Diretas Já: OAB-BA se posiciona pela aprovação de PEC para antecipar eleições de 2018

BRASIL, 19 de Mai de 2017 - Vista 34 vezes.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) se manifestaram nesta sexta-feira (19) pela procedência da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 227. (Imagens: Reprodução)

Twitter: ItapebiAcontece





Além de pedir o impeachment do presidente Michel Temer, os conselheiros da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) se manifestaram nesta sexta-feira (19) pela procedência da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 227, que convoca eleições diretas em caso de vacância do presidente.

O relator da proposta de manifestação da Ordem, Marcos Sampaio, defendeu que tudo o que não pode ser feito neste momento “é mudar a Constituição”. O relator, que é professor de direito constitucional, afirma que “seguir as regras eleitorais é essencial para democracia”, e que o Brasil precisa de um “farol seguro”. Uma mudança no jogo eleitoral, para ele, pode criar um “Estado de exceção”.

Além do mais, Marcos pontua que, ainda que houvesse uma nova lei eleitoral, “ela só entraria em vigor em julho do ano que vem”, o que seria, ao seu ver, inútil por estar próximo das eleições de outubro de 2018. Assevera que as normas impostas na Constituição, mais especificamente no artigo 16, para “impedir mudanças casuísticas”, e que, sobretudo, se trata de uma cláusula pétrea.





O conselheiro Francisco Bertino abriu a divergência. Em seu entendimento, é possível sim a validade da PEC e seria preferível o risco para se ter mais democracia. “Podemos ter um erro, mas ainda temos uma chance”, disse.
Em outro momento, Bertino asseverou que “problemas da democracia se resolvem com mais democracia”. Bertino diz que os cidadãos querem que se devolva o poder deles de “interferir no futuro da nação”, e que eleição indireta “nunca produziu bons efeitos”. “Uma PEC que institui mais democracia nunca será inconstitucional”, assevera.

A conselheira Daniela Borges destaca que a eleição direta não é atalho, e sim o “caminho mais longo e legítimo”. “Vivemos, de fato, um movimento de instabilidade política. A soberania popular poderá lançar as bases para um processo de estabilização”, reforça a conselheira. Ela não vislumbra que a PEC 227 ofenda o artigo 16 da Constituição Federal. O artigo afirma que a “lei que alterar o processo eleitoral entrará em vigor na data de sua publicação, não se aplicando à eleição que ocorra até um ano da data de sua vigência”.

O conselheiro Luiz Vinicius também se manifestou pela validade da PEC, pois uma “mitigação excepcional” pode salvar a democracia neste momento. O receio dos conselheiros, sobretudo, é sobre os riscos de uma eleição indireta, de quem assumiria um mandato “tampão” na Presidência.





Para o conselheiro federal, e ex-vice-presidente da OAB-BA, Fabrício Castro, a eleição direta é o caminho para unir o país. “O Brasil não suporta mais um ano e meio brigando nas ruas como se fossem inimigos que não são”.

Por Bahia Noticias

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Liderança de caminhoneiros: protesto só para quando isenção virar lei

A paralisação entrou no quarto dia com aumento de bloqueios pelo país

BRASIL, 24 de Mai de 2018

Avião da FAB cai durante treinamento no Rio de Janeiro

Os pilotos conseguiram ejetar a aeronave antes de o jato atingir o solo, segundo motoristas que presenciaram o acidente

BRASIL, 24 de Mai de 2018

Aeroportos só têm combustível para hoje, diz relatório

Relatório do Nago refere-se apenas a aeroportos administrados pela Infraero; outros, sob responsabilidade de empresas privadas, também já restringiram serviços

BRASIL, 23 de Mai de 2018

Greve continua: Temer pede trégua de 3 dias e caminhoneiros negam

Categoria planeja manter manifestação pelo menos até sexta-feira

BRASIL, 23 de Mai de 2018

Bandidos invadem casa de Bruna Lombardi e Carlos Alberto Riccelli em SP

Riccelli explicou apenas que o "boletim de ocorrência não foi registrado", e evitou dar mais detalhes sobre o ocorrido; casal passa bem

FAMOSOS, 23 de Mai de 2018

Vice-prefeito morre a tiros dentro da própria casa

Ionildo da Silva Pereira, de 51 anos, teria reagido a um assalto

BRASIL, 23 de Mai de 2018

Feriado municipal suspende funcionamento do Posto SAC Eunápolis nesta quinta-feira

A unidade retoma as atividades normalmente na sexta-feira (25), de 7h às 13h.

REGIÃO, 23 de Mai de 2018

Caminhoneiros protestam contra alta do diesel e fecham rodovias na Bahia; confira

Há manifestações registradas em diversas regiões do estado.

BRASIL, 23 de Mai de 2018

Lotéricas da Bahia deixarão de realizar pagamentos de contas de energia

Decisão foi tomada após um impasse na negociação de tarifas entre a Coelba e a Caixa Econômica Federal

OUTRAS NOTICIAS, 23 de Mai de 2018

Comandante da 7ª CIPM-Eunápolis Major Ribeiro é promovido ao posto de Tenente-coronel

No Comando da 7ª CIPM, o Tenente-coronel é responsável pela segurança e policiamento dos municípios de Eunápolis, Itabela, Guaratinga, Itagimirim e Itapebi. (Imagens:...

REGIÃO, 23 de Mai de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • Aniversariando!

    É festa no olhar de todas as pessoas que têm um abraço para lhe ofertar, e uma palavra de carinho para lhe dedicar. Você merece, e os homenageados de hoje somos todos nós que temos a sua amizade. Aniversaria nesta quinta-feira (24) Joana Francisca Garcia, (Sussú). Sussú é servidora pública lotada na secretaria de saúde de Itapebi e trabalha na recepção do Posto de Saúde da Família (PSF) Joathan Cardoso Ribeiro na cidade...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1019