China e União Europeia interrompem a importação de carne de frango brasileira após a detecção do primeiro caso da doença em produção industrial no país.

Foto: Canva
Um caso inédito de gripe aviária em uma granja comercial no Brasil desencadeou uma onda de embargos às exportações de carne de frango do país, com potencial impacto significativo na economia. A China, principal compradora do produto brasileiro, suspendeu as importações por até 60 dias, seguida pela União Europeia.
A dimensão do impacto econômico é considerável. Em 2024, a China importou cerca de meio milhão de toneladas de carne de frango do Brasil. A interrupção do fluxo comercial representa uma perda estimada de 100 milhões de dólares mensais para o setor, interrompendo o crescimento recente das relações comerciais entre os dois países.
Diante da confirmação do caso, o Ministério da Agricultura e Pecuária decretou emergência sanitária. O ministro Carlos Fávaro declarou que, graças a novos protocolos sanitários, alguns países não imporão uma suspensão geral das importações. “Com esses países com os quais avançamos na revisão [dos protocolos], a restrição comercial ocorrerá primeiramente no estado do Rio Grande do Sul e, posteriormente, apenas no raio de 10 quilômetros [da área afetada]”, detalhou o ministro.
ItapebiAcontece
Deixe uma resposta