Ponte sobre o Rio Jequitinhonha na BR- 101 em Itapebi, terá pista interditada

ITAPEBI, 21 de Mai de 2019 - Vista 64 vezes.

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado da Bahia (DNIT/BA) informa que o fluxo de veículos na ponte sobre o rio Jequitinhonha, no km 659,7 da Rodovia BR-101/BA, próximo à cidade de Itapebi, se dará em meia pista, com limitação máxima de carga de 45 toneladas. (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

Twitter: @ItapebiAcontece

(Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)





O grande volume de tráfego pesado que continua sendo registrado na ponte sobre o Rio Jequitinhonha no quilômetro 659,7 na BR-101 no município de Itapebi, desde que o site Itapebiacontece fez matéria denunciando o perigo e o risco de uma tragédia, as carretas e caminhões de grande porte, continuam transitando carregados com peso acima de 50,60 toneladas, inclusive as carretas que transportam toras de eucaliptos para uma empresa beneficiadora de celulose.

(Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)




Até à tarde do domingo 19, havia uma placa sinalizando transito pela ponte com peso máximo permitido de 45 toneladas. No início da tarde desta segunda-feira 20, o ItapebiAcontece fotografou uma placa informando transito sobre a ponte com peso máximo de 20 toneladas. Porque a mudança? Será que houve alguma mudança na estrutura que obrigou os técnicos no local a baixar para 20 toneladas a quantidade de peso para tráfego sobre a ponte?

(Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)



 
Hoje, a ponte deverá ser submetida à nova checagem de equipe técnica do DNIT, pois conforme informações de fontes ligadas ao órgão, o superintendente dos Estados da Bahia e Sergipe, Engenheiro Amaury Souza Lima, estará nesta terça-feira (21) na ponte com outros engenheiros para que capacidade de peso seja reavaliada. O que chama a atenção desta repórter é que num raio de mais de 400 quilômetros para o Norte e para o sul até a divisa com o Estado do Espirito Santo, na BR-101, não existe nenhuma balança para peso de veículos com cargas.

(Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)



 
No momento o serviço de manutenção do vão 13 se dará em caráter emergencial onde serão colocadas 4 transversinas (vigas). Para esse serviço a ponte será interditada em uma das faixas para serviços de concretagem das transversinas, que segundo informações, também poderá ser interditada totalmente por algumas horas para trafego de veículos pesados.

(Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)



 
O ItapebiAcontece procurou já pela segunda vez a opinião de profissional da área de engenharia civil e obteve as informações que há um deslocamento da mesa (pista de rolagem) tanto horizontal quanto verticalmente, o que pode indicar um "afundamento" da estrutura por esmagamento ou recalque. Em relação às vigas, existem estruturas com as ferragens expostas e mesmo rompidas, causando o enfraquecimento das suas secções correspondentes. Podendo levar a estrutura ao colapso.


 
Leia a integra da comunicação do DNIT:     

 

 
A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Estado da Bahia (DNIT/BA) comunica que, a partir desta segunda-feira (20), o fluxo de veículos no km 659,7 da Rodovia BR-101/BA, próximo à cidade de Itapebi, se dará em meia pista, com limitação máxima de carga de 45 toneladas, até que se concluam as obras e serviços de recuperação do vão 13 da Ponte sobre o Rio Jequitinhonha.
 
A previsão é de que essa limitação perdure por um período de 20 dias, com alguns intervalos de interrupção total, necessários a execução dos serviços de concretagem. Essas interrupções serão informadas, com antecedência, pelos meios de comunicação e pelas placas nas proximidades do evento.

Coordenação de Comunicação Social – DNIT

(Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)



 
A ponte sobre o Rio Jequitinhonha não suporta o peso que está recebendo devido o estado de deterioração e que está sendo submetidas a uma carga de tráfego maior do que o estimado. Como o DNIT vai controlar o peso, já que balanças não foram instaladas.


(Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)



 
O ItapebiAcontece também Obteve informação que nova licitação para em torno de 40 milhões será feita devido o estado da Ponte, esse trabalho de manutenção que está sendo executado no vão 13, é emergencial que manutenções eventuais podem vir a ser feitas até a reforma definitiva, caso a estrutura apresente mais alguma alteração de imediato.

O tráfego de veículos entre o estado do Espírito santo e a Bahia caso essa ponte seja interditada totalmente aumentará a distancia pela BR-101 em torno de 500 quilômetros.

(Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)



"Alguma coisa diferente está fora dos padrões para tanta mobilização de uma hora para outra!"
 
 
 
 
ItapebiAcontece
 
 
 
 
 
 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Porto Seguro: Prefeitura divulga edital de concurso público 761 cargos

As inscrições estarão abertas entre os dias 30 de setembro e 27 de outubro e deverão ser feitas pelo site www.ibrae.com.br

BRASIL, 21 de Set de 2019

Geddel e Lúcio Vieira Lima serão julgados pelo STF na próxima terça-feira

Irmãos são réus por lavagem de dinheiro e associação criminosa no caso do "bunker" dos R$ 51 milhões apreendidos

POLÍTICA, 20 de Set de 2019

Marinheiro salvou filho durante incêndio em lancha na Baía de Todos-os-Santos

Os dois foram socorridos após inalarem muita fumaça (Fotos Reprodução)

SALVADOR, 20 de Set de 2019

Vereadores de Itapebi que abandonaram sessão podem ter pontos cortados; diz presidente

Seis dos 9 vereadores deixaram o plenário. Segundo três deles que falaram com o ItapebiAcontece, o motivo é porque o presidente Paulinho exige inscrição antecipada para...

ITAPEBI, 20 de Set de 2019

Salvador: Operação da PF prende nove pessoas na região metropolitana

Entre os presos estão um casal de ciganos e o dono de uma locadora de veículos; três suspeitos continuam foragidos

SALVADOR, 19 de Set de 2019

Porto Seguro; Incêndio de grandes proporções atinge hotel na orla Norte

Caso aconteceu na noite de quarta-feira (18). Ninguém ficou ferido.

REGIÃO , 19 de Set de 2019

É morto executivo da Odebrecht que delatou Aécio, Lobão, Accioly e Diogo Mainardi

Em sua delação premiada, Valladares acusou Aécio Neves e seu partido, o PSDB, de terem recebido valores do Setor de Operações Estruturadas da empreiteira. (Imagens...

POLÍCIA, 18 de Set de 2019

Governo autoriza mais 63 agrotóxicos; total de registros em 2019 chega a 325

Liberação dos produtos foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (17)

Saúde, 17 de Set de 2019

MULHERES TÊM 50% DE PROBABILIDADE DE INFARTO MAIOR QUANDO COMPARADA AOS HOMENS

Enquanto neles, a dor no peito é um sinal, elas se queixam de dor nas costas, cansaço, queimação no estômago e náusea e associam a crise a problemas gastrointestinais ou...

Saúde, 17 de Set de 2019

Ex-presidente Temer chama impeachment de golpe durante entrevista na TV

O ex-presidente Michel Temer (MDB) foi o entrevistado do programa Roda Viva desta segunda-feira (16)

POLÍTICA, 17 de Set de 2019

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1184