Desfile Cívico da Independência é realizado na Cidade Histórica em Itapebi

ITAPEBI, 07 de Set de 2019 - Vista 42 vezes.

Um verdadeiro resgate histórico, que por muitos anos realizou esse ato cívico em Itapebi “cidade baixa”, berço do munícipio. (Fotos: Arnaldo Alves e Sinoel Ribeiro / ItapebiAcontece)

Twiter: @ItapebiAcontece


Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece




Na sexta (06), foi comemorado o 197º aniversário da independência do Brasil de Portugal, data declarada em 1822. As comemorações do Dia da Pátria tiveram início no século 19, de acordo com informações do Arquivo Histórico do Exército. Em 1947, o presidente norte-americano Harry Truman esteve no Brasil e acompanhou o desfile de 7 de setembro ao lado do presidente Eurico Gaspar Dutra, no Rio de Janeiro.
Naquela época, o principal desfile ocorria naquele estado, então capital do país. Depois, com a criação de Brasília, passou a ser realizado no Eixo Rodoviário e, em seguida, no Setor Militar Urbano. Em 2003, a parada cívico-militar foi transferida para a Esplanada dos Ministérios, local onde ocorre atualmente.


Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece



 
História itapebiense:
 
Num verdadeiro resgate da tradição histórica no berço do município, o evento aconteceu na cidade histórica, alunos de várias escolas do município por volta das 9h30min iniciaram o desfile descendo as ladeira desde a Escola Eulina Suzart  Santos,  (antigo Colégio Clovis Adolpho Stolze) e finalizando depois de quase duas horas, na Praça 14 de Agosto ( antiga praça do Avaí).
Conforme as informações oficiais, o desfile teve a participação de servidores públicos de diversas secretarias, gestores públicos municipais, câmara de vereadores, equipe da Secretaria de Educação, Escolinha Calundu, Escola Antônio Carlos Magalhães, Escola Criança Ativa, Guarda Mirim, Banda Marcial Sebastião Sá Neves, representantes da equipe de Futebol do E.C. Bahia de Itapebi, Fanfarra Aurelino Rosa Pereira, Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), Agricultura Familiar e Programa Despertar. Além de toda equipe da Escola Eulina Suzart Santos e Campo.



Fotos: Arnaldo Alves /  ItapebiAcontece


 
Destacamos a participação do Prefeito Juarez Oliveira (PEBA), da Primeira Dama Jairene Botelho, do Secretário de Educação Sidinei Teixeira, do Secretário de esportes Ademar Jacó, ‘esse inclusive participando da banda marcial Sebastião Sá Neves’ do Secretário de Saúde Sérgio Murilo Cerqueira, do Secretário de Administração Plínio Guerrieri Correia, da Secretária de Cultura Alane Souza, do Presidente da Câmara de Vereadores Paulo Roberto Rosa e dos vereadores Damião, Paulo Mão de Quiabo e Léo de Noeme.


Fotos: Arnaldo Alves /  ItapebiAcontece



 
O desfile percorreu as principais ruas da localidade, sendo encerrado na famosa praça do “Avaí”, onde foi realizada a cerimônia de hasteamento das bandeiras, em seguida foi realizadas homenagens com um minuto de silêncio aos Itapebienses, Professor Elísio Silva Ribeiro, a Servidora do município Nisseneide Jardim da Silva, e ao esportista e servidor público, Hortenildes Magnavita e finalizando com a homenagem para  a Professora Rogéria Neves, presente ao evento,  por sua grande contribuição com a Educação de Itapebi. Antes porem, na Praça 14 de agosto aconteceu uma feira de produtos de ‘hortifrúti também em homenagem as comemorações do dia 7 de setembro organizado e realizada pelos produtores da agricultura familiar.


Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece




 
Em seu discurso, o Prefeito Peba agradeceu a presença de todos, valorizou o esforço da Equipe do Eulina Suzart na organização do desfile, anunciou alguns outros benefícios para àquela unidade escolar, como a instalação de condicionadores de ar em todas as salas e reforma da quadra poliesportiva.


Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece




Entrevistado o diretor da escola Eulina Suzart, Flávio Teixeira, “idealizador do projeto do desfile na cidade histórica”, disse que o evento foi idealizado por ele e sua equipe surgindo assim além do desfile cívico do dia 7 de setembro também o resgate do desfile na “cidade baixa” de Itapebi, como outrora acontecia.



Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece




“No próximo ano será meu último ano como diretor da escola e com certeza faremos novamente o desfile do dia 7 de setembro aqui e espero que meu sucessor continue mantendo esse resgate”. “Tivemos também a ideia em homenagear a professora Rogéria Neves por ser uma itapebiense e  ter serviços prestados há muitos anos no município, inclusive como educadora com sua escola (particular) participando com seus alunos em todos os eventos  na cidade e abrilhantando também esse desfile”.



Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece



 
Por fim, ficou um saldo positivo desse evento, sendo firmado um compromisso da realização desse ato cívico todos os anos na cidade histórica.


Foto: Sinoel Ribeiro / ItapebiAcontece



Foto: Sinoel Ribeiro / ItapebiAcontece




Foto: Sinoel Ribeiro / ItapebiAcontece




Foto: Sinoel Ribeiro / ItapebiAcontece




Foto: Sinoel Ribeiro / ItapebiAcontece





 
ItapebiAcontece

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Porto Seguro: Prefeitura divulga edital de concurso público 761 cargos

As inscrições estarão abertas entre os dias 30 de setembro e 27 de outubro e deverão ser feitas pelo site www.ibrae.com.br

BRASIL, 21 de Set de 2019

Geddel e Lúcio Vieira Lima serão julgados pelo STF na próxima terça-feira

Irmãos são réus por lavagem de dinheiro e associação criminosa no caso do "bunker" dos R$ 51 milhões apreendidos

POLÍTICA, 20 de Set de 2019

Marinheiro salvou filho durante incêndio em lancha na Baía de Todos-os-Santos

Os dois foram socorridos após inalarem muita fumaça (Fotos Reprodução)

SALVADOR, 20 de Set de 2019

Vereadores de Itapebi que abandonaram sessão podem ter pontos cortados; diz presidente

Seis dos 9 vereadores deixaram o plenário. Segundo três deles que falaram com o ItapebiAcontece, o motivo é porque o presidente Paulinho exige inscrição antecipada para...

ITAPEBI, 20 de Set de 2019

Salvador: Operação da PF prende nove pessoas na região metropolitana

Entre os presos estão um casal de ciganos e o dono de uma locadora de veículos; três suspeitos continuam foragidos

SALVADOR, 19 de Set de 2019

Porto Seguro; Incêndio de grandes proporções atinge hotel na orla Norte

Caso aconteceu na noite de quarta-feira (18). Ninguém ficou ferido.

REGIÃO , 19 de Set de 2019

É morto executivo da Odebrecht que delatou Aécio, Lobão, Accioly e Diogo Mainardi

Em sua delação premiada, Valladares acusou Aécio Neves e seu partido, o PSDB, de terem recebido valores do Setor de Operações Estruturadas da empreiteira. (Imagens...

POLÍCIA, 18 de Set de 2019

Governo autoriza mais 63 agrotóxicos; total de registros em 2019 chega a 325

Liberação dos produtos foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (17)

Saúde, 17 de Set de 2019

MULHERES TÊM 50% DE PROBABILIDADE DE INFARTO MAIOR QUANDO COMPARADA AOS HOMENS

Enquanto neles, a dor no peito é um sinal, elas se queixam de dor nas costas, cansaço, queimação no estômago e náusea e associam a crise a problemas gastrointestinais ou...

Saúde, 17 de Set de 2019

Ex-presidente Temer chama impeachment de golpe durante entrevista na TV

O ex-presidente Michel Temer (MDB) foi o entrevistado do programa Roda Viva desta segunda-feira (16)

POLÍTICA, 17 de Set de 2019

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1184