro dialogar com a presidência da Câmara. E afirmou que "pacote" é "copia e cola" de proposta apresentada por...

BRASIL, 24 de Mar de 2019

Com salário de R$ 90 mil, desembargador reclama de crise financeira em MG

Desembargador reclama de crise financeira em MG e determina fim de greve, ele tem salário de 90 mil.Decisão impõe ao Sindicato dos Servidores da Justiça de 2.ª Instância...

BRASIL, 24 de Mar de 2019

Prefeitura de Itapebi decreta rescisão de contrato de todos os servidores contratados

O decreto atende compromisso assumido de ajustar e regularizar toda contratação temporária realizada pelo Município de Itapebi – BA junto ao Ministério Público Estadual...

ITAPEBI, 23 de Mar de 2019

Após atrito com Maia, Bolsonaro é chamado de 'Dilma de calças'

Governadores e parlamentares planejam pressionar os militares para que sejam definidos rumos e canais de diálogo

BRASIL, 23 de Mar de 2019

Barragem da Vale em Barão de Cocais entra em alerta máximo

A elevação do alerta partiu da Agência Nacional de Mineração. Defesa Civil e Tropa de Choque foram deslocadas para a cidade, onde ficarão de prontidão.

BRASIL, 23 de Mar de 2019

Vizinho de Temer é apontado como 'caixa-forte' do ex-presidente

Empresário é suspeito de intermediar negócios em favor do ex-presidente e ser uma espécie de caixa-forte de Temer

BRASIL, 23 de Mar de 2019

Inmet emite alerta de formação de ciclone na costa da Bahia e no Espírito Santo

Ventos podem chegar a 100km/h na costa capixaba e a 89km/h na baiana, acompanhados de chuva intensa

REGIÃO , 22 de Mar de 2019

Isolado, Temer vivia amargurado desde que deixou a presidência

Ex-presidente dizia não receber os créditos que merecia pelos seus feitos no Planalto

BRASIL, 22 de Mar de 2019

OUTRAS NOTICIAS, 22 de Mar de 2019

Cinco ex-governadores do Rio foram presos no últimos três anos

Moreira Franco foi preso ontem sob a acusação de negociar o pagamento de propina

BRASIL, 22 de Mar de 2019

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 13:12

NOTAS SOCIAIS

  • Feliz aniversário Hugo Santos!

    Hoje você completa mais um ano de vida e é hora de comemorar com muita alegria. Que seu dia seja repleto de luz e paz. Que as pessoas queridas estejam com você e que o amor invada seu coração! Aniversaria neste domingo (24) o diretor e editor do Portal Radar64 Hugo Santos. Que o próximo ano seja o melhor que já viveu. Que todos os seus sonhos se realizem e a felicidade nunca abandone o seu caminho. Parabéns amigo, Feliz...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1123