Ação do Outubro Rosa disponibiliza 40 mil mamografias em todo o estado

1

Governo do Estado da Bahia inicia Outubro Rosa com oferta de 40 mil mamografias. A Policlínica de Eunápolis atenderá a micro região. No município de Itapebi, o agendamento deve ser feito junto à secretaria municipal de Saúde.

Sem titulo

O Governo da Bahia abriu, nesta quarta-feira (1º), às 7h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, a campanha Outubro Rosa 2025, com uma ação intensificada de rastreamento do câncer de mama. A secretária estadual da Saúde, Roberta Santana, participou da cerimônia de abertura, que marca o início da oferta de 40 mil mamografias destinadas a mulheres entre 40 e 69 anos. Os exames podem ser agendados previamente pelo portal ba.gov.br

Na capital, os atendimentos serão realizados em unidades móveis, com capacidade para até 154 exames diários, que percorrerão os bairros de Nazaré, Cabula, Pau da Lima, Bonfim, Caixa D’Água, São Cristóvão, Piatã, Ondina, Brotas, Cajazeiras, Itacaranha, Centro Administrativo da Bahia (CAB), São Tomé de Paripe e Caminho das Árvores. O calendário completo está disponível no site saude.ba.gov.br

No interior, as mamografias serão oferecidas pelas 24 Policlínicas Regionais, localizadas em Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Santa Maria da Vitória, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença, Vitória da Conquista e São Francisco do Conde. Nesses municípios, o agendamento deve ser feito junto às secretarias municipais de Saúde.

Câncer de mama na Bahia

O câncer de mama segue como uma das principais doenças que afetam mulheres no estado. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a Bahia deve registrar 4.230 novos casos em 2025, sendo a neoplasia mais incidente entre o público feminino.

Até 18 de setembro de 2025, foram contabilizados 912 óbitos pela doença. Em todo o ano de 2024, o estado registrou 1.349 mortes, e em 2023, 1.224. Quanto às internações, em 2025 já foram 2.842 até setembro. No ano anterior, foram 5.259 e, em 2023, 4.013 hospitalizações por câncer de mama.

Quer que eu prepare uma versão mais curta e objetiva, própria para redes sociais ou chamada de portal, ou prefere manter essa versão completa para publicação principal?

ItapebiAcontece – Ascom/Sesab