Itapebi: Confundido com onça, filhote de gato-do-mato é atração em escola de Fazenda

ITAPEBI, 14 de Nov de 2017 - Vista 151 vezes.

Um trabalhador rural encontrou o animal no caminho quando ia trabalhar na roça e o levou para a escola na sede da fazenda. (Fotos: ItapebiAcontece)

Twitter: ItapebiAcontece


Foto: ItapebiAcontece

 
O IBAMA MMA - Unidade técnica em Eunápolis no extremo sul da Bahia foi acionada na tarde desta terça-feira (14) para resgatar um “filhote de onça” na fazenda Estrela do Norte, ás margens do Rio Jequitinhonha zona Rural de Itapebi.

O animal virou atração na escola do campo Pasquale Magnavita, pois foi encontrado pelo trabalhador Rural conhecido como Alemão quando ia para seu trabalho em um lote naquela região.  

Foto: Arquivo Pessoal



Mas quando os oficiais do IBAMA chegaram ao local foram informados que o animal já havia sido solto na mesma área em que foi encontrado.
De acordo com os agentes do IBAMA e baseados nas fotografias analisadas por técnicos e veterinários, constataram que se tratava, na verdade, de um gato-do-mato.

Foto: Arnaldo Alves  / ItapebiAcontece



O trabalhador rural disse que quando passava por caminho de seu trabalho na roça, encontrou o filhote sozinho no caminho. Temendo que ele fosse encontrado por possíveis caçadores o levou para a sede da fazenda onde há a escola e o animal se transformou em uma atração para a criançada que estuda no local. Até a professora fez pose para foto com o felino.

Foto: Arquivo Pessoal




Galego contou a reportagem do Itapebiacontece que tão logo descobriu que se tratava de um gato do mato, o levou e soltou perto do local que o havia encontrado, O Agente do IBAMA Celso, elogiou a atitude do trabalhador Rural, dizendo que foi a melhor coisa que ele fez libertando o animalzinho nas proximidades onde o encontrou para que ele seja encontrado pela mãe. Celso também disse que o animal já estava no período de separação da mãe talvez por isso estivesse sozinho.


Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece




 
Alerta


Em casos como esse, os técnicos aconselham a deixar o animal silvestre onde ele for avistado. "É comum à mãe sair para caçar e depois voltar para alimentar o filhote", conta. Ele alerta que um bicho capturado com pouco tempo de vida tem chances muito pequenas de voltar à natureza.

Conforme pesquisa feita pelo ItapebiAcontece, no início da vida os animais adquirem os padrões comportamentais por meio de um processo chamado imprinting. Se for retirado da natureza antes do imprinting, ele não saberá ações básicas para sua sobrevivência como caçar e acasalar. "É por isso que muitos animais crescem achando que são humanos".


 O gato-do-mato aparece nos dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) com espécie vulnerável. Essa classificação quer dizer que, se não forem tomadas medidas de proteção, o animal corre o risco de entrar para a lista dos ameaçados de extinção.


Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece



 
Arnaldo Alves / ItapebiAcontece


Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Acidente na BR-381, em MG, deixa seis mortos e nove feridos

O trecho em que ocorreu a batida é um dos que mais registram acidentes graves em Minas Gerais

ESTRADAS, 15 de Out de 2018

Segue o Porco!

Palmeiras conta com 2 gols de Deyverson e afasta Grêmio da briga pelo título

ESPORTES, 15 de Out de 2018

Jovem e executado com diversos tiros a queima roupa no centro de Belmonte.

Wellington Santos Gomes, de 21 anos, foi morto a tiros, no início da tarde deste sábado (13), na Avenida Beira mar, centro da cidade de Belmonte.

REGIÃO, 14 de Out de 2018

Seis carros pegam fogo após engavetamento em Itororó na Bahia

O acidente ocorrido no quilômetro 630 da BA-130 não deixou mortos.

BAHIA, 13 de Out de 2018

Avião pequeno faz pouso forçado em Belmonte e piloto foge

Aeronave levava uma pessoa a mais do que tem capacidade

REGIÃO, 13 de Out de 2018

Porto Seguro agora cobra taxa de acesso e circulação de ônibus e vans de Excursões

Com apoio do trade (hotéis e agências de turismo tradicionais) a prefeitura iniciou o combate à hospedagem clandestina feitas em casas e condomínios que não estão...

REGIÃO, 13 de Out de 2018

Revista divulga depoimento inédito do agressor de Jair Bolsonaro à PF

Adélio Bispo de Oliveira deu uma facada no candidato do PSL no início de setembro, em Minas Gerais

POLÍCIA, 12 de Out de 2018

Corinthians joga mal em BH e sai atrás na final da Copa do Brasil

No caminho para o vestiário, os jogadores corintianos se mostraram em sintonia com seus torcedores e demonstraram otimismo em reverter a vantagem da Raposa na Arena...

ESPORTES, 11 de Out de 2018

Derrota eleitoral da prefeita anima prefeituráveis em Porto Seguro

JÂNIO NATAL MAIS VOTADO DA CIDADE E SE CREDENCIA PARA SER CANDIDATO A PREFEITO

OUTRAS NOTICIAS, 10 de Out de 2018

Caciques políticos, zumbis e o melancólico adeus decretado pelas urnas

A lista daqueles que ficaram fora de mandatos não é pequena.

BAHIA, 10 de Out de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • Parabéns Jairene!

    Hoje o dia nasceu especial para a primeira-dama e Secretária Municipal de Assistência Social de Itapebi, Jairene Botelho. Ela completa mais um ano de vida nesta sexta-feira, 12 de outubro, “dia das crianças”. Jairene, nesta data tão especial, compartilhamos sua alegria em comemorar mais um ano de vida. Somos felizes com sua contribuição e suas ações a frente da Secretaria Municipal de Assistência Social no atendimento as famílias...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1069