Itapebi: Confundido com onça, filhote de gato-do-mato é atração em escola de Fazenda

ITAPEBI, 14 de Nov de 2017 - Vista 118 vezes.

Um trabalhador rural encontrou o animal no caminho quando ia trabalhar na roça e o levou para a escola na sede da fazenda. (Fotos: ItapebiAcontece)

Twitter: ItapebiAcontece


Foto: ItapebiAcontece

 
O IBAMA MMA - Unidade técnica em Eunápolis no extremo sul da Bahia foi acionada na tarde desta terça-feira (14) para resgatar um “filhote de onça” na fazenda Estrela do Norte, ás margens do Rio Jequitinhonha zona Rural de Itapebi.

O animal virou atração na escola do campo Pasquale Magnavita, pois foi encontrado pelo trabalhador Rural conhecido como Alemão quando ia para seu trabalho em um lote naquela região.  

Foto: Arquivo Pessoal



Mas quando os oficiais do IBAMA chegaram ao local foram informados que o animal já havia sido solto na mesma área em que foi encontrado.
De acordo com os agentes do IBAMA e baseados nas fotografias analisadas por técnicos e veterinários, constataram que se tratava, na verdade, de um gato-do-mato.

Foto: Arnaldo Alves  / ItapebiAcontece



O trabalhador rural disse que quando passava por caminho de seu trabalho na roça, encontrou o filhote sozinho no caminho. Temendo que ele fosse encontrado por possíveis caçadores o levou para a sede da fazenda onde há a escola e o animal se transformou em uma atração para a criançada que estuda no local. Até a professora fez pose para foto com o felino.

Foto: Arquivo Pessoal




Galego contou a reportagem do Itapebiacontece que tão logo descobriu que se tratava de um gato do mato, o levou e soltou perto do local que o havia encontrado, O Agente do IBAMA Celso, elogiou a atitude do trabalhador Rural, dizendo que foi a melhor coisa que ele fez libertando o animalzinho nas proximidades onde o encontrou para que ele seja encontrado pela mãe. Celso também disse que o animal já estava no período de separação da mãe talvez por isso estivesse sozinho.


Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece




 
Alerta


Em casos como esse, os técnicos aconselham a deixar o animal silvestre onde ele for avistado. "É comum à mãe sair para caçar e depois voltar para alimentar o filhote", conta. Ele alerta que um bicho capturado com pouco tempo de vida tem chances muito pequenas de voltar à natureza.

Conforme pesquisa feita pelo ItapebiAcontece, no início da vida os animais adquirem os padrões comportamentais por meio de um processo chamado imprinting. Se for retirado da natureza antes do imprinting, ele não saberá ações básicas para sua sobrevivência como caçar e acasalar. "É por isso que muitos animais crescem achando que são humanos".


 O gato-do-mato aparece nos dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) com espécie vulnerável. Essa classificação quer dizer que, se não forem tomadas medidas de proteção, o animal corre o risco de entrar para a lista dos ameaçados de extinção.


Foto: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece



 
Arnaldo Alves / ItapebiAcontece


Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Pão mais antigo do mundo encontrado na Jordânia

Os restos foram encontrados numa lareira de pedra.

MUNDO, 17 de Jul de 2018

Homem morto em atropelamento no Trobogy deixa filho de um ano

O motorista presta depoimento na 10ª Delegacia, no bairro de Pau da Lima, nesta manhã.

SALVADOR, 17 de Jul de 2018

Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos–CEJUSC será inaugurado em Itapebi

Município ganhará um importante equipamento judiciário na próxima segunda-feira, (23). O CEJUSC

ITAPEBI, 17 de Jul de 2018

Acidente com ônibus de "sacoleiros" deixa três mortos e vários feridos na BR

Informações dão conta que o veículo tem placas de Eunápolis, caiu em uma ribanceira na BR-101 próximo a cidade de Arataca no Sul Baiano. (Imagens Internauta do...

ESTRADAS, 17 de Jul de 2018

PF inicia operação contra roubo de cargas em seis Estados; Eunápolis na Bahia incluído

Em Eunápolis e Teixeira de Freitas são cumpridos mandados judiciais. Investigações apontam que ações de organização criminosa devem ter causado prejuízo de mais de R$...

BRASIL, 17 de Jul de 2018

Taxa de mortalidade infantil sobe pela primeira vez em 26 anos

Epidemia do zika vírus e a crise econômica são apontadas pela pasta como causas do crescimento

BRASIL, 16 de Jul de 2018

Congresso quer aumentar para R$ 38 mil salário de parlamentares

O Congresso quer colocar o reajuste em votação após as eleições.

POLÍTICA, 16 de Jul de 2018

Sílvio Santos causa polêmica ao propor orgia incluindo a própria filha e revolta inter

Na web, os comentários não foram dos melhores sobre o apresentador.

ENTRETENIMENTO, 16 de Jul de 2018

VAR, coletividade e queda de gigantes: os destaques Copa da Rússia

O Mundial em que seleções como a da Alemanha, Argentina, Espanha, do Uruguai e Brasil não conseguiram chegar sequer a semifinais ficará na memória

OUTRAS NOTICIAS, 16 de Jul de 2018

Loja Maçônica 16 de Julho Or. Itapebi, com grande festa celebra 50 anos de fundação

Fundada em 16 de julho de 1968, na fazenda Estrela do Norte na cidade de Itapebi, extremo Sul da Bahia a Loja Maçônica 16 de Julho, número 1717, do Grande Oriente do...

ITAPEBI, 15 de Jul de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • DADOS DO MUNICÍPIO DE ITAPEBI

    Fundação 14 de agosto de 1958 (58 anos)- Gentílico- itapebiense Prefeito- Juarez da Silva Oliveira(Peba) (PP) (2017–2020)- Vice-prefeito – Claudio Henrique Ferreira de Carvalho (PR)- Câmara de Vereadores (09) - Herlemilson Caldas Pereira (PDT), Cleide Moreira do Nascimento (PTN), Cristiano Pereira da Silva (PRTB), Damiao Teixeira Silva (PRTB), Roberley Barbosa de Brito (PSL), Leonardo Ribeiro dos Santos (PSB), Paulo Henrique...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1041