Morre aos 105 anos Dona Canô, em Santo Amaro da Purificação, na Bahia

OUTRAS NOTICIAS, 25 de Dez de 2012 - Vista 122 vezes.

O velório será realizado a partir das 18h, no Memorial Caetano Veloso, em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano

Twitter: @Itapebiacontece.com

Morreu na manhã desta terça-feira (25), dia de Natal, aos 105 anos, Dona Canô Veloso. A matriarca, que estava tendo assistência domiciliar, teve uma piora em seu estado de saúde e não resistiu. O velório será realizado a partir das 18h, no Memorial Caetano Veloso, em Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano.

Ela foi internada no Hospital São Rafael no dia 15 de dezembro, por causa de uma isquemia cerebral transitória, um déficit neurológico causado geralmente pela diminuição do fluxo sanguíneo até a região do cérebro. Outra causa é a presença de coágulos nos vasos sanguíneos, prejudicando a circulação no sangue e o tráfego de oxigênio.

Na última sexta-feira (21), Dona Canô teve alta médica e retornou para sua casa, em Santo Amaro, onde  ficou aos cuidados de uma assistência domiciliar.

Saúde delicada
No dia 5 de novembro deste ano, Dona Canô foi internada no Hospital São Rafael, em Salvador. Após ficar quatro dias internada por conta de uma gripe, Dona Canô Veloso recebeu alta médica na manhã do dia 9 do mesmo mês. 

Para quem não se lembra, em julho de 2011, Dona Canô passou mal em sua casa em Santo Amaro e foi transferida de helicóptero para o Hospital São Rafael, em Salvador, por indicação médica. 

Após uma semana de internação, em que passou por uma bateria de exames, ela recebeu alta. Na época, a assessoria de imprensa da unidade médica informou que a matriarca deu entrada com quadro de traqueobronquite, associada a broncoespasmo e ficou na Unidade Cárdio Vascular Intensiva (UCI).

Em agosto do mesmo ano, Dona Canô retornou ao hospital se queixando de dores na coluna. Voltou a ser internada e só foi liberada pelos médicos após conseguir um colete ortopédico. Desde então não foi registrada mais nenhuma internação da matriarca.

Aniversário de 105 anos
No dia 16 de setembro Dona Canô completou 105 anos. Em Santo Amaro, missa e festa íntima fizeram parte das homenagens, que contou com a presença dos filhos Caetano Veloso e Maria Bethânia, além da amiga Regina Casé.

 

Através de flores, o ex-presidente Lula mandou uma mensagem para a aniversariante: "À querida dona Canô, minha sincera e emocionada homenagem pelo seu 105º aniversário. E parabéns por essa longa vida que ilumina uma família tão especial, honra Santo Amaro da Purificação e orgulha a Bahia e o Brasil. Do amigo, Lula".

Centenária baiana
Claudionor Viana Teles Velloso, mais conhecida como Dona Canô, era uma cidadã baiana centenária. Mãe de seis filhos, entre eles os músicos Caetano Veloso, Maria Bethânia, era viúva de José Teles Velloso (Seu Zeca), funcionário público dos Correios, falecido em 13 de dezembro de 1983, aos 82 anos.

Considerada uma das mais ilustres cidadãs de Santo Amaro da Purificação, teve publicada suas memórias no livro 'Canô Velloso, lembranças do saber viver', escrito pelo historiador Antônio Guerreiro de Freitas e por Arthur Assis Gonçalves da Silva, falecido antes do término da obra.

 

Quando perguntada sobre a própria fama, Dona Canô sempre disse que não entendia a razão: "Apenas fiquei conhecida por causa de meus dois filhos que nunca se esqueceram de onde vieram nem da mãe que têm".



Por Correio 24 horas

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

'Terror psicológico dos assaltantes ainda me tira o sono', diz repórter

Bandidos colocaram fogo em carro com repórter da TV Bahia Jonny Torres

BAHIA, 19 de Jun de 2019

Corpo de homem é encontrado com tiros no peito na zona rural de Itapebi

A Polícia Militar foi avisada por transeuntes por volta das 7 horas na manhã desta quarta-feira (19). Estima-se que o crime fora cometido no final da madrugada desta...

POLÍCIA, 19 de Jun de 2019

Bandidos põem fogo em carro com repórter da TV Bahia na mala

Ele conseguiu destrancar porta e escapar do carro em chamas

OUTRAS NOTICIAS, 18 de Jun de 2019

Agnaldo Timóteo tem piora e está em estado crítico na UTI

O cantor está internado desde o dia 20 de maio, quando sofreu um AVC (acidente vascular cerebral

BRASIL, 18 de Jun de 2019

STJD mantém vitória do Palmeiras sobre o Botafogo no Brasileirão

Na manhã desta quarta-feira, em um tribunal itinerante realizado em Salvador, na Bahia, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva deu causa ganha ao Palmeiras sobre o...

ESPORTES, 18 de Jun de 2019

Preso em Brasília, Geddel pede para ser transferido para Salvador

Ministro do STF vai analisar o pedido feito pelo político

BRASIL, 18 de Jun de 2019

Ratinho e SBT terão de pagar R$ 200 mil a padres por reportagem falsa

Os padres foram acusados de infringir o celibato e acabaram entrando na justiça

FAMOSOS, 18 de Jun de 2019

Governadores do Nordeste criam “consórcio” para trazer médicos cubanos de Volta

Consórcio do Nordeste busca maior autonomia em relação ao governo Jair Bolsonaro e quer contato direto com organização para reativar o Mais Médicos na sua forma original.

BAHIA, 18 de Jun de 2019

Ônibus da Contrex Aracruz bate em traseira de carreta e deixa vários feridos

O ônibus da empresa Contrex Aracruz transportava passageiros, que estavam trabalhando na parada geral da Klabin, (unidade Monte Alegre)

ESTRADAS, 18 de Jun de 2019

Itapebi; Davi Dutra comemorou seu aniversário de 5 anos, com o tema Minecraft

Com muitas brincadeiras, a festa foi pura diversão! A Festa também teve Algodão Doce e pula-pula.

ITAPEBI, 17 de Jun de 2019

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 13:12

NOTAS SOCIAIS

  • Dados oficiais de Itapebi -Bahia

    Dados oficiais de Itapebi -Bahia História O município de itapebi teve sua origem depois que moradores do pequeno povoado de Cachoeirinha começaram a migrar para uma região um pouco mais distante devido a sucessivos acontecimentos naturais que devastaram o povoado. Cachoeirinha era um pequeno vilarejo localizado as proximidades do Rio Jequitinhonha, no sul do estado da Bahia. Sua população era composta de agricultores, pescadores,...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1155