Clóvis Adolpho Stolze Sobrinho "O Adeus a Clovinho"

18 de Fevereiro de 2020 10h02

"Clovinho"

 

O Adeus a Clovinho!

Clóvis Adolfo Stolze Sobrinho tem em sua história marcas de liderança atuante na política local e estadual como coordenador político e vice- prefeito desta cidade e Secretário de Saúde do município; teve seu irmão Almir José Stolze Filho, prefeito desta cidade e seu tio Clóvis Adolpho Stolze - "Clovão" (primeiro prefeito da cidade);na Maçonaria chegando ao grau 33 e sendo sempre defensor desta instituição como importante associação que busca o aperfeiçoamento moral e intelectual  do individuo. Tendo seu trabalho voltado para a mobilização dentro do Sindicato dos trabalhadores rurais de Itapebi para a formação do profissional rural por acreditar no potencial do homem do campo e amar a sua terra natal: Itapebi.

 

Acreditava na importância das futuras gerações conhecerem a história dos seus ancestrais, saber como viveram e suas realizações; por isso em conversas com amigos ou até em depoimentos fazia questão de resgatar a história das famílias de Itapebi. Era para ele, um prazer "historiar a cidade de Itapebi em conversas informais com amigos e conterrâneos”. Demonstrava grande interesse em pesquisar e escrever sobre a história local e passar às gerações futuras por meio de palestras e depoimentos.

Filho de Almir José Stolze e Geralda Soares Stolze teve sua vida estruturada sob três importantes referenciais: a família, a valorização da cultura local e a honestidade.

A história da sua família confunde-se à história desta cidade e tem inicio com a vinda, para a região, do alemão George Adolpho Stolze, em meados do século XIX, foi o pioneiro na navegação comercial do Rio Jequitinhonha, no ano de 1860, tendo chegado até o povoado de Cachoerinha.

Tendo Juca de Vicente seu bisavô, Pedro Adolpho Stolze e Leonor Stolze (filha de Juca de Vicente) seus avós paternos que residiram na Fazenda Estrela do Norte, no casarão conhecido como “o sobrado - lugar até os dias atuais identificados pelos bustos dos antigos moradores: Pedro e Leonor”.

 

Clóvis Adolfo Stolze Sobrinho, Clovinho , casou-se com Célia Bernadete Aguiar  (professora, vinda de Cachoeira de São Félix  para ensinar no ginásio da cidade) e com ela teve três filhos: Carla Rosana, Tatiana e Ricardo. Hoje , responsáveis por manter resguardados os valores morais que seu pai primou .

 

Por:Tatiana Stolze

 

 

 

“Clovis Adolpho Stolze Sobrinho era um cidadão comum...

Falava de negócios, ria, acordava sempre cedo, era um homem do trabalho e de bons modos:

"Com licença; - Foi engano" Era feito aquela gente honesta, boa e comovida Que caminha para a morte pensando em vencer na vida Era feito aquela gente honesta, boa e comovida.

Que tem no fim da tarde a sensação Da missão cumprida Acreditava em Deus e em outras coisas invisíveis.

Mas o anjo do Senhor (de quem nos fala o Livro Santo)

Desceu do céu pra uma cerveja, junto dele, no seu canto

E a morte o carregou, feito um pacote, no seu manto”

 

Homenagem de sua filha Tatiana Stolze

 

 

 

Compartilhe por: