Projeto proíbe corte de água antes de três meses de inadimplência

BRASIL, 19 de Abr de 2019 - Vista 14 vezes.

De acordo com o autor, a medida atende a uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), segundo a qual o acesso à água limpa e segura e ao saneamento básico são direitos humanos fundamentais.

Twitter: @ItapebiAcontece

Imagem: Reprodução



Projeto de lei apresentado pelo senador Plínio Valério (PSDB-AM) altera a Lei do Saneamento Básico para determinar que o corte do fornecimento de água só poderá ocorrer após 90 dias de inadimplência por parte do usuário. O PL 2206/2019 pode receber emendas na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) até a segunda-feira (22).
 

A proposta determina que a interrupção completa dos serviços de água e esgoto só será efetivada depois que o usuário residencial deixar de pagar a conta por três meses seguidos.
 

Nesses 90 dias, contados a partir do primeiro dia subsequente ao do vencimento da primeira fatura não paga, a respectiva companhia de água e esgoto terá de fornecer, por dia, 20 litros de água por pessoa residente na unidade usuária. O usuário só terá direito a esse mecanismo uma vez por ano.
 

De acordo com o autor, a medida atende a uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), segundo a qual o acesso à água limpa e segura e ao saneamento básico são direitos humanos fundamentais. A ONU define que o abastecimento suficiente de água para sobrevivência de um ser humano se caracteriza por “uma fonte que possa fornecer 20 litros por pessoa por dia a uma distância não superior a mil metros”, diz Plínio Valério na justificação de seu projeto.
 

Atualmente, a Lei do Saneamento Básico (Lei 11.445, de 2007) permite que o prestador interrompa o fornecimento de água caso haja “inadimplemento do usuário do serviço de abastecimento de água, do pagamento das tarifas, após ter sido formalmente notificado”.
 

O senador observa que seu projeto, voltado a proteger o consumidor de cortes de água intempestivos, prevê um mecanismo para coibir o não pagamento da conta por contribuintes de "má fé".
 

“Não pretendemos, de forma alguma, estimular ou mesmo admitir a inadimplência. Buscamos cuidar para que usuários de má-fé não façam mal-uso da norma. Como a ideia é conceder um prazo de carência antes da interrupção completa do fornecimento, não se deve permitir que o usuário permaneça sem pagar, por exemplo, até o limite de completar esse prazo e pague a conta que estiver mais atrasada, mantendo-se sempre em débito, mas por menos de três meses, e com o fornecimento garantido. Para evitar essa prática, definimos que a carência somente seja utilizada uma vez em cada ano civil, sendo considerado o início da carência a data da primeira conta não paga, independentemente de seu adimplemento posterior. Não desejamos, de forma alguma, estimular a inadimplência e muito menos premiar o ganho injusto”, afirma Plínio Valério.


ItapebiAcontece / Agência Senado

 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

José Roberto Burnier ficará afastado da GloboNews para tratar câncer

José Roberto Burnier é um dos principais nomes do jornalismo da Globo, trabalhando na emissora desde 1983.

OUTRAS NOTICIAS, 22 de Jul de 2019

Jornalistas que saíram da Globo deverão ser anunciados pela CNN nesta segunda (22)

Inclusive, na condição de novos contratados, Phelipe e Palma já realizaram um trabalho especial na tarde deste último domingo, fazendo fotos e gravando vídeos.

OUTRAS NOTICIAS, 22 de Jul de 2019

TJ-BA mantém proibição do aumento de salários do prefeito, secretários e vereadores

A decisão acontece após uma ação popular que pediu à Justiça que não autorizasse o aumento das remunerações, alegando que a proposta feria a Lei Orgânica Municipal.

OUTRAS NOTICIAS, 22 de Jul de 2019

Submarino francês desaparecido há 50 anos é encontrado no Mediterrâneo

O submarino foi localizado pelo navio americano “Seabed Constructor” a 45 quilômetros da cidade de Toulon e a 2.370 metros de profundidade.

MUNDO, 22 de Jul de 2019

Agnaldo Timóteo deixa hospital em São Paulo e faz agradecimento a Rui Costa

Ele estava internado desde 20 de maio, quando apresentou quadro de vômito, glicemia baixa e pressão alta após um show em Barreiras, a cerca de 800 km de Salvador. Veja...

FAMOSOS, 22 de Jul de 2019

Cerca de 60 baleias mortas são vistas em praia

Ventos e correntes fortes podem ser fatores que causaram o encalhe em massa das baleias-piloto. (Fotos: Reprodução)

MUNDO, 22 de Jul de 2019

Advogado e outros oito acusados de ataque a seguranças da Veracel são presos

Presos são acusados de incendiar carros de empresa de segurança.(Foto: Divulgação/TV Bahia)

REGIÃO , 22 de Jul de 2019

COELBA DEIXA BELMONTE SEM ENERGIA E ABERTURA DO 'FESTIVALE' É PREJUDICADA

A energia só foi restabelecida por volta das 21h30min depois que equipes da COELBA chegaram à sede do município para resolver o problema.(Imagens: MaisBN)

REGIÃO , 22 de Jul de 2019

Itapebi; Primeira etapa de obras na Ponte do Rio Jequitinhonha na BR-101 é finalizada

O DNIT informou que a segunda etapa das obras acontecerá logo na primeira quinzena do mês de agosto. (Fotos: ItapebiAcontece)

ITAPEBI, 21 de Jul de 2019

Avião do Palmeiras sofre com ventos e arremete duas vezes na Argentina

Clube alviverde enfrenta o Godoy Cruz nesta terça (23/07/2019), em partida pelas oitavas de final da Libertadores

OUTRAS NOTICIAS, 21 de Jul de 2019

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 13:12

NOTAS SOCIAIS

  • Aniversariou!

    Eu lhe desejo muitas e muitas felicidades, que todos os seus sonhos sejam renovados, e que outros tantos sejam realizados. Muita saúde, paz, amor, sucesso e felicidade. Gosto-te muito meu amigo! Aniversariou no último dia 16 de julho o grande Haroldo Carlos da Silva “Aroldão”, mas a comemoração com amigos e familiares aconteceu neste último final de semana em sua residência na Praça 2 de Julho (Antiga Praça do Sempre verde), na...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1166