Aliado revela que presidente Temer 'quase' renunciou em maio

OUTRAS NOTICIAS, 13 de Nov de 2017 - Vista 10 vezes.

Oficialmente, Temer nunca teria cogitado renunciar

Twitter: @ItapebiAcontece



Imagem: Reprodução




 
O presidente Michel Temer disse em alto e bom tom: "Não renunciarei! Repito: não renunciarei! Sei o que fiz e sei da correção dos meu atos". A declaração aconteceu no dia 18 de maio. No entanto, o término antecipado de seu governo tinha sido seriamente discutido nas tensas horas e o presidente chegou a ser gravado de forma comprometedora no porão do Palácio do Jaburu.


De acordo com a Folha de S. Paulo, auxiliares confirmaram reservadamente à época que uma carta de renúncia chegou a ser redigida, mas o texto acabou nunca vindo a público. Oficialmente, Temer nunca teria cogitado renunciar.

Mas a Folha teve acesso ao áudio de uma sessão sigilosa da CPI da JBS que mostra que um dos principais aliados de Temer afirma ter testemunhado, dentro do gabinete presidencial, a quase renúncia.

"Ele quase derrubou o presidente naquele dia 17. O complô era pro dia 18 o presidente renunciar. Quase conseguiu fazer o presidente renunciar! [eleva a voz] E quem tá lhe falando é quem tava dentro do gabinete!", diz o aliado do presidente, o relator da CPI, Carlos Marun (PMDB-MS), um dos mais estrepitosos defensores de Temer no Congresso, integrante da tropa que liderou a rejeição das duas denúncias da PGR (Procuradoria-Geral da República) contra o presidente.

Segundo a publicação, o "ele" a quem Marun se refere é Joesley Batista, responsável por gravar Temer.

O áudio é da sessão secreta do dia 18 de outubro, quando a comissão ouviu o depoimento do advogado e delator da JBS, Francisco de Assis e Silva.

Na sessão, o deputado do PMDB sugere que Assis e Silva aconselhe o dono da JBS, seu chefe, a fazer uma nova delação, revelando como foi o processo de negociação e obtenção de provas da colaboração que gerou uma crise política na atual gestão.

O recado é para que Joesley delate o então procurador-geral da República Rodrigo Janot, que comandou o acordo de colaboração dos executivos da gigante das carnes. O empresario está preso desde o início de setembro suspeito de ter omitido informações em sua delação.

Aliados de Temer acreditam que Janot tinha o objetivo de derrubar o governo e que, por isso, induziu e orientou de forma ilegal toda a produção de provas.

Em 17 de setembro, Janot deixou o cargo e, antes de sair, pediu a suspensão dos benefícios de dois delatores, Joesley e Ricardo Saud (que também está preso). A nova procuradora-geral, Raquel Dodge, é quem vai definir o futuro dos acordos.

A reportagem entrou em contato com Temer . O presidente negou que tenha pensado em renunciar. "Prezada jornalista, não, isso nunca ocorreu", declarou a assessoria de imprensa do Planalto.

ItapebiAcontece / Folha de S. Paulo


Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Funcionários de hospital em Ilhéus temem fechamento de unidade e fazem protesto

Manifestação ocorreu nesta sexta-feira (17), em frente ao Hospital Geral Luís Viana Filho, em Ilhéus.

REGIÃO, 18 de Nov de 2017

TCM rejeita contas da Prefeitura de Ilhéus

Na mesma sessão, o pleno do TCM aprovou com ressalvas as contas da Câmara de Vereadores de Ilhéus, da responsabilidade de Tarcísio Santos da Paixão, relativas ao...

POLÍTICA, 18 de Nov de 2017

OAB-Eunápolis emite Nota de Posicionamento

A bandeira que a OAB deve ostentar é a da preservação do Estado Democrático de Direito, da ordem pública, da pluralidade e da isonomia, com símbolo de postura...

BRASIL, 18 de Nov de 2017

Job vai contar tudo e pode detonar Geddel e Lúcio, diz revista

A Revista Época revelou detalhes do caso ao ter acesso com exclusividade ao depoimento de Job que relatou suas memórias a polícia. Job Brandão diz à PF que destruiu...

POLÍTICA, 18 de Nov de 2017

Luto na Maçonaria: Morre João Modesto, membro da loja maçônica 16 de Julho de Itapebi

João estava internado no hospital Luiz Eduardo Magalhães em Porto Seguro, onde faleceu nesta sexta-feira (17) por volta das 18 horas. (Fotos Arquivo: ItapebiAcontece)

ITAPEBI, 17 de Nov de 2017

Cargas de lagosta e bebidas avaliadas em R$ 1,1 milhão são recuperadas na Bahia

Ao todo, cinco pessoas foram presas na Bahia por ligação com os roubos

BAHIA, 17 de Nov de 2017

João Dourado: Presidente da Câmara e secretário são sequestrados

A vereadora Maria Fernandes também estava abordo do veículo, mas foi liberada.

OUTRAS NOTICIAS, 17 de Nov de 2017

Ex-assessor de Lúcio Vieira Lima, Job Brandão negocia delação premiada com a PGR

De acordo com a jornalista Cristiana Lôbo, da Globo News, Geddel tem "gritado" na Papuda que quer fazer uma colaboração premiada, mas o assessor "passou...

OUTRAS NOTICIAS, 17 de Nov de 2017

ITAPEBI: PEBA ESTARÁ ENTRE OS 265 PREFEITOS NA MOBILIZAÇÃO NACIONAL EM BRASÍLIA

Até o momento, estão confirmados mais de 1 mil gestores que almejam que o Planalto conceda, por meio de Medida Provisória, o Apoio Financeiro aos Municípios (AFM), de...

POLÍTICA, 17 de Nov de 2017

Homem é preso suspeito de saquear carga de carreta tombada

Homem vai responder por furto qualificado e receptação.

BRASIL, 17 de Nov de 2017

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • DADOS DO MUNICÍPIO DE ITAPEBI

    Fundação 14 de agosto de 1958 (58 anos)- Gentílico- itapebiense Prefeito- Juarez da Silva Oliveira(Peba) (PP) (2017–2020)- Vice-prefeito – Claudio Henrique Ferreira de Carvalho (PR)- Câmara de Vereadores (09) - Herlemilson Caldas Pereira (PDT), Cleide Moreira do Nascimento (PTN), Cristiano Pereira da Silva (PRTB), Damiao Teixeira Silva (PRTB), Roberley Barbosa de Brito (PSL), Leonardo Ribeiro dos Santos (PSB), Paulo Henrique...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 937