Dados do Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), divulgados nesta segunda-feira (28).

Um estudo do Instituto Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede) revelou um cenário preocupante na Bahia: em 2023, apenas 3% dos alunos do 3º ano do ensino médio da rede pública demonstraram aprendizado adequado em matemática.
Os dados, divulgados nesta segunda-feira (28), contrastam com os 28% de desempenho satisfatório observado na rede privada. A análise se baseou nos dados do Saeb 2023. A Secretaria de Educação do Estado foi contatada e ainda não se manifestou.
Houve um ligeiro aumento em relação a 2021, quando apenas 1% dos alunos da rede pública atingiu esse nível. O estudo do Iede também apontou disparidades significativas em língua portuguesa: 22% de adequação na rede pública contra 65% na privada.
Em comparação com 2021, houve um crescimento de 3% e 2% respectivamente. A análise do Iede ainda expôs o aumento das desigualdades educacionais por raça e renda entre 2021 e 2023.
Entre os estudantes brancos da rede pública, 5% tiveram desempenho adequado em matemática e 31% em português, enquanto entre os pretos, os índices foram de 2% e 19%, respectivamente.
ItapebiAcontece – G1
Pt é isso violencia analfabetismo e pobreza