Após julgamento, Marco Aurélio diz que condenações podem ser anuladas

BRASIL, 15 de Mar de 2019 - Vista 17 vezes.

Ontem (14), STF decidiu sobre a competência de a Justiça Eleitoral julgar crimes comuns, como corrupção e lavagem

Twitter: @ItapebiAcontece


Imagem: Reprodução


O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta quinta-feira (14), que a decisão do STF sobre a competência de a Justiça Eleitoral julgar crimes comuns, como corrupção e lavagem, pode levar a anulação de condenações. Em tese, isso só ocorreria se ficar entendido que o juiz federal julgou alguém pelo crime de caixa dois, por exemplo, o que atrairia a competência da Justiça Eleitoral.


O ministro ressaltou, no entanto, que nestes casos o andamento do processo não é anulado, e pode ser aproveitado por um outro magistrado que vir a analisar a investigação. "Porque nós temos já os elementos coligidos no processo. Então esses elementos que servem à instrução criminal são aproveitados", disse o ministro, que votou pela competência da Justiça Eleitoral processar os delitos eleitorais e conexos, como corrupção e lavagem.


Questionado se sentenças poderiam ser anuladas, Marco Aurélio respondeu que sim. "Essas podem ser afastadas ante a incompetência absoluta do órgão que a prolatou", entendeu o ministro. Segundo Marco Aurélio, as investigações serão "inabaladas". "Os elementos coligidos serão respeitados. Os elementos juntados nos autos, processos, serão respeitados", disse.
 

Os reflexos da decisão do Supremo ainda não formam um consenso, e não devem ter efeito imediato, já que os processos terão de ser analisados caso a caso. O que deve ocorrer é a formulação de diversas reclamações de investigados que respondiam a processos na Justiça federal. Eles podem argumentar que os atos praticados não são legítimos, porque o juiz deveria ser eleitoral.
 

No julgamento, o ministro Alexandre de Moraes frisou que cabe à Justiça Eleitoral analisar se há conexão ou não entre os crimes; se o entendimento for que não há relação entre os crimes, a parte envolvendo corrupção pode ser enviada para a justiça comum.
 

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo publicada nesta quarta-feira, 13, o procurador regional da República Carlos Fernando dos Santos Lima disse que, caso o STF decidisse pela competência exclusiva da Justiça Eleitoral para julgar casos em que crimes comuns estiverem atrelados a crimes eleitorais, todos os condenados até aqui na Lava Jato - foram 159 - poderiam ter seus processos anulados, inclusive o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 

Lula não foi condenado por crime eleitoral na Lava Jato. A condenação do ex-presidente nos casos do triplex do Guarujá e do sítio de Atibaia foram por corrupção e lavagem de dinheiro, competência da Justiça Federal. "Se o STF mandar tudo ser enviado para a Justiça Eleitoral, por que não vão anular a condenação do Lula? Do Eduardo Cunha? A condenação do caso triplex não é só pelo triplex, é um dinheiro de corrupção encaminhado também para o Partido dos Trabalhadores. Então, também tem uma questão eleitoral", disse o procurador.



ItapebiAcontece /Estadão Conteúdo

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Médico de HPP de Itapebi morre em acidente na BR-101 próximo a Mundo Novo

Malachias Oliveira tinha 60 anos e trabalhava no HPP Nelson Moura Ferreira em Itapebi. Havia sido aprovado na última seletiva que recentemente aconteceu no município. ...

POLÍCIA, 22 de Mai de 2019

'Vim do inferno', disse homem que matou três em igreja; vídeo mostra invasão

Antes de ataque a templo, atirador matou ex com facada na frente da família dela

BRASIL, 22 de Mai de 2019

Itapebi; “PEBA” acompanha pessoalmente início das obras para escoamento pluvial

Essa obra está sendo realizada totalmente com recursos próprios e a execução através de funcionários do Departamento Municipal de Obras (Fotos: Arnaldo Alves /...

ITAPEBI, 22 de Mai de 2019

MP realiza mutirão para reconhecimento de paternidade nesta sexta-feira 24, em Itapebi

O caminhão do MP já percorreu varias cidades da região do extremo sul baiano. (Imagens; Reprodução)

ITAPEBI, 22 de Mai de 2019

DETIDOS CONFESSAM HOMICÍDIO DE CASAL DE IDOSO GERVÁSIO E DA ITAPEBIENSE MIRIAN

Segundo informações, os suspeitos foram ouvidos na sede da coordenadoria da polícia civil de Itapetinga.

REGIÃO , 21 de Mai de 2019

Ponte sobre o Rio Jequitinhonha na BR- 101 em Itapebi, terá pista interditada

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado da Bahia (DNIT/BA) informa que o fluxo de veículos na ponte sobre o rio...

ITAPEBI, 21 de Mai de 2019

Moro demite delegado da PF investigado por receber propina

O ato de Moro é amparado em parecer da Consultoria Jurídica do Ministério da Justiça, Controladoria-Geral da União e Advocacia-Geral da União

BRASIL, 20 de Mai de 2019

Prefeitura inicia obras de drenagem pluvial e pavimentação asfáltica na Avenida Othon

Primeiro a execução das obras de drenagem pluvial e em seguida pavimentação asfáltica em toda a extensão da Avenida Othon Cachoeira no centro. Prevista inauguração para...

ITAPEBI, 20 de Mai de 2019

Compadre Washington fica ferido após sofrer assalto em São Paulo

É o Tchan afirmou que Compadre Washington sofreu uma queda, que ocasionou um ferimento na cabeça, e teve seu telefone roubado.

FAMOSOS, 20 de Mai de 2019

Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; Parabéns guerreiros

Esta data homenageia todos os profissionais que se dedicam a cuidar da saúde das pessoas, auxiliando os demais profissionais do ramo, como os médicos e enfermeiros.

ITAPEBI, 20 de Mai de 2019

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 13:12

NOTAS SOCIAIS

  • NOTA DE FALECIMENTO

    O ItapebiAcontece cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento da senhora Mirian Paternostro Ferreira, ocorrido na noite desta segunda-feira (20). Dona Mirian, faleceu vitima de infarto do miocárdio, na cidade de Itaimbé (Coreia), onde morava com sua família. Até o momento do fechamento desta nota ainda não havia informações do velório e sepultamento. Apresentamos nossas condolências. Descanse em paz.


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1144