ITAPEBI: UMA CIDADE SEM RUMO E ABANDONADA PELO PODER LEGISLATIVO MUNICIPAL

16 de Novembro de 2014 15h11

Esta terra é generosa seus frutos são de ouro como se isso fosse pouco o seu povo é um tesouro.

Twitter: @ItapebiAcontece




Qualquer pessoa que tenha um mínimo de acesso aos meios de comunicação percebe que o sistema político representativo Itapebiense sofre de sérios problemas. A onda de desmando e corrupção que assola o município, embora não seja nova, tem recebido um grande destaque na imprensa regional principalmente na local.

Não se pode negar que a mídia desempenha um importante papel de denúncia que contribui decisivamente para desbaratar quadrilhas que agem através de representantes eleitos pelo povo para os poderes Legislativo e Executivo. Mas quem investigará?

No entanto, falta a nós uma maior capacidade de análise que nos leve a uma reflexão sobre as verdadeiras causas e as principais consequências desses fatos. Não estamos diante apenas de um fenômeno que encerra em si mesmo o seu sentido. Dois aspectos desta realidade são merecedores de especial atenção: 1) os poderes legislativos e executivos de alguns municípios estão eivados de corrupção e as instituições não cumprem devidamente o seu papel; 2) os representantes desses poderes são conduzidos e reconduzidos a seus postos através do voto popular democrático; ou seja, são portadores de legitimidade dentro do ordenamento jurídico das democracias modernas. Estes aspectos exigem de nós uma reflexão mais profunda, que analise os fundamentos de nossas escolhas e o significado do exercício do poder na sociedade moderna de pequenos municípios principalmente aqui no Nordeste do País.

Engana-se quem enxerga nesses episódios apenas um problema ético. Embora, sem nenhuma dúvida, o comportamento ético de Prefeitos, vereadores e secretários municipais faça irromper o necessário debate sobre a ética na administração pública. Creio que a realidade esteja exigindo de nós uma reflexão sobre a essência do exercício na hora da escolha destes nossos representantes.
Comentam por ai que é normal certo vereador de caráter duvidoso eleito pelo povo para defender esse mesmo povo dizer: “Meu compromisso com eles foi pagar quando pedir o voto; não devo nada, o voto que recebi paguei por ele”.  “Nas próximas eleições voltarei, pois pagarei novamente pelo voto”.  




Esse tipo de politico não se preocupa com melhorias de nenhuma comunidade, ele está preocupado com seu bem estar e seu bolso. Comenta-se também que esse mesmo vereador em roda de amigos sempre diz:
 “Eu investir mais de cem mil reais na minha campanha, agora preciso tirar o meu”. 
– Alguém acredita que esse vereador vai se preocupar em fazer alguma coisa que desagrada o executivo que ele apoia, vai arriscar alguma perda de privilégios ou financeira? O que ele vai fazer é tentar corromper ou ameaçar a quem em seu caminho cruzar e denunciar suas falcatruas.




Esse tipo de aprendiz de politico tem é que respeitar as pessoas e colocar suas barbas de molho e procurar andar em uma linha sem deixar rastro.

 
Arnaldo Alves  (Adaptação)
 
 

Compartilhe por: