Diretas Já: OAB-BA se posiciona pela aprovação de PEC para antecipar eleições de 2018

BRASIL, 19 de Mai de 2017 - Vista 20 vezes.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) se manifestaram nesta sexta-feira (19) pela procedência da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 227. (Imagens: Reprodução)

Twitter: ItapebiAcontece





Além de pedir o impeachment do presidente Michel Temer, os conselheiros da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) se manifestaram nesta sexta-feira (19) pela procedência da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 227, que convoca eleições diretas em caso de vacância do presidente.

O relator da proposta de manifestação da Ordem, Marcos Sampaio, defendeu que tudo o que não pode ser feito neste momento “é mudar a Constituição”. O relator, que é professor de direito constitucional, afirma que “seguir as regras eleitorais é essencial para democracia”, e que o Brasil precisa de um “farol seguro”. Uma mudança no jogo eleitoral, para ele, pode criar um “Estado de exceção”.

Além do mais, Marcos pontua que, ainda que houvesse uma nova lei eleitoral, “ela só entraria em vigor em julho do ano que vem”, o que seria, ao seu ver, inútil por estar próximo das eleições de outubro de 2018. Assevera que as normas impostas na Constituição, mais especificamente no artigo 16, para “impedir mudanças casuísticas”, e que, sobretudo, se trata de uma cláusula pétrea.





O conselheiro Francisco Bertino abriu a divergência. Em seu entendimento, é possível sim a validade da PEC e seria preferível o risco para se ter mais democracia. “Podemos ter um erro, mas ainda temos uma chance”, disse.
Em outro momento, Bertino asseverou que “problemas da democracia se resolvem com mais democracia”. Bertino diz que os cidadãos querem que se devolva o poder deles de “interferir no futuro da nação”, e que eleição indireta “nunca produziu bons efeitos”. “Uma PEC que institui mais democracia nunca será inconstitucional”, assevera.

A conselheira Daniela Borges destaca que a eleição direta não é atalho, e sim o “caminho mais longo e legítimo”. “Vivemos, de fato, um movimento de instabilidade política. A soberania popular poderá lançar as bases para um processo de estabilização”, reforça a conselheira. Ela não vislumbra que a PEC 227 ofenda o artigo 16 da Constituição Federal. O artigo afirma que a “lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência”.

O conselheiro Luiz Vinicius também se manifestou pela validade da PEC, pois uma “mitigação excepcional” pode salvar a democracia neste momento. O receio dos conselheiros, sobretudo, é sobre os riscos de uma eleição indireta, de quem assumiria um mandato “tampão” na Presidência.





Para o conselheiro federal, e ex-vice-presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, a eleição direta é o caminho para unir o país. “O Brasil não suporta mais um ano e meio brigando nas ruas como se fossem inimigos que não são”.

Por Bahia Noticias

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Eunápolis: MP recomenda exoneração de filha e irmão de prefeito que são secretários

De acordo com o MP, parentes não têm qualificação técnica para ocupar cargos. Caso ocorre na cidade de Eunápolis.

REGIÃO, 26 de Jul de 2017

Vagner Mancini está de volta ao Vitória; Cléber Giglio é o novo diretor

Técnico que mais comandou o Leão na história retorna para buscar a salvação.

ESPORTES, 26 de Jul de 2017

Tribunal mantém bloqueio de bens do ex-presidente Lula

Defesa do petista havia entrado com um mandado de segurança no TRF, argumentando que os bens bloqueados têm origem lícita e que a medida prejudicava a subsistência do...

BRASIL, 26 de Jul de 2017

Com 94% de desaprovação, Temer tem o pior desempenho histórico

O levantamento divulgado pelo UOL nesta terça-feira (25), realizado entre os dias 1º e 14 de julho, aponta ainda que 94% das 1.200 pessoas ouvidas em 72 municípios...

BRASIL, 25 de Jul de 2017

Porto Seguro: Subindo o Rio Buranhém, “Tancinho”; local da natureza que é um Paraíso

O Rio Buranhém, deságua na sede municipal de Porto Seguro na Costa do descobrimento, abriga faixa que fica em meio aos atracadouros, travessia para Arraial d’Ajuda e...

REGIÃO, 25 de Jul de 2017

Juiz do DF suspende decreto que aumentou tributos sobre combustíveis

Na decisão, Borelli afirmou que a elevação das contribuições deveria ter sido feita por lei e não por decreto, como foi feito pelo Planalto.

BRASIL, 25 de Jul de 2017

PF deflagra operação de combate à pedofilia em 14 estados; inclusive na Bahia

Investigados utilizavam servidor russo para compartilhar imagens e vídeos de crianças sendo abusadas.

POLÍCIA, 25 de Jul de 2017

Governo prepara plano de demissão voluntária para servidores

Medida permitirá um corte de cerca de R$ 1 bilhão com a folha de pagamento a partir do próximo ano

BRASIL, 24 de Jul de 2017

BR-101: Tentativa de assalto em ônibus próximo a Itapebi deixa mulher ferida

Bandidos arremessaram uma pedra em direção a uma das janelas na tentativa de fazer o ônibus parar na BR 101, próximo ao entroncamento de Itapebi. ( Fotos Reprodução)

ESTRADAS, 24 de Jul de 2017

Porto Seguro: Baleia Jubarte morre e encalha na praia de Ponta Grande

O animal foi visto no fim da manhã desta segunda feira 24/07 por turistas que passavam no local.

OUTRAS NOTICIAS, 24 de Jul de 2017

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • DADOS DO MUNICÍPIO DE ITAPEBI

    Fundação 14 de agosto de 1958 (58 anos)- Gentílico- itapebiense Prefeito- Juarez da Silva Oliveira(Peba) (PP) (2017–2020)- Vice-prefeito – Claudio Henrique Ferreira de Carvalho (PR)- Câmara de Vereadores (09) - Herlemilson Caldas Pereira (PDT), Cleide Moreira do Nascimento (PTN), Cristiano Pereira da Silva (PRTB), Damiao Teixeira Silva (PRTB), Roberley Barbosa de Brito (PSL), Leonardo Ribeiro dos Santos (PSB), Paulo Henrique...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 879