ITAPEBI: DES. JOANICE GUIMARÃES INAUGURA (CEJUSC) NO LOCAL DE SUA 1ª COMARCA

BAHIA, 12 de Dez de 2017 - Vista 115 vezes.

Objetivo do espaço é facilitar o andamento das causas mais simples no município após a comarca ser agregada a Eunápolis. ( Fotos: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece)

Twitter: @ItapebiAcontece




Na tarde desta terça-feira (07), o Tribunal de Justiça da Bahia, - representado pela Desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus e pelo juiz Doutor – Afrânio de Andrade Filho, Diretor do Fórum da Comarca de Eunápolis, inaugurou o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (CEJUSC), que em parceria com a Prefeitura de Itapebi será responsável pela realização de sessões, audiências de conciliação e mediação, pré-processual, com intuito de tentar a conciliação em feitos Cível, de Família.






A solenidade foi realizada no antigo fórum da cidade de Itapebi, (onde no mesmo local há 30 anos, a desembargadora teve como Juíza sua primeira entrância quando na oportunidade foi inaugurada a comarca no município onde recentemente por decisão do Tribunal de Justiça da Bahia, essa comarca foi desativada e incorporada à comarca de Eunápolis) e contou com a presença do prefeito Juarez Silva Oliveira (Peba), do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Henrique Nascimento Almeida, vereadores, secretários municipais, Advogados, além de representantes de vários setores e servidores da Justiça. Conforme a desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus, a criação do Cejusc foi e é uma urgência no sentido de desafogar o trabalho do Judiciário. Presente também na cerimônia o Doutor Adelino Ferreira que foi o primeiro Advogado a militar na estreia da comarca de Itapebi há mais de trinta anos, inclusive foi citado no pronunciamento da desembargadora como sendo o advogado da primeira audiência da comarca.






 
“O atendimento no Cejusc vai trazer celeridade para a solução de problemas da população. O Tribunal de Justiça está aqui hoje para instalar a unidade, como forma de mediar às discórdias”, explicou a desembargadora em seu pronunciamento e aproveitou para parabenizar ainda a todos que colaboraram com a implantação do Cejusc.  Representando a OAB, se pronunciou o Doutor Clemente Esteves, “Somos mais de um milhão e cem mil advogados no Brasil tentando ajudar a fazer justiça e com a implantação do Cejusc o poder judiciário está reinventando, tentando buscar soluções, isso deverá melhorar um pouco...” O Doutor Clemente após explanar números de processos, servidores e Juízes que hoje existe no pais disse:” Está difícil se continuar nós deveremos decretar a falência da Justiça” Doutor clemente falou desta forma se referindo ao déficit que existe de servidores e juízes no País. “É necessário que se busque alternativas, que se busquem soluções”. Concluiu.
Quem também elogiou a implantação do Cejusc em Itapebi, foi o senhor José Maria Magnavita, um grande colaborador na época da implantação da comarca Judicial no município. Todos os Itapebienses em seus pronunciamentos deixaram a forte impressão de que o fechamento da comarca deixou uma lacuna muito grande para o povo do município, apesar da implantação do Cejusc.





 
O prefeito Juarez Silva Oliveira “Peba” (PP), também enfatizou a importância do serviço e garantiu que a Prefeitura de Itapebi se empenhará ao máximo para que os objetivos sejam alcançados. No final foi assinado o termo de compromisso.


As comarcas 

As instalações do Cejusc começaram em abril de 2016, pela Comarca de Salvador, com a unidade do Retiro. Depois vieram as dos bairros Valéria e Rio Vermelho. No ano seguinte, ainda na comarca da capital, foram instaladas mais quatro unidades, totalizando sete: Faculdade D. Pedro II; Fórum das Famílias; Fórum Ruy Barbosa; e bairro da Liberdade.

No interior do estado, as instalações começaram pela Comarca de Paramirim, em novembro de 2016. Até à data atual, 11 de dezembro, foram instaladas 23 unidades do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) no interior do estado.

As demais comarcas que receberam o Cejusc são: Barreiras, Olindina, Paripiranga, Ribeira do Pombal, Euclides da Cunha, Teixeira de Freitas, Coaraci, Vitória da Conquista (duas), Poções, Itapetinga, Itambé, Buritirama, Cachoeira, Brumado, Livramento de Nossa Senhora, Simões Filho, São Francisco do Conde, Mata de São João, Santa Cruz Cabrália, Itapebi e Camacan.

