Itapebi; Ponte sobre o rio Jequitinhonha terá paliativo; e o perigo continua

ITAPEBI, 11 de Abr de 2019 - Vista 28 vezes.

A ponte sobre o rio Jequitinhonha opera em uma capacidade de carga muito maior do que a prevista em seu projeto. Isso implica diretamente nos desgastes das estruturas, que também sofrem influência de agentes naturais erosivos.

Twitter: @ItapebiAcontece








A ponte sobre o Rio Jequitinhonha na BR-101 em Itapebi, município do extremo sul baiano foi construída em 1957. Cerca de cinco mil veículos transitam pela ponte diariamente, segundo a PRF, esta ponte tem sido motivos de muitas matérias de quase todos os veículos de comunicação da Bahia e do nordeste do país. O espaço entre a pista e o guarda rodas tem menos 70 centímetros. O pior, o vão central da pista por onde passa milhares de carretas, com cargas de dezenas de toneladas, não chega a 7 metros de largura e apresenta fissuras. Esta ponte não passa por reparos há mais de 25 anos e opera acima da carga prevista para a estrutura.






Em visita de um Engenheiro levado a convite do site ItapebiAcontece, o profissional também constatou danos causadas pelo meio ambiente, pela ausência de reparos e pelo impacto do peso que circulam na ponte através de carretas com cargas de todo tipo de produtos, desde carretas carregadas com pedras “granito e mármore”, até toras de eucalipto em que quase toda região é plantada pela Veracel Celulose, empresa com escritórios na cidade de Eunápolis e que a fábrica fica entre os municípios de Santa Cruz Cabrália, Itapebi, Eunápolis Itagimirim e Porto Seguro.

O fotógrafo Arnaldo Alves acompanhado de um engenheiro civil perceberam desagregação do concreto, oxidação (enferrujamento) dos pilares e algumas perfurações nas estacas de fundação. A dinâmica da correnteza das aguas, devido acima da ponte pouco mais de mil metros haver uma barragem da hidrelétrica Itapebi geração de Energia (Neoenergia) e a erosões provocadas pela água e pelo vento são, em grande parte, os fatores responsáveis pela corrosão das ferragens e degradação da estrutura.





De acordo com informações do DNIT, por enquanto, a ponte não corre risco de desabamento. Para o técnico no assunto, também não é possível apontar quando isso poderia acontecer. "Não é possível datar quando uma estrutura vai entrar em colapso". Disse o engenheiro na época da visita há pouco mais de 120 dias.


Na época da matéria do ItapebiAcontece, houve uma repercussão muito grande em toda a imprensa baiana e até de outros estados brasileiros, quando o DNIT se manifestou afirmando a políticos estaduais e federais uma reforma completa na Ponte, inclusive com alargamento da plataforma em 7 metros.


Recentes informações dão conta que será executada obras “Paliativas” em 20 metros lineares e até um mini canteiro de obras já está instalado com em torno de vinte operários no local. Ainda conforme fontes a licitação de reforma que teria um custo de em torno de 16 milhões fora cancelada.







Será que vamos esperar acontecer aqui na ponte do Rio Jequitinhonha no quilometro 663 da BR-101 o mesmo que aconteceu no Pará que parte de uma ponte do complexo Alça Viária, importante por fazer a ligação entre Belém e cidades do interior do estado, caiu na madrugada do último sábado (6) no Rio Moju, próximo à entrada do município de Acará, que fica a cerca de 60 km de Belém? Será que as autoridades que resolvem o problema, não as que se promovem com o problema não se “tocaram” que a problema daqui de Itapebi é grave?


No final da manhã desta quarta-feira 10, os Vereadores de Itapebi Paulinho de Fifia (presidente da câmara), Leo de Noeme, Damião Teixeira e Fi do Bairro novo acompanhados do Prefeito do município, Juarez da Silva Oliveira (PEBA), estiveram no local conversando com um dos operários e a eles foi confirmado que as obras seriam realmente em 20 metros lineares na parte mais critica da ponte.






