CARNAVAL É TEMA DO DESFILE COMO ATIVIDADE CULTURAL DE ESCOLAS ITAPEBIENSE

ITAPEBI, 11 de Ago de 2019 - Vista 24 vezes.

O desfile cultural de Carnaval feito pelas escolas municipais Calundu, Genesis, Acm, e Eulina Suzart da Cidade Histórica, além do Colégio Clóvis Stolze, trouxe momentos de emoções nas lembranças dos antigos carnavais de rua dos itapebiense. (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

Twitter: @ItapebiAcontece


(Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)




Como uma das festas mais importantes da cultura popular brasileira, o carnaval foi incluído no início das comemorações dos festejos de aniversário dos 61 anos de emancipação politica do município de Itapebi.

(Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)



Os alunos do maternal, fundamental I, fundamental II, e do ensino médio (Colégio Estadual Clovis Stolze), desfilaram festejando o tema com muito brilho e músicas carnavalescas exibidas em carros de som, aprendendo um pouco mais sobre a cultura brasileira e especial a cultura “momesca” itapebiense, participando de uma importante interação entre eles (alunos), professores e funcionários.

(Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)




A “folia” cultural aconteceu nas ruas e avenidas no centro de Itapebi na cidade alta para em seguida os alunos e professores e funcionários da Escola Eulina Suzart também desfilarem na Avenida 28 de Setembro na cidade histórica “cidade baixa”.

Fotos: Betchom




Desfile na cidade Histórica (Cidade Baixa) da Escola Eulina Suzart, deixou a comunidade feliz pelo gesto do diretor Flavio, pois muitos alegam que somente a escola prestigia a comunidade com as festividades.

(Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)




 O Evento Cultural foi determinado pelo Prefeito Juarez da Silva Oliveira “PEBA”, e executado através da secretaria municipal de Educação.
Presentes ao belíssimo evento o Secretário de Educação Sidinei Teixeira e a secretária de Assistência Social, Jairene Botelho de Oliveira. O que chamou a atenção foi a ausência da secretária de Cultura, Alane Souza, em um evento extremamente Cultural.

(Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)



A colaboração entre pais, que fantasiaram as crianças para entrar no clima carnavalesco, escolas e crianças contribuiu muito para que o evento fosse um sucesso pelo segundo ano consecutivo.

(Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)



Foto: Arnaldo Alves 




A reportagem do portal ItapebiAcontece destaca a Escola Eulina Suzart (Cidade Histórica), com o desfile relembrando nos antigos carnavais os “cordões” (bloco) ‘maculelê’, além dos blocos de caretas do ACM, bem como as lembranças dos blocos chamados “Mandus” resgatados,” onde as mulheres da sociedade itapebiense na época se cobriam com longos Lençóis nas cores bancas ou pretas com aberturas somente nas proximidades dos olhos que faziam para enxergar.


(Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)



E num desses blocos “Mandus” uma Bandeira exibia uma cópia fiel dos blocos fundados pelas saudosas Geny Felix de Santana (Dona Geny) e a na época também saudosa a “moderníssima” Lúdia Flores.


(Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)



 
Em meio ao desfile Cultural “Carnavalesco” uma pessoa mascarada e fantasiada de bruxa não deixou o repórter do Itapebi quieto, a todo o momento o “perturbava” e desta forma a “bruxinha simpática” não se deixou ser identificada.

(Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)




Entrevistado pelo Itapebiacontece o secretário de educação Sidinei Teixeira disse; “Arnaldo, estamos resgatando a cultura do nosso povo dos antigos carnavais que já existiram em Itapebi”. “Nós tivemos o apoio irrestrito do prefeito Peba, que determinou o fornecimento de todo material usado na confecção das fantasias do evento”. “Devido o fechamento da ponte na BR-101, a escola Zenilda Souza Santos de Caiubí, (que esteve visitando os pontos históricos na Cidade Baixa no dia 09 de agosto) e a escola Juarez Cardoso do povoado de Ventania não participaram do desfile, já a escola Terezinha Ribeiro, de acordo com a informação da diretora, não desfilou, pois os pais não tiveram condições de confeccionar as fantasias”.“A escola Terezinha Ribeiro das escolas municipais, foi a única que não desfilou”. “Estou muito feliz em ver essas crianças na rua e de trazer esse movimento, mostrando para eles que nós temos história e é assim que o prefeito Peba quer e estamos aí realizando. E no dia 14 de agosto nesse mesmo horário estaremos desfilando e resgatando a história de Itapebi”. Completou o secretário Sidinei Teixeira.


(Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

























 
 
Arnaldo Alves / ItapebiAcontece
 
 
 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Idoso de 90 anos e filha morrem eletrocutados no interior da Bahia

Ainda de acordo com a publicação, vizinhos contaram que ouviram gritos de pedido de socorro do idoso

BAHIA, 17 de Ago de 2019

Itapebi; Netinho do Forró, Tayrone e Lelinho Alves reúnem milhares de pessoas

Um evento cheio de apresentações de primeira linha em shows na região, grandes e famosos artistas cada um em seu estilo, fez a alegria do itapebiense – até mesmo o mais...

ITAPEBI, 17 de Ago de 2019

Gil Monteiro balança Itapebiense em última noite gospel no aniversário de 61 anos

Nessa noite de sexta-feira (16), na programação "profana" são esperados mais de 5 mil pessoas para verem; Lelinho Alves, Netinho do Forró, Tayrone e Papazzoni.

ITAPEBI, 16 de Ago de 2019

Missa celebra aniversário da cidade com presença do prefeito, secretários e vereadores

Em seu terceiro ano como prefeito, “PEBA” propõe aos segmentos religiosos que se reúnam em oração para agradecer e pedir bênçãos sobre a cidade.

ITAPEBI, 16 de Ago de 2019

Brasil deixa Mercosul caso Argentina "crie problema", diz Bolsonaro

Presidente disse também que está disposto a conversar com Fernández

BRASIL, 16 de Ago de 2019

Anderson Freire é destaque na primeira noite dos festejos Itapebiense pelos 61 anos

Ele e outros cantores gospel, como a Banda Resgatando a noiva, Ministério Sabor de Mel, Pastor Jobson, Pastor Emanuel, Pastora Simone e Marta Santos fizeram a noite na...

ITAPEBI, 15 de Ago de 2019

ITAPEBI: DESFILE CÍVICO MARCA INÍCIO DOS FESTEJOS DO 61º ANIVERSÁRIO DE EMANCIPAÇÃO

Promovido pela Secretaria Municipal de Educação com apoio das demais secretarias do governo ‘Esperança que se Renova'. (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

ITAPEBI, 15 de Ago de 2019

Guarda Mirim de Itapebi recebe doações e o comandante Romildo agradece aos doadores

Ao site ItapebiAcontece o soldado Romildo Silva enviou nota confirmando as doações e ao mesmo tempo agradecendo aos doadores. (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

BRASIL, 15 de Ago de 2019

Na primeira sessão pós-recesso, vereadores de Itapebi aprovam 13º salário já neste ano

O projeto 001/2019 de remuneração do 13º salário para os vereadores acabou entrando e sendo lido no expediente com requerimento de apresentação que fosse apreciado em...

POLÍTICA, 14 de Ago de 2019

Prefeito “PEBA” e secretários em alvorada caminham pelas ruas de Itapebi

A comemoração dos 61 anos de emancipação de Itapebi, em alvorada no final dessa madrugada pode ser vista e ouvida devido à queima de fogos por toda a cidade alta. O...

ITAPEBI, 14 de Ago de 2019

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1174