As próximas serão as de Camamu e de Gandu, somando, em todo o estado, 32 unidades instaladas desde abril de 2016.







                                                                                                    Obras Sociais

A Doutora Joanice, quando juíza em Itapebi, não somente foi à magistrada da comarca, também foi uma guerreira na parte da vida social do município, junto com as senhoras Geny Felix Santana, Maria Botelho, dentre outras senhoras na época que faziam parte da Igreja católica incluindo neste grupo, a jovem Hermínia Conceição fundaram e construíram a Casa do Menor Carente (CAMEC), que atendia inúmeras crianças na época e que hoje o trabalho é feito pela Irmã Francisca com o nome de Casa da Misericórdia.








 
Por: Arnaldo Alves / ItapebiAcontece




 

Compartilhar

COMENTÁRIOS

Nenhum registro encontrado.




*Nota: O depoimento e comentário aqui postados são de inteira responsabilidade dos emitentes. Cabendo ainda os responsáveis pelo Site Itapebiacontece moderar as postagens.*

NOTÍCIAS

Acidente na BR-381, em MG, deixa seis mortos e nove feridos

O trecho em que ocorreu a batida é um dos que mais registram acidentes graves em Minas Gerais

ESTRADAS, 15 de Out de 2018

Segue o Porco!

Palmeiras conta com 2 gols de Deyverson e afasta Grêmio da briga pelo título

ESPORTES, 15 de Out de 2018

Jovem e executado com diversos tiros a queima roupa no centro de Belmonte.

Wellington Santos Gomes, de 21 anos, foi morto a tiros, no início da tarde deste sábado (13), na Avenida Beira mar, centro da cidade de Belmonte.

REGIÃO, 14 de Out de 2018

Seis carros pegam fogo após engavetamento em Itororó na Bahia

O acidente ocorrido no quilômetro 630 da BA-130 não deixou mortos.

BAHIA, 13 de Out de 2018

Avião pequeno faz pouso forçado em Belmonte e piloto foge

Aeronave levava uma pessoa a mais do que tem capacidade

REGIÃO, 13 de Out de 2018

Porto Seguro agora cobra taxa de acesso e circulação de ônibus e vans de Excursões

Com apoio do trade (hotéis e agências de turismo tradicionais) a prefeitura iniciou o combate à hospedagem clandestina feitas em casas e condomínios que não estão...

REGIÃO, 13 de Out de 2018

Revista divulga depoimento inédito do agressor de Jair Bolsonaro à PF

Adélio Bispo de Oliveira deu uma facada no candidato do PSL no início de setembro, em Minas Gerais

POLÍCIA, 12 de Out de 2018

Corinthians joga mal em BH e sai atrás na final da Copa do Brasil

No caminho para o vestiário, os jogadores corintianos se mostraram em sintonia com seus torcedores e demonstraram otimismo em reverter a vantagem da Raposa na Arena...

ESPORTES, 11 de Out de 2018

Derrota eleitoral da prefeita anima prefeituráveis em Porto Seguro

JÂNIO NATAL MAIS VOTADO DA CIDADE E SE CREDENCIA PARA SER CANDIDATO A PREFEITO

OUTRAS NOTICIAS, 10 de Out de 2018

Caciques políticos, zumbis e o melancólico adeus decretado pelas urnas

A lista daqueles que ficaram fora de mandatos não é pequena.

BAHIA, 10 de Out de 2018

FALE CONOSCO

WhatsApp: (73) 8171-4770 Tel:(73) 8879-9975

Sem enquetes cadastradas

VÍDEOS

CANÔA SUISSA II
POSTADO: 09-12-2013 12:12

NOTAS SOCIAIS

  • Parabéns Jairene!

    Hoje o dia nasceu especial para a primeira-dama e Secretária Municipal de Assistência Social de Itapebi, Jairene Botelho. Ela completa mais um ano de vida nesta sexta-feira, 12 de outubro, “dia das crianças”. Jairene, nesta data tão especial, compartilhamos sua alegria em comemorar mais um ano de vida. Somos felizes com sua contribuição e suas ações a frente da Secretaria Municipal de Assistência Social no atendimento as famílias...


    Ver todas as notas
  • 1
  • 2
  • 3
  • 4
  • 5
  • 6
  • 7
  • 8
  • 9
  • 10
  • ...
  • 1069