 
A ponte tem 511 metros de extensão, 7 metros de largura e recebe um fluxo de cinco mil veículos, A ponte sobre o rio Jequitinhonha opera em uma capacidade de carga muito maior do que a prevista em seu projeto. Isso implica diretamente nos desgastes das estruturas, que também sofrem influência de agentes naturais erosivos.


Nestes primeiros quatro meses do ano de 2019, o nosso país em quase toas às semanas é surpreendido por noticias de catástrofes e com certeza, não queremos mais nenhuma. Senhores governantes, tomem vergonha na cara e protejam as vidas do nosso povo.


 
Arnaldo Alves / ItapebiAcontece


NOTICIAS RELACIONADAS



PERIGO: CORROSÃO ATACA BASE DA PONTE SOBRE O RIO JEQUITINHONHA NA BR-101 EM ITAPEBI

 
 

Itapebi: Anunciada pelo Dnit licitação para reforma da ponte sobre o rio Jequitinhonha




DNIT confirma início de obras da ponte sobre o Rio Jequitinhonha na BR-101 em Itapebi

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Itapebi entre as cidades que têm água contaminada por agrotóxicos; veja lista

Mucugê, São Félix do Coribe, Camaçari e Itapetinga são as mais críticas; Embasa nega contaminação

BRASIL, 22 de Abr de 2019

Corinthians vence São Paulo e conquista tri do Paulista

Vagner Love garantiu o título ao time em Itaquera

ESPORTES, 21 de Abr de 2019

Morre aos 17 anos Yasmim Gabrielle, do Programa Raul Gil

Amigos e familiares da adolescente lamentaram o ocorrido

FAMOSOS, 21 de Abr de 2019

Flamengo repete o placar do primeiro jogo e é campeão carioca

O Vasco chegou à final por ter vencido a Taça Rio, primeiro turno do Carioca.

ESPORTES, 21 de Abr de 2019

França alerta sobre uso de ibuprofeno e cetoprofeno

De acordo com a advertência da agência, esses medicamentos podem agravar infecções durante o tratamento

MUNDO, 21 de Abr de 2019

Alegria de Domingo de Páscoa... Feliz tudo!

O significado da Páscoa se encontra na ressurreição de Jesus Cristo três dias depois de ter sido crucificado e morrer na cruz. Alegre-se e cante! Louve ao Senhor por...

ITAPEBI, 21 de Abr de 2019

Incêndio destrói igreja de Monte Santo; imagem de Jesus Cristo fica intacta

Cidade não tem corpo de bombeiros e moradores apagaram o fogo

BAHIA, 20 de Abr de 2019

Ana Maria Braga é impedida de embarcar em aeroporto do Rio

A cantora Claudia Leitte passou pelo mesmo sufoco!

FAMOSOS, 20 de Abr de 2019

Cabrália; Barraca pega fogo após faísca de braseiro de vendedor de queijo atingir

Barraca de praia na BA pega fogo após faísca de braseiro de vendedor de queijo atingir cobertura

REGIÃO , 19 de Abr de 2019

Projeto proíbe corte de água antes de três meses de inadimplência

De acordo com o autor, a medida atende a uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), segundo a qual o acesso à água limpa e segura e ao saneamento básico são...

BRASIL, 19 de Abr de 2019

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 13:12

NOTAS SOCIAIS

  • Dados oficiais de Itapebi -Bahia

    História O município de itapebi teve sua origem depois que moradores do pequeno povoado de Cachoeirinha começaram a migrar para uma região um pouco mais distante devido a sucessivos acontecimentos naturais que devastaram o povoado. Cachoeirinha era um pequeno vilarejo localizado as proximidades do Rio Jequitinhonha, no sul do estado da Bahia. Sua população era composta de agricultores, pescadores, artesãos e pequenos comerciantes,...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1133