Itapebi: Confundido com onça, filhote de gato-do-mato é atração em escola de Fazenda

ITAPEBI, 14 de Nov de 2017 - Vista 93 vezes.

Um trabalhador rural encontrou o animal no caminho quando ia trabalhar na roça e o levou para a escola na sede da fazenda. (Fotos: ItapebiAcontece)

Twitter: ItapebiAcontece


Foto: ItapebiAcontece

 
O IBAMA MMA - Unidade técnica em Eunápolis no extremo sul da Bahia foi acionada na tarde desta terça-feira (14) para resgatar um “filhote de onça” na fazenda Estrela do Norte, ás margens do Rio Jequitinhonha zona Rural de Itapebi.

O animal virou atração na escola do campo Pasquale Magnavita, pois foi encontrado pelo trabalhador Rural conhecido como Alemão quando ia para seu trabalho em um lote naquela região.  

Foto: Arquivo Pessoal



Mas quando os oficiais do IBAMA chegaram ao local foram informados que o animal já havia sido solto na mesma área em que foi encontrado.
De acordo com os agentes do IBAMA e baseados nas fotografias analisadas por técnicos e veterinários, constataram que se tratava, na verdade, de um gato-do-mato.

Foto: Arnaldo Alves  / ItapebiAcontece



O trabalhador rural disse que quando passava por caminho de seu trabalho na roça, encontrou o filhote sozinho no caminho. Temendo que ele fosse encontrado por possíveis caçadores o levou para a sede da fazenda onde há a escola e o animal se transformou em uma atração para a criançada que estuda no local. Até a professora fez pose para foto com o felino.

Foto: Arquivo Pessoal




Galego contou a reportagem do Itapebiacontece que tão logo descobriu que se tratava de um gato do mato, o levou e soltou perto do local que o havia encontrado, O Agente do IBAMA Celso, elogiou a atitude do trabalhador Rural, dizendo que foi a melhor coisa que ele fez libertando o animalzinho nas proximidades onde o encontrou para que ele seja encontrado pela mãe. Celso também disse que o animal já estava no período de separação da mãe talvez por isso estivesse sozinho.


Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece




 
Alerta


Em casos como esse, os técnicos aconselham a deixar o animal silvestre onde ele for avistado. "É comum à mãe sair para caçar e depois voltar para alimentar o filhote", conta. Ele alerta que um bicho capturado com pouco tempo de vida tem chances muito pequenas de voltar à natureza.

Conforme pesquisa feita pelo ItapebiAcontece, no início da vida os animais adquirem os padrões comportamentais por meio de um processo chamado imprinting. Se for retirado da natureza antes do imprinting, ele não saberá ações básicas para sua sobrevivência como caçar e acasalar. "É por isso que muitos animais crescem achando que são humanos".


 O gato-do-mato aparece nos dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) com espécie vulnerável. Essa classificação quer dizer que, se não forem tomadas medidas de proteção, o animal corre o risco de entrar para a lista dos ameaçados de extinção.


Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece



 
Arnaldo Alves / ItapebiAcontece


Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Itapebi: Escola Eulina Suzart comemora dia do Índio com índios tupinambás e pataxós

O fato negativo é que não havia ninguém no evento tão importante representando as secretarias de educação e cultura do município. (Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

ITAPEBI, 19 de Abr de 2018

Onde economizar: confira os aparelhos que mais consomem energia elétrica

Com a energia 17% mais cara, CORREIO da dicas para reduzir o consumo e evitar o impacto do aumento na conta de luz

BAHIA, 19 de Abr de 2018

Oito suspeitos de tráfico de drogas são presos em operação no Sul da Bahia

Batizada de 'Sarampo', ação ocorreu no município de Camacan, no sul do estado.

REGIÃO, 18 de Abr de 2018

Governo lança primeiro programa público de internação domiciliar 24h pelo SUS da Bahia

A internação domiciliar 24h amplia o modelo que vinha sendo adotado, até então, que oferecia apenas atendimentos pontuais de médicos, fisioterapia e enfermagem, passando...

BAHIA, 18 de Abr de 2018

Itapebi: iniciada borrifação de inseticida contra Aedes nas áreas de maior infestação

Por determinação expressa do prefeito Juarez Silva Oliveira, a secretaria de saúde viabilizou equipe de combates às endemias do centro de controle da dengue, para...

ITAPEBI, 18 de Abr de 2018

Após virar réu, Aécio pode ficar fora das eleições? Entenda

STF aceitou denúncia da PGR contra o senador, nessa terça-feira (17), por corrupção passiva e obstrução da Justiça

POLÍTICA, 18 de Abr de 2018

Bahia registra aumento de 50,6% em ataques de escorpiões

Os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Centro Antiveneno (Ciave) da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

BAHIA, 18 de Abr de 2018

Polícia Civil diz que investiga furtos de objetos de Lula em Curitiba

Conforme nota do órgão, o crime ocorreu na madrugada desta terça-feira, 17, na Alameda Júlia da Costa, no centro de Curitiba.

BRASIL, 17 de Abr de 2018

Tarifa de energia sobe 17,22% na Bahia a partir de domingo (22)

Este percentual de reajuste vale para consumidores residenciais

BAHIA, 17 de Abr de 2018

Simaria é diagnosticada com tuberculose

Segundo a assessoria de imprensa, a cantora foi diagnosticada com tuberculose ganglionar.

FAMOSOS, 17 de Abr de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • Aniversariando!

    Tenha um dia muito alegre Isabela, cheio de surpresas boas e muitos presentes gostosos. Que essa data se repita por muitos e muitos anos, e que por todos eles você continue sorrindo dessa forma tão doce e sublime. Aniversaria nesta quinta-feira (19), dia do índio, Isabela Nascimento Santos. Belinha como carinhosamente é chamada por todos é filha do jovem casal, Ana Paula Nascimento e Cassio Santos. Meus parabéns e sempre feliz...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1005