Melhorias e limpeza na captação garantem abastecimento de água em Itapebi

ITAPEBI, 15 de Mar de 2019 - Vista 43 vezes.

Prefeito de Itapebi (PEBA) cedeu máquina para recuperar barragem e aumentar volume de água para abastecimento no município.(Imagens: ItapebiAcontece)

Twitter: @ItapebiAcontece

Foto: ItapebiAcontece

O prefeito "PEBA", pessoalmente orientou maquinista nas obras de limpeza do córrego...

Em toda região muitas cidades já enfrentam problemas de abastecimento e falta de água causada pelo longo período de estiagem.

Em Itapebi para prevenir uma possível falta d’água com a redução da vasão dos córregos da prata (cacau) e do cariri, a prefeitura municipal de Itapebi cedeu na manhã desta sexta-feira (15), uma das maquinas do município para executar a limpeza da barragem de captação de água na área da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (EMBASA).

(Foto: ItapebiAcontece)


Mesmo fornecimento de água sendo de rsponsabilidade da EMBASA, prefeito
cedeu maquina e funcionário para o serviço e foi fiscalizar a obra.



O prefeito Juarez da Silva Oliveira “PEBA” (PP), esteve no local orientando os funcionários no trabalho de limpeza e retirada de material que interferiam no maior armazenamento de água para captação das bombas para o abastecimento através de tubulação para a cidade que fica em torno de quatro quilômetros de distância.

(Foto: ItapebiAcontece)



Com as melhorias e constante manutenção executadas em transformadores elétricos, desde o início deste ano tem conseguido manter o abastecimento normal à população mesmo nesse tempo de seca.  Peba falou ao Site ItapebiAcontece  aconselhando os usuários do município... “Mas, para evitar problemas de desabastecimento, é fundamental que a população utilize a água de forma responsável, evitando o desperdício”. “De forma alguma podemos ficar sem água e isso depende também de nosso esforço”, concluiu o prefeito.


(Foto: ItapebiAcontece)

 
O serviço de desassoreamento na pequena barragem de captação, por exemplo, deverá dobrar a capacidade de armazenamento de água e manter o reservatório da ETA com volume suficiente para atender a demanda de todo o município.  Recentemente a captação de agua de Itagimirim tornou-se insuficiente e a agua do reservatório Itapebiense foi cedida através de caminhões pipa para o vizinho município. De acordo com a gerência local da Embasa o problema da captação de água de Itagimirim já foi solucionado.

Para que o Município de Itapebi consiga manter o abastecimento normal, é fundamental que a população também faça sua parte. Veja como algumas medidas simples podem ajudar a economizar água e ainda reduzir o valor de sua conta no final do mês.


 
COMO ECONOMIZAR ÁGUA?


Feche o registro do chuveiro para se ensaboar. Isso pode gerar uma economia de 70%.
Escove os dentes sem deixar a torneira aberta. Fechando-a você usa cerca de apenas 1 litro de água e, do contrário, aproximadamente 12 litros de água podem estar indo pelo ralo.

Raspe bem os pratos antes de lavar a louça. Isso facilita a limpeza e exige menos água. Ensaboar o máximo de louças possível antes de abrir a torneira pode garantir que você poupe até 90 litros de água em 15 minutos.
Verifique sempre se há vazamentos na tubulação de sua residência.

Opte por limpar calçada ou quintal com vassouras e panos. Caso realmente necessite utilizar água, reutilize a dispensada pela máquina de lavar roupas e de coleta da chuva. Instale torneiras e registro com menor fluxo de água e melhor sistema de distribuição. Nos prédios, por exemplo, a pressão da caixa d'água pela altura pode fazer com que os fluxos tenham mais força e gastem mais.


FIQUE DE OLHO!


Você, cidadão, deve ficar atento e comunicar imediatamente a EMBASA em Itapebi caso verifique qualquer tipo de vazamento na tubulação do Município. Para informar ligue para o telefone (73) 3286-2223.

 
Arnaldo Alves / ItapebiAcontece

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Médico de HPP de Itapebi morre em acidente na BR-101 próximo a Mundo Novo

Malachias Oliveira tinha 60 anos e trabalhava no HPP Nelson Moura Ferreira em Itapebi. Havia sido aprovado na última seletiva que recentemente aconteceu no município. ...

POLÍCIA, 22 de Mai de 2019

'Vim do inferno', disse homem que matou três em igreja; vídeo mostra invasão

Antes de ataque a templo, atirador matou ex com facada na frente da família dela

BRASIL, 22 de Mai de 2019

Itapebi; “PEBA” acompanha pessoalmente início das obras para escoamento pluvial

Essa obra está sendo realizada totalmente com recursos próprios e a execução através de funcionários do Departamento Municipal de Obras (Fotos: Arnaldo Alves /...

ITAPEBI, 22 de Mai de 2019

MP realiza mutirão para reconhecimento de paternidade nesta sexta-feira 24, em Itapebi

O caminhão do MP já percorreu varias cidades da região do extremo sul baiano. (Imagens; Reprodução)

ITAPEBI, 22 de Mai de 2019

DETIDOS CONFESSAM HOMICÍDIO DE CASAL DE IDOSO GERVÁSIO E DA ITAPEBIENSE MIRIAN

Segundo informações, os suspeitos foram ouvidos na sede da coordenadoria da polícia civil de Itapetinga.

REGIÃO , 21 de Mai de 2019

Ponte sobre o Rio Jequitinhonha na BR- 101 em Itapebi, terá pista interditada

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado da Bahia (DNIT/BA) informa que o fluxo de veículos na ponte sobre o rio...

ITAPEBI, 21 de Mai de 2019

Moro demite delegado da PF investigado por receber propina

O ato de Moro é amparado em parecer da Consultoria Jurídica do Ministério da Justiça, Controladoria-Geral da União e Advocacia-Geral da União

BRASIL, 20 de Mai de 2019

Prefeitura inicia obras de drenagem pluvial e pavimentação asfáltica na Avenida Othon

Primeiro a execução das obras de drenagem pluvial e em seguida pavimentação asfáltica em toda a extensão da Avenida Othon Cachoeira no centro. Prevista inauguração para...

ITAPEBI, 20 de Mai de 2019

Compadre Washington fica ferido após sofrer assalto em São Paulo

É o Tchan afirmou que Compadre Washington sofreu uma queda, que ocasionou um ferimento na cabeça, e teve seu telefone roubado.

FAMOSOS, 20 de Mai de 2019

Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem; Parabéns guerreiros

Esta data homenageia todos os profissionais que se dedicam a cuidar da saúde das pessoas, auxiliando os demais profissionais do ramo, como os médicos e enfermeiros.

ITAPEBI, 20 de Mai de 2019

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 13:12

NOTAS SOCIAIS

  • NOTA DE FALECIMENTO

    O ItapebiAcontece cumpre o doloroso dever de comunicar o falecimento da senhora Mirian Paternostro Ferreira, ocorrido na noite desta segunda-feira (20). Dona Mirian, faleceu vitima de infarto do miocárdio, na cidade de Itaimbé (Coreia), onde morava com sua família. Até o momento do fechamento desta nota ainda não havia informações do velório e sepultamento. Apresentamos nossas condolências. Descanse em paz.


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